sábado, 5 de abril de 2025

5º Sábado da Grande Quaresma

05 de Abril de 2025 (CC) / 23 de Março (CE)
Sábado da 5ª Semana da Quaresma (Louvores à Mãe de Deus)
São Nikon e seus 199 discípulos, mártires (†273)
Jejum (Azeite é permitido)
Tom 7

 
No sábado da quinta semana da Grande Quaresma, a Santa Igreja proclama solenemente o canto orante do Akathisto , ou louvor de ação de graças à Santíssima Theotókos. Como resultado, o feriado em si é chamado de “Louvor à Santíssima Theotókos”. Este nome já era usado em antigas crônicas russas.
Acredita-se que o Akathisto à Mãe de Deus tenha surgido depois de 626, quando Constantinopla foi sitiada pelos persas. Durante o cerco, o povo buscou proteção nos templos de Deus, dia e noite implorando à Zelosa Intercessora para salvar sua cidade, e o Patriarca Sérgio carregava em seus braços um ícone da Santíssima Theotókos* ao longo das muralhas da cidade. Após a libertação milagrosa da cidade, este hino foi composto, glorificando a Mãe de Deus.
A base do Akathisto era o kondákion da Anunciação, que consistia em 24 ikos; Acredita-se que o Patriarca Sérgio de Constantinopla adicionou 12 heretismos a cada ikos, um após o outro (heretismos são as invocações “Rejubila-te…” (em grego), que são uma característica distintiva do Akathisto). O próprio kondákion apareceu um século antes e foi possivelmente composto por São Romano, o Melodista. Após a adição dos “heretismos”, o kondákion à Anunciação foi transformado em um hino de um novo gênero – o Akathisto (a palavra “akathisto” em si significa “não sedentário”, isto é, um canto de oração realizado em pé).
Mais tarde, no século VIII, durante o próximo resgate de Constantinopla (possivelmente após o cerco pelos árabes), surgiu o kondákion “À Chefe Escolhida…” , que inicialmente era um canto independente, mas depois se tornou parte do Akathisto. Assim, no século VIII, o Akathisto adquiriu sua forma moderna.
A Festa de Louvor à Mãe de Deus, no 5º Sábado da Grande Quaresma, surgiu no século IX e foi mencionada pela primeira vez no Grande Typicon da Igreja; Nas cartas monásticas (Studio e suas edições), o canto do Akathisto à Mãe de Deus é prescrito para esta festa. Há uma explicação de que a atribuição do Akathisto ao 5º sábado da Quaresma ocorreu depois que o serviço do Grande Cânone começou a ser realizado na quinta-feira. Ambos os serviços estão unidos por sua conexão histórica com Constantinopla: o serviço do Grande Cânone está conectado com a memória do terremoto , o Akathisto – com a libertação dos persas. Acontece que o serviço do Grande Cânone “puxou” para si o serviço do Akathisto, de modo que a 5ª semana foi formada como resultado – a convencional “Semana de Constantinopla”.
A Festa do Louvor da Mãe de Deus se tornou o aniversário histórico de Moscou. Templos dedicados a este feriado, à “Festa Patronal de Moscou", também apareceram nele.
Em gratidão pela salvação milagrosa de Moscou da invasão do Nogai Khan Sedi-Akhmet, São Jonas glorificou a Virgem Puríssima na principal igreja dedicada a Ela na Rússia. Na Catedral da Assunção, ele fundou uma capela de pedra em homenagem à festa do Louvor da Mãe de Deus. 
Foi na capela em homenagem ao Louvor que ocorreu o evento mais importante para a Igreja Russa: Ali foram eleitos os metropolitas russos e depois os patriarcas.
Hebreus 9:1-7
Lucas 10:38-42; 11:27-28
Observação
* Segundo a tradição atonita, este era o ícone da Mãe de Deus de Akathist Dionysiou (Mirra fluindo) . (No artigo de S. Snessoreva, dedicado à festa do Louvor da Mãe de Deus, é dito que o Patriarca Sérgio carregava um ícone da Mãe de Deus de Blaquerna em suas mãos ). 
Comemoração de São Nikon
São Nikon nasceu em Nápoles, na Itália. Seu pai era pagão e sua mãe cristã, de quem recebeu os ensinamentos e doutrina do Evangelho. Ainda jovem, se fez soldado e, muito rapidamente, se distinguiu entre os companheiros por sua valentia e disciplina. Porém, desejava intimamente levar a vida de um asceta, e para alcançar este objetivo iniciou uma viagem nas proximidades de Constantinopla. Fez uma breve estadia em Xios, onde recebeu o batismo, e dedicou sua vida às práticas ascetas e aos estudos da Sagrada Escritura. 
O bispo local, observando seus dons espirituais, o ordenou sacerdote e, pouco tempo depois, tornou-se abade de um monastério com 190 monges que ficaram então sob sua direção.   
Quando seus pais faleceram, Nikon e seus monges juntamente com mais nove pessoas, formavam uma devota comunidade e foram se estabelecer na Sicília. Contudo, foram perseguidos pelo governador da época que era idólatra. Todos os monges se opuseram ao governador e, por isso, foram presos, horrivelmente torturados e, finalmente, assassinados.

Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém! 

Hebreus 9:24-28

24 Pois Cristo não entrou num santuário feito por mãos, figura do verdadeiro, mas no próprio céu, para agora comparecer por nós perante a face de Deus; 25 nem também para se oferecer muitas vezes, como o sumo sacerdote de ano em ano entra no santo lugar com sangue alheio; 26 doutra forma, necessário lhe fora padecer muitas vezes desde a fundação do mundo; mas agora, na consumação dos séculos, uma vez por todas se manifestou, para aniquilar o pecado pelo sacrifício de si mesmo. 27 E, como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo depois o juízo, 28 assim também Cristo, oferecendo-se uma só vez para levar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para salvação. 

Marcos 8:27-31

27 E saiu Jesus com os seus discípulos para as aldeias de Cesárea de Filipe, e no caminho interrogou os discípulos, dizendo: Quem dizem os homens que eu sou? 28 Responderam-lhe eles: Uns dizem: João, o Batista; outros: Elias; e ainda outros: Algum dos profetas. 29 Então lhes perguntou: Mas vós, quem dizeis que eu sou? Respondendo, Pedro lhe disse: Tu és o Cristo. 30 E ordenou-lhes Jesus que a ninguém dissessem aquilo a respeito dele. 31 Começou então a ensinar-lhes que era necessário que o Filho do homem padecesse muitas coisas, que fosse rejeitado pelos anciãos e principais sacerdotes e pelos escribas, que fosse morto, e que depois de três dias ressurgisse.

† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário