sábado, 31 de maio de 2025

6º Sábado da Páscoa

31 de Maio de 2025 (CC) / 18 de Maio (CE)
Comemoração dos Santos Padres dos Sete Concílios Ecumênicos;
Mártir Teódoto de Ancyra e sete virgens mártires: 
Alexandra, Tecusa, Claudia, Phaine, Euphraisa, Matrona, e Julia (303); 
Mártires Pedro de Lampsacus, e André, Paulo, e Dionísia, em Euridinos (249-251); 
São Macário (Glukharev) de Altai, na Sibéria (1847); Justo João (Gashkevich), Arcipreste da Korma (1917); Novo Hieromártir Michael, Sacerdote (1932); Novo Hieromártir Damjan (Damian) Strbac, Jr., de Grahovo, Sérvia (1940); Novo Hieromártir Basílio, Sacerdote (1942); Mártires Simeão, Isaque, e Bachtisius da Pérsia (339); Mártires Heráclito, Paulinus, Benedimus de Atenas (250); Santos Mártires Turco e Tarichan (693) (Geórgia); Mártir Euphrasia, de Nicéia (grega); Santo Estêvão, o Novo Patriarca de Constantinopla (grego); Hieromártir Theodoro, Papa de Roma (grego); Santo Anastaso, de Lukada (grego); Venerável Martiniano, de Areovinthus, monge (grego); Mártir Juliano (Grego); Hieromártir Potamon, bispo de Heraclea (341 - grego); Santa Elgiva, Rainha da Inglaterra.
Tom 5




Todos os sete pilares da Igreja, os sete Concílios Ecumênicos, estão reunidos nesta celebração. Nossa Igreja celebra separadamente a memória dos santos padres de cada Concílio Ecumênico.Os Sete Concílios Ecumênicos constitui a formação da Igreja, seus dogmas, a definição dos fundamentos da doutrina cristã. Portanto, é muito importante que nas questões mais íntimas, dogmáticas, legislativas, a Igreja nunca tenha tomado a opinião de uma pessoa como a autoridade máxima. Foi determinado, e permanece assim até hoje, que a mente conciliar da Igreja é considerada a autoridade na Igreja.

Os dois primeiros Concílios Ecumênicos foram no século IV, os dois seguintes no quinto e dois no sexto.

Com o Sétimo Concílio Ecumênico em 787, termina a era dos Concílios Ecumênicos.

No século IV, quando houve um período de martírio - pagãos x cristãos - era óbvio e claro aqui quem estava de que lado, quem lutava por quê.

Mas o inimigo não dorme, a luta continua e toma rumos mais sofisticados: não é uma luta entre o paganismo e o cristianismo, mas uma luta entre o diabo e o homem. Não há prós e contras aqui. Agora, no meio do cristão, entre os próprios cristãos, aparecem pessoas da igreja que carregam o espírito das trevas - acontece que são presbíteros ou mesmo santos. Infectados pela autoridade das heresias dos "mestres da igreja", centenas e milhares de cristãos os seguem.

Essa nova maneira de lidar com o homem é inventada pelo diabo: a Igreja é “testada fortemente” por dentro, por heresias e cismas.

Século IV - Época dos dois primeiros Concílios Ecumênicos 
Uma era educacional, quando chegam os grandes mestres da Igreja, Basílio Magno, João Crisóstomo, Gregório o Teólogo, Atanásio Magno, Nicolau de Mira e muitos outros.

Os santos padres começam a formar o pensamento teológico, mas até que ele seja formado, os hereges tentam substituir conceitos, revelações sobre Deus, sobre as pessoas da Santíssima Trindade - o Salvador, o Espírito Santo. Torna-se extremamente importante reunir-se e desenvolver aquelas regras sagradas que permanecerão e serão mais fortes que a pedra, mais duras que o ferro, permanecerão até o fim de toda a existência do mundo.

Os Concílios Ecumênicos geralmente se reuniram durante os períodos históricos mais difíceis da vida da Igreja, quando a agitação no mundo cristão confrontava o povo Ortodoxo com uma escolha.

A poderosa época dos Concílios Ecumênicos dos séculos IV a VIII produziu esses dogmas e essas leis que são indiscutivelmente praticadas em nossa Igreja até hoje.

A Igreja resistiu a um martírio incrível, provações incríveis e triunfos da Ortodoxia em 1014.

O feriado, em que se homenageia a memória dos santos padres dos sete Concílios Ecumênicos, nunca perderá sua relevância, porque ainda hoje o inimigo do gênero humano inventa novas e muito sérias formas de lutar contra o homem e a Igreja.

Para entender para onde ir diante de tantas estradas, apoiados em sólido suporte, fica a memória dos Santos Padres e o legado que eles deixaram. Todas as suas decisões dogmáticas são mantidas pela Igreja Ortodoxa. Somos chamados de Ortodoxos, o que significa que estamos no caminho certo.

Os Santos Padres não nos deixam perder neste mar revolto de opiniões científicas e não científicas modernas. Eles nos deixaram um legado indelével na forma dos dogmas da Igreja, que nos mantêm inabaláveis ​​no caminho da Ortodoxia.

O pensamento teológico no tempo dos santos padres foi formado sob a influência de um fator poderoso: a necessidade de proteger o cristianismo, por um lado, do ataque do mundo pagão, por outro, da influência corruptora das heresias. Mas suas idéias fundamentais são para sempre.

A teologia cristã se desenvolveu, formando um sistema doutrinário coerente que continha verdades eternas, explicadas em uma linguagem compreensível para uma pessoa moderna, apoiada pelo raciocínio da mente.

O maior mérito da teologia patrística é que ela se desenvolveu sem romper com a tradição apostólica, baseou-se na Revelação Divina e correspondeu às exigências da vida.
O Santo Mártir Theodotos e as Santas Sete Virgens Tecusa, Thainá, Cláudia, Matrona, Júlia, Alexandra e Eufrásia

Estes santos mártires, viveram durante a segunda metade do século III, na cidade de Ancyra, distrito da Galácia, e morreram como mártires por Cristo no início do século IV. 
São Theodotos era um hoteleiro, tinha sua própria hospedaria e era casado. Também era um homem espiritualmente próspero: mantinha a prudência e a pureza, cultivava a temperança em si mesmo, subjugava a carne ao espírito e praticava jejuns e orações. Por seus diálogos, trouxera judeus e pagãos à fé cristã e também conduzira pecadores ao arrependimento e ao aperfeiçoamento. São Teodotos recebera do Senhor o dom da cura, e curava os doentes impondo as mãos sobre eles. 
Durante o tempo da perseguição sob o Imperador Diocleciano (284-305), foi nomeado Governador da cidade de Ancyra, Theoteknes, conhecido por sua crueldade. Muitos cristãos fugiram da cidade, tendo abandonado suas casas e propriedades. Theoteknes fez uma proclamação pela qual obrigava a todos os cristãos a oferecer sacrifícios aos ídolos, e em caso de recusa, seriam entregues à tortura e à morte. Os pagãos denunciavam os cristãos para serem torturados e depois, dividiam entre si suas propriedades. 
Uma fome se abateu sobre o país. Durante esses dias sombrios, São Teodotos deu abrigo em sua pousada aos cristãos desabrigados. Alimentou-os, escondeu os que estavam sendo perseguidos e, de seus suprimentos, deu às igrejas devastadas tudo o que era necessário para a celebração da Divina Liturgia. Ele entrava destemidamente nas prisões, prestando ajuda aos inocentemente condenados, e os encorajava a serem fiéis a Cristo Salvador até o fim. Teodotos não temia enterrar os restos mortais dos santos mártires, quer os levando secretamente, quer os resgatando dos soldados por dinheiro. Quando as igrejas cristãs em Ancyra foram destruídas e fechadas, a Divina Liturgia passou a ser celebrada em sua hospedaria. Percebendo que o ato do martírio também o aguardava, São Theodotos, em conversa com o Sacerdote Phrontonos, previu que em breve lhes trariam as relíquias dos mártires, em um lugar escolhido por ambos. Com a certeza de suas palavras, São Teodotos deu seu anel ao padre. 
Durante este período, sete virgens sagradas aceitaram a morte por Cristo, das quais, a mais velha, Santa Tecusa, era uma tia de São Teodotos. As santas virgens sagradas Tecusa, Thainá, Cláudia, Matrona, Júlia, Alexandra e Eufrásia, desde suas juventudes se dedicavam a Deus e viviam em constante oração, jejum, temperança e boas obras. Todos elas tinham atingido uma idade avançada. Levadas a julgamento como cristãs, as santas virgens, na frente de Theoteknes, confiantemente confessaram sua fé em Cristo e, por isto, foram torturadas, mas permaneceram firmes. O Governador, então, entregou-as a jovens devassos para que esses as estuprassem. As Santas Virgens oraram intensamente, pedindo a ajuda de Deus. Santa Tecusa caiu aos pés de um jovem e, erguendo o véu da cabeça, mostrou-lhe o cabelo acinzentado. Os jovens ficaram assustados, começaram a chorar e fugiram. O governador, então, ordenou que as Santas participassem da ablução dos ídolos, feita por sacerdotes pagãos; mas novamente as virgens recusaram. Por isso elas foram condenadas à morte. 
Uma pedra pesada fora amarrada às pernas de cada uma, e todas as sete Santas Virgens foram afogadas em um lago. Na noite seguinte, Santa Tecusa apareceu em um sonho para São Teodotos, pedindo-lhe para pegar seus corpos e dá-lhes o enterro cristão. São Teodotos, levando consigo seu amigo Polychronios e vários outros cristãos, partiu para o lago. Estava escuro e uma tocha acesa liderava o caminho. Em meio a eles, na frente do guarda postado pelos pagãos às margens do lago, apareceu o Santo Mártir Sosander. O guarda tomou um susto e fugiu aterrorizado. O vento levou a água para o outro lado do lago. Os cristãos pegaram os corpos das Santas martirizados e os levaram para a igreja, e lá foram sepultadas. 
Tomando conhecimento do roubo dos corpos das Santas martirizadas, o Governador ficou furioso e deu ordens para atacar todos os cristãos e entregá-los à tortura. Polychronios também foi preso. Não podendo suportar a tortura, ele informou sobre São Teodotos, identificando-o como o autor do roubo dos corpos. São Teodotos começou a preparar-se para morrer por Cristo. Tendo chegado junto a todos os cristãos zelosos em oração, ele fez o legado do seu corpo ao sacerdote Phrontonos, a quem antes havia dado o seu anel. O santo veio perante o juiz. Apresentando-lhe vários instrumentos de tortura, propuseram honras e riquezas, se ele se retratasse de Cristo. São Teodotos glorificou o Senhor Jesus Cristo e confessou sua fé Nele. Cheios de ira, os pagãos submeteram o Santo a constantes torturas, mas o poder de Deus sustentava o Santo Mártir. Theodotos permaneceu vivo e foi lançado na prisão. Na manhã seguinte, o Governador ordenou novamente que torturassem o Santo, mas ele logo percebeu que era impossível quebrar sua coragem. Então, deu ordens para decapitar o Mártir. A execução foi feita, mas sentindo que uma tempestade se aproximava, os soldados incendiaram o corpo do mártir, e sentados em uma tenda para guardar o corpo. Neste ponto, o Sacerdote Phrontonos, casualmente por ali estava passando levando um burro com uma carga de vinho de sua vinha. O burro de repente caiu perto do local onde estava o corpo de São Teodotos. Os soldados ajudaram a colocar o jumento de volta e disseram a Phrontonos que estavam guardando o corpo dos Cristãos Theodotos executados. O sacerdote percebeu que o Senhor o havia enviado intencionalmente para lá. Ele colocou os restos sagrados no jumento e os levou para o local, indicado por São Teodotos para seu enterro, e com honra os entregou à terra. Depois ele construiu uma igreja neste local. 
São Teodotos aceitou a morte de Cristo em 7 de junho de 303 ou 304, e sua memória é comemorada em 18 de maio, no dia da morte das sagradas virgens. O relato do martírio de São Teodotos e o sofrimento das Santas Virgens foi compilado por Nilos, contemporâneo e companheiro de São Teodotos, e uma testemunha ocular de sua morte. Nilos, vivia na cidade de Ancyra durante o período de perseguição dos cristãos sob o imperador Diocleciano. 
Comemoração dos Santos Mártires Pedro, Dionísio, André, Paulo e Cristina

Os Santos Mártires Pedro, Dionísio, André, Paulo e Cristina sofreram sob o imperador Décio (249-251). Pedro sofreu na cidade de Lampsaka. Levado a julgamento perante o prefeito Optimino, ele corajosamente confessou sua fé em Cristo. Eles tentaram forçar os jovens a negar o Senhor e adorar a deusa Vênus. O mártir recusou-se a fazer isso, declarando a todos que quisessem ouvir, que um cristão jamais se curvaria a um ídolo de uma mulher lasciva. São Pedro foi submetido a torturas cruéis, mas suportou-as com coragem, dando graças ao Senhor Jesus Cristo, por dar-lhe sua toda-poderosa ajuda. Então ele foi decapitado. 
Dionísio, Nicómaco, e dois soldados, André e Paulo, que haviam sido transferidos da Mesopotâmia, foram levados a julgamento. Todos eles confessaram sua fé em Cristo e se recusaram a oferecer sacrifícios aos ídolos, sendo assim foram torturados. Para grande tristeza de todos os cristãos, Nicómaco não perseverou. Ele negou o Senhor Jesus Cristo, e entrou em um templo pagão para oferecer sacrifícios. Ele caiu em um frenesi terrível e morreu espumando pela boca, rasgando a pele de seu corpo com os dentes.Na manhã seguinte, os santos Dionísio, André e Paulo foram novamente levados perante o prefeito. Por confessarem a fé em Cristo, foram levados aos pagãos para serem condenados à morte. Amarraram os santos pelos pés, os arrastaram para o local da execução e os apedrejaram até a morte.


Oração Antes de Ler as Escrituras

Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém! 

Atos 20:7-12

E no primeiro dia da semana, ajuntando-se os discípulos para partir o pão, Paulo, que havia de partir no dia seguinte, falava com eles; e prolongou a prática até à meia-noite. E havia muitas luzes no cenáculo onde estavam juntos. E, estando um certo jovem, por nome Ežutico, assentado numa janela, caiu do terceiro andar, tomado de um sono profundo que lhe sobreveio durante o extenso discurso de Paulo; e foi levantado morto. Paulo, porém, descendo, inclinou-se sobre ele e, abraçando-o, disse: Não vos perturbeis, que a sua alma nele está. E subindo, e partindo o pão, e comendo, ainda lhes falou largamente até à alvorada; e assim partiu. E levaram vivo o jovem, e ficaram não pouco consolados.

João 14:10-21

Não crês tu que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo não as digo de mim mesmo, mas o Pai, que está em mim, é quem faz as obras. Crede-me que estou no Pai, e o Pai em mim; crede-me, ao menos, por causa das mesmas obras. Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai. E tudo quanto pedirdes em meu nome eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. Se pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei. Se me amais, guardai os meus mandamentos. E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre; O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós. Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós. Ainda um pouco, e o mundo não me verá mais, mas vós me vereis; porque eu vivo, e vós vivereis. Naquele dia conhecereis que estou em meu Pai, e vós em mim, e eu em vós. Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele.

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sexta-feira, 30 de maio de 2025

6ª Sexta-feira da Páscoa


PÓS-FESTA DA ASCENSÃO
30 de Maio de 2025 (CC) / 17 de Maio (CE)
Santos Andrônico e Junia, Apóstolos [dos 70] 
Jejum (Peixe é permitido)
Tom 5



São Andronicus e Santa Júnia, Apóstolos dos Setenta, eram parentes do Santo Apóstolo Paulo. Eles trabalharam muito, pregando o Evangelho aos pagãos. São Paulo os menciona em sua Epístola aos Romanos: "Saudai a Andrônico e a Júnia, meus parentes e companheiros de prisão, os quais se distinguiram entre os Apóstolos, que estavam em Cristo, antes de mim" (Romanos 16: 7). 
Santo Andronicus foi feito bispo de Pannonia, mas sua pregação também o levou, e também a Santa Júnia para outras terras, longe dos limites da sua diocese. Através dos esforços dos Santos Andrônico e Junia a Igreja de Cristo foi reforçada, os pagãos foram convertidos para o conhecimento de Deus, muitos templos pagãos fechados, e em seu lugar igrejas cristãs foram construídas. O Ofício em homenagem a estes santos afirma que eles padeceram o martírio por Cristo.
No século V, durante o reinado do imperador Arcádio e Honório, suas relíquias foram descobertas na periferia de Constantinopla, juntamente com as relíquias de outros mártires, no portão de Eugenius (22 de fevereiro).
Fora revelado ao piedoso clérigo Nicholas Kalligraphos, que entre as relíquias desses dezessete mártires, estavam as relíquias do Santo Apóstolo Andronicus. Depois, uma magnífica igreja foi construída neste local.
Junia é objeto de debate dentro do mundo acadêmico sobre as implicações de um líder apostólico ser do sexo feminino dentro da Igreja primitiva, o que pode sugerir a ordenação de mulheres. Na tradição ortodoxa, no entanto, o título de apóstolo não confere necessariamente o tipo de posição que os Doze tinham na Igreja de Cristo. Em vez disso, especialmente quando usado em referência aos Setenta, designa alguém que serviu como missionário para a Igreja, especialmente em sua primeira geração. Apóstolo (de apostolos grego), literalmente, refere-se a alguém que está "enviado", e sua origem é de uso militar. Nos séculos subseqüentes, santas que espalham significativamente a Fé Ortodoxa são frequentemente referidas como igual aos Apóstolos, e este título é dado sem referência ao sexo.

Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém! 

Atos 19:1-8

Fragmento 42 – Naqueles dias, enquanto Apolo estava em Corinto, Paulo, tendo passado por todas as regiões superiores, chegou a Éfeso; e achando ali alguns discípulos, Disse-lhes: Recebestes vós já o Espírito Santo quando crestes? E eles disseram-lhe: Nós nem ainda ouvimos que haja Espírito Santo. Perguntou-lhes, então: Em que sois batizados então? E eles disseram: No batismo de João. Mas Paulo disse: Certamente João batizou com o batismo de arrependimento, dizendo ao povo que cresse no que após ele havia de vir, isto é, em Jesus Cristo. E os que ouviram foram batizados em nome do Senhor Jesus. E, impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo; e falavam línguas, e profetizavam. E estes eram, ao todo, uns doze homens. E, entrando na sinagoga, falou ousadamente por espaço de três meses, disputando e persuadindo-os acerca do reino de Deus.

João 14:1-11

Fragmento 47 - O Senhor disse aos Seus discípulos: Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em Mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, Eu vos teria dito. Vou preparar-vos lugar. E quando Eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para Mim mesmo, para que onde Eu estiver estejais vós também. Mesmo vós sabeis para onde vou, e conheceis o caminho. Disse-lhe Tomé: Senhor, nós não sabemos para onde vais; e como podemos saber o caminho? Disse-lhe Jesus: Eu Sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por Mim. Se vós me conhecêsseis a Mim, também conheceríeis a Meu Pai; e já desde agora O conheceis, e O tendes visto. Disse-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, o que nos basta. Disse-lhe Jesus: Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? Quem Me vê a Mim vê o Pai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai? Não crês tu que Eu estou no Pai, e que o Pai está em Mim? As palavras que Eu vos digo não as digo de Mim mesmo, mas o Pai, que está em Mim, É quem faz as obras. Crede-Me que estou no Pai, e o Pai em Mim; crede-Me, ao menos, por causa das mesmas obras.

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quinta-feira, 29 de maio de 2025

Grande Festa da Ascensão de Nosso Senhor Deus e salvador Jesus Cristo

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29 de Maio de 2025 (CC) / 16 de Maio (CE)
São Teodoro, o Santificado, Discípulo de São Pacômio (368)
Transferência das Relíquias do Venerável Efraim, Abade de Perekom (1545)
Tom 5






"Cristo ressuscitou dos mortos, 
Pisoteando a morte com Sua morte, 
E outorgando a vida 
Aos que jaziam nos sepulcros!"


O Monge Teodoro foi chamado de "Santificado" porque foi o primeiro em seu mosteiro ordenado ao sacerdócio.
O Monge Teodoro veio do Egito e era filho de pais cristãos ricos e ilustres. O anseio pela vida monástica manifestou-se cedo nele. Certa vez, na casa de seus pais, durante a festa da Teofania, houve uma grande festa, e o rapaz não quis participar das festividades, lamentando que por causa das alegrias terrenas ele seria privado das alegrias da vida futura. Aos 14 anos saiu secretamente de casa e se estabeleceu em um dos mosteiros. Ao ouvir sobre Pakhomios, o Grande, ele ardeu de desejo de ver o asceta. O Monge Pakhomios recebeu com amor o rapaz que chegava, tendo sido previamente informado por Deus sobre a sua vinda. Permanecendo no mosteiro, o Monge Teodoro rapidamente teve sucesso em todas as suas tarefas monásticas, particularmente na plena obediência ao seu guia e na sua compaixão para com os irmãos circundantes. A mãe de Teodoro, ao saber que ele estava no mosteiro de Tabennisa, veio ao Monge Pakhomios com uma carta do bispo, implorando um encontro com seu filho. Mas o Monge Teodoro, temendo quebrar seu voto de renúncia ao mundo, recusou-se a se encontrar com sua mãe.
Vendo a força mental e habilidade de São Teodoro, o Monge Pakhomios certa vez o orientou a dar uma instrução aos irmãos sobre as Sagradas Escrituras. São Teodoro tinha então apenas 20 anos. Ele obedeceu sem questionar e começou a falar, mas alguns dos irmãos mais velhos ficaram ofendidos com o fato de um monge recém-formado ter lido um discurso para eles, e eles partiram. O Monge Pakhomios então lhes disse: "Vocês cederam ao diabo e por sua vaidade seus esforços foram em vão. Vocês não rejeitaram Teodoro, mas sim a Palavra de Deus, e se privaram do Espírito Santo".
São Pakhomios nomeou o Monge Teodoro superintendente do mosteiro de Tabennisa e retirou-se para um mosteiro mais solitário. São Teodoro com amor filial continuou a se preocupar com seu instrutor, e na doença final do Monge Pakhomios ele cuidou dele, e quando o grande aba repousou ao Senhor, ele fechou os olhos. Após a morte do Monge Pakhomios, São Teodoro dirigiu o mosteiro de Tabennisa e, mais tarde, esteve à frente de todos os mosteiros de Tebaida. O Monge Teodoro, o Santificado, era famoso pela santidade de vida e pelo abundante dom de fazer maravilhas, e era bem conhecido de Santo Atanásias, Patriarca de Alexandria. São Teodoro repousou na velhice no ano 368.
Transferência das Relíquias do Venerável Efraim, de Perekomsk 
O Monge Efraim de Perekomsk, Novgorod, nasceu em 20 de setembro de 1412 na cidade de Kashin. No Santo Batismo ele foi nomeado Evstaphii. Seus pais, Stefan e Anna, moravam não muito longe do mosteiro feminino de Kashinsk, nomeado em homenagem à Uspenie (Dormição da Santíssima Mãe de Deus. Atraído pela vida solitária, Evstaphii, ainda em seus primeiros anos, deixou a casa de seus pais e se estabeleceu no mosteiro de Kalyazinsk, em Nome da Santíssima Trindade, seus pais queriam que seu filho voltasse para casa, mas ele mesmo, por sua vez, os convenceu a deixar o mundo e aceitar o monaquismo. em seu mosteiro por três anos, Evstaphii, por meio de uma revelação milagrosa, foi transferido para o mosteiro do Monge Savva de Vishersk (Comm. 1º de outubro), e foi lá em 1437 que ele aceitou a tonsura com o nome de 
Efraim. o Monge Efraim recebeu uma revelação do Senhor, ordenando-lhe que se retirasse para um lugar desolado. Tendo recebido a bênção do Monge Savva, em 1450 foi para o Lago Il'men, na foz do Rio Verenda, e no. margens do rio Cherna ele construiu uma cela. Depois de um certo tempo, o velho Foma (Thomas) veio ao Monge Efraim com dois monges, e eles se estabeleceram não muito longe de sua cela. E a partir dessa época também começaram a reunir outros eremitas no novo mosteiro. A pedido deles, o Monge Efraim recebeu a dignidade de sacerdote em Novgorod do Santo Evphymii (+ 1458, Com. 11 de março).
Retornando de Novgorod, o Monge Efraim construiu uma igreja em homenagem à Teofania (Bogoyavlenie) do Senhor em uma ilha situada na foz do rio Verenda. Para garantir um abastecimento imediato de água para o mosteiro, o monge cavou um canal para o Lago Il'men, do qual o mosteiro recebeu o nome de "Perekopsk" ou "Perekomsk" (de "pere-kopat'" que significa "cavar através "). Mais tarde, o Monge Efraim construiu uma igreja de pedra em nome de São Nicolau, o Maravilhas. Incapaz de encontrar construtores qualificados suficientes, ele despachou vários monges ao grão-príncipe Vasilii Ioannovich com um pedido de envio de pedreiros, após o que em 1466 a construção do templo foi concluída.
O Monge Efraim repousou em 26 de setembro de 1492 e foi sepultado na igreja de São Nicolau. Em 1509, devido às frequentes inundações que ameaçavam a ruína do mosteiro, este foi transferido para outro local às margens do Lago Il'men. O Monge Efraim apareceu ao hegúmeno romano e apontou para o local de Klinkovo para relocalizar o mosteiro. No local do sepultamento do monge foi construída uma capela, já que todas as igrejas do mosteiro estavam em ruínas. Em 16 de maio de 1545, as relíquias do Monge Efraim foram transferidas para o novo mosteiro. Neste dia no mosteiro é uma celebração anual da memória do Monge Efraim de Perekomsk, confirmada em última análise após a glorificação do santo asceta no Sobor (Concílio) de 1549. (A Comemoração da Transferência das Relíquias do Monge Efraimde Perekomsk é comemorado em 16 de maio).



Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!
MATINAS (III)

Marcos 16:9-20

Fragmento 71 - Naquela época, tendo Jesus ressuscitado na manhã do primeiro dia da semana, apareceu primeiramente a Maria Madalena, da qual tinha expulsado sete demônios. E, partindo ela, anunciou-o àqueles que tinham estado com ele, os quais estavam tristes, e chorando. E, ouvindo eles que vivia, e que tinha sido visto por ela, não o creram. E depois manifestou-se de outra forma a dois deles, que iam de caminho para o campo. E, indo estes, anunciaram-no aos outros, mas nem ainda estes creram. Finalmente apareceu aos onze, estando eles assentados juntamente, e lançou-lhes em rosto a sua incredulidade e dureza de coração, por não haverem crido nos que o tinham visto já ressuscitado. E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas; Pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e os curarão. Ora, o Senhor, depois de lhes ter falado, foi recebido no céu, e assentou-se à direita de Deus. E eles, tendo partido, pregaram por todas as partes, cooperando com eles o Senhor, e confirmando a palavra com os sinais que se seguiram. Amém.

LITURGIA


Primeira Antífona.

1. Povos todos batei palmas, aclamai a Deus com hinos de louvor.

Refrão: Pelas orações da Mãe de Deus, Ó Salvador, salva-nos!

2. Pois, o Senhor, o Deus Altíssimo É temível em toda a terra

3. Ele submeteu os povos sob o nosso jugo, e as nações por debaixo dos nossos pés.

4. Por entre aclamações o Senhor ascendeu, o Senhor se elevou ao toque da trombeta.

Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo, eternamente agora e sempre, pelos séculos dos séculos. Amém.

Segunda Antífona

1. Grande É o Senhor e mui Digno de louvor na cidade do nosso Deus.

Refrão: Salva-nos, ó Filho de Deus, Tu que em glórias ascendeste aos céus: nós que a Ti cantamos: Aleluia!

2. Deus É reconhecido em Sua fortaleza.

3. Perante Ele vem a congregação dos reis.

Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo, eternamente agora e sempre, pelos séculos dos séculos. Amém.

Terceira Antífona

1. Escutai, ó povos todos; dai ouvidos, ó habitantes do universo.

Tropárion: Subiste glorioso ao céu, ó Cristo nosso Deus,/ enchendo de júbilo os discípulos/ pela promessa do Espírito Santo,/ e confirmando-os por Tua bênção,/ porque És o Filho de Deus, o Redentor do mundo.

2. Homens todos: ricos e pobres.

3. Minha boca falará sabedoria, a meditação do meu coração compreenderá.

4. Inclinarei os meus ouvidos às parábolas, decifrarei enigmas com a salmodia.

Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo, eternamente agora e sempre, pelos séculos dos séculos. Amém.

Tropárion da Ascensão, no 4º Tom: Tu ascendeste em glória, Ó Cristo nosso Deus, / enchendo de júbilo os Teus discípulos com a promessa do Espírito Santo; / e os confirmaste com a Tua bênção, / Ó Tu que És o Filho de Deus, // e o Redentor do mundo.

Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo, agora e sempre e pelos séculos dos séculos.

6º Tom: Quando cumpriste a Tua dispensação por nossa causa, / unindo as coisas da terra com os céus, / Tu ascendeste em glória, ó Cristo nosso Deus, / não partindo daqui, mas permanecendo inseparável de nós, / e clamando aos que Te amam: // Eu estou com você, e ninguém será contra você.

Prokímenon, no 7º Tom

R. Sê exaltado acima dos céus, ó Deus, e Tua glória acima de toda a terra. (Sl. 107:5)

V. Pronto está meu coração, ó Deus, pronto está meu coração; Cantarei e cantarei em minha glória. (Sl. 107:2)

Atos 1:1-12

Fragmento 1A - 
O primeiro livro que te escrevi, Teófilo, acerca de tudo o que Jesus fez e o que ensinou desde o início até o dia em que ascendeu, dando mandamentos pelo Espírito Santo aos Apóstolos, a que Ele escolhera, aos quais Se revelou vivo, depois de Seu sofrimento, com muitas provas fiéis, durante quarenta dias aparecendo a eles e falando sobre o Reino de Deus. E, reunindo-os, ordenou-lhes: não saissem de Jerusalém, mas esperassem pelo Prometido do Pai, sobre Quem de mim ouvistes, porque João batizou com água, e vós, em poucos dias depois disso, sereis batizados com o Espírito Santo. E, estando eles perguntaram-Lhe, dizendo: Senhor, será neste tempo em que restaurarás o reino a Israel? Ele lhes disse: Não vos pertence saber os tempos ou estações que o Pai colocou em Seu poder, mas recebereis poder quando o Espírito Santo vier sobre vós, e você sereis Minhas testemunhas em Jerusalém, e em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra. E, tendo dito isso, enquanto eles olhavam, Jesus foi elevado aos céus e uma nuvem o escondeu de seus olhos. E, enquanto olhavam para o céu, durante Sua partida, dois homens apareceram-lhes em vestes brancas e disseram: “Varões galileus, por que estais olhando para o céu? Este Jesus, elevado diante de vós ao céu, virá da mesma maneira que você O viste subir. Então eles voltaram a Jerusalém da montanha chamada Oliveiras, que fica perto de Jerusalém, na distância da jornada do sábado.

Aleluia, no 2º Tom

Aleluia, Aleluia, Aleluia! (3x)

Por entre aclamações o Senhor ascendeu, o Senhor se elevou ao toque da trombeta.

Povos todos batei palmas, aclamai a Deus com hinos de louvor.

Lucas 24:36-53

Fragmento 114 - Naqueles dias, tendo o Senhor ressuscitado dentre os mortos, o Próprio Jesus Se apresentou no meio deles, e disse-lhes: Paz seja convosco. Mas eles, espantados e atemorizados, pensavam que viam algum espírito. Ele, porém, lhes disse: Por que estais perturbados? E por que surgem dúvidas em vossos corações? Olhai as Minhas mãos e os Meus pés, que Sou Eu mesmo; apalpai-Me e vede; porque um espírito não tem carne nem ossos, como percebeis que Eu tenho. E, dizendo isso, mostrou-lhes as mãos e os pés. Não acreditando eles ainda por causa da alegria, e estando admirados, perguntou-lhes Jesus: Tendes aqui alguma coisa que comer? Então Lhe deram um pedaço de peixe assado, o qual Ele tomou e comeu diante deles. Depois lhes disse: São estas as palavras que vos falei, estando ainda convosco, que importava que se cumprisse tudo o que de Mim estava escrito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos. Então lhes abriu o entendimento para compreenderem as Escrituras; e disse-lhes: Assim está escrito que o Cristo padecesse, e ao terceiro dia ressurgisse dentre os mortos; e que em Seu Nome se pregasse o arrependimento para remissão dos pecados, a todas as nações, começando por Jerusalém. Vós sois testemunhas destas coisas. E eis que sobre vós envio a Promessa de Meu Pai; ficai, porém, na cidade, até que do alto sejais revestidos de poder. Então os levou fora, até Betânia; e levantando as mãos, os abençoou. E aconteceu que, enquanto os abençoava, apartou-Se deles; e foi elevado ao céu. E, depois de O adorarem, voltaram com grande júbilo para Jerusalém; e estavam continuamente no templo, bendizendo a Deus.

Zadostoinik

Em vez de “Verdadeiramente é digno…” cantamos o Irmos da 9ª Ode do Primeiro Cânone da festa, Quinto Tom:

R. Magnifica ó minha alma, / Cristo, o Doador da Vida, // Que ascendeu da terra ao céu.

Irmos: Ó tu que és a Mãe de Deus que transcende a mente e a palavra, / que inefavelmente no tempo deu à luz o Atemporal, / uniste os fiéis  a ti, // exaltando-nos contigo.

Canto da Comunhão
Subiu Deus por entre aclamações,
o Senhor, ao som das trombetas.
Aleluia, aleluia, aleluia!

Em vez de “Vimos a verdadeira luz…” cantamos o Tropário da Festa. 

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HOMILIA DA ASCENSÃO DE CRISTO 

Por Protopresbítero George Dion Dragas*

A Ascensão como o auge das Festas do Senhor:

Como brilhante e maravilhosa é esta festa! É o auge de todas as festas do Senhor, porque com ela o sagrado propósito da Encarnação do Indizível Verbo de Deus se conclui, conforme a Divina economia. Para que o Filho e Verbo de Deus feito homem, foi submetido a paixão, a morte, a ressurreição e a ascensão ...? Todos estes eventos aconteceram de modo que a natureza humana não permanecesse prostrada, mas se elevasse para o céu, para que se tornasse divinizada e glorificada, de acordo com o projeto original do Criador. Esta, então, era a finalidade para a qual o Filho de Deus se dignou a assumir em Sua Santíssima pessoa (hipóstase) a nossa natureza humana, que havia caído de sua condição original, a fim de renová-la com a sua crucificação e ressurreição e erguê-la para as alturas celestiais com sua gloriosa ascensão, apresentando-a a Deus, o Pai, como o troféu radiante de Sua vitória.

A Ascensão como o triunfo da natureza humana:

Na Ascensão de Cristo, Deus o Pai aceitou as primícias de nossa humanidade, e se agradou não só por causa da dignidade d’Aquele que a ofereceu, mas também pela pureza da oferta . Esta, então, é a vitória perfeita contra o pecado. Este é o triunfo da natureza humana. A natureza humana não poderia ter descido para um ponto mais baixo do que a que chegou após a queda de Adão, mas também não poderia ascender a um ponto mais alto do que aquele em que o novo (ou último) Adão a ergueu com sua ascensão!

A Ascensão que o benefício final oferecido por Deus ao homem:

O que a mente poderia apreender das dimensões reais deste evento? A natureza desamparada e frágil ser humano, a natureza que fugiu de Deus e foi exilada do paraíso, a natureza rasteira, miserável condenada e escravizada dos seres humanos torna-se hoje mais gloriosa do que a dos anjos, projetada para sentar-se com Cristo no seio do Pai, agora é adorada por toda a criação visível e invisível! Que linguagem há que possa louvar a magnitude desta celebração ou descrever dignamente a maravilha da beneficência de Deus aos seres humanos? Hoje, a desejada entrada no paraíso, a Jerusalém celeste, é aberta aos descendentes do exilado Adão. Hoje, a restauração do novo Israel na Terra Prometida é realizada.

A Ascensão como a vitória final de Cristo para o homem:

Hoje, no Monte das Oliveiras o Céu e a Terra se beijam e anjos e seres humanos estão unidos. Aqui, o coro dos Apóstolos cumprimenta seu doce Mestre com alegria em sua partida, e as Ordens dos Anjos saúdam o Rei dos Céus com alegria inefável. Aqui, o cativeiro, é levado cativo pelo Vencedor da morte com a sua ascensão às alturas, ou seja, as almas dos justos que foram redimidos, têm seus olhos em seu Redentor com sentimentos de euforia e alegria. Aqui também, a Sua Mãe, a Virgem pura, se despede do seu Filho amado, o Qual sobe ao Céu, onde Deus, o Pai acolhe o seu Filho unigênito e O faz sentar sentar à Sua direita. Aqui, no prestigioso Monte das Oliveiras, também nós somos chamados a elevar nossas mentes e nos tornarmos testemunhas oculares dos eventos grandes e maravilhosos que ocorreram, tendo como nosso guia Lucas, o teólogo, o único entre os Evangelistas a narrar – de forma breve, mas no melhor estilo das narrativas sacerdotais - a solene e gloriosa ascensão de nosso Senhor e Deus e Salvador Jesus Cristo.

Por que a Ascensão ter lugar 40 dias após e não imediatamente após a Ressurreição?

O Senhor da vida, rompeu os laços da morte por sua ressurreição e se reuniu com seus discípulos durante 40 dias;  ressurreição que se tornou para eles inconteste por meio de várias provas. Cristo não subiu ao céu no dia em que ressuscitou, porque um evento como esse teria levantado dúvidas e perguntas. Se ele tivesse feito isso, muitos dos incrédulos estariam em condições de projetar o argumento de que a ressurreição era mais um sonho de aspirações piedosas que facilmente surgem e desaparecem mais facilmente. Por este motivo, então, Cristo permaneceu por 40 dias sobre a terra, e apareceu aos seus discípulos várias vezes, mostrando-lhes as marcas de suas feridas, explicando-lhes as profecias que Ele cumpriu em sua vida e sofrimentos como homem, e até mesmo comeu com eles.

* O Protopresbítero George Dion Dragas é um proeminente mestre e escritor Ortodoxo da atualidade. Padre George ensina Patrística na Escola Ortodoxa Grega de Teologia Santa Cruz em Brookline, Massachusetts (EUA).

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quarta-feira, 28 de maio de 2025

6ª Quarta-feira da Páscoa

CONCLUSÃO (APODOSIS) DA PÁSCOAS
28 de Maio de 2025 (CC) / 15 de Maio (CE)
São Pacômio, o Grande, Pai do Monasticismo Cenobita no Egito; 
Santo Aquiles, bispo de Larissa; 
São Dimitri (Demétrius) Príncipe herdeiro, de Moscou (1591)
Tom 5








«Cristo ressuscitou dos mortos,
Pisoteando a morte com Sua morte,
E outorgando a vida
Aos que jaziam nos sepulcros!»



São Pacômio nasceu no Egito no ano de 287, na Tebaida. Filho de pais pagãos, cheios de superstições e idolatrias, desde a infância mostrou grande aversão a tudo isso. Aos vinte anos de idade foi convocado para o exército imperial e acabou ficando prisioneiro em Tebes. Foi quando fez o seu primeiro contato com os cristãos, cuja religião até então lhe era desconhecida. À noite, na prisão recebeu um pouco de alimento de alguns cristãos, que escondidos conseguiram entrar. 
Comovido com esse gesto de pessoas desconhecidas, perguntou quem havia mandado que fizessem aquilo e eles responderam: “Deus que está no céu”. Nesta noite Pacômio rezou com eles para esse Deus, sentindo já nas primeiras palavras ouvidas que esta seria a sua doutrina.  
O Evangelho o tocou de tal forma que ele se converteu e voltou para o Egito, onde recebeu o batismo. Depois, compartilhou durante sete anos a companhia de um ancião eremita de nome Palemon, que vivia dedicado à oração. A princípio o ancião não quis aceitá-lo a seu lado, porque sabia que a vida de solidão e orações não era nada fácil. Mas Pacômio estava determinado e convenceu-o de que deveria ficar. Um dia, durante suas caminhadas, Pacômio ouviu uma voz que lhe dizia para inaugurar ali, exatamente naquele lugar, um monastério onde receberia e acolheria muitos religiosos. Depois, apareceu-lhe um anjo que o ensinou como deveria organizar o monastério. Pacômio pôs-se a trabalhar arduamente e o deixou pronto. As profecias que ele ouviu se concretizaram e muitas pessoas se juntaram a ele. Monges, eremitas e religiosos de todos os lugares pediram admissão no monastério de Pacômio, que obteve a aprovação do bispo Atanásio, santo e doutor da Igreja. Inclusive seu irmão João, que distribuiu toda sua riqueza entre os pobres e uniu-se a ele.  
Com Pacômio nasceu a vida monástica, ou cenobítica no Egito, não mais com um chefe carismático que agregava ermitãos reunidos em pequenos grupos em torno de si, mas uma comunidade de religiosos, com regras precisas de vida em comum na oração, contemplação e trabalho, à exemplo dos primeiros apóstolos de Jesus. Pacômio abriu ainda mais oito mosteiros masculinos, um deles feminino, onde sua irmã foi a primeira abadessa (superiora). Sua fama de santidade espalhou-se pelo Egito e na Ásia Menor. Foi agraciado por Deus com o dom da profecia e morreu no ano de 347, vítima de uma peste que assolava o Egito, na época. Até o século XII havia ainda cerca de quinhentos monges da Ordem de São Pacômio. São Pacômio, o eremita, até hoje é considerado um dos representantes de Deus que mais prestaram serviço à Igreja.  
Santo Aquiles, Bispo de Larissa

Santo Aquiles de Lárissa foi um dos 318 bispos que participaram do Primeiro Concílio de Niceia. Era o metropolita de Lárissa, na Tessália (Grécia), e é lembrado principalmente por sua veemente defesa da Ortodoxia doutrinária durante o Concílio de Niceia e por um milagre que ele teria realizado como prova contra o arianismo. Tomando uma pedra, Aquiles chamou os arianos: 
“Se Cristo é uma criatura de Deus, como vocês afirmam, ordenem que óleo flua desta pedra”. 
Os heréticos se mantiveram calados, impressionados com o pedido de Santo Aquiles. Então, o santo continuou: 
“E se o Filho de Deus for igual ao Pai, como acreditamos, que flua então o óleo desta pedra!” E o óleo fluiu para espanto de todos. 
Santo Aquiles morreu em Lárissa em 330. Quando o Tsar Samuel da Bulgária conquistou a Tessália, ele transladou as relíquias de Aquiles para Prespa, especificamente para uma ilha num lago que foi posteriormente rebatizada em homenagem ao santo. 
Comemoração São Dimitri (Demétrius)

Dimitri foi assassinado aos oito anos, na cidade de Uglich, por um decreto expedido por Bóris Godunov. Após sua morte, Dimitri apareceu a um monge e previu com precisão a morte de Bóris Godunov. Inúmeros milagres foram operados no túmulo do Tsarevich (termo russo que significa “Príncipe Herdeiro”). Quando sua tumba foi aberta, quinze anos após sua morte, suas relíquias foram encontradas inteiras e incorruptas e foram solenemente enterradas na Igreja do Arcanjo Miguel, em Moscou. As circunstâncias da morte de Bóris Godunov valem a pena ser contadas. 
Gudonov tentou matar o Príncipe usando um veneno muito forte, mas que não fez efeito. Então, ele ordenou que a criança fosse decapitada publicamente. Não muito tempo depois, um falso “Dimitri" surgiu, alegando ser o Príncipe Herdeiro (Tsarevich), e reuniu um grande exército contra Godunov. Este foi levado a uma posição tão desesperada que tirou a própria vida por veneno, o "remédio" que ele pretendia dar para o verdadeiro Dimitri.

Oração Antes de Ler as Escrituras

Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém! 

Atos 18:22-28

Fragmento 41 – Naqueles dias, depois de visitar a Cesaréia, Paulo subiu a Jerusalém e saudou a igreja, e desceu a Antioquia. E, tendo demorado ali algum tempo, partiu, passando sucessivamente pela região da Galácia e da Frígia, fortalecendo a todos os discípulos. Ora, chegou a Éfeso certo judeu chamado Apolo, natural de Alexandria, homem eloquente e poderoso nas Escrituras. Era ele instruído no caminho do Senhor e, sendo fervoroso de espírito, falava e ensinava com precisão as coisas concernentes a Jesus, conhecendo, entretanto, somente o batismo de João. Ele começou a falar ousadamente na sinagoga; mas quando Priscila e Áquila o ouviram, levaram-no consigo e lhe expuseram com mais precisão o caminho de Deus. Querendo ele passar à Acáia, os irmãos o animaram e escreveram aos discípulos que o recebessem; e tendo ele chegado, auxiliou muito aos que pela graça haviam crido. Pois com grande poder refutava publicamente os judeus, demonstrando pelas escrituras que Jesus era o Cristo.

João 12:36-47

Fragmento 43 - Disse o Senhor aos Judeus que vieram ter com Ele: Enquanto tendes a luz, crede na luz, para que vos torneis filhos da luz. Havendo Jesus assim falado, retirou-se e escondeu-Se deles. E embora tivesse operado tantos sinais diante deles, não criam n’Ele; para que se cumprisse a palavra do Profeta Isaías:

“Senhor, quem creu em nossa pregação? E a quem foi revelado o braço do Senhor?” 

Por isso não podiam crer, porque, como disse ainda Isaías:

“Cegou-lhes os olhos e endureceu-lhes o coração, para que não vejam com os olhos e entendam com o coração, e se convertam, e Eu os cure”. 

Estas coisas disse Isaías, porque viu a Sua glória, e d’Ele falou. Contudo, muitos dentre as próprias autoridades creram n’Ele; mas por causa dos fariseus não O confessavam, para não serem expulsos da sinagoga; porque amaram mais a glória dos homens do que a glória de Deus.  Clamou Jesus, dizendo: Quem crê em Mim, crê, não em Mim, mas naquele que Me enviou.  E quem Me vê a Mim, vê Aquele que Me enviou.  Eu, que Sou a luz, vim ao mundo, para que todo aquele que crê em Mim não permaneça nas trevas. E, se alguém ouvir as Minhas palavras, e não as guardar, eu não o julgo; pois eu vim, não para julgar o mundo, mas para salvar o mundo.

† † †