sábado, 4 de junho de 2016

5º Sábado de Páscoa

04 de Junho de 2016 (CC) / 22 de Maio (CE)
Santo Mártir Basilisco († 308);
Santos Padres do 2º Concílio Ecumênico (381 dC)
Modo 4




São Basiliscos era natural da cidade de Amasia no Mar Negro, sobrinho de São Teodoro (17 de fevereiro). O Governador da Capadócia, Agrippas, ao tomar conhecimento de que Basiliscos era cristão, ordenou que fosse preso, submetendo-o a todo tipo de tortura para forçá-lo a abandonar sua fé. 
Os soldados o obrigaram a andar com sapatos de ferro e com pregos. Mas, Basiliscos manteve-se firme e inabalável, lembrando-se das palavras do apostolo Paulo: “Vigiai, estai firmes na fé; portai-vos varonilmente, e fortalecei-vos” 1 Coríntios 16:13 . 
Já na prisão, começou a rezar ao Senhor, dizendo que ele mesmo não era digno de que sua vida tivesse o mesmo fim que a dos santos mártires. Em Comana, ele foi decapitado, tendo o seu corpo jogado no rio. 
À noite, os fiéis cristãos levaram seu corpo do rio e o sepultaram com devoção e dignidade. Isto se deu durante o reinado de Diocleciano (284-308). Celebra-se em 22 de maio. 
Pelas intercessões do santo de Deus, Basilisco, ó Senhor nosso Deus, tem piedade de nós e salva-nós. Amém.3. 
O Segundo Concílio Ecumênico

Este Conselho foi convocado durante o reinado do Imperador Teodósio, o Grande, em Constantinopla, no ano 381 dC. O seu objetivo era confirmar o ensinamento Ortodoxo a respeito do Espírito Santo. Macedonius, Patriarca de Constantinopla, tinha erroneamente ensinado que o Espírito Santo era uma criatura de Deus e não uma Pessoa divina [hipóstase], e, portanto, não é igual ao Pai ou ao Filho, ou um em essência com eles na Santíssima Trindade. Macedonius foi condenado por este Consilho, e o ensino sobre o Espírito Santo foi adicionado ao Credo de Nicéia [Símbolo da Fé].  






Atos 15:35-41

35 Mas Paulo e Barnabé demoraram-se em Antioquia, ensinando e pregando com muitos outros a palavra do Senhor. 36 Decorridos alguns dias, disse Paulo a Barnabé: Tornemos a visitar os irmãos por todas as cidades em que temos anunciado a palavra do Senhor, para ver como vão. 37 Ora, Barnabé queria que levassem também a João, chamado Marcos. 38 Mas a Paulo não parecia razoável que tomassem consigo aquele que desde a Panfília se tinha apartado deles e não os tinha acompanhado no trabalho. 39 E houve entre eles tal desavença que se separaram um do outro, e Barnabé, levando consigo a Marcos, navegou para Chipre. 40 Mas Paulo, tendo escolhido a Silas, partiu encomendado pelos irmãos à graça do Senhor. 41 E passou pela Síria e Cilícia, fortalecendo as igrejas.  

João 10:27-38

27 As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu as conheço, e elas me seguem; 28 eu lhes dou a vida eterna, e jamais perecerão; e ninguém as arrebatará da minha mão. 29 Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las da mão de meu Pai. 30 Eu e o Pai somos um. 31 Os judeus pegaram então outra vez em pedras para o apedrejar. 32 Disse-lhes Jesus: Muitas obras boas da parte de meu Pai vos tenho mostrado; por qual destas obras ides apedrejar-me? 33 Responderam-lhe os judeus: Não é por nenhuma obra boa que vamos apedrejar-te, mas por blasfêmia; e porque, sendo tu homem, te fazes Deus. 34 Tornou-lhes Jesus: Não está escrito na vossa lei: Eu disse: Vós sois deuses? 35 Se a lei chamou deuses àqueles a quem a palavra de Deus foi dirigida (e a Escritura não pode ser anulada), 36 àquele a quem o Pai santificou, e enviou ao mundo, dizeis vós: Blasfemas; porque eu disse: Sou Filho de Deus? 37 Se não faço as obras de meu Pai, não me acrediteis. 38 Mas se as faço, embora não me creiais a mim, crede nas obras; para que entendais e saibais que o Pai está em mim e eu no Pai.

† † †   

Nenhum comentário:

Postar um comentário