quarta-feira, 30 de abril de 2025

2ª Quarta-feira da Páscoa

30 de Abril de 2025 (CC) / 17 de Abril (CE)
Santo Mártir Simeão, Bispo da Pérsia, 
Jejum (Peixe é permitido)
Tom 1




"Cristo ressuscitou dos mortos, 
Pisoteando a morte com Sua morte, 
E outorgando a vida 
Aos que jaziam nos sepulcros!"
 

O Sacerdote Simeão, Bispo da Pérsia, padeceu durante o tempo de uma perseguição contra os cristãos sob o Imperador Persa, Sapor II (310-381). Simeão era o bispo de Selêucia (Keziphon). Eles acusaram o santo de estar em colaboração com o Imperador Grego e de atividades subversivas contra o Imperador Persa. 
No ano 344, o Imperador emitiu um edital, que impôs um grave imposto sobre os cristãos. Quando alguns deles se recusaram a pagá-lo (o que foi entendido como sendo uma rebelião), o Imperador deflagrou uma feroz perseguição contra os cristãos. Eles levaram São Simeão a julgamento em grilhões de ferro como um suposto inimigo do Reino Persa, juntamente com os dois Presbíteros mártires, Habdelai e Ananios. O santo bispo nem sequer se curvou perante o Imperador, que perguntou, por que não lhe mostrou o respeito obrigatório. O santo respondeu: 
"Outrora eu me inclinava à tua dignidade, mas, agora, que sou trazido perante ti para renunciar ao meu Deus e deixar a minha fé, não tornarei a me inclinar a ti". 
O Imperador o incitou a adorar ao sol, e em caso da recusa ele ameaçara apagar o cristianismo na terra. Mas, nem os apelos e nem as ameaças podiam abalar o santo bravamente firme, e o levaram para a prisão. Ao longo do caminho, o eunuco Khusdazades, um conselheiro do Imperador, avistou o santo. Ele se levantou e fez uma reverência ao bispo, mas o santo se afastou dele em atitude de censura, uma vez que ele era um ex-cristão, que por medo do Imperador, agora adorava o sol. O eunuco se arrependeu de todo o seu coração, substituiu o seu traje fino por trajes grosseiros e, sentado às portas da corte, clamou amargamente: 
"Ai de mim, quando estiver diante do meu Deus, de Quem sou cortado. Aqui estava Simeão, e ele virou as costas para mim." 
O Imperador Sapor soube do sofrimento de seu amado tutor e perguntou-lhe o que havia acontecido. Ele disse abertamente ao imperador, que lamentava amargamente sua apostasia e não adoraria mais o sol, mas somente o Único Deus Verdadeiro. O imperador ficou surpreso com a repentina decisão do ancião, e lisonjeiramente o encorajou a não abjurar os deuses que seus pais tinham reverenciado. Mas, Khusdazades estava inflexível, e o condenaram à morte por execução. O único pedido do mártir Khusdazades foi que os arautos da cidade anunciassem que ele não morrera por crimes contra o Imperador, mas por ser cristão. O imperador concedeu seu pedido. 
São Simeão também fora informado sobre o fim do Mártir Khusdazades, e com lágrimas ofereceu ação de graças ao Senhor. Quando o trouxeram uma segunda vez ante o Imperador, São Simeão rejeitou outra vez adorar os deuses pagãos e confessou sua fé em Cristo. O enfurecido Imperador deu ordens, diante dos olhos do santo, de decapitar todos os cristãos na prisão. Sem medo, os cristãos foram à execução, abençoados pelo santíssimo Hierarca, e eles mesmos puseram as suas cabeças sob a espada. Assim também foi decapitado o companheiro de São Simeão, o Sacerdote Habdelai. Quando o Presbítero Ananios colocou a cabeça no cadafalso, todo o seu corpo estremeceu. Então, um dos dignitários, São Fúkcios, um cristão secreto, assustou-se de que Ananios renunciasse a Cristo, e clamou em voz alta: 
"Não temais, ancião, a visão da decapitação, e tu verás imediatamente a Divina Luz de nosso Senhor Jesus Cristo". 
Por essa explosão ele se traiu. O Imperador deu ordens para arrancar a língua de São Fúcio e lhe tirar a pele. Juntamente com São Fúkcios foi martirizado sua filha, Askitria. São Simeão foi último a ser martirizado pelo carrasco, e com uma oração, pôs a cabeça no cadafalso († 17 de abril de 341). As execuções perduraram da Semana Pascal até 23 de Abril. Também viria a padecer como mártir, São Azates, o Eunuco, um oficial próximo ao Imperador. As fontes indicam que 1.000 mártires aceitaram o sofrimento, e depois ainda outros 100 ou 150 mais. 
Santo Acácio, Bispo De Melitene 
Acácio levou vida ascética no lugar onde nasceu, isto é, em Melitene, na Armênia. O bem-aventurado Otreius, o bispo daquela cidade, que participou do Segundo Concílio Ecumênico (Constantinopla, 381 dC), que estabeleceu o ensinamento Ortodoxo sobre o Espírito Santo como a Terceira Pessoa da Santíssima Trindade, Uma em Essência e Sem Divisão. Otreius ordenou Acácio presbítero. Após a morte de Otreius, Acácio tornou-se bispo. Ele participou do Terceiro Concílio Ecumênico (Éfeso, 431 dC), que condenou a blasfêmia de Nestorius contra Cristo, a qual consistia em negar à Santíssima Virgem, o título de "Mãe de Deus". Juntamente com São Cirilo de Alexandria, Acácio com zelo lutou pela pureza da Fé Ortodoxa. 
São Acácio serviu devotamente a Igreja. Ele instruiu adultos e crianças na Sagrada Escritura e na Fé Ortodoxa. Entre seus alunos estava um tal luminar da Igreja como o Monge Euthymios o Grande (Comemorado em 20 de janeiro). Acácio era portador de abundante graça de Deus e operava muitos milagres. Após longo e zeloso serviço a Deus, Acácio repousou em paz no ano 435 dC 
São Agapito, Patriarca de Roma 
Santo Agapito, Patriarca de Roma, era um zeloso adepto da Ortodoxia. Pela sua vida piedosa ganhou a estima geral e foi elevado ao trono papal no ano 535. 
O Rei gótico, Teodorico, o Grande, enviou o Patriarca Agapito a Constantinopla para negociações de paz. Ao longo do caminho Santo Agapito encontrou um homem que era coxo e sem palavras. Ele o curou de sua claudicação e, depois de participar dos Santos Mistérios, o mudo falou. Em Constantinopla, o santo curou um mendigo cego. Ele, também, participou do Concílio Local, onde, zelosamente, defendeu o ensino ortodoxo contra o herege Severo.
Santo Agapito morreu em Constantinopla no ano 536. 
Os Veneráveis Zózimo e Savvatii 
Savvatii e Zózimo foram os co-fundadores da comunidade monástica situada na Ilha Solovki (Solovetsk) no Mar Branco. 
Zózimo, foi um grande luminar do norte russo. Nasceu na diocese de Novgorod, na vila de Tolvui, perto do Lago Onega. Desde seus primeiros anos, foi criado em piedade, e após a morte de seus pais Gavriil e Varvara, ele deu suas posses e recebeu a tonsura monástica. 
Em busca de um lugar solitário, o monge partiu para as margens do Mar Branco e na foz do Suma encontrou-se com o Monge Germano (Com. 30 de julho), que lhe contou sobre uma desolada ilha marítima, onde antigamente passara seis anos com o Monge Savvatii (Comemorado em 27 de Setembro). 
Por volta do ano de 1436, os eremitas, felizmente fazendo a viagem pelo mar, desembarcaram nas ilhas de Solovetsk. Deus abençoou o lugar de seu assentamento com uma visão para o Monge Zózimo de uma bela igreja no céu. Os monges com suas próprias mãos construíram celas e um recinto, e eles começaram a cultivar e semear a terra. Uma vez no final do outono, o Monge Germano partiu para o continente para obter provisões necessárias. Por causa do tempo do outono ele não fora capaz de retornar. O Monge Zózimo permaneceu todo o inverno sozinho na ilha. Ele sofreu muitas tentações na luta com os demônios. A morte por fome o ameaçou, mas, miraculosamente dois estranhos apareceram e deixaram-lhe um suprimento de pão, farinha e óleo. Na Primavera, o Monge Germano retornou a Solovetsk juntamente com o pescador Mark, e trouxe suprimentos de comida e equipamento para redes de peixe. 
Quando vários eremitas se reuniram na ilha, o Monge Zózimo construiu para eles uma pequena igreja de madeira em honra da Transfiguração do Senhor, juntamente com um refeitório. A pedido do Monge Zózimo um Higúmeno foi enviado de Novgorod para o recém-formado mosteiro com um Antimênsion para a igreja. Assim ocorreu o início do conhecido monastério de Solovetsk. Nas severas condições da remota ilha, os monges sabiam organizar sua economia. Mas os higúmenos, enviados de Novgorod a Solovetsk, não podiam resistir à vida em condições inusitadamente duras, e assim os irmãos escolheram como higúmeno o Monge Zósimas. 
São Zózimo possuía o dom da clarividência e, pouco antes de sua morte, o monge preparou um túmulo, no qual foi sepultado além do altar da igreja da Transfiguração († 17 de abril de 1478). Mais tarde, sobre suas relíquias foi construída uma capela. Suas relíquias juntamente com as relíquias do Monge Savvatii foram transferidas em 8 de agosto de 1566 para uma capela consagrada em sua memória na catedral da Transfiguração. 
Muitos milagres foram testemunhados, quando o Monge Zózimo com o Monge Savvatii apareceu a pescadores perecendo nas profundezas do mar. 
O Monge Zózimo é também patrono da apicultura, sendo-lhe próprio o apelido que recebeu de «Guardião das Abelhas». Ele também é venerado pelo pronto socorro que doentes recebiam por suas intercessões. As muitas igrejas hospitalares dedicadas a ele testemunham o grande poder curativo de sua oração diante de Deus. 
São Zózimo morreu em 1478 dC, e São Savvatii em 1435 dC.

Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!
Atos 4:13-22

§11 - Naquela época, os judeus, vendo a coragem de Pedro e João, e tendo percebido que eram homens iletrados e indoutos, se ad-miravam; e reconheciam que haviam estado com Jesus. E vendo em pé com eles o homem que fora curado, nada tinham que dizer em contrário. Todavia, mandando-os sair do Sinédrio, conferenciaram entre si, dizendo: “Que havemos de fazer a estes homens? Porque a todos os que habitam em Jerusalém é manifesto que por eles foi feito um sinal notório, e não o podemos negar. Mas, para que não se divulgue mais entre o povo, ameacemo-los para que de ora em diante não falem neste Nome a homem algum”. E, chamando-os, ordenaram-lhes que absolutamente não falassem nem ensinassem em Nome de Jesus. Mas Pedro e João, respondendo, lhes disseram: “Julgai vós se é justo diante de Deus ouvirmos antes a vós do que a Deus; pois nós não podemos deixar de falar das coisas que temos visto e ouvi-do”. Mas eles ainda os ameaçaram mais, e, não achando motivo para os castigar, soltaram-nos, por causa do povo; porque todos glorificavam a Deus pelo que acontecera; pois tinha mais de quarenta anos o homem em quem se operara esta cura milagrosa.
4:13 iletrados e incultos refere-se especificamente à educação religiosa. Esta falta de formação religiosa está em contraste com a experiência do Sinédrio. A sabedoria e o poder do Espírito Santo transcendem a formação religiosa terrena, pois Deus trabalha no humilde e simples, bem como naqueles que são formalmente educados ou influentes. 
4:16 A admissão de um sinal notório sem uma resposta fiel ilustra a dureza do coração humano, onde não há arrependimento. 
4:19 Enquanto Deus ordena a nossa obediência a autoridades superiores (Lc 20:25; Romanos 13: 1-7), a obediência a Deus vem em primeiro lugar. Quando os dois estão em conflito, o Fiel deve seguir a Deus e estar disposto a aceitar as consequências.

João 5:17-24

§15 - Disse o Senhor aos Judeus que vieram até Ele: 
Meu Pai trabalha até agora, e Eu trabalho também”. Por isso, pois, os judeus ainda mais procuravam matá-Lo, porque não só violava o sábado, mas também dizia que Deus era Seu próprio Pai, fazendo-Se igual a Deus. Disse-lhes, pois, Jesus: “Em verdade, em verdade vos digo que o Filho de Si mesmo nada pode fazer, senão o que vir o Pai fazer; porque tudo quanto Ele faz, o Filho o faz igualmente; pois, o Pai ama ao Filho, e mostra-Lhe tudo o que Ele mesmo faz; e Lhe mostrará obras maiores do que estas, para que vos maravilheis. Pois, assim como o Pai levanta os mortos e lhes dá vida, assim também o Filho dá vida a quem Ele quer. Porque o Pai a ninguém julga, mas deu ao Filho todo o julgamento, para que todos honrem o Filho, assim como honram o Pai. Quem não honra o Filho, não honra o Pai que O enviou. Em verdade, em verdade vos digo que quem ouve a Minha palavra, e crê n’Aquele que Me enviou, tem a vida eterna e não entra em juízo, mas já passou da morte para a vida”.
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terça-feira, 29 de abril de 2025

2ª Terça-feira da Páscoa

29 de Abril de 2025 (CC) / 16 de Abril (CE)
Radonitsa, ou Dia do Júbilo; Comemoração dos Mortos
Santas Virgens Ágape, Irene, Chiônia, mártires de Dálmata († 304)
Tom 1






"Cristo ressuscitou dos mortos, 
Pisoteando a morte com Sua morte, 
E outorgando a vida 
Aos que jaziam nos sepulcros!"

 


As Santas Mártires Agapia, Irene e Chionia eram irmãs de nascimento e viveram do final do século III ao início do século IV, perto da cidade italiana de Aquilea. Eles ficaram órfãos em tenra idade. As jovens levavam uma vida cristã piedosa e recusavam muitas ofertas de casamento. Seu guia espiritual era o Sacerdote Zeno. Foi revelado a ele em uma visão de sonho, que em um momento muito em breve ele morreria, e as santas virgens sofreriam o martírio. 
Situada também em Aquilea e tendo uma visão semelhante, foi a Grande Mártir Anastasia (+ c. 304, Comm. 22 de dezembro). Anastasia fez uma visita às irmãs e exortou-as a perseverar bravamente por Cristo. Logo o que foi predito na visão aconteceu. O padre Zeno morreu, e as três virgens foram presas e levadas a julgamento perante o Imperador Diocleciano (284-305).
Vendo a beleza juvenil das irmãs, o imperador exortou-as a se retratarem de sua fé Cristo e prometeu encontrar para elas, ilustres noivos entre a sua comitiva. Mas as santas irmãs responderam que elas tinham apenas um noivo, o Noivo Celestial – Cristo, pela fé em Quem elas estavam prontas para sofrer. O Imperador exigiu que renunciassem a Cristo, mas nem a irmã mais velha, nem as mais novas, consentiram. Elas chamavam os deuses pagãos de meros ídolos, feitos por mãos humanas, e pregavam a fé no Deus Verdadeiro.
Por ordem de Diocleciano, que estava partindo para a Macedônia, as santas irmãs também deveriam ser transportadas para lá. E as trouxeram à corte do Governador Dulceéio.
Quando ele viu a beleza das santas mártires, foi tomado por uma paixão impura. Dulcécio colocou as irmãs sob guarda e as informou que elas receberiam sua liberdade, se concordassem em cumprir seus desejos. Mas as santas mártires responderam que estavam preparadas para morrer por seu Noivo Celestial – Cristo. Então Dulcécio decidiu, secretamente forçar as irmãs a satisfaze-lo em seus desejos. Quando as santas irmãs se levantaram à noite e estavam glorificando o Senhor em oração, Dulcecio aproximou-se da porta e quis entrar. Mas uma força invisível o atingiu, ele perdeu os sentidos e cambaleou para longe. Incapaz de encontrar a saída, o torturador em seu caminho caiu na cozinha entre os utensílios de cozinha, as panelas e frigideiras, e ficou todo coberto de fuligem. Os criados e os soldados o reconheceram com dificuldade. Quando ele se viu no espelho, então percebeu que as santas mártires o haviam feito de bobo, e ele decidiu se vingar delas.
Em sua corte, Dulcécio deu ordens para desnudar as santas mártires diante dele. Mas os soldados, por mais que tentassem, não conseguiam fazer isso: as roupas, por assim dizer, se agarravam aos corpos das santas virgens. E durante o tempo do julgamento Dulcécio de repente adormeceu, e ninguém foi capaz de despertá-lo. Mas assim que o levaram para sua casa, ele imediatamente acordou.
Quando relataram ao Imperador Diocleciano tudo o que havia acontecido, ele ficou zangado com Dulcecio e entregou as santas virgens para julgamento a Sisínio. Este começou seu interrogatório com a irmã mais nova, Irene. Tendo se convencido de sua inflexibilidade, a despachou para a prisão e então tentou influenciar na renúncia as santas Chionia e Agapia. Mas a estas também era impossível induzi-las a renunciar a Cristo, e Sisínio ordenou que fossem queimadas as santas Agapia e Quiônia. As irmãs ao ouvirem a sentença renderam graças ao Senhor pelas coroas do martírio. E no fogo Agapia e Chionia expiraram em oração ao Senhor.
Quando o fogo se apagou, todos viram que os corpos das santas mártires e suas roupas não haviam sido chamuscadas pelo fogo, e seus rostos eram bonitos e pacíficos, como pessoas dormindo tranquilamente. No dia seguinte, Sisínio deu ordens para levar Santa Irene ao tribunal. Ele a ameaçou com o destino de suas irmãs mais velhas e instou-a a renunciar a Cristo, e então começou a ameaçar entregá-la por corrupção em um bordel. Mas a santa mártir respondeu: "Ainda que me forces a entregar meu corpo à corrupção, a minha alma nunca será contaminada pela renúncia de Cristo".
Quando os soldados de Sisínio conduziam Santa Irene à casa de má fama, dois soldados luminosos os alcançaram e disseram: "Seu mestre Sisínio manda que leveis esta virgem a uma alta montanha e a deixem lá, e depois voltem para ele e apresentem-se a ele. ele sobre o cumprimento do comando". E os soldados assim o fizeram. Quando eles relataram isso a Sisínio, ele ficou furioso, pois não havia dado tais ordens. Os soldados luminosos eram anjos de Deus, salvando a santa mártir da corrupção. Sisínio com um destacamento de soldados partiu para a montanha e viu Santa Irene em seu cume. Por um longo tempo eles procuraram o caminho para o topo, mas não conseguiram encontrá-lo. Então um dos soldados feriu Santa Irene com uma flecha de seu arco. A mártir clamou a Sisínio: "Eu zombo da tua malícia impotente, e puro e imaculado expiro para meu Senhor Jesus Cristo". Tendo dado graças ao Senhor, ela se deitou no chão e entregou seu espírito a Deus, no próprio dia da Santa Páscoa (+ 304).
A Grande Mártir Anastasia soube do fim das santas irmãs e enterrou reverentemente seus corpos.
Kondákion, Tom 4: Tu poderosamente armaste tua alma com fé, ó Irene, / envergonhando manifestamente o maligno, e conduziste a Cristo miríades de multidões de homens, ó abençoada; / e, vestindo um manto tingido de púrpura por teu sangue, // agora te alegras com os anjos.
Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém! 

LITURGIA

Atos 4:1-10

§10 - Enquanto os Apóstolos falavam ao povo, sobrevieram-lhes os sacerdotes, o capitão do templo e os saduceus, doendo-se muito de que eles ensinassem o povo, e anunciassem em Jesus a ressurreição dentre os mortos, deitaram mão neles, e os encerraram na prisão até o dia seguinte; pois era já tarde. Muitos, porém, dos que ouviram a palavra, creram, e se elevou o número dos homens a quase cinco mil. No dia seguinte, reuniram-se em Jerusalém as autoridades, os anciãos, os escribas, e Anás, o Sumo Sacerdote, e Caifás, João, Alexandre, e todos quantos eram da linhagem do Sumo Sacerdote. E, pondo-os no meio deles, perguntaram: “Com que poder ou em nome de quem fizestes vós isto?”  Então Pedro, cheio do Espírito Santo, lhes disse: “Autoridades do povo e vós, anciãos, se nós hoje somos inquiridos acerca do benefício feito a um enfermo, e do modo como foi curado, seja conhecido de vós todos, e de todo o povo de Israel, que em Nome de Jesus Cristo, o Nazareno, Aquele a Quem vós crucificastes e a Quem Deus ressuscitou dentre os mortos, nesse Nome está este aqui, são diante de vós”.

João 3:16-21

§10 - Disse o Senhor: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu Filho Unigênito, para que todo aquele que n’Ele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o Seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por Ele. Quem crer n’Ele não é condenado; mas quem não crer já está condenado, porquanto não crer no Nome do Unigênito Filho de Deus. E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más. Porque todo aquele que faz o mal odeia a luz, e não vem para a luz, para que as suas obras não sejam reprovadas. Mas quem pratica a verdade vem para a luz, a fim de que as suas obras sejam manifestas, porque são feitas em Deus”.

† † 

O QUE É UMA RADONITSA

Neste dia, terça-feira da semana de São Tomé, segundo a ordem instituída pelos nossos Santos Padres, trazemos à memória, na alegria Pascal, todos aqueles que morreram desde o início dos tempos na fé e na esperança de ressurreição e vida eterna.

Tendo celebrado anteriormente a radiante festa da gloriosa Ressurreição de Cristo, os fiéis hoje comemoram os mortos com a piedosa intenção de partilhar a grande alegria desta festa Pascal com aqueles que partiram desta vida na esperança da sua própria ressurreição. Esta é a mesma bendita alegria com que os mortos ouviram nosso Senhor anunciar Sua vitória sobre a morte quando Ele desceu ao Hades, conduzindo assim pela mão as almas justas da Antiga Aliança ao Paraíso. Esta é a mesma repentina alegria que as Santas Mulheres Portadoras de Mirra experimentaram ao descobrir o túmulo vazio e as vestes funerárias intactas. Além disso, esta é a mesma alegria luminosa que os Santos Apóstolos encontraram no Cenáculo, onde Cristo apareceu, embora as portas estivessem fechadas. Em suma, esta festa é uma alegria semelhante, para celebrar a luminosa Ressurreição com os nossos antepassados Ortodoxos que adormeceram.

Há evidências da comemoração dos mortos no dia hoje nos escritos dos Padres da Igreja.

Santo Ambrósio de Milão (340 – 397) diz em um de seus sermões: 

“É verdadeiramente digno e justo, irmãos, que depois da celebração da Páscoa, que celebremos os Santos Mártires, compartilhando nossa alegria por eles como participantes dos sofrimentos do Senhor, para anunciar a glória da ressurreição do Senhor”.

Embora estas palavras de Santo Ambrósio se refiram aos mártires, podem ser uma indicação do nosso costume de comemorar os falecidos depois da Páscoa, na segunda ou terça-feira da Semana de São Tomé, porque o início das comemorações solenes na fé dos que morreram é estabelecido no Igreja da Nova Aliança como um costume piedoso em memória dos mártires, tanto dos mártires mortos na Antiga Aliança, como, também, os demais mortos.

São João Crisóstomo menciona a comemoração dos mortos realizada na terça-feira da semana de São Tomé em sua “Homilia Sobre o Cemitério e a Cruz”:

Hoje, os fiéis falecidos são lembrados nas Divinas Liturgias, a ‘koliva’ é preparada e abençoada nas igrejas em memória daqueles que adormeceram, e as sepulturas Ortodoxas nos cemitérios são abençoadas pelos sacerdotes e visitadas pelos Fiéis. Esmolas diárias são dadas aos pobres. Além disso, deve-se notar que devido à grande alegria espiritual que esta comemoração jubilosa traz, ela é chamada na língua eslava, 'Radonitsa', ou "Dia de Alegria".

Os Koliva:

Kollyva (grego: Κολλυβα), é uma oferta de trigo cozido que é abençoado liturgicamente. em conexão com os Serviços Comemorativos na Igreja em benefício dos falecidos. Os Kollyva simbolizam a ressurreição dos mortos no dia da Segunda Vinda do Senhor. São Paulo disse: "O que tu semeias não ganha vida se não morrer" (1 Coríntios 15:36); e o Senhor diz: "Se um grão de trigo não cair na terra e morrer, ele permanece só; mas se morre, dá muito fruto” (João 12:24).

Assim, assim como o trigo é enterrado no solo e se desintegra sem realmente morrer, mas é mais tarde regenerado em uma nova planta que produz muito mais frutos do que ele mesmo, assim o corpo do cristão será ressuscitado da própria matéria corruptível da qual agora é feito; no entanto, ressuscitará não na sua anterior substância carnal, mas numa essência incorruptível que “revestirá o corpo mortal com uma veste imortal”, nas palavras de São Paulo (1 Coríntios 15:53).

Os Kollyva, então, simbolizam a esperança apostólicamente enraizada na ressurreição dos mortos como a única eventualidade que dá sentido, e alcança a perfeição almejada por parte do indivíduo que leva sua vida para ser uma vida significativa divinamente ordenada para sempre.

O Arcebispo Gabriel da Filadélfia, do século 16, escreveu que os Kollyva são símbolos da ressurreição geral, e os vários ingredientes adicionados ao trigo significam muitas virtudes diferentes.

segunda-feira, 28 de abril de 2025

2ª Segunda-feira da Páscoa

28 de Abril de 2025 (CC) / 15 de Abril (CE)
Os Santos Aristarco, Pudens e Trófimo, Apóstolos dos Setenta († 67).
Mártires Basilissa e Anastasia de Roma, discípulas dos Apóstolos Pedro e Paulo († 68)
Tom 1





"Cristo ressuscitou dos mortos, 
Pisoteando a morte com Sua morte, 
E outorgando a vida 
Aos que jaziam nos sepulcros!"


Os Santos Discípulos Aristarco, Pudas e Trófimo estavam entre os Setenta Discípulos que o Senhor Jesus Cristo havia enviado antes dele com a Boa Nova do Evangelho (Lc 10:1-24).
O santo discípulo Aristarco, colaborador do santo apóstolo Paulo, tornou-se bispo da cidade síria de Apameia. Seu nome é repetidamente mencionado no livro dos Atos dos Santos Apóstolos (At 19:29, 20:4, 27:2) e nas Epístolas do Apóstolo Paulo (Cl 4:10, Fm 1:24).
O santo discípulo Pudas é mencionado na Segunda Epístola do Apóstolo Paulo a Timóteo (2 Tm 4:21). Ele ocupava uma alta posição como membro do Senado Romano. Em sua casa, o santo acolheu os apóstolos de primeiro grau Pedro e Paulo, e os cristãos fiéis se reuniram. Sua casa foi convertida em igreja, recebendo o nome de "Pastorum". Nela, segundo a tradição, o próprio apóstolo Pedro servia como sacerdote.
O santo discípulo Trófimo era originário da cidade de Edessa. Seu nome é mencionado no livro dos Atos dos Santos Apóstolos (Atos 20:4) e na 2ª Epístola do Apóstolo Paulo a Timóteo (2 Tm 4:20). Ele foi discípulo e companheiro do santo apóstolo Paulo, compartilhando com ele todas as dores e perseguições.
Todos esses três santos discípulos aceitaram a morte de mártir em Roma sob o imperador Nero (54-68), concomitante à do apóstolo Paulo (c. 67). 
Comemoração das Santas Mártires Basilissa e Anastácia 
As santas mártires Basilissa e Anastácia viveram em Roma e foram iluminadas com a luz da fé cristã pelos santos Apóstolos Pedro e Paulo. Elas se dedicaram a servir ao Senhor.
 
Quando o Imperador Nero (54-68) perseguiu os cristãos e os entregou à tortura e execução, as Santas Basilissa e Anastácia recolheram destemidamente os corpos dos mártires e lhes deram um enterro honesto. Isso foi relatado a Nero. As santas Basilissa e Anastácia foram presas. Elas foram submetidos a torturas cruéis: Foram espancadas com chicote, raspadas com ganchos de ferro e queimadas no fogo. 
Mas as santas mártires permaneceram firmes e corajosamente confessaram sua fé em Cristo Salvador. Por ordem de Nero, eles foram decapitados à espada († c. 68).

Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém! 


Atos 3:19-26

§ 9 - 
Naquele tempo, Pedro disse ao povo: "Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, de sorte que venham os tempos de refrigério, da presença do Senhor, e envie Ele o Cristo, que já dantes vos foi indicado, Jesus, ao Qual convém que o céu receba até os tempos da restauração de todas as coisas, das quais Deus falou pela boca dos Seus santos Profetas, desde o princípio. Pois Moisés disse: 

'Suscitar-vos-á o Senhor vosso Deus, dentre vossos irmãos, um Profeta semelhante a mim; a Ele ouvireis em tudo quanto vos disser. E acontecerá que toda alma que não ouvir a Esse Profeta, será exterminada dentre o povo'. 

E todos os Profetas, desde Samuel e os que sucederam, quantos falaram, também anunciaram estes dias. Vós sois os filhos dos Profetas e do pacto que Deus fez com vossos pais, dizendo a Abraão: 

'Na Tua Descendência serão abençoadas todas as famílias da terra'. 

Deus suscitou a Seu Servo, e primeiramente a vós O enviou, para que vos abençoasse, desviando-vos, a cada um, das vossas maldades".

João 2:1-11

§ 6 - 
E, ao terceiro dia, fizeram-se umas bodas em Caná da Galileia; e estava ali a Mãe de Jesus. E foi também convidado Jesus e os Seus discípulos para as bodas. E, faltando vinho, a Mãe de Jesus Lhe disse: “Não têm vinho”. Disse-lhe Jesus: “Mulher, o que temos nós com isto? Ainda não é chegada a Minha hora.” Sua mãe disse aos serventes: “Fazei tudo quanto Ele vos disser.” E estavam ali postas seis talhas de pedra, para as purificações dos judeus, e em cada uma cabiam dois ou três almudes. Disse-lhes Jesus: “Enchei de água essas talhas.” E encheram-nas até em cima. E disse-lhes: “Tirai agora, e levai ao mestre-sala.” E levaram. E, logo que o mestre-sala provou a água feita vinho (não sabendo de onde viera, se bem que o sabiam os serventes que tinham tirado a água), chamou o mestre-sala ao esposo, e disse-lhe: “Todo o homem põe primeiro o vinho bom e, quando todos já o tem bebido bem, então serve o inferior; mas tu guardaste até agora o bom vinho.” Jesus principiou assim os Seus sinais em Caná da Galileia, e manifestou a Sua glória; e os Seus discípulos creram n’Ele.



MARIA E O MILAGRE DAS BODAS DE CANÁ

Para boa parte dos evangélicos se obstacula a compreensão do milagre das bodas de Caná, em virtude de uma tradução mal elaborada e infeliz do diálogo de Jesus com sua mãe: à obscura expressão grega (ti emoi kai soi, guinai), literalmente “que a mim e/também a ti, mulher”, várias edições protestantes apresentam a seguinte versão: 


“Mulher, que tenho eu contigo?”
  

Felizmente, algumas edições mais recentes de Bíblias Protestantes vêm se redimindo deste erro grotesco de tradução. Vejamos o texto de algumas versões em inglês e espanhol:
Nova almeida atualizada (Sociedade Bíblica do Brasil)
Mas Jesus respondeu: — Por que a senhora está me dizendo isso? Ainda não é chegada a minha hora.
Nova Versão Transformadora (Editora Mundo Cristão)
“Mulher, isso não me diz respeito”, respondeu Jesus. “Minha hora ainda não chegou.”
New American Bible
“Jesus said to her, Woman, how does your concern affect me? My hour has not yet come."
(Disse-lhe Jesus: No que sua preocupação me diz respeito? Minha hora ainda não é chegada).

New International Version 1984 (US)
"Dear woman, why do you involve me?" Jesus replied. "My time has not yet come."
(Cara Senhora, por que me envolves nisto? Replicou Jesus. Minha hora ainda não chegou).

New Revised Standard Version 1989
“And Jesus said to her, Woman, what concern is that to you and to me? My hour has not yet come."
(E Jesus lhe disse: Mulher, no que isto nos diz respeito?).

Reina-Valera 1995 (Espanhol) 
“Jesús le dijo: -- ¿Qué tiene que ver esto con nosotros, mujer? Aún no ha llegado mi hora.”
(Jesus lhe disse: O que isto tem a ver conosco, mulher? Minha hora ainda não chegou).

La Biblia de Las Americas 1986
“Y Jesús le dijo: Mujer, ¿qué nos va a ti y a mí en esto? Todavía no ha llegado mi hora".
(E Jesus lhe disse: Mulher, o que isto tem a ver conosco? Minha hora ainda não chegou).

New King James Version
“Jesus said to her, Woman, what does your concern have to do with Me? My hour has not yet come."
(Jesus lhe disse: Mulher, o que a sua preocupação tem a ver comigo? Minha hora ainda não chegou).

Em sua aversão ao Catolicismo Romano, o movimento evangélico – na tentativa de negar ou esvaziar a importância da Santa Virgem perante seu Filho – não avalia as consequências teológicas de tal postura:

Ao conceber indiferença e até descaso de Jesus para com Maria, nos faz pensar que Jesus estaria quebrando o primeiro mandamento com promessa: “Honra ao teu pai e a tua mãe”. É inconcebível que um filho de Israel (muito mais ainda Jesus) pudesse pensar numa relação fragmentada com seus familiares e antepassados, principalmente com seus genitores diretos. Nem mesmo a condição messiânica pode comportar tal ideia.

Quando em outra passagem Cristo pergunta: “Quem são minha mãe, meu pai e meus irmãos?” esta fala não é dirigida num colóquio direto com a sua Mãe, mas, sim, dirigida às multidões para ensinar os laços íntimos e familiares para com Ele de todo aquele que faz a vontade de Deus. Tal afirmativa, longe de negar a sublimidade da maternidade de Maria, antes, a ratifica, pois, se mãe e irmãos do Cristo é todo aquele que ouve e guarda a Palavra de Deus, quem melhor do que Maria se encaixa nesta condição? (Lucas 1:45; Apocalipse 12:17)

Portanto, a expressão “Mulher, que temos nós com isto? A minha hora ainda não é chegada” além de expressar melhor o sentido do texto grego, torna-se harmônica com a lógica da narrativa:

Ora, Cristo, Maria e os Discípulos eram convidados e não anfitriões. Então, é lógico que este problema diz respeito aos organizadores da festa e não aos seus comensais. Naturalmente que Ele, Jesus, compreendeu que havia subjetivamente um pedido de sua Mãe para que Ele interviesse miraculosamente, e à esta intenção Ele contrapõe que ainda não era chegada a sua hora.

Pergunta-se: Se ainda não era chegada a hora do Messias manifestar os seus sinais ao mundo, por que então Ele a antecipa? A resposta está na natureza da oração quando praticada por um justo: ela é capaz de “alterar” os desígnios Divinos, sempre como um ato de graça e misericórdia.

Exemplo disto temos no livro do Profeta Isaías, no episódio da doença do rei Ezequias (Is. 38:1-5). O profeta é enviado ao palácio real levando consigo a seguinte mensagem: 
“Assim diz o SENHOR: Põe em ordem a tua casa, porque morrerás, e não viverás” (v. 1).
Ao ouvir tal sentença o rei se humilha e chora diante de Deus; pelo que o Senhor fala ao Profeta para retornar ao palácio e dizer a Ezequias que a sua oração foi ouvida e ele não mais morreria.

Assim, também, a Mãe de Deus ao sair da presença do seu Filho, dirige-se à presença dos serventes levando consigo a certeza de que o Filho lhe atenderia e, por isto lhes diz: 
“Fazei tudo quanto ele vos disser”. 
Ora, se Ele tinha Se negado a intervir, o que teria, então, a ordenar aos serventes? Contudo, o Filho de Deus chama os serviçais e ordena-lhes que encham as talhas de água e, assim, opera o milagre da transmutação da água em vinho, fazendo com que a festa prosseguisse com mais cor e glamour do que as primeiras horas.

Pelas intervenção da Mãe de Deus os céus se moveram em favor dos homens e, como é característica própria sua, a Santa Virgem se retira de cena a fim de que a glória seja do seu Filho, o qual é Bendito pelos séculos dos séculos. Amém.

Portanto, desta forma, principia Jesus os seus sinais em Caná da Galileia “antecipando” a hora prevista desde a eternidade para dar início à sua missão.

Este foi o primeiro sinal Messiânico de Jesus, e nele, também podemos ver o primeiro sinal da eficácia das intercessões da Theotókos (Mãe de Deus).

Um outro sinal, dado por Cristo, ainda maior do que este, é revelado ao Apóstolo João, o qual nos relata no Livro do Apocalipse:
"E viu-se um grande sinal no céu: uma mulher vestida do sol, tendo a lua debaixo dos seus pés, e uma coroa de doze estrelas sobre a sua cabeça.E estava grávida, e com dores de parto, e gritava com ânsias de dar à luz.E deu à luz um filho homem que há de reger todas as nações com vara de ferro; e o seu filho foi arrebatado para Deus e para o seu trono.E a mulher fugiu para o deserto, onde já tinha lugar preparado por Deus, para que ali fosse alimentada durante mil duzentos e sessenta dias" (Apocalipse 12:1-2, 5-6).

Extraído do Livro “A Mãe de Deus na Espiritualidade do Oriente”,
Pe. Mateus (Antonio Eça), Clube dos Autores, 2007

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domingo, 27 de abril de 2025

Domingo de São Tomé


2º DOMINGO DA PÁSCOA: ANTIPÁSCOA
27 de Abril de 2025 (CC) / 14 de Abril (CE)
São Martinho, o Confessor, Patriarca de Roma, mártir († 656)
Santo Mártir Ardalion, o Comediante († Séc. III ?)






«Cristo ressuscitou dos mortos, 
Pisoteando a morte com Sua morte, 
E outorgando a vida 
Aos que jaziam nos sepulcros!»


A sua terra natal era Todi e na Igreja Romana era diácono, mas, o seu grande feito seria o de substituir o então Papa Teodoro em 13 de maio de 649. 
Cedo provou ser de linha dura, tendo mão forte no governo, onde, inclusive, não aguardou o consentimento da sua eleição pelo então Imperador Constante II. Por disputas políticas, das quais Martinho participou de modo a incomodar o Imperador com a sua atitude, este último ordenou que o exarca de Ravena, de nome Olímpio, assassinasse Martinho em meio da celebração de uma liturgia em que ambos estavam presentes. Mas, ao tentar cravar o punhal, Olímpio foi atingido por uma intensa luz que o cegaria totalmente. Este acontecimento convenceu o próprio Olímpio da santidade daquele ao qual esteve disposto a matar. Assim, mudou de atitude e tentou a reconciliação com o santo. 
O Imperador sabendo da morte em 653 de Olímpio, conseguiu concretizar a sua vingança com o mais novo exarca que seria Teodoro de Calíopa, que prende o Papa. Neste momento a acusação era a de Martinho ter-se apropriado ilegalmente do cargo de Papa e, assim, inicia o seu longo período de martírio e dor, onde se somaram as piores calamidades. Ao longo de todo esse sofrimento tentava manter a vontade do corpo, mas, por fim foi aprisionado e submetido à falta de comida que o enfraqueceria até a morte em 13 de Abril de 656.
Comemoração de São Ardalion 
No início, Ardalion era um comediante. Por ser o martírio público dos cristãos uma diversão muito apreciada pelo povo, Ardalion, compulsiva e reiteradamente, representava em seus espetáculos, o papel de um mártir da Fé, zombando dos cristãos de todas as maneiras possíveis.
 
Foi durante uma perseguição deflagrada à época do reinado do Imperador Maximiano, que seu espírito mudou completamente. Na frente da multidão, São Ardalion gritou em voz alta que ele era um cristão e que não estava brincando. E por isto, Ardalion, foi preso e condenado. Ele padeceu por Cristo e morreu triturado, amarrado a um carro de abrir estradas vermelho, cumprindo verdadeira e honrosamente o papel de um mártir. 

Os santos nove mártires de Cízico foram um grupo de nove cristãos que, nas últimas décadas do século III foram martirizados na cidade de Cízico na Ásia Menor por defender sua fé em Jesus Cristo. Chamavam-se Taumásio, Teógnis, Rufo, Antípatro, Teóstico, Ártemas, Magno, Teódoto e Filemom.
Enquanto pela cidade de Cízico na costa de Dardanelos (Helesponto) na Ásia Menor viu-se a difusão do cristianismo a partir da pregação de São Paulo, no final do terceiro século Cízico ainda era basicamente uma cidade pagã. Durante as perseguições, alguns dos cristãos fugiram da cidade, enquanto outros silenciosamente em segredo mantinham sua fé em Cristo. A situação afligiu os cristãos na cidade que procuraram defender ativamente a fé cristã. Através destes anos enquanto o terceiro século terminava, lá estavam entre esses cristãos nove homens: Taumásio, Teógnis, Rufo, Antípatro, Teóstico, Ártemas, Magno, Teódoto e Filemom.

Os nove vieram de muitos lugares diferentes e eram de diferentes idades. Havia jovens como Antípatro e idosos como Rufo. Eles tinham muitas ocupações diferentes na sociedade, incluindo soldados, camponeses, pessoas da cidade, e do clero. Todos eles, no entanto, declaravam sua fé em Cristo, e oravam pela propagação do cristianismo em toda a região. Estes santos corajosamente confessaram Cristo e destemidamente denunciaram a impiedade pagã.

Por sua vez, eles foram presos e levados a julgamento. Depois que o governador da cidade, condenou-os, eles foram torturados durante vários dias, então na prisão, antes de voltarem a ser levados novamente ao juiz, prometeram-lhes a liberdade se renunciassem a Cristo. Mas, como soldados de Cristo, eles continuaram a glorificar o Senhor. Durante os anos de 286 a 299 todos os nove mártires foram decapitados pela espada, e seus corpos enterrados perto da cidade.

No ano de 324, após cessarem as perseguições contra os cristãos sob o governo de Constantino, o Grande, os cristãos de Cízico removeram os corpos incorruptos dos mártires de seus túmulos e os colocaram em uma igreja construída em sua honra. Na igreja muitos milagres ocorreram diante das relíquias dos mártires: os doentes eram curados, e os mentalmente perturbados tornavam-se sãos . Pela intercessão dos santos mártires de Cízico a fé em Cristo cresceu dentro da cidade e muitos pagãos se converteram ao cristianismo.

Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém! 

MATINAS (I)

Mateus 28:16-20


§ 116 - Naquela época, os onze discípulos partiram para a Galileia, para o monte onde Jesus os havia ordenado. Quando O viram, prostraram-se em adoração, mas, duvidaram. Então, Jesus aproximou-Se deles e disse: “Toda a autoridade Me foi dada no céu e na terra. Ide, portanto, e fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em Nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a observar todas as coisas que vos ordenei. E eis que estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos.” Amém!

LITURGIA

Tropárion da Semana de Antipáscoa, Tom 7
Estando o sepulcro selado, Ó Vida, / Tu resplandeceste do túmulo, Ó Cristo Deus. / E ainda que as portas se encontrassem fechadas, / vieste aos Teus discípulos, Ó Ressurreição de todos, / renovando em nós, por eles,  o Espírito de retidão, // por Tua grande e infinita misericórdia.

Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.

Kondákion 
da Semana de Antipáscoa, Tom 8
A hesitante mão direita de Tomé tocou Teu lado, Ó Portador da Vida; / e ao entrares enquanto as portas estavam fechadas, Ó Cristo Deus; / então, com o resto dos discípulos, ele a Ti exclamou :  // Tu És o meu Senhor e o meu Deus!

Prokímenon, Tom 3

R. Grande É o Senhor nosso Deus e poderosa a Sua força;
Sua sabedoria não tem limites.

V. Louvai o Senhor, porque Ele É bom!
Agradável é o louvor ao nosso Deus.

Atos 5:12-20

§ 14 – 
Naqueles dias, 
muitos sinais e prodígios eram feitos entre o povo pelas mãos dos apóstolos. E estavam todos de comum acordo no Pórtico de Salomão. Dos outros, porém, nenhum ousava ajuntar-se a eles; mas o povo os tinha em grande estima; e cada vez mais se agregavam crentes ao Senhor em grande número, tanto de homens como de mulheres; a ponto de transportarem os enfermos para as ruas, e os colocavam em leitos e macas, para que ao passar Pedro, ao menos sua sombra cobrisse alguns deles. Também das cidades circunvizinhas afluía muita gente a Jerusalém, conduzindo enfermos e atormentados de espíritos imundos, os quais eram todos curados. Levantando-se o Sumo Sacerdote e todos os que estavam com ele (isto é, a seita dos saduceus), encheram-se de inveja, deitaram mão nos apóstolos, e os puseram na prisão pública. Mas de noite um anjo do Senhor abriu as portas do cárcere e, tirando-os para fora, disse: “Ide, apresentai-vos no templo, e falai ao povo todas as palavras desta vida”.

Aleluia

Aleluia, aleluia, aleluia! (3x)

Vinde, regozijemo-nos no Senhor;
cantemos as glórias de Deus, nosso Salvador!

Porque o Senhor É grande,
É o grande Rei de toda a terra.

João 20:19-31

§ 65A – 
Naquele primeiro dia da semana, ao entardecer daquele dia, e estando os discípulos reunidos com as portas cerradas por medo dos judeus, chegou Jesus, pôs-Se no meio e disse-lhes: “Paz seja convosco”. Dito isto, mostrou-lhes as mãos e o lado. Alegraram-se, pois, os discípulos ao verem o Senhor. Disse-lhes, então, Jesus segunda vez: “Paz seja convosco; assim como o Pai Me enviou, também Eu vos envio a vós”. E havendo dito isso, soprou sobre eles, e disse-lhes: “Recebei o Espírito Santo. Àqueles a quem perdoardes os pecados, são-lhes perdoados; e àqueles a quem os retiverdes, são-lhes retidos”. Ora, Tomé, um dos doze, chamado Dídimo, não estava com eles quando veio Jesus. Diziam-lhe, pois, os outros discípulos: “Vimos o Senhor”. Ele, porém, lhes respondeu: “Se eu não vir o sinal dos cravos nas mãos, e não meter a mão no seu lado, de maneira nenhuma crerei”. Oito dias depois estavam os discípulos outra vez ali reunidos, e Tomé com eles. Chegou Jesus, estando as portas fechadas, pôs-Se no meio deles e disse: “Paz seja convosco”. Depois disse a Tomé: “Chega aqui o teu dedo, e vê as Minhas mãos; chega a tua mão, e mete-a no Meu lado; e não mais sejas incrédulo, mas crente”. Respondeu-Lhe Tomé: “Senhor meu, e Deus meu!” Disse-lhe Jesus: “Porque Me viste, creste? Bem-aventurados os que não viram e creram”. Jesus, na verdade, operou na presença de Seus discípulos ainda muitos outros sinais que não estão escritos neste livro; estes, porém, estão escritos para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em Seu Nome.

Zadostoinik
O Anjo exclamou à Cheia de Graça: / "Virgem pura rejubila!"/ De novo digo: rejubila, // teu Filho ressuscitou do túmulo ao terceiro dia!
 
Resplandece, resplandece, ó nova Jerusalém, / pois a glória do Senhor brilhou sobre ti! / Dança de alegria e rejubila ó Sião; / e tu, Mãe de Deus toda pura, / sê exaltada na Ressurreição // Daquele a quem deste a luz.

Canto da Comunhão
Louvai ao Senhor,  Jerusalém!
Louvai o teu Deus, ó Sião.
Aleluia, aleluia, aleluia!

† † †

Homilia

Pe. Sergei Sveshnikov.

Queridos irmãos e irmãs em Cristo!
Cristo ressuscitou!

Durante toda a Semana Luminosa  vivemos na alegria pascal do Salvador ressuscitado, e a nossa alegria, assim como a dos santos apóstolos, foi misturada por uma confusão de sentimentos.

Afinal, não faz  muito tempo , nós estávamos lembrando da morte daquele que é a Fonte da vida, mas agora nós nos alegramos, pois fomos  restaurados para a vida por Ele.

Assim como os santos apóstolos fizeram durante os primeiros dias após a ressurreição, nos vividamente lembramos das paixões de Cristo durante a leitura dos 12 Evangelhos: a morte do Senhor e a retirada do Seu corpo da Cruz,  o  Seu sepultamento , para nós simbolizados quando carregamos o Sudário e fazemos a procissão ao redor da igreja, até  as longas horas de espera em jejum total e oração, até o milagre no sábado da Grande Quietude.

Já nos primeiros momentos daquela manhã no dia do Ressurreição, a boa notícia foi sendo propagada para toda a criação, tanto pelos anjos do céu (Marcos 16:06) quanto pelas santas miróforas  na terra (Lucas 24:9) e até mesmo pelos  guardas do Sinédrio (Mateus 28:11)  que já haviam falado sobre o milagre.

Contudo, ainda assim os apóstolos estavam  em um estado de medo e dúvida, escondendo-se  por trás de portas "por medo dos judeus" (João 20:19).

A dúvida dos discípulos não deve nos surpreender, pois eles afinal eram testemunhas do maior milagre da história da criação: O homem matou Deus, e Ele ressuscitou dos mortos e salvou a raça  humana das garras do inferno.

Os discípulos de Cristo, depois da detenção do Mestre, esqueceram todas as Suas profecias sobre as coisas que estariam por vir.

E é por isso que eles não acreditaram de pronto na milagrosa história  registrada pelas Santas Miróforas  (Marcos 16:11, Lucas 24:11), e mesmo enquanto conversavam com o Ressuscitado face a face, eles hesitavam em confiar em seus próprios corações (Lucas 24:25), que estavam a arder e tremer na presença de Deus (Lucas 24:32).

Esta maravilhosa descrença (Lucas 24:41), advinda da fraqueza humana , incapaz de abarcar a magnitude do milagre que teve lugar, reflete-se nas famosas palavras do apóstolo Tomé: "Se eu não vir o sinal dos pregos nas mãos e colocar o meu dedo onde estavam os pregos, e por a minha mão no seu lado, eu não vou acreditar. "(João 20:25)

Muitas vezes as pessoas referem-se a Tomé como aquele que "duvidou",  sem realmente considerar a profundidade e a dimensão da "dúvida" deste santo apóstolo.

Mas vamos agora olhar mais cuidadosamente para este homem.

Pois então, podemos pensar que a sua dúvida era a mesma que a dos judeus que gritavam: "desça agora da cruz, e acreditaremos  "(Mateus 27:42).

E assim, podemos especular se essa dúvida não seria semelhante a aquela que ouvimos proferida pelos nossos contemporâneos, quando esses dizem : "Se Deus existe, que Ele se mostre a todos, e vamos então passar a crer nEle "?

Os antigos escribas e fariseus sabiam de todos os milagres de Cristo e, ao que parece, sabia Quem Jesus da Galileia Era realmente.

Mas cada vez que eles eram confrontados com Divino, eles se tornavam ainda mais enraizados na blasfêmia.

Quando descobriram  que Cristo curou um cego de nascença, em vez de levantar louvores, eles vomitavam maldições: "Este homem é um pecador (João 9:24), e Tu és nascido todo em pecados "(João 9:34).

Tendo ouvido que Cristo tinha ressuscitado um homem morto já ha quatro dias, (um homem  que apresentava os odores da putrefação), algo que aparentemente não deixaria mais qualquer  dúvidas  sobre divindade de Cristo, os anciãos da nação decidiram " matem Lázaro também "(João 12:10).

Finalmente, depois de terem sido confrontados com o fato da Ressurreição milagrosa de Cristo, e tendo ouvido as testemunhas oculares dos guardas (Mateus 28:11), que tinham caído no chão tremendo na presença de um anjo brilhante (Mateus 28:4), os anciãos subornaram os soldados e buscaram enganar o povo (Mateus 28:12-14), tornando cada vez maior a sua blasfêmia.

Os Fariseus modernos também só aprofundam  as suas blasfêmias, estando novamente face a face  com o Ressuscitado e ainda  não são convencidos, mesmo diante dos Seus tantos milagres?

Mas o caso é que  São Tomé não é um desses fariseus.

Nós sabemos sobre a sua fidelidade e amor sacrificial pelo seu Mestre.

Pois sabemos, que  depois de seguir o Salvador por três anos, Tomé compreendia muito bem  as consequências, os perigos de Cristo enfrentar os escribas e os fariseus.

Os outros discípulos também compreendiam muito bem tal perigo, e é por isso que quando o Salvador decidiu ir para a Jerusalém, os apóstolos tentaram falar com Ele sobre isso, buscando O alertar para o perigo (João 11:8).

Mas foi São Tomé, que disse: "Vamos nós também, para que possamos morrer com Ele "(João 11:16).  Nós não vamos ouvir tais palavras de um descrente !

Após a Ascensão do Salvador, o Apóstolo Tomé, de acordo com a Tradição da Igreja, foi  pregar o Evangelho em um dos mais distantes e difíceis lugares do mundo antigo, a Índia, onde foi torturado e morto por Cristo.

Mas naquele dia, uma semana depois da Ressurreição, quando o Salvador veio aos Seus discípulos e Tomé estava com eles,  ao Santo Apóstolo foi necessário apenas  um toque para que este discípulo que amava tão abnegadamente  o seu Mestre percebesse a quem tinha dedicado a sua vida : "Meu Senhor e meu Deus ", exclamou Tomé, que apenas um minuto antes era compreensivelmente cético sobre os relatos dos  seus irmãos.

"Meu Senhor e meu Deus", exclamou Tomé  do fundo do seu coração amoroso !
Pois  uma pessoa como Tomé, Deus vem, e a este  tipo de pessoa, Ele permite mesmo que O toque !

Em seu desejo de salvar as pessoas, Cristo sofreu tudo: zombarias e açoites, a tortura e a morte vergonhosa, e mesmo que cutucassem as suas feridas com os dedos após Sua ressurreição gloriosa.  Pois se Ele é aguardado, Cristo chega mesmo  através de portas fechadas (João 20:26).

Mas o que  Ele ouvirá ao adentrar em nossos corações? Ele vai ouvir de nós as palavras "meu Senhor e meu Deus" ou ele vai apenas receber zombaria e açoites?

Será que vamos adorá-Lo, como fez São Tomé, ou vamos crucificá-Lo com nossa falta de arrependimento e lançaremos as pedras dos nossos tantos pecados Nele ?

Ó Senhor, pelas orações do Santo Apóstolo Tomé, nos dê fé e  nos ajude a nossa incredulidade (Marcos 9:24)!

Amém.

† † †