terça-feira, 13 de maio de 2025

4ª Terça-feira da Páscoa

 
13 de Maio de 2025 (CC) / 30 de Abril (CE)
São Tiago, o Justo – Apóstolo e irmão de São João, o Teólogo († 42)
Santo Inácio (Brianchaninov), Bispo do Cáucaso e Stavropol (1867)
Tom 3






"Cristo ressuscitou dos mortos, 
Pisoteando a morte com Sua morte, 
E outorgando a vida 
Aos que jaziam nos sepulcros!"



O Santo Apóstolo Tiago, filho de Zebedeu, um dos 12 apóstolos, foi chamado por nosso Senhor Jesus Cristo para o serviço apostólico juntamente com seu irmão, o Apóstolo João, o teólogo. Foi para eles e para o santo Apóstolo Pedro, preeminentemente sobre os outros Apóstolos, que Jesus Cristo revelou Seus Divinos Mistérios: na Ressuscitação da Filha de Jairo, no Monte Tabor (na Transfiguração) e no Jardim do Getsêmani. 
São Tiago, depois da descida do Espírito Santo, pregou na Espanha e em outras terras, e depois retornou a Jerusalém. Ele ensinou abertamente e ousadamente sobre Jesus Cristo como o Salvador do mundo, e com as palavras da Sagrada Escritura, denunciou os fariseus e os escribas [eruditos], repreendendo-os por suas malícias de coração e incredulidades. 
Os judeus não tendo a capacidade de refutar o discurso apostólico,  contrataram o pseudo-filósofo e feiticeiro Hermógenes, para que ele entrasse em disputa com o Apóstolo e refutasse seus argumentos sobre Cristo como o Messias Prometido que veio ao mundo. O feiticeiro enviou ao Apóstolo seu discípulo Filipe, que se converteu à crença em Cristo. Então o próprio Hermógenes foi persuadido do poder de Deus, equeimou seus livros sobre magia, aceitou o santo Batismo e se tornou um verdadeiro seguidor de Cristo. 
Os incrédulos entre os judeus persuadiram Herodes Agripa (40-44) a prender o Apóstolo Tiago e condená-lo à morte. São Tiago ouviu calmamente a sentença de morte e continuou a dar testemunho de Cristo. Uma das falsas testemunhas contra o Apóstolo, cujo nome era Josias, ficou impressionada com a coragem de São Tiago. Ele creu na verdade das palavras sobre a vinda de Cristo, o Messias. Quando levaram o Apóstolo à execução, Josias caiu a seus pés, arrependendo-se de seu pecado e pedindo perdão. O Apóstolo o abraçou, deu-lhe um beijo e disse: 
"Paz e perdão sejam para ti". 
Então Josias confessou diante de todos sua fé em Cristo, e foi decapitado junto com São Tiago no ano 44 em Jerusalém.
Comemoração de Santo Inácio (Brianchaninov)
Ele nasceu em 1807 na aristocracia russa - seu pai era um rico cavalheiro provinciano. Desde muito cedo Santo Inácio se sentiu fortemente chamado para a vida monástica, mas naquela época era quase inédito para um nobre seguir esse caminho, e Dimitri (como era chamado no batismo) entrou na Escola Militar Pioneira em São Petersburgo. Lá ele se destacou e até atraiu a atenção do Grão-duque Nicholas Pavlovich, um evento que afetaria profundamente sua vida posterior.
Apesar de seu excelente histórico na academia, o jovem Dimitri ainda ansiava apenas pelas coisas de Deus. Em 1827 ele se formou na escola e foi comissionado como oficial do exército, mas logo adoeceu gravemente e recebeu uma dispensa. Isso provou ser providencial: quando recuperou a saúde, tornou-se imediatamente um noviço, morando em vários mosteiros diferentes e ficando sob os cuidados espirituais do Starets Leonid, um dos célebres padres do mosteiro de Optina. Em 1821 fez os votos monásticos e recebeu o nome de Inácio. Logo depois foi ordenado ao sacerdócio.
Logo depois que o recém-professo padre Inácio entrou na reclusão que procurava, o czar Nicolau I - o ex-grão-duque Nicolau - visitou a Escola Militar Pioneira e perguntou o que havia acontecido com o promissor cadete que conhecera alguns anos antes. Quando o czar soube que o ex-Dímitri era agora um monge, ele o procurou, elevou-o ao posto de Arquimandrita (aos 26 anos!) e o fez Superior do Mosteiro de São Sérgio em São Petersburgo. O czar Nicolau o instruiu a fazer do mosteiro um modelo para todas as comunidades religiosas russas. Embora desejasse apenas uma vida de solidão e oração, o novo arquimandrita dedicou-se conscientemente a cumprir o encargo do czar. O mosteiro de fato se tornou uma espécie de padrão para o monaquismo russo, e seu abade adquiriu muitos filhos espirituais, não apenas entre seus monges, mas também entre os leigos da capital.
Depois de vinte e quatro anos como superior do mosteiro, Santo Inácio foi elevado ao episcopado em 1857, primeiro como bispo de Stavropol, depois como bispo de Kavkaz. Apenas quatro anos depois (54 anos), ele renunciou e passou o resto de sua vida em reclusão no Mosteiro Nicolo-Babaevsky na diocese de Kostromo. Lá ele continuou o grande corpo de escritos espirituais pelos quais ele é bem conhecido. Suas obras impressas preenchem cinco volumes; destas, pelo menos duas grandes obras foram traduzidas para o inglês: Sobre a Oração de Jesus e A Arena: uma oferenda ao monaquismo contemporâneo. Ambos são joias da escrita espiritual, proveitosas para todo cristão ortodoxo sério.
Santo Inácio descansou em paz em 1867. Foi glorificado em 1988 pelo Patriarcado de Moscou, durante as celebrações do milênio daquele ano. Santos Andrei Rublev, Xenia de Petersburgo, Teófano o Recluso e outros foram glorificados nas mesmas observâncias.


Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!

Atos 10:21-33

Fragmento 25 - Naquela ocasião, descendo Pedro para junto dos homens que lhe foram enviados por Cornélio, disse: Eis que sou eu a quem procurais; qual é a causa por que estais aqui? E eles disseram: Cornélio, o centurião, homem justo e temente a Deus, e que tem bom testemunho de toda a nação dos judeus, foi avisado por um santo anjo para que te chamasse a sua casa, e ouvisse as tuas palavras. Então, chamando-os para dentro, os recebeu em casa. E no dia seguinte foi Pedro com eles, e foram com ele alguns irmãos de Jope. E no dia imediato chegaram a Cesaréia. E Cornélio os estava esperando, tendo já convidado os seus parentes e amigos mais íntimos. E aconteceu que, entrando Pedro, saiu Cornélio a recebê-lo, e, prostrando-se a seus pés o adorou. Mas Pedro o levantou, dizendo: Levanta-te, que eu também sou homem. E, falando com ele, entrou, e achou muitos que ali se haviam ajuntado. E disse-lhes: Vós bem sabeis que não é lícito a um homem judeu ajuntar-se ou chegar-se a estrangeiros; mas Deus mostrou-me que a nenhum homem chame comum ou imundo. Por isso, sendo chamado, vim sem contradizer. Pergunto, pois, por que razão mandastes chamar-me? E disse Cornélio: Há quatro dias estava eu em jejum até esta hora, orando em minha casa à hora nona. E eis que diante de mim se apresentou um homem com vestes resplandecentes, e disse: Cornélio, a tua oração foi ouvida, e as tuas esmolas estão em memória diante de Deus. Envia, pois, a Jope, e manda chamar Simão, o que tem por sobrenome Pedro; este está hospedado em casa de Simão o curtidor, junto do mar, e ele, vindo, te falará. E logo mandei chamar-te, e bem fizeste em vir. Agora, pois, estamos todos presentes diante de Deus, para ouvir tudo quanto por Deus te é mandado.

João 7:1-13

Fragmento 25 – Naquela época, Jesus andava pela Galileia, e já não queria andar pela Judéia, pois os judeus procuravam matá-lo. E estava próxima a festa dos judeus, a dos tabernáculos. Disseram-lhe, pois, seus irmãos: Sai daqui, e vai para a Judéia, para que também os teus discípulos vejam as obras que fazes. Porque não há ninguém que procure ser conhecido que faça coisa alguma em oculto. Se fazes estas coisas, manifesta-te ao mundo. Porque nem mesmo seus irmãos criam nele. Disse-lhes, pois, Jesus: Ainda não é chegado o meu tempo, mas o vosso tempo sempre está pronto. O mundo não vos pode odiar, mas ele me odeia a mim, porquanto dele testifico que as suas obras são más. Subi vós a esta festa; eu não subo ainda a esta festa, porque ainda o meu tempo não está cumprido. E, havendo-lhes dito isto, ficou na Galileia. Mas, quando seus irmãos já tinham subido à festa, então subiu ele também, não manifestamente, mas como em oculto. Ora, os judeus procuravam-no na festa, e diziam: Onde está ele? E havia grande murmuração entre a multidão a respeito dele. Diziam alguns: Ele é bom. E outros diziam: Não, antes engana o povo. Todavia ninguém falava dele abertamente, por medo dos judeus.

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