terça-feira, 22 de abril de 2025

Terça-feira Luminosa


22 de Abril de 2025 (CC) / 09 de Abril (CE)
S. Eupsíquio de Cesária, mártir († 362)
Semana Sem Jejum






«Cristo ressuscitou dos mortos,
Pisoteando a morte com Sua morte,
E outorgando a vida
Aos que jaziam nos sepulcros!»


Santo Eupsíquio, nascido na Cesaréia, na Capadócia, era ainda recém-casado quando Juliano, o apóstata, a caminho de Antioquia, passou  por aquela cidade. O Imperador ficou impressionado ao ver que quase todos os habitantes da cidade eram cristãos. Tomado de cólera quando soube da destruição do templo da deusa Fortuna, condenou à morte ou ao exílio todos os que julgava serem os autores daquele ato. Segundo o historiador Sozemeno, Eupsíquio estava entre esses mártires que morreram no ano de 362. O Imperador ordenou, então, que os habitantes da cidade reconstruíssem o templo. Contudo,  em vez de obedecer, os cristãos ergueram uma igreja dedicada ao verdadeiro Deus, sob a proteçãoo de São Eupsíquio. Oito anos mais tarde, São Basílio, de Cesaréia, celebrou a festa do santo mártir no dia 09 de abril, convidando para o evento vários bispos da região. O nome Eupsíquio está associado a Damaso.


Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!

Atos 2:14-21   

§ 4 – Naquele dia, Pedro, porém, pondo-se em pé com os onze, levantou a sua voz, e disse-lhes: Homens judeus, e todos os que habitais em Jerusalém, seja-vos isto notório, e escutai as minhas palavras. Estes homens não estão embriagados, como vós pensais, sendo a terceira hora do dia. Mas isto é o que foi dito pelo profeta Joel: 

“E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, que do Meu Espírito derramarei sobre toda a carne; e os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, os vossos jovens terão visões e os vossos velhos sonharão sonhos; e também do Meu Espírito derramarei sobre os Meus servos e as Minhas servas naqueles dias, e profetizarão; e farei aparecer prodígios em cima, no céu; e sinais em baixo na terra, sangue, fogo e vapor de fumaça. O sol se converterá em trevas, e a lua em sangue, antes de chegar o grande e glorioso dia do Senhor; e acontecerá que todo aquele que invocar o Nome do Senhor será salvo”.

Lucas 24:12-35 

§ 113 - Naquela hora, Pedro, levantando-se, correu ao sepulcro; e, abaixando-se, viu somente os panos de linho; e retirou-se, admirando consigo o que havia acontecido. Nesse mesmo dia, iam dois deles para uma aldeia chamada Emaús, que distava de Jerusalém sessenta estádios; e iam comentando entre si tudo aquilo que havia sucedido. Enquanto assim comentavam e discutiam, o próprio Jesus Se aproximou, e ia com eles; mas os olhos deles estavam como que fechados, de sorte que não O reconheceram. Então Ele lhes perguntou: “Que palavras são essas que, caminhando, trocais entre vós?” Eles então pararam tristes. E um deles, chamado Cleópas, respondeu-Lhe: “És Tu o único peregrino em Jerusalém que não soube das coisas que nela têm sucedido nestes dias?” Ao que ele lhes perguntou: “Quais?” Disseram-Lhe: “As que dizem respeito a Jesus, o nazareno, que foi profeta, poderoso em obras e palavras diante de Deus e de todo o povo. E como os principais sacerdotes e as nossas autoridades O entregaram para ser condenado à morte, e O crucificaram. Ora, nós esperávamos que fosse Ele quem havia de remir Israel; e, além de tudo isso, é já hoje o terceiro dia desde que essas coisas aconteceram. Verdade é, também, que algumas mulheres do nosso meio nos encheram de espanto; pois foram de madrugada ao sepulcro e, não achando o corpo d’Ele voltaram, declarando que tinham tido uma visão de anjos que diziam estar Ele vivo. Além disso, alguns dos que estavam conosco foram ao sepulcro, e acharam ser assim como as mulheres haviam dito; a Ele, porém, não O viram”. Então Ele lhes disse: “Ó néscios, e tardos de coração para crerdes tudo o que os profetas disseram! Porventura não importa que o Cristo padecesse essas coisas e entrasse na sua glória?” E, começando por Moisés, e por todos os profetas, explicou-lhes o que d’Ele se achava em todas as Escrituras. Quando se aproximaram da aldeia para onde iam, Ele fez como quem ia para mais longe. Eles, porém, o constrangeram, dizendo: “Fica conosco; porque é tarde, e já declinou o dia”. E entrou para ficar com eles. Estando com eles à mesa, tomou o pão e o abençoou; e, partindo-o, dava-lhe. Então, se lhe abriram os olhos, e O reconheceram; nisto Ele desapareceu de diante deles. E disseram um para o outro: “Porventura não se nos abrasava o coração, quando pelo caminho nos falava, e quando nos abria as Escrituras?” E na mesma hora levantaram-se e voltaram para Jerusalém, e encontraram reunidos os onze e os que estavam com eles, os quais diziam: “Realmente o Senhor ressurgiu, e apareceu a Simão”. Então os dois contaram o que acontecera no caminho, e como Se lhes fizera conhecer no partir do pão.

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COMENTÁRIO

ESEGUIR A CRISTO ESTÁ A NOSSA SALVAÇÃO”
São Clemente de Alexandria (Séc. III)

Batizados, somos iluminados; iluminados, recebemos a adoção filial; adotados, conduzidos à perfeição; aperfeiçoados, recebemos o dom da imortalidade. Diz a Escritura: Eu declaro: Sois deuses e todos filhos do Altíssimo. Esta operação (o batismo) recebe nomes diversos: graça, iluminação, perfeição, banho.

Banho, porque nele nos purificamos de nossos pecados; graça, porque nos são perdoadas as penas devidas pelos pecados; iluminação, a qual nos facilita a visão daquela santa e salvífica luz, isto é, que nos possibilita a contemplação de Deus; e chamamos perfeito ao que não carece de nada. Seria realmente absurdo chamar “graça de Deus” a uma graça que não seja perfeita e completa em todos os sentidos: aquele que é perfeito distribuirá normalmente dons perfeitos.

Se no plano da palavra bastou ordenar e tudo veio à existência, no plano da graça bastará que ele queira concedê-la para que essa graça seja plena. O que há de acontecer no futuro é antecipado graças ao poder de sua vontade. Acrescente-se a isto que a libertação dos males já é o começo da salvação. Nem pisamos direito os limiares da vida, e já somos perfeitos: e começamos a viver no mesmo instante em que somos subtraídos ao império da morte. Portanto, em seguir a Cristo está a nossa salvação. O que nele se fez, é vida. Eu vos asseguro, disse, quem escuta minha palavra e crê naquele que me enviou possui a vida eterna e não será condenado, porque passou da morte para a vida. Portanto, somente o fato de crer e de ser regenerado é a perfeição na vida, pois Deus jamais é deficiente.

Do mesmo modo que seu querer já é uma realidade, e uma realidade que chamamos mundo, da mesma forma seu projeto é a salvação dos homens, uma salvação que se chama Igreja. Ele conhece, pois, aos que chamou e salvou: porque os chamou e salvou ao mesmo tempo. Vós mesmos, diz o apóstolo, fostes instruídos por Deus. Na verdade, seria blasfemo considerar imperfeito o ensinamento do próprio Deus. E o que dele aprendemos é a eterna salvação do Salvador eterno: a ele a graça pelos séculos dos séculos. Amém. Alguém apenas está regenerado quando – como seu mesmo nome o indica – fica iluminado, quando é imediatamente libertado das trevas e é gratificado automaticamente com a luz.

Somos totalmente lavados de nossos pecados e, no mesmo instante, deixamos de ser maus. Esta é a graça singular da iluminação: nossa conduta não é a mesma que antes de descer às águas batismais. Mas como o conhecimento se origina ao mesmo tempo em que a iluminação, ilustrando a inteligência, e nós que éramos rudes e ignorantes, imediatamente fomos chamados discípulos, isto é devido a que a iniciação sobredita nos foi concedida previamente? Impossível precisar o momento.

O certo é que a catequese conduz à fé, e que a fé, no momento do santo batismo, é formada pelo Espírito Santo. Contudo, que a fé é o único e universal caminho de salvação da natureza humana, e que é um dom do Deus justo e filantropo para com todos igualmente, o expôs muito claramente Paulo, dizendo: Antes que chegasse a fé, estávamos prisioneiros, custodiados pela lei, à espera da fé que devia ser revelada. Assim, a lei foi nosso pedagogo, que nos conduziu a Cristo, para que fôssemos justificados pela fé. Uma vez que a fé chegou, já não estamos submetidos ao pedagogo. Não acabais de ouvir que já não estamos sob a lei do temor, mas sim sob o Logos, que é o pedagogo do livre-arbítrio? Na continuação Paulo acrescenta uma expressão livre de qualquer tipo de parcialidade: Porque todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus. Vós que fostes incorporados a Cristo pelo batismo, vos revestistes de Cristo. Já não há distinção entre judeus e gentios, escravos e livres, homens e mulheres, porque todos sois um só em Cristo Jesus.

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