sexta-feira, 27 de junho de 2025

3ª Sexta-feira Depois de Pentecostes


27 de Junho de 2025 (CC) / 14 de Junho (CE)
Santo Profeta Eliseu; 
São Metódio, Patriarca de Constantinopla
Jejum (Peixe é permitido)
Tom 1



Eliseu viveu novecentos anos antes de Cristo. Quando o Senhor quis tomar o Profeta Elias (Elias) para Si, Ele revelou a Elias que tinha designado Eliseu, filho de Safate, da tribo de Rúben da cidade de Abel-Meolá, como seu sucessor no serviço profético. Elias informou Eliseu da vontade de Deus e depôs sobre ele o seu manto, implorando a Deus por uma porção dupla da graça do espírito para Eliseu. E este, imediatamente deixou sua casa e família e seguiu Elias. 
Quando o Senhor levou Elias em uma carruagem de fogo, Eliseu permaneceu no serviço profético ainda com maior poder do que Elias. Por sua pureza e zelo, Eliseu igualou-se aos maiores profetas, e pelo poder milagroso que lhe foi dado por Deus, ultrapassou todos eles: Ele separou as águas do Jordão como Moisés uma vez dividira o Mar Vermelho; tornou potável as águas amargas em Jericó; tirou água para as trincheiras escavadas durante a guerra com os moabitas; multiplicou o óleo nos vasos da pobre viúva; ressuscitou o filho morto da mulher sunamita; alimentou uma centena de pessoas com vinte pequenos pães; curou o comandante Naamã da lepra; e fez a lepra do General vir sobre o seu servo Geazi por causa da ganância deste; cegou todo o exército sírio e também forçou outro exército a fugir; predisse muitos eventos para o país, bem como para os indivíduos. Eliseu morreu em uma idade muito avançada.  
São Metódio, Patriarca de Constantinopla
A Igreja possui uma grande devoção a São Metódio, Patriarca de Constantinopla, devido ao importante papel que desempenhou na luta contra os iconoclastas, por sua decisiva contribuição para a sua derrota final, bem como pela sua resistência heróica diante das perseguições que sofreu e, portanto, é honrado com os títulos do “Confessor” e “o Grande”. 
Metódio, que era natural de Sicília, em Siracusa, sua cidade natal, recebeu uma excelente educação e transferiu-se para Constantinopla com objetivo de obter um posto na corte. Lá, porém, ele conheceu um monge por quem passou a ter um grande afeto e, movido por seu aconselhamento espiritual, decidiu deixar o mundo e entrar para a vida religiosa. Construiu, mais tarde, um monastério na ilha de Kios, e quando apenas começava a formar a sua comunidade, foi chamado à Constantinopla pelo então Patriarca Nicéforo. Em 815, durante a segunda fase das perseguições iconoclastas, sob o reinado de Leão o Armênio, adotou uma atitude bastante firme e corajosa em defesa da veneração às imagens sagradas. Imediatamente após a deposição e exílio de São Nicéforo, Metódio partiu para Roma, provavelmente com a missão de informar ao Papa São Pascoal I, sobre a situação em Constantinopla, permanecendo por lá até a morte do Rei Leão V de Constantinopla. Acalentava-se grande esperança de que o seu sucessor, Miguel, o Tartamudo, fosse ficar favorável aos cristãos e, em 821, São Metódio retornou à Constantinopla com uma carta do Papa São Pascoal ao imperador, na qual solicitava a reposição de São Nicéforo ao trono de Constantinopla. Entretanto, logo que Miguel Tartamudo leu a carta, encheu-se de cólera, acusando Metódio de agitador profissional e de tentar criar sedição, ordenando que fosse banido, após receber uma grande surra. Alega-se que, em vez de baní-lo, foi aprisionado por sete anos numa espécie de túmulo ou mausoléu, juntamente com outros dois ladrões. Um deles morreu logo, mas o santo e seu outro companheiro de infortúnio foram abandonados em sua estreita prisão até que se cumprisse toda a sentença. 
Metódio, ao ser libertado, estava como um esqueleto, mantendo apenas um sopro de vida e, mesmo assim, conservava íntegro o seu espírito. Num curto espaço de tempo, já se encontrava plenamente restabelecido. Teve início, então, uma nova perseguição, patrocinada, desta vez, pelo imperador Teófilo. Metódio foi levado à sua presença e frontalmente acusado de novo de ter se envolvido em atividades subversivas no passado e de ter incitado o papa a escrever a famosa carta. O santo respondeu firmemente que tudo era falso, aproveitando a oportunidade para expressar as suas opiniões sobre o culto às imagens com estas palavras:  
“Se uma imagem tem tão pouco valor aos vossos olhos, e se renegais e condenais as imagens de Cristo, por que, do mesmo modo, não condenais também a veneração às vossas próprias representações? Ao contrário, longe de condenar o culto às vossas imagens, multiplicais continuamente!” 
Com a morte do imperador, em 842, sucedeu-o no trono a sua viúva, Theodora como regente de seu pequeno filho Miguel III. A Imperatriz se declarou favorável à veneração das imagens sagradas, tornando-se sua protetora. Durante um período de 30 anos, portanto, cessaram as perseguições, e os clérigos exilados puderam retornar, as imagens sagradas foram restituídas às igrejas de Constantinopla, e grande foi a alegria entre todos. João, o Gramático, iconoclasta declarado, foi deposto do trono, e São Metódio foi restabelecido em sua cátedra de Constantinopla. 
Entre os principais acontecimentos que marcaram o Patriarcado de São Metódio, destaca-se a realização de um Sínodo em Constantinopla, que ratificou os cânones promulgados pelo Concílio de Nicéia sobre os ícones; a instituição de uma festa da Ortodoxia denominada o “Triunfo da Ortodoxia”, que até os dias atuais é celebrada no primeiro domingo da Grande Quaresma; e o traslado das relíquias de seu predecessor, São Nicéforo, para Constantinopla. Além disso, este período de reconciliação ficou marcado por uma forte disputa entre os monges estuditas, que antes haviam sido os mais fervorosos apoiadores de São Metódio. Ao que parece, a causa destas desavenças teria sido a condenação de certos escritos de São Teodoro, o Estudita, pelo Patriarca. 
Após quatro anos no Trono Patriarcal de Constantinopla, São Metódio morreu, vítima de hidropesía, em 14 de junho de 847. O santo foi um escritor bastante profícuo. Mas, lamentavelmente, das muitas obras de poesia, teologia e controvérsias que lhe são atribuídas, restaram apenas alguns fragmentos que, ainda assim, podem não ser autênticos. No entanto, nos tempos modernos, graças a certas provas manuscritas recentemente descobertas, as autoridades no assunto estão inclinadas a crer que São Metódio seja, de fato, autor de alguns escritos hagiográficos que ainda estão conservados, especialmente “A Vida de São Teófanes”.


Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém! 

MATINAS

João 21:15-25

Fragmento 67 - 
Naqueles dias, depois de terem jantado, disse Jesus a Simão Pedro: “Simão, filho de Jonas, tu Me amas mais do que estes?” Disse-Lhe Pedro: “Senhor, Tu sabes que eu Te amo”. Disse-lhe Jesus: “Apascenta os Meus cordeiros”. Ainda lhe disse outra vez: Simão, filho de Jonas, tu Me amas? Disse-Lhe Pedro: “Senhor, Tu sabes que eu Te amo”. Disse-lhe Jesus: “Apascenta as Minhas ovelhas”. Disse-lhe terceira vez: “Simão, filho de Jonas, tu Me amas?” Pedro entristeceu-se porque foi perguntado pela terceira vez: “Tu Me amas?” E disse-Lhe: “Senhor, Senhor, Tu sabes tudo; Tu sabes que eu Te amo”. Disse-lhe Jesus: “Apascenta as Minhas ovelhas. Em verdade, em verdade te digo: Quando eras jovem, te vestias a ti mesmo, e andavas onde querias; mas, quando envelheceres, estenderás as tuas mãos, e outro te vestirá, e te levará para onde não queres”. E disse isto, significando de que morte Pedro iria glorificar a Deus. E, dito isto, disse-lhe: “Segue-Me”. E Pedro, voltando-se, vê andando atrás d’Ele o discípulo a quem Jesus amava, e que na ceia, se recostara ao peito de Jesus, e que dissera: “Senhor, Senhor, quem há de Te trair?” Vendo Pedro a este, disse a Jesus: “Senhor, Senhor, e o que será deste?” Disse-lhe Jesus: “Se Eu quero que ele permaneça até que Eu venha, que te importa isto? Segue-Me tu”. E fez-se ouvir essa palavra entre os irmãos de que aquele discípulo não havia de morrer. Mas Jesus não lhe disse que ele não morreria, mas: “Se Eu quero que ele permaneça até que Eu venha, que te importa isto?” Este é o discípulo que testifica destas coisas e as escreveu; e sabemos que o seu testemunho é verdadeiro. Há, porém, muito mais coisas que Jesus fez; mas, se cada uma delas fossem narradas detalhadamente, então, acho que o próprio mundo não acomodaria todos os livros escritos. Amém.

2 Coríntios 11:21 - 12:9

Fragmento 193 - Irmãos, envergonhado o digo, como se nós fôssemos fracos, mas no que qualquer tem ousadia (com insensatez falo) também eu tenho ousadia. São hebreus? Também eu. São israelitas? Também eu. São descendência de Abraão? Também eu. São ministros de Cristo? Eu ainda mais (falo como fora de mim): Em trabalhos, muito mais; em açoites, mais do que eles; em prisões, muito mais; em perigo de morte, muitas vezes. Recebi dos judeus cinco quarentenas de açoites menos um. Três vezes fui açoitado com varas, uma vez fui apedrejado, três vezes sofri naufrágio, uma noite e um dia passei no abismo; em viagens muitas vezes, em perigos de rios, em perigos de salteadores, em perigos entre os da minha nação, em perigos entre os gentios, em perigos na cidade, em perigos no deserto, em perigos no mar, em perigos entre os falsos irmãos; em trabalhos e fadiga, em vigílias muitas vezes, em fome e sede, em jejum muitas vezes, em frio e nudez. Além das coisas exteriores, me oprime cada dia o cuidado de todas as igrejas. Quem enfraquece, que eu também não enfraqueça? Quem se escandaliza, que eu me não abrase? Se convém gloriar-me, gloriar-me-ei no que diz respeito à minha fraqueza. O Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que É eternamente bendito, sabe que não minto. Em Damasco, o que governava sob o Rei Aretas, pôs guardas às portas da cidade dos damascenos, para me prenderem. E fui descido num cesto por uma janela da muralha; e assim escapei das suas mãos. Em verdade não convém gloriar-me; mas passarei às visões e revelações do Senhor. Conheço um homem em Cristo que há catorze anos (se no corpo, não sei, se fora do corpo, não sei; Deus o sabe) foi arrebatado ao terceiro céu. E sei que o tal homem (se no corpo, se fora do corpo, não sei; Deus o sabe), foi arrebatado ao paraíso; e ouviu palavras inefáveis, que ao homem não é lícito falar. De alguém assim me gloriarei eu, mas de mim mesmo não me gloriarei, senão nas minhas fraquezas. Porque, se quiser gloriar-me, não serei néscio, porque direi a verdade; mas deixo isto, para que ninguém cuide de mim mais do que em mim vê ou de mim ouve. E, para que não me exaltasse pela excelência das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás para me esbofetear, a fim de não me exaltar. Acerca do qual três vezes orei ao Senhor para que se desviasse de mim. E disse-me:

“A minha graça te basta, porque o Meu poder se aperfeiçoa na fraqueza”. 

De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo.

Mateus 16:13-19

Fragmento 67A - 
Naquela ocasião, chegando Jesus aos limites de Cesária de Filipe, interrogou os Seus discípulos, dizendo: Quem dizem os homens ser o Filho do Homem? E eles disseram: Uns, João o Batista; outros, Elias; e outros, Jeremias, ou um dos Profetas. Disse-lhes Ele: E vós, quem dizeis que Eu Sou? E Simão Pedro, respondendo, disse: Tu És o Cristo, o Filho do Deus vivo. E Jesus, respondendo, disse-lhe: Bem-aventurado és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foram a carne e o sangue que te revelaram isto, mas Meu Pai, que está nos céus. Pois também Eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela; e Eu te darei as chaves do Reino dos Céus; e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus.

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quinta-feira, 26 de junho de 2025

3ª Quinta-feira Depois de Pentecostes


26 de Junho de 2025 (CC) / 13 de Junho (CE)
Santa Mártir Aquilina; Antipatros; Mártir Atonina;
Jejum dos Apóstolos (Azeite é permitido)
Tom 1

A Santa Mártir Aquilina, natural da cidade fenícia de Biblos, padeceu sob o imperador Diocleciano (284-305). Seus pais a criaram na piedade cristã. Quando a menina tinha apenas 12 anos, convenceu um amigo pagão a se converter a Cristo. Uma das servas do Governador imperial Volusian denunciou que a menina estava ensinando seus pares a não honrar a religião de seus pais. Aquilina confessou firmemente sua fé em Cristo diante do Governador e disse que não O renunciaria. Volusian tentou, por meio de persuasão e lisonja, influenciar a jovem confessora, mas vendo sua segurança, então deu ordens para torturá-la. Eles bateram a esbofetearam e depois, deixando-a nua, chicotearam-na. O torturador perguntou zombeteiramente: 
“Onde está então o teu Deus? Deixe-o vir e tirar-te das minhas mãos”. 
A santa respondeu: "O Senhor está invisivelmente aqui comigo, e quanto mais eu sofrer, mais Ele me dará força e resistência”. 
Com varas em brasa, eles perfuraram a cabeça da mártir nas orelhas. A santa mártir caiu como morta. O torturador decidiu que a menina havia realmente morrido e deu ordem para jogar seu corpo fora da cidade para ser devorado por cães. À noite um santo Anjo apareceu a Santa Aquilina, despertou-a e disse: 
“Levanta-te e fica bem. Vai e denuncia Volusian, que ele próprio e a sua intenção se desfazem diante de Deus”. 
A mártir, louvando a Deus e tendo sido restaurada ilesa, foi à corte do Governador e apresentou-se diante de Volusian. Ao ver Santa Aquilina, Volusian assustado chamou seus servos e ordenou que a vigiassem até de manhã. Pela manhã proferiu a sentença de morte contra Santa Aquilina sob a alegação de ser feiticeira e de não obedecer aos decretos imperiais. Quando levaram a santa à execução, ela orou e deu graças a Deus, por ter-lhe concedido sofrer pelo Seu Santo Nome. Uma voz foi ouvida em resposta à sua oração, convocando-a ao Reino Celestial, após o que a mártir entregou seu espírito a Deus (†293). O carrasco temeu desobedecer às ordens do Governador e, embora já morta, cortou-lhe a cabeça. Os cristãos enterraram piedosamente o corpo da mártir. Mais tarde, suas relíquias foram levadas para Constantinopla e colocadas dentro de uma igreja com seu nome.


Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!

Romanos 8:22-27

Fragmento 98 – Irmãos, sabemos que toda a criação, conjuntamente, geme e está com dores de parto até agora; e não só ela, mas até nós, que temos os primeiros frutos do Espírito, também gememos em nós mesmos, aguardando avidamente a nossa adoção, a redenção do nosso corpo. Porque nesta esperança fomos salvos. Ora, a esperança que se vê não é esperança; pois o que alguém vê, como o espera? Mas, se esperamos o que não vemos, com paciência o aguardamos. Do mesmo modo também o Espírito nos ajuda em nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o Espírito mesmo intercede por nós com gemidos inexprimíveis. E aquele que esquadrinha os corações sabe qual é a intenção do Espírito, o Qual, segundo a vontade de Deus, intercede pelos santos.
 (8:24) No Reino de Cristo, a esperança é muito mais do que uma projeção otimista; ela está assentada sobre uma profunda convicção dos acontecimentos futuros, uma certeza tal que nos capacita a suportar com paciência os sofrimentos do presente, antevendo o gozo futuro. 
 (8:26) Nós, os crentes, não sabemos como orar de forma eficaz. O Espírito vem em nossas orações corrigir nossas debilidades, ensinando-nos como orar e intercedendo diretamente por nós quando nossas orações são inadequadas. Os Santos Padres identificam três fases da oração: 1. A simples repetição de orações prontas (rezas); 2. A do uso de rezas, mas com concentração e assimilação dos seus conteúdos e; 3. A oração sem palavras, quando se está cheio do Espírito Santo, onde as percepções da qual a alma partilha, não podem ser expressadas por palavras. Esta é a mais alta forma de oração.  

Mateus 10:23-31


Fragmento 37 - O Senhor disse aos Seus discípulos: “Quando, porém, vos perseguirem numa cidade, fugi para outra; porque em verdade vos digo que não acabareis de percorrer as cidades de Israel antes que venha o Filho do homem. Não é o discípulo mais do que o seu mestre, nem o servo mais do que o seu senhor. Basta ao discípulo ser como seu mestre, e ao servo como seu senhor. Se chamaram Belzebu ao Dono da casa, quanto mais aos Seus domésticos? Portanto, não os temais; porque nada há encoberto que não haja de ser descoberto, nem oculto que não haja de ser conhecido. O que vos digo às escuras, dizei-o às claras; e o que escutais ao ouvi-do, dos eirados pregai-o. E não temais os que matam o corpo, e não podem matar a alma; temei antes Àquele que pode fazer perecer na Gehenna tanto a alma como o corpo. Não se vendem dois passarinhos por um asse? E nenhum deles cairá em terra sem a vontade de vosso Pai. E até mesmo os cabelos da vossa cabeça estão todos contados. Não temais, pois; mais valeis vós do que muitos passarinhos”.
 (10:23) Oposições e perseguições não devem servir de motivos para que os discípulos deixem de realizar a missão, e, sim, devem se constituir em motivações para se avançar. A expressão "não acabareis de percorrer as cidades de Israel antes que venha o Filho do homem", não deve ser entendida como sendo uma referência à segunda vinda de Cristo, mas, possivelmente, se refere à destruição no ano 70, quando as tropas romanas devastaram as cidades de Israel e destruiu completamente o Templo de Jerusalém, a qual é entendida como juízo Divino sobre Israel por haver rejeitado o Messias. E isto se deu de forma repentina, sem que a missão entre os judeus estivesse concluída, devido à forte oposição e perseguição do Sinédrio à Igreja. 
 (10:26) "Não temais", é repetido por três vezes (v. 26, 27 e 31), visando encorajar o testemunho do Evangelho frente às adversidades. Os cristãos, tanto naquela época como hoje, não devem se deixar intimidar por oposições ou perseguições, em sua missão de ensinar o Evangelho.   
(10:28) Na história judaica, a palavra "gehenna" é utilizada para designar o Vale de Hinom, local que abrigava práticas religiosas condenadas (2 Cr 28:3; Jer. 39:35) e, mais tarde, tornou-se um "lixão" na periferia de Jerusalém, onde a combustão era frequente. Devido à essas associes, "gehenna" adquiriu a conotação de castigo eterno após a morte.

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quarta-feira, 25 de junho de 2025

3ª Quarta-feira Depois de Pentecostes

25 de Junho de 2025 (CC) / 12 de Junho (CE)
Santo Onofre, o Grande (400 d.C.)
Venerável Monge Pedro do Monte Athos (734 d.C.)
Jejum dos Apóstolos (Pão, vegetais e frutas)
Tom 1


Entre os muitos eremitas que viveram nos desertos do Egito durante os séculos 4º e 5º, havia um santo varão chamado Onofre. O pouco que se sabe dele vem de um relato atribuído a certo abade Pafnucio, sobre as visitas que fez aos eremitas de Tebaida. Ao que parece, vários dos ascetas que conheceram Pafnucio lhe pediram que escrevesse sobre essa relação, tendo circulado várias versões, sem que por isso a essência da história fosse desvirtuada. Pafnucio empreendeu a peregrinação com o objetivo de estudar a vida eremítica e descobrir se ele mesmo sentia verdadeira inclinação para ela. Com esse propósito, deixou seu monastério e, durante 16 dias, andou pelo deserto, tendo alguns encontros edificantes e algumas aventuras estranhas. 
No 17º dia, porém, ficou assombrado ao avistar-se com uma criatura que, a primeira vista, pensou ser um animal. 
“Era uma homem ancião, com os cabelos e as barbas tão longas que tocavam o chão. Tinha o corpo coberto por um pelo espesso como a pele de uma fera, e de seus ombros pendia um manto de folhas”… 
A aparição de semelhante criatura foi tão assustadora que Pafnucio se bateu em fuga. No entanto, a estranha criatura o chamou, pedindo para que parasse, assegurando-lhe que era mesmo um homem e um servo de Deus. Um pouco receoso, a princípio, Pafnucio se aproximou do desconhecido e, logo os dois se viram envolvidos numa conversação, e Pafnucio descobriu que aquele estranho se chamava Onofre, que tinha sido um monge num monastério onde viveu com muitos outros irmãos e que, seguindo sua inclinação para à vida solitária se retirou para o deserto onde já estava há setenta anos. Em resposta às perguntas de Pafnucio o eremitão admitiu que, em várias ocasiões, tinha padecido de fome e sede, dos rigores do clima e da violência das tentações, mas Deus também lhe havia dado consolos inumeráveis e lhe havia alimentado através de uma palmeira que crescia perto de sua cela. 
Mais adiante, Onofre conduziu o peregrino até a sua cova (caverna) onde morava e ali passaram o resto do dia em amistosas conversas sobre as coisas santas. De repente, ao cair da tarde, apareceu diante deles uma torta de pão e uma jarra de água e, depois de compartilhar a comida, ambos se sentiram extraordinariamente reconfortados. Durante toda aquela noite Onofre e Pafnucio oraram juntos. No dia seguinte, ao despontar o sol, Pafnucio, alarmado, percebeu que se havia operado uma mudança no eremitão, que estva notavelmente prestes a morrer. Aproximado-se de Onofre para ajudá-lo, este começou a falar: 
“Nada temas, irmão Pafnucio, o Senhor, em sua infinita misericórdia, te enviou aqui para que me sepultasses”. 
O visitante sugeriu ao eremita agonizante que ele mesmo ocuparia a sua caverna quando ele partisse. Onofre reagiu, porém, dizendo que isso não era da vontade de Deus. Instantes depois suplicou que lhe encomendassem a alma e também às orações dis fiéis, por quem prometia interceder e, abençoando Pafnucio, se deixou cair por terra entregando a Deus o seu espírito. O visitante lhe preparou uma mortalha com a metade de sua túnica, depositou o corpo no côncavo de uma rocha, cobrindo-o com pedras. Logo que terminou sua tarefa, viu desmoronar diante de si a caverna onde o santo tinha vivido, e desaparecer a palmeira que lhe havia alimentado. Pafnucio compreendeu assim que não devia permanecer por mais tempo naquele lugar e, de pronto, partiu de de retorno. 
Venerável Pedro do Monte Athos

O Monge Pedro do Monte Athos, era grego de nascimento, e serviu como soldado no exército imperial em Constantinopla. No ano de 667, durante a guerra com os sírios, São Pedro foi levado cativo e trancado em uma fortaleza na cidade de Samara, no rio Eufrates. 
Por muito tempo ele definhou na prisão e ponderou sobre quais pecados dele haviam incorrido no castigo de Deus. São Pedro lembrou que certa vez teve a intenção de deixar o mundo e ir para um mosteiro, mas não o fez. Ele começou a observar estrito jejum na prisão e a orar fervorosamente, e implorou a São Nicolau, o Prodigioso, que intercedesse diante de Deus por ele. São Nicolau apareceu em sonho a São Pedro e o aconselhou a pedir ajuda a São Simeão, o Receptor de Deus. E encorajando o prisioneiro com paciência e esperança, São Nicolau mais uma vez apareceu a ele em um sonho. Na terceira vez, não foi em sonho que ele apareceu com São Simeão, o Receptor de Deus. São Simeão tocou seu cajado nas correntes de São Pedro, e as correntes derreteram, literalmente como cera. As portas da prisão se abriram e São Pedro emergiu para a liberdade. São Simeão, o Receptor de Deus, tornou-se invisível, mas São Nicolau levou São Pedro às fronteiras das terras gregas. E, lembrando-o do voto que fizera, São Nicolau também se tornou invisível. São Pedro então viajou para Roma para assumir a forma monástica no túmulo do apóstolo Pedro. E mesmo aqui São Nicolau não partiu sem sua ajuda: ele apareceu em sonho ao Patriarca de Roma e o informou sobre as circunstâncias da libertação de São Pedro do cativeiro, e ordenou ao Patriarca que tonsurasse o ex-prisioneiro no monaquismo. 
No dia seguinte, em meio a uma numerosa multidão de pessoas durante os serviços divinos, o Patriarca exclamou em voz alta: "Pedro, tu que vieste das terras gregas e a quem São Nicolau libertou da prisão em Samara, vem a mim ". São Pedro ficou diante do Patriarca, que o tonsurou para o monasticismo no túmulo do Apóstolo Pedro. O Patriarca ensinou a São Pedro as regras da vida monástica e manteve o monge com ele. E então, dando-lhe a bênção, o enviou para lá, de onde Deus o havia abençoado para viajar. 
São Pedro embarcou em um navio, navegando para o Oriente. Os armadores, durante o tempo de desembarque, imploraram a São Pedro que viesse rezar em uma certa casa, onde o proprietário e toda a família estavam doentes. São Pedro os curou por meio de sua oração. 
A Santíssima Mãe de Deus apareceu então em sonho a São Pedro e indicou o lugar onde ele deveria viver até o fim de seus dias - o Santo Monte Athos. Quando o navio navegou ao lado de Athos, ele parou por conta própria. São Pedro percebeu que este era o lugar que ele tinha que ir, e então desembarcou. Isso foi no ano de 681. O Monge Pedro então habitou nos lugares desolados da Montanha Sagrada, sem ver outra pessoa por 53 anos. Suas roupas estavam esfarrapadas, mas seu cabelo e barba cresceram e cobriram seu corpo no lugar das roupas. 
A princípio, o Monge Pedro foi repetidamente submetido a ataques demoníacos. Tentando forçar o santo a abandonar sua caverna; os demônios assumiam a forma ora de soldados armados, ora de feras ferozes e víboras que pareciam prestes a despedaçar o eremita. Mas por meio de orações fervorosas a Deus e à Theotókos, o Monge Pedro venceu os ataques demoníacos. Então o inimigo começou a recorrer à astúcia. Aparecendo sob o disfarce de um rapaz, enviado a ele de sua casa natal, e com lágrimas implorava-lhe que deixasse o deserto e voltasse para sua própria casa. O monge estava em prantos, mas sem hesitar respondeu: "Aqui me conduziram o Senhor e a Santíssima Mãe de Deus, e sem Sua permissão não sairei daqui". Ouvindo o Nome da Mãe de Deus, o demônio desapareceu. 
Depois de sete anos, o diabo apareceu diante do monge na forma de um anjo luminoso e disse que Deus o estava ordenando a ir ao mundo para iluminar e salvar as pessoas que precisavam de sua orientação. O asceta experiente respondeu novamente que sem a permissão da Mãe de Deus ele não abandonaria o deserto. O diabo desapareceu e não se preocupou mais em se aproximar do santo. A Mãe de Deus apareceu ao Monge Pedro em sonho junto com São Nicolau e disse ao bravo eremita que a cada 40 dias um anjo lhe traria o maná celestial. A partir dessa época, o Monge Pedro jejuou por 40 dias e, no quadragésimo dia, se fortalecia com o maná celestial, recebendo forças para mais quarenta dias de abstinência. 
Certa vez, um caçador, perseguindo um veado, avistou um homem nu, coberto de pelos e cingido pelos lombos com folhas. Ele se assustou e estava prestes a fugir. O Monge Pedro o deteve e contou-lhe sobre sua vida. O caçador pediu licença para ficar com ele, mas o santo o mandou para casa. O monge deu ao caçador um ano para autoexame e o proibiu de contar sobre o encontro com ele. 
Um ano depois, o caçador voltou com seu irmão, afligido por um demônio, e junto com vários outros companheiros. Quando eles entraram na caverna do Monge Pedro, eles viram que ele já havia repousado para Deus. O caçador em meio a soluços amargos contou a seus companheiros sobre a vida do Monge Pedro, e seu irmão, com apenas um toque no corpo do santo, recebeu a cura. O Monge Pedro morreu no ano de 734. Suas relíquias sagradas estavam situadas em Athos, no mosteiro de São Clemente. Durante o período iconoclasta, as relíquias foram escondidas e, no ano de 969, e transferidas para a aldeia trácia de Photokami. Com o nome do Monge Pedro do Monte Athos está ligado o sagrado testemunho da Mãe de Deus sobre seu apêndice terreno - o Santo Monte Athos, que ainda agora permanece em vigor: 
"Ao Monte Athos haja paz, pois isso é concedido por mim, por Meu Filho e Deus, para que seja separado dos sussurros mundanos e reúnam os espirituais no poder de suas façanhas, com fé e amor na alma, invocando meu Nome, para então passar sua vida terrena sem dores de parto , e por suas ações agradáveis a Deus para receber a vida eterna; pois amo muito este lugar e desejo nele o aumento de monges, e eles possuindo a misericórdia de meu Filho e de Deus, nunca faltará monges, se eles observarem os mandamentos salvadores: e eu os espalharei sobre a Montanha ao sul e ao norte, e eles a possuirão até o fim do mundo, e seu nome por toda a terra eu farei digno de louvor e assim defender aqueles, que lá com paciência vivem em ascetismo e em jejum".

Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém! 

Romanos 8:2-13

Fragmento 96A - Irmãos, a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte. Porquanto o que era impossível à lei, visto que se achava fraca pela carne, Deus enviando o Seu Próprio Filho em semelhança da carne do pecado, e por causa do pecado, na carne condenou o pecado; para que a justa exigência da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito. Pois os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne, mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito. Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz, porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem em verdade o pode ser; e os que estão na carne não podem agradar a Deus. Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é d’Ele. Ora, se Cristo está em vós, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o espírito vive por causa da justiça. E, se o Espírito d’Aquele que dos mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, Aquele que dos mortos ressuscitou a Cristo Jesus há de vivificar também os vossos corpos mortais, pelo Seu Espírito que em vós habita. Portanto, irmãos, somos devedores, não à carne para vivermos segundo a carne; porque se viverdes segundo a carne, haveis de morrer; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis. 

Mateus 10:16-22

Fragmento 36 - O Senhor disse aos Seus discípulos: Eis que vos envio como ovelhas ao meio de lobos; portanto, sede prudentes como as serpentes e simples como as pombas. Acautelai-vos dos homens; porque eles vos entregarão aos sinédrios, e vos açoitarão nas suas sinagogas; e por Minha causa sereis levados à presença dos governadores e dos reis, para lhes servir de testemunho, a eles e aos gentios. Mas, quando vos entregarem, não cuideis de como, ou o que haveis de falar; por-que naquela hora vos será dado o que haveis de dizer. Porque não sois vós que falais, mas o Espírito de vosso Pai é que fala em vós. Um irmão entregará à morte a seu irmão, e um pai a seu filho; e filhos se levantarão contra os pais e os matarão. E sereis odiados de todos por causa do Meu Nome, mas aquele que perseverar até o fim, esse será salvo.

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terça-feira, 24 de junho de 2025

3ª Terça-feira Depois de Pentecostes

24 de Junho de 2025 (CC) / 11 de Junho (CE)
Santos Apóstolos Bartolomeu e Barnabé
Jejum dos Apóstolos (Peixe é permitido)
Tom 1
 
O Santo Apóstolo Bartolomeu (também chamada de Natanael) foi um dos doze apóstolos de Jesus. Após o Pentecostes, tendo recebido, junto com os demais, o Espírito Santo, que desceu sobre eles em forma de línguas de fogo quando se encontravam reunidos no cenáculo com Maria, São Bartolomeu seguiu com o apóstolo Felipe para pregar o Evangelho na Síria e Ásia Menor. Os dois partiram dali, primeiro pregando juntos, depois, se separando, enquanto visitavam várias cidades individualmente. Mais tarde, outra vez juntos, levaram a muita gente a salvação pela fé em Jesus Cristo. 
Durante a passagem por Lidia e Misia, ao difundir as boas novas da Palavra de Deus, sofreram todo o tipo de perseguição, suportaram muitas provações, açoites e tribulações nas mãos dos infiéis. Apesar de tudo isso, porém, seguiram adiante com a tarefa de anunciar o Evangelho e difundir a fé cristã por onde passavam. Numa das aldeias de Lidia encontraram-se com São João, o Teólogo, o Discípulo amado de Cristo, e em sua companhia viajaram par a terra de Frígia. Ao entrar na cidade de Hierápolis, começaram desde logo a anunciar o Evangelho de Cristo. Por esta época, a cidade se encontrava repleta de ídolos que eram adorados por todos os seus habitantes. Entre estas falsas divindades, havia uma víbora para a qual tinham edificado um templo especial. Ali se ofereciam alimentos e outros tantos e variados sacrifícios. Esta gente adorava, igualmente, outras serpentes e víboras. São Felipe e sua irmã se protegeram a si mesmos com orações contra os ataques das víboras, e foram ajudados por São Bartolomeu e São João, o Teólogo que ainda estava com eles neste momento. Todos juntos venceram a serpente com orações poderosas, quais lanças, e com o poder de Cristo as mataram. Depois disso, São João, o Teólogo, separou-se deles deixando-lhes em Hierápolis para que ali anunciassem a Palavra de Deus. Ele seguiu para outras cidades para difundir as jubilosas boas novas do Evangelho de Cristo. Felipe, Bartolomeu e Mariamna permaneceram em Hierápolis, esforçando-se com muito empenho, para expulsar a obscuridade da idolatria, e para que a luz do conhecimento da verdade pudesse brilhar entre os desviados. Dedicaram-se, dia e noite, a este trabalho, ensinando a Palavra de Deus aos incrédulos, instigando aos fracos e encaminhando aos errantes pelo caminho da verdade. 
Nesta cidade, havia um homem de nome Eustáquio, cego há quarenta anos. Os santos apóstolos, valendo-se do poder da oração, recobraram luz aos seus olhos físicos e, pregando a Cristo, iluminaram também a cegueira espiritual da qual era vítima. Depois de batizar Eustáquio, os santos permaneceram por alguns dias em sua casa. A notícia da recuperação da visão ao cego se espalhou logo pela cidade, uma grande multidão acorreu para junto da casa onde estavam. Os santos apóstolos ensinavam a todos que chegavam a boa-nova de Jesus Cristo, conduzindo-os à fé. Muitos enfermos foram levados aos apóstolos e foram curados pela oração e os demônios foram expulsos de tal modo que uma inumerável multidão aderiu à fé, se fazendo batizar. 
A esposa do governador desta cidade, um homem chamado Nicanor, tinha sido mordida por uma serpente e se encontrava enferma, já à beira da morte. Sabendo que os santos apóstolos estavam hospedados na casa de Eustáquio, e que curavam toda espécie de males somente com a palavra, na ausência de seu marido, pediu aos seus servos que a levassem aos encontro dos santos. Ali, recebeu uma dupla cura: a do corpo, atingido pela mordida da serpente; e a do espírito, libertando-se do engano demoníaco ao acolher os ensinamentos dos santos apóstolos e crer em Cristo. 
No seu retorno, o governador foi informado por seus escravos que a sua mulher havia recebido ensinamentos sobre a fé em Cristo de alguns estrangeiros que estavam hospedados na casa de Eustáquio. Furioso, Nicanor mandou que fossem trazidos à sua presença os santos apóstolos e que a casa de Eustáquio fosse queimada. Reuniu depois uma grande multidão de pessoas e, à vista de todos, os três santos, Bartolomeu, Felipe e sua irmã Mariamna, foram arrastados pela cidade, sendo por todos ridicularizados e esbofeteados e, finalmente, colocados na prisão. O governador, então, tomou seu lugar no tribunal da cidade para presidir o julgamento daqueles que pregavam os ensinamentos de Cristo. Apresentaram-se todos os sacerdotes dos ídolos e da serpente que havia sido morta, e expuseram suas queixas contra os santos apóstolos, dizendo: - “Ó senhor, com estes estrangeiros veio a desonra para nossos deuses, porque desde que apareceram em nossa cidade, os altares de nossos grandes deuses foram esquecidos, e as pessoas já não se lembram de oferecer-lhes seus sacrifícios como de costume. Nossa grande deusa, a serpente, foi morta, e a cidade inteira está cheia de iniqüidades, portanto, morte aos feiticeiros!  
O Governador ordenou então que Felipe fosse despojado de suas vestes, desconfiado que escondesse por debaixo delas seus mágicos poderes de encanto. Nada encontraram. O mesmo fizeram com Bartolomeu, porém, tampouco encontraram alguma coisa. Quando se aproximaram de Mariamna para fazer o mesmo, despir-lhe de suas vestes deixando seu corpo virginal descoberto, ela se transformou diante de todos, repentinamente, numa chama ardente, pondo em fuga apavorados os ímpios. Os santos apóstolos foram condenados pelo governador à crucifixão. 
O primeiro foi São Felipe; perfuraram-lhe os orifícios entre os ossos do tornozelo por onde passaram cordas, crucificando-o com a cabeça para baixo diante do portal do templo da serpente. Enquanto estava suspenso à cruz, atiravam-lhe pedras. Depois foi a vez do santo Apóstolo Bartolomeu, que foi crucifixado na parede do templo. De repente, um terremoto sacudiu violentamente a terra que se abriu engolindo o governador, os sacerdotes idólatras e um grande número de infiéis. Os que sobreviveram, crentes e pagãos, cheios de temor rogavam aos santos que tivesse piedade deles e suplicasse ao verdadeiro Deus para não permitir que a terra também lhes tragasse. Rapidamente, começaram a retirar da cruz os apóstolos. São Bartolomeu estava crucificado não muito acima do solo e, por isso, pode ser retirado mais depressa. Felipe, porém, estava suspenso muito acima e não pode ser retirado. Era, pois, da vontade de Deus que seu apóstolo, depois dos tormentos, sofrimentos e morte na cruz, passasse da terra ao céu para onde ele mesmo havia dirigido seus passos durante toda a sua vida. Assim, São Felipe orou a Deus por seus inimigos, para que seus pecados fossem perdoados e suas mentes fossem iluminadas para aprenderem o conhecimento da verdade. O Senhor atendeu seu pedido e, imediatamente, a terra trouxe de volta e com vida, as vítimas que haviam sido tragadas, com exceção do governador e dos sacerdotes da serpente. Todos então confessaram e glorificaram em alta voz o poder de Cristo, expressando o desejo de serem batizados. 
Quando se apressavam para retirar Felipe da Cruz, perceberam que este já havia entregue à Deus a sua alma, e desceram seu corpo já desfalecido. Mariamna, sua irmã, que havia, durante todo tempo, presenciado os sofrimentos de irmão Felipe, abraçou-o, beijando com amor o seu corpo, alegrando-se por ele ter sido honrado em sofrer por amor a Cristo. 
São Bartolomeu batizou aos que aderiram ao Senhor, pela fé, e consagrou bispo a Eustáquio. Os cristãos recém convertidos sepultaram, com grande honra, o corpo do santo apóstolo Felipe. No lugar onde o sangue do apóstolo foi derramado cresceu, em três dias, uma videira como sinal de que Felipe estava junto do Senhor, pelo sangue derramado em nome de Cristo. Depois que o corpo de São Felipe foi sepultado, São Bartolomeu e a bem-aventurada virgem Mariamna, permaneceram em Hierápolis por alguns dias mais para consolidar a fé em Cristo da igreja recém formada, separando-se mais tarde. Santa Mariamna foi a Licaonia onde, depois de anunciar triunfalmente a palavra de Deus, repousou no Senhor (comemoração em 7 de fevereiro). São Bartolomeu ainda esteve na Índia onde passou muito tempo trabalhando na pregação do evangelho de Jesus Cristo e, pelas cidades e aldeias por onde passava, curava os doentes e iluminava com sua fé aos pagãos que encontrava. Depois de estabelecer muitas igrejas, traduziu o Evangelho Segundo São Mateus que trazia consigo, para a língua local. Também deixou um Evangelho escrito em hebraico que, um século mais tarde, foi levado para Alexandria pelo filósofo cristão Panteno. 
Da Índia, São Bartolomeu foi para Armênia Maior. Ao chegar neste lugar, os ídolos, ou melhor, os demônios que os habitavam, calaram-se, lamentando com suas últimas palavras, a presença atormentadora de Bartolomeu e que muito logo lhes expulsaria. Na realidade, os espíritos imundos foram expulsos, não só dos ídolos, mas também daquelas pessoas, só com a aproximação do apóstolo e, por isso, muitos se converteram a Cristo. 
Polimio, o rei desta terra, tinha uma filha que estava possuída pelo demônio que exclamava através de seus lábios: “Bartolomeu, também nos expulsarás deste lugar?” O rei, ao ouvir isto, ordenou que Bartolomeu fosse trazido imediatamente à sua casa. Estando já o apóstolo ao lado da jovem possuída, o demônio fugiu naquele instante, deixando livre e curada a filha do rei. Este, desejando demonstrar sua gratidão para com o santo, enviou-lhe camelos carregados de ouro, prata e pedras preciosas raras. O apóstolo, em sua grande humildade, nada conservou do que havia recebido. Devolvendo tudo ao rei, disse: “Eu não busco estas coisas, mas as almas dos homens, para lhes mostrar e conduzi-las à mansão celestial e, assim, me tornar um grande mercador aos olhos do Senhor.” O rei Polimio, impactado com estas palavras e a atitude do apóstolo, passou a crer em Cristo juntamente com toda a sua família, recebendo, ele, a rainha e a filha curada, o batismo pelas mãos do santo apóstolo. O mesmo aconteceu com um grande número de nobres de sua corte e outras pessoas deste lugar e de todos os outros lugares do reino, seguindo o exemplo do seu rei. 
Ao ver o que estava acontecendo, os sacerdotes idólatras ficaram encolerizados contra Bartolomeu, lamentando pela destruição de seus cultos e divindades, a queda da idolatria e o abandono dos templos de onde obtinham seus lucros. Convenceram então o irmão do rei, Astiago, a vingar-se pelas “ofensas” praticadas contras as suas divindades. Astiago, esperando o momento oportuno, apresentou o santo apóstolo na cidade de Albano e o fez crucificar com a cabeça para baixo. O santo apóstolo, por amor a Cristo, padeceu suspenso na cruz sem, no entanto, deixar de proclamar a Palavra de Deus. Com coragem e determinação, firmou seus fiéis na fé, exortando aos descrentes a conhecerem a verdade e a abandonar a obscuridade dos ídolos e dos demônios em direção à luz de Cristo. O tirano se recusou a dar ouvidos às suas palavras e, em vez disso, ordenou que fosse esfolado vivo. O santo, porém, suportando tudo com grande paciência, não se calou, mas seguiu ensinando e glorificando a Deus. Por último, o tirano ordenou que lhes arrancassem a cabeça e que fosse escalpelado. Só então seus lábios se aquietaram, ainda que seu corpo, ao ter sua cabeça retirada, permaneceu fixado à cruz com as pernas para o alto, dando a impressão de estar a caminho do Alto. 
Assim chegou ao final de sua vida terrena o apóstolo de Cristo, Bartolomeu, sofrendo as mais terríveis dores, para a maior glória do Senhor (por volta do ano 90 d.C.). Os fiéis que estavam presentes no momento de seu adormecimento em Cristo, retiraram seu corpo da cruz, juntando sua cabeça e pele e colocando tudo em um caixão e procederam o sepultamento que se deu na cidade de Albano (atual Baku) na Armênia Maior. Através de suas relíquias, os enfermos receberam curas milagrosas, razão pela qual, muitos descrentes foram convertidos para a Igreja Cristã. 
Tropárion dos Santos Apóstolos Bartolomeu e Barnabé, Tom 3: Ó Santos Apóstolos,/ rogai ao Deus misericordioso// que conceda às nossas almas a remissão das transgressões.

Kondákion do Santo Apóstolo Bartolomeu, Tom 4: Tu te mostraste um grande sol para o mundo inteiro,/ brilhando com o esplendor das doutrinas e milagres impressionantes,// e iluminando aqueles que te honram, ó Bartolomeu, apóstolo do Senhor. 
Atos 11:19-26, 29-30;
Lucas 10:16-21
O Santo Apóstolo Barnabé 
Barnabé era um dos Setenta Apóstolos. Ele nasceu em Chipre de pais ricos da tribo de Levi e estudou junto a Saulo com Gamaliel. Primeiramente, Barnabé fora chamado de José, mas os apóstolos então o chamaram Barnabé, Filho da Consolação, porque ele era excepcionalmente capaz de confortar as almas das pessoas. Após a conversão de Saulo, Barnabé foi o primeiro a apresentar Saulo aos apóstolos e após isto, com Paulo (Saulo) e Marcos, pregou o Evangelho em Antioquia e por outros lugares. 
Com toda probabilidade, ele foi o primeiro a pregar em Roma e Milão. Barnabé padeceu na Ilha de Chipre nas mãos dos judeus, e foi sepultado por Marcos além do portão ocidental da cidade de, Salamis com o Evangelho de São Mateus em seu peito que ele, com sua própria mão, havia copiado. Sua sepultura permaneceu desconhecida por séculos e já que muitos recebiam cura de doenças neste sítio, este lugar foi chamado: “O lugar da saúde”. 
No tempo do Imperador Zeno e do Concílio de Calcedônia (451), o apóstolo apareceu ao Arcebispo Antemius, de Chipre, em três noites sucessivas em sonho e revelando-lhe a localização de sua sepultura. Esta aparição do apóstolo ocorreu exatamente no tempo quando Pedro, o Patriarca de Antioquia faminto por poder, quis que a igreja em Chipre estivesse sob a jurisdição de Antioquia. Após a aparição e descoberta das milagrosas relíquias do santo Apóstolo Barnabé, foi estabelecido que a igreja em Chipre, como uma Igreja Apostólica, deveria permanecer sempre independente. Assim, a autocefalia da Igreja em Chipre foi estabelecida.
Kondákion para o Apóstolo Barnabé, Tom II: Tu foste um servo fervoroso do Senhor,/ e, como o principal dos setenta apóstolos,/ brilhaste em tua pregação com Paulo,/ proclamando Cristo Salvador a todos;// por isso, com cânticos louvamos a tua divina memória, ó Barnabé.     

Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém! 

Romanos 7:14-8:2

Fragmento 95 - 14 Irmãos, bem sabemos que a lei é espiritual; mas eu sou carnal, vendido sob o pecado. 15 Pois o que faço, não o entendo; porque o que quero, isso não pratico; mas o que aborreço, isso faço. 16 E, se faço o que não quero, consinto com a lei, que é boa. 17 Agora, porém, não sou mais eu que faço isto, mas o pecado que habita em mim. 18 Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; com efeito o querer o bem está em mim, mas o efetuá-lo não está. 19 Pois não faço o bem que quero, mas o mal que não quero, esse pratico. 20 Ora, se eu faço o que não quero, já o não faço eu, mas o pecado que habita em mim. 21 Acho então esta lei em mim, que, mesmo querendo eu fazer o bem, o mal está comigo. 22 Porque, segundo o homem interior, tenho prazer na lei de Deus; 23 mas vejo nos meus membros outra lei guerreando contra a lei do meu entendimento, e me levando cativo à lei do pecado, que está nos meus membros. 24 Miserável homem que eu sou! quem me livrará do corpo desta morte? 25 Graças a Deus, por Jesus Cristo nosso Senhor! De modo que eu mesmo com o entendimento sirvo à lei de Deus, mas com a carne à lei do pecado. 1 Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus. 2 Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte.

7:14-17 - As paixões que nos levam ao pecado tornam-se ainda mais fortes quando contra elas lutamos por conta própria, e a clareza do certo e do errado que encontramos na Lei, aumenta ainda mais as paixões. Somente o poder de Cristo pode nos salvar nesta batalha. 
7:17 - O homem não é pecador por natureza. A Igreja Ortodoxa rejeita qualquer ensinamento de que o homem tenha uma "natureza pecaminosa" ou que a natureza do homem seja depravada até o âmago. Esta passagem mostra claramente que o pecado é algo distinto da nossa natureza. Porque somos criados à imagem de Deus (Gn 1:26), há uma bondade indelével em nossa natureza que nunca pode ser desfeita. Enquanto podemos nos tornar imersos no pecado, sabemos que ainda não faz parte de nossa natureza, mas uma força estrangeira que habita em nós. Assim, o pecado é o que fazemos, não o que somos. Leia o v. 20. 
7: 18-23 - Paulo esclarece a distinção entre a vontade da alma e a vontade da carne. 
7:24  - Porque a alma renasce no batismo, então, ela pode se esforçar para seguir a lei de Deus (v. 22). No entanto, nossa carne continua corrupta neste mundo, e muitas vezes luta contra a nossa vontade de fazer o bem. Esta questão é respondida em:
8: 1-2 O termo "corpo da morte" refere-se ao nosso estado corrompido neste mundo; isso não implica que o corpo é mau, pois o corpo é bom. Neste mundo, no entanto, continua a necessitar de redenção final. 

Mateus 10:9-15

Fragmento 35 - O Senhor disse aos Seus discípulos: Não vos provereis de ouro, nem de prata, nem de cobre, em vossos cintos; nem de alforje para o caminho, nem de duas túnicas, nem de alparcas, nem de bordão; porque digno é o trabalhador do seu alimento. Em qualquer cidade ou aldeia em que entrardes, procurai saber quem nela é digno, e hospedai-vos aí até que vos retireis. E, ao entrardes na casa, saudai-a; se a casa for digna, desça sobre ela a vossa paz; mas, se não for digna, torne para vós a vossa paz. E, se ninguém vos receber, nem ouvir as vossas pala-vras, saindo daquela casa ou daquela cidade, sacudi o pó dos vossos pés. Em verdade vos digo que, no dia do juízo, haverá menos rigor para a terra de Sodoma e Gomorra do que para aquela cidade.

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segunda-feira, 23 de junho de 2025

3ª Segunda-feira Depois de Pentecostes


23 de Junho de 2025 (CC) / 10 de Junho (CE) 
São Timóteo, Bispo da Prússia (Bithínia);
Santos Mártires Alexandre e Antonina, a Virgem;
Jejum dos Apóstolos (Peixe é permitido)
Tom 1




O Padre Mártir Timóteo, bispo de Prússia (Bitínia), recebeu do Senhor o dom de maravilhas por causa de sua pureza e santidade de vida. Em Prússia, ele converteu muitos pagãos à fé em Cristo. O Imperador Juliano, o Apóstata (361-363), ao ouvir sobre São Timóteo, trancou-o na prisão, mas mesmo ali o santo continuou a pregar o Evangelho. Juliano o proibiu de ensinar mais sobre o Nome de Jesus Cristo, mas o santo continuou a espalhar a fé cristã. Finalmente, o Imperador deu ordens para decapitar o santo. As santas relíquias de São Ti foram posteriormente transferidas para Constantinopla. 
Santos Mártires Alexandre e Antonina, a Virgem
Esta virgem cristã, Santa Antonina, foi a estrela luminosa da cidade de cardamom. Toda a sua vida foi caracterizada por sua fé e por sua esperança posta em Deus, Nosso Senhor. Ocupava-se do cuidado aos órfãos, e isso chegou aos ouvidos do governador que ordenou sua prisão e que fosse submetida a interrogatório. Sem hesitações, Antonina admitiu ser cristã.

O Governador, vendo que não conseguia fazer com que mudasse sua posição, mandou que lhe tirassem as roupas e, nua, foi aprisionada num calabouço, cheio de mulheres corruptas. Antonina começou então imediatamente a rezar; houve um terrível terremoto e o pânico foi tal que as próprias mulheres prisioneiras a expulsaram de junto delas. Tendo sido informado do fato, o governador ordenou que fosse transferida para uma outra cela. Lá, um piedoso cristão, chamado Alexandros, entrando na cela e, compadecendo-se dela a revestiu com suas próprias roupas. O governador, sabendo disto, mandou que seus corpos fossem untados com óleo e queimados. Juntos, Alexandros e Antonina entregaram seus espíritos a Deus, tornando-se assim, exemplos de fé e pureza.

Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém! 

Romanos 7:1-13

Fragmento 94 Irmãos, vós não sabeis (pois falo aos que conhecem a lei), que a lei tem domínio sobre o homem por todo o tempo que ele vive? Porque a mulher casada está ligada pela lei a seu marido enquanto ele viver; mas, se ele morrer, ela está livre da lei do marido. De sorte que, enquanto viver o marido, será chamado adúltera, se for de outro homem; mas, se ele morrer, ela está livre da lei, e assim não será adúltera se for de outro marido. Assim também vós, meus irmãos, fostes mortos quanto à lei mediante o corpo de Cristo, para pertencerdes a outro, àquele que ressurgiu dentre os mortos a fim de que demos fruto para Deus. Pois, quando estávamos na carne, as paixões dos pecados, suscitadas pela lei, operavam em nossos membros para darem fruto para a morte. Mas agora fomos libertos da lei, havendo morrido para aquilo em que estávamos retidos, para servirmos em novidade de espírito, e não na velhice da letra. Que diremos pois? É a lei pecado? De modo nenhum. Contudo, eu não conheci o pecado senão pela lei; porque eu não conheceria a concupiscência, se a lei não dissesse: Não cobiçarás. Mas o pecado, tomando ocasião, pelo mandamento operou em mim toda espécie de concupiscência; porquanto onde não há lei está morto o pecado. E outrora eu vivia sem a lei; mas assim que veio o mandamento, reviveu o pecado, e eu morri; e o mandamento que era para vida, esse achei que me era para morte. Porque o pecado, tomando ocasião, pelo mandamento me enganou, e por ele me matou. De modo que a lei é santa, e o mandamento santo, justo e bom. Logo o bom tornou-se morte para mim? De modo nenhum; mas o pecado, para que se mostrasse pecado, operou em mim a morte por meio do bem; a fim de que pelo mandamento o pecado se manifestasse excessivamente maligno. 

Mateus 9:36-10:8

Fragmento 34 - A Naquela época, vendo Jesus as multidões, compadeceu-se delas, porque andavam desgarradas e errantes, como ovelhas que não têm pastor. Então disse a seus discípulos: Na verdade, a seara é grande, mas os trabalhadores são poucos. Rogai, pois, ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara. E, chamando a si os Seus doze discípulos, deu-lhes autoridade sobre os espíritos imundos, para expulsarem, e para curarem toda sorte de doenças e enfermidades. Ora, os nomes dos doze apóstolos são estes: primeiro, Simão, chamado Pedro, e André, seu irmão; Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão; Felipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o publicano; Tiago, filho de Alfeu, e Tadeu; Simão Cananeu, e Judas Iscariotes, aquele que o traiu. A estes doze enviou Jesus, e ordenou-lhes, dizendo: Não ireis aos gentios, nem entrareis em cidade de samaritanos; mas ide antes às ovelhas perdidas da casa de Israel; e indo, pregai, dizendo: É chegado o reino dos céus. Curai os enfermos, ressuscitai os mortos, limpai os leprosos, expulsai os demônios; de graça recebestes, de graça dai.

HOMILIA


Que os presbíteros tenham entranhas de misericórdia e se mostrem compassivos para com todos, tratando de trazer ao bom caminho aqueles que se extraviaram; que visitem aos enfermos e não descuidem das viúvas, dos órfãos, e dos pobres, antes, que procurem o bem diante de Deus e diante dos homens; abstendo-se de toda ira, de toda acepção de pessoas, de todo juízo injusto; que vivam afastados do amor ao dinheiro e não se precipitem crendo facilmente que os outros tenham agido mal, que não sejam severos em seus juízos, tendo presente a nossa natural inclinação ao pecado.

Portanto, se pedimos ao Senhor que perdoe nossas ofensas, também nós devemos perdoar aos que nos ofendem, já que todos estamos sob o olhar de nosso Deus e Senhor, e todos compareceremos diante do tribunal de Deus, e cada um prestará contas a Deus de si mesmo. O sirvamos, portanto, com temor e com grande respeito, conforme nos ordenaram tanto o próprio Senhor como os apóstolos que nos pregaram o Evangelho, e os profetas, aqueles que antecipadamente nos anunciaram a vinda de nosso Senhor. Busquemos o bem com dedicação, evitemos os escândalos, afastemo-nos dos falsos irmãos e daqueles que levam o nome do Senhor de forma hipócrita e arrastam ao erro os insensatos.

Todo aquele que não reconhece que Jesus Cristo veio na carne é do anticristo, e aquele que não confessa o testemunho da cruz procede do diabo, e o que interpreta falsamente as sentenças do Senhor segundo suas próprias concupiscências, e afirma inexistência da ressurreição e do juízo, esse tal é o primogênito de satanás. Por conseguinte, abandonemos os vãos discursos e falsas doutrinas que muitos sustentam e voltemos aos ensinamentos que nos foram transmitidos desde o princípio; sejamos sóbrios para entregar-nos à oração, perseveremos constantemente nos jejuns e supliquemos com rogos ao Deus que tudo vê, a fim de que não nos deixe cair em tentação, porque, como disse o Senhor, o espírito está pronto, mas a carne é fraca.

Mantenhamo-nos, pois, firmes em nossa esperança e a Jesus Cristo, recompensa de nossa justiça; ele, carregando nossos pecados, subiu ao lenho, e não cometeu pecado nem encontraram engano em sua boca, e por nós, para que vivamos nele, tudo suportou. Sejamos imitadores de sua paciência e, se por causa de seu nome temos de sofrer, o glorifiquemos; já que este foi o exemplo que nos deixou em sua própria pessoa, e isto é o que nós cremos.

São Policarpo, Bispo de Esmirna, Séc. II

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