sábado, 31 de maio de 2025

6º Sábado da Páscoa

31 de Maio de 2025 (CC) / 18 de Maio (CE)
Comemoração dos Santos Padres dos Sete Concílios Ecumênicos;
Mártir Teódoto de Ancyra e sete virgens mártires: 
Alexandra, Tecusa, Claudia, Phaine, Euphraisa, Matrona, e Julia (303); 
Mártires Pedro de Lampsacus, e André, Paulo, e Dionísia, em Euridinos (249-251); 
São Macário (Glukharev) de Altai, na Sibéria (1847); Justo João (Gashkevich), Arcipreste da Korma (1917); Novo Hieromártir Michael, Sacerdote (1932); Novo Hieromártir Damjan (Damian) Strbac, Jr., de Grahovo, Sérvia (1940); Novo Hieromártir Basílio, Sacerdote (1942); Mártires Simeão, Isaque, e Bachtisius da Pérsia (339); Mártires Heráclito, Paulinus, Benedimus de Atenas (250); Santos Mártires Turco e Tarichan (693) (Geórgia); Mártir Euphrasia, de Nicéia (grega); Santo Estêvão, o Novo Patriarca de Constantinopla (grego); Hieromártir Theodoro, Papa de Roma (grego); Santo Anastaso, de Lukada (grego); Venerável Martiniano, de Areovinthus, monge (grego); Mártir Juliano (Grego); Hieromártir Potamon, bispo de Heraclea (341 - grego); Santa Elgiva, Rainha da Inglaterra.
Tom 5




Todos os sete pilares da Igreja, os sete Concílios Ecumênicos, estão reunidos nesta celebração. Nossa Igreja celebra separadamente a memória dos santos padres de cada Concílio Ecumênico.Os Sete Concílios Ecumênicos constitui a formação da Igreja, seus dogmas, a definição dos fundamentos da doutrina cristã. Portanto, é muito importante que nas questões mais íntimas, dogmáticas, legislativas, a Igreja nunca tenha tomado a opinião de uma pessoa como a autoridade máxima. Foi determinado, e permanece assim até hoje, que a mente conciliar da Igreja é considerada a autoridade na Igreja.

Os dois primeiros Concílios Ecumênicos foram no século IV, os dois seguintes no quinto e dois no sexto.

Com o Sétimo Concílio Ecumênico em 787, termina a era dos Concílios Ecumênicos.

No século IV, quando houve um período de martírio - pagãos x cristãos - era óbvio e claro aqui quem estava de que lado, quem lutava por quê.

Mas o inimigo não dorme, a luta continua e toma rumos mais sofisticados: não é uma luta entre o paganismo e o cristianismo, mas uma luta entre o diabo e o homem. Não há prós e contras aqui. Agora, no meio do cristão, entre os próprios cristãos, aparecem pessoas da igreja que carregam o espírito das trevas - acontece que são presbíteros ou mesmo santos. Infectados pela autoridade das heresias dos "mestres da igreja", centenas e milhares de cristãos os seguem.

Essa nova maneira de lidar com o homem é inventada pelo diabo: a Igreja é “testada fortemente” por dentro, por heresias e cismas.

Século IV - Época dos dois primeiros Concílios Ecumênicos 
Uma era educacional, quando chegam os grandes mestres da Igreja, Basílio Magno, João Crisóstomo, Gregório o Teólogo, Atanásio Magno, Nicolau de Mira e muitos outros.

Os santos padres começam a formar o pensamento teológico, mas até que ele seja formado, os hereges tentam substituir conceitos, revelações sobre Deus, sobre as pessoas da Santíssima Trindade - o Salvador, o Espírito Santo. Torna-se extremamente importante reunir-se e desenvolver aquelas regras sagradas que permanecerão e serão mais fortes que a pedra, mais duras que o ferro, permanecerão até o fim de toda a existência do mundo.

Os Concílios Ecumênicos geralmente se reuniram durante os períodos históricos mais difíceis da vida da Igreja, quando a agitação no mundo cristão confrontava o povo Ortodoxo com uma escolha.

A poderosa época dos Concílios Ecumênicos dos séculos IV a VIII produziu esses dogmas e essas leis que são indiscutivelmente praticadas em nossa Igreja até hoje.

A Igreja resistiu a um martírio incrível, provações incríveis e triunfos da Ortodoxia em 1014.

O feriado, em que se homenageia a memória dos santos padres dos sete Concílios Ecumênicos, nunca perderá sua relevância, porque ainda hoje o inimigo do gênero humano inventa novas e muito sérias formas de lutar contra o homem e a Igreja.

Para entender para onde ir diante de tantas estradas, apoiados em sólido suporte, fica a memória dos Santos Padres e o legado que eles deixaram. Todas as suas decisões dogmáticas são mantidas pela Igreja Ortodoxa. Somos chamados de Ortodoxos, o que significa que estamos no caminho certo.

Os Santos Padres não nos deixam perder neste mar revolto de opiniões científicas e não científicas modernas. Eles nos deixaram um legado indelével na forma dos dogmas da Igreja, que nos mantêm inabaláveis ​​no caminho da Ortodoxia.

O pensamento teológico no tempo dos santos padres foi formado sob a influência de um fator poderoso: a necessidade de proteger o cristianismo, por um lado, do ataque do mundo pagão, por outro, da influência corruptora das heresias. Mas suas idéias fundamentais são para sempre.

A teologia cristã se desenvolveu, formando um sistema doutrinário coerente que continha verdades eternas, explicadas em uma linguagem compreensível para uma pessoa moderna, apoiada pelo raciocínio da mente.

O maior mérito da teologia patrística é que ela se desenvolveu sem romper com a tradição apostólica, baseou-se na Revelação Divina e correspondeu às exigências da vida.
O Santo Mártir Theodotos e as Santas Sete Virgens Tecusa, Thainá, Cláudia, Matrona, Júlia, Alexandra e Eufrásia

Estes santos mártires, viveram durante a segunda metade do século III, na cidade de Ancyra, distrito da Galácia, e morreram como mártires por Cristo no início do século IV. 
São Theodotos era um hoteleiro, tinha sua própria hospedaria e era casado. Também era um homem espiritualmente próspero: mantinha a prudência e a pureza, cultivava a temperança em si mesmo, subjugava a carne ao espírito e praticava jejuns e orações. Por seus diálogos, trouxera judeus e pagãos à fé cristã e também conduzira pecadores ao arrependimento e ao aperfeiçoamento. São Teodotos recebera do Senhor o dom da cura, e curava os doentes impondo as mãos sobre eles. 
Durante o tempo da perseguição sob o Imperador Diocleciano (284-305), foi nomeado Governador da cidade de Ancyra, Theoteknes, conhecido por sua crueldade. Muitos cristãos fugiram da cidade, tendo abandonado suas casas e propriedades. Theoteknes fez uma proclamação pela qual obrigava a todos os cristãos a oferecer sacrifícios aos ídolos, e em caso de recusa, seriam entregues à tortura e à morte. Os pagãos denunciavam os cristãos para serem torturados e depois, dividiam entre si suas propriedades. 
Uma fome se abateu sobre o país. Durante esses dias sombrios, São Teodotos deu abrigo em sua pousada aos cristãos desabrigados. Alimentou-os, escondeu os que estavam sendo perseguidos e, de seus suprimentos, deu às igrejas devastadas tudo o que era necessário para a celebração da Divina Liturgia. Ele entrava destemidamente nas prisões, prestando ajuda aos inocentemente condenados, e os encorajava a serem fiéis a Cristo Salvador até o fim. Teodotos não temia enterrar os restos mortais dos santos mártires, quer os levando secretamente, quer os resgatando dos soldados por dinheiro. Quando as igrejas cristãs em Ancyra foram destruídas e fechadas, a Divina Liturgia passou a ser celebrada em sua hospedaria. Percebendo que o ato do martírio também o aguardava, São Theodotos, em conversa com o Sacerdote Phrontonos, previu que em breve lhes trariam as relíquias dos mártires, em um lugar escolhido por ambos. Com a certeza de suas palavras, São Teodotos deu seu anel ao padre. 
Durante este período, sete virgens sagradas aceitaram a morte por Cristo, das quais, a mais velha, Santa Tecusa, era uma tia de São Teodotos. As santas virgens sagradas Tecusa, Thainá, Cláudia, Matrona, Júlia, Alexandra e Eufrásia, desde suas juventudes se dedicavam a Deus e viviam em constante oração, jejum, temperança e boas obras. Todos elas tinham atingido uma idade avançada. Levadas a julgamento como cristãs, as santas virgens, na frente de Theoteknes, confiantemente confessaram sua fé em Cristo e, por isto, foram torturadas, mas permaneceram firmes. O Governador, então, entregou-as a jovens devassos para que esses as estuprassem. As Santas Virgens oraram intensamente, pedindo a ajuda de Deus. Santa Tecusa caiu aos pés de um jovem e, erguendo o véu da cabeça, mostrou-lhe o cabelo acinzentado. Os jovens ficaram assustados, começaram a chorar e fugiram. O governador, então, ordenou que as Santas participassem da ablução dos ídolos, feita por sacerdotes pagãos; mas novamente as virgens recusaram. Por isso elas foram condenadas à morte. 
Uma pedra pesada fora amarrada às pernas de cada uma, e todas as sete Santas Virgens foram afogadas em um lago. Na noite seguinte, Santa Tecusa apareceu em um sonho para São Teodotos, pedindo-lhe para pegar seus corpos e dá-lhes o enterro cristão. São Teodotos, levando consigo seu amigo Polychronios e vários outros cristãos, partiu para o lago. Estava escuro e uma tocha acesa liderava o caminho. Em meio a eles, na frente do guarda postado pelos pagãos às margens do lago, apareceu o Santo Mártir Sosander. O guarda tomou um susto e fugiu aterrorizado. O vento levou a água para o outro lado do lago. Os cristãos pegaram os corpos das Santas martirizados e os levaram para a igreja, e lá foram sepultadas. 
Tomando conhecimento do roubo dos corpos das Santas martirizadas, o Governador ficou furioso e deu ordens para atacar todos os cristãos e entregá-los à tortura. Polychronios também foi preso. Não podendo suportar a tortura, ele informou sobre São Teodotos, identificando-o como o autor do roubo dos corpos. São Teodotos começou a preparar-se para morrer por Cristo. Tendo chegado junto a todos os cristãos zelosos em oração, ele fez o legado do seu corpo ao sacerdote Phrontonos, a quem antes havia dado o seu anel. O santo veio perante o juiz. Apresentando-lhe vários instrumentos de tortura, propuseram honras e riquezas, se ele se retratasse de Cristo. São Teodotos glorificou o Senhor Jesus Cristo e confessou sua fé Nele. Cheios de ira, os pagãos submeteram o Santo a constantes torturas, mas o poder de Deus sustentava o Santo Mártir. Theodotos permaneceu vivo e foi lançado na prisão. Na manhã seguinte, o Governador ordenou novamente que torturassem o Santo, mas ele logo percebeu que era impossível quebrar sua coragem. Então, deu ordens para decapitar o Mártir. A execução foi feita, mas sentindo que uma tempestade se aproximava, os soldados incendiaram o corpo do mártir, e sentados em uma tenda para guardar o corpo. Neste ponto, o Sacerdote Phrontonos, casualmente por ali estava passando levando um burro com uma carga de vinho de sua vinha. O burro de repente caiu perto do local onde estava o corpo de São Teodotos. Os soldados ajudaram a colocar o jumento de volta e disseram a Phrontonos que estavam guardando o corpo dos Cristãos Theodotos executados. O sacerdote percebeu que o Senhor o havia enviado intencionalmente para lá. Ele colocou os restos sagrados no jumento e os levou para o local, indicado por São Teodotos para seu enterro, e com honra os entregou à terra. Depois ele construiu uma igreja neste local. 
São Teodotos aceitou a morte de Cristo em 7 de junho de 303 ou 304, e sua memória é comemorada em 18 de maio, no dia da morte das sagradas virgens. O relato do martírio de São Teodotos e o sofrimento das Santas Virgens foi compilado por Nilos, contemporâneo e companheiro de São Teodotos, e uma testemunha ocular de sua morte. Nilos, vivia na cidade de Ancyra durante o período de perseguição dos cristãos sob o imperador Diocleciano. 
Comemoração dos Santos Mártires Pedro, Dionísio, André, Paulo e Cristina

Os Santos Mártires Pedro, Dionísio, André, Paulo e Cristina sofreram sob o imperador Décio (249-251). Pedro sofreu na cidade de Lampsaka. Levado a julgamento perante o prefeito Optimino, ele corajosamente confessou sua fé em Cristo. Eles tentaram forçar os jovens a negar o Senhor e adorar a deusa Vênus. O mártir recusou-se a fazer isso, declarando a todos que quisessem ouvir, que um cristão jamais se curvaria a um ídolo de uma mulher lasciva. São Pedro foi submetido a torturas cruéis, mas suportou-as com coragem, dando graças ao Senhor Jesus Cristo, por dar-lhe sua toda-poderosa ajuda. Então ele foi decapitado. 
Dionísio, Nicómaco, e dois soldados, André e Paulo, que haviam sido transferidos da Mesopotâmia, foram levados a julgamento. Todos eles confessaram sua fé em Cristo e se recusaram a oferecer sacrifícios aos ídolos, sendo assim foram torturados. Para grande tristeza de todos os cristãos, Nicómaco não perseverou. Ele negou o Senhor Jesus Cristo, e entrou em um templo pagão para oferecer sacrifícios. Ele caiu em um frenesi terrível e morreu espumando pela boca, rasgando a pele de seu corpo com os dentes.Na manhã seguinte, os santos Dionísio, André e Paulo foram novamente levados perante o prefeito. Por confessarem a fé em Cristo, foram levados aos pagãos para serem condenados à morte. Amarraram os santos pelos pés, os arrastaram para o local da execução e os apedrejaram até a morte.


Oração Antes de Ler as Escrituras

Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém! 

Atos 20:7-12

E no primeiro dia da semana, ajuntando-se os discípulos para partir o pão, Paulo, que havia de partir no dia seguinte, falava com eles; e prolongou a prática até à meia-noite. E havia muitas luzes no cenáculo onde estavam juntos. E, estando um certo jovem, por nome Ežutico, assentado numa janela, caiu do terceiro andar, tomado de um sono profundo que lhe sobreveio durante o extenso discurso de Paulo; e foi levantado morto. Paulo, porém, descendo, inclinou-se sobre ele e, abraçando-o, disse: Não vos perturbeis, que a sua alma nele está. E subindo, e partindo o pão, e comendo, ainda lhes falou largamente até à alvorada; e assim partiu. E levaram vivo o jovem, e ficaram não pouco consolados.

João 14:10-21

Não crês tu que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo não as digo de mim mesmo, mas o Pai, que está em mim, é quem faz as obras. Crede-me que estou no Pai, e o Pai em mim; crede-me, ao menos, por causa das mesmas obras. Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai. E tudo quanto pedirdes em meu nome eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. Se pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei. Se me amais, guardai os meus mandamentos. E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre; O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós. Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós. Ainda um pouco, e o mundo não me verá mais, mas vós me vereis; porque eu vivo, e vós vivereis. Naquele dia conhecereis que estou em meu Pai, e vós em mim, e eu em vós. Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele.

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