terça-feira, 21 de junho de 2016

1ª Terça-feira Depois de Pentecostes

SEMANA DA SANTÍSSIMA TRINDADE
21 de Junho de 2016 (CC) / 08 de Junho (CE)
TSR do Megalomártir Theodoro, o General; 
Santas Monjas Melania e Marta de Calíope
Modo 7



O Santo Grande Mártir Teodoro Estratelates é comemorado em 8 de fevereiro e naquele dia sua vida é recontada. Entretanto, em 8 de junho se comemora o translado de suas relíquias de Heraklion para Euchaita.  
Antes de seu martírio, Santo Teodoro deixou as seguintes instruções em seu testamento para Varus seu servo:  
"Sepulte meu corpo em Euchaita na propriedade de meus ancestrais".  
Santo Anastásio do Sinai escreve a respeito do milagre do ícone de São Teodoro:  
Na cidade de Karsat próximo a Damasco, havia uma igreja dedicada a São Teodoro Estretelates. Quando os sarracenos conquistaram Damasco, um grupo de sarracenos tomou residência nesta igreja com suas esposas e filhos. Havia um afresco da imagem de São Teodoro na parede. Um dos sarracenos lançou uma flecha na imagem do santo na face. Imediatamente sangue fluiu da imagem. Logo depois daquilo o grupo inteiro de sarracenos pereceu na igreja. Santo Anastásio disse que ele esteve pessoalmente naquela igreja, viu a imagem do santo na parede e traços de sangue coagulado.  
Santa Melânia, a Anciã 
A três vezes abençoada Melânia Divas, era espanhola de origem e romana por cidadania, visto que filha do Cônsul Marcelino. Melânia casou com Max Valério, o qual provavelmente fora prefeito de Roma, e com este teve um filho por nome Publícola, o qual, mais tarde se tornaria senador e casaria com Albina, uma jovem cristã, mas que era filha de um sacerdote pagão. Desta união nascera a neta de santa Melânia, que herdou também seu nome, e mais tarde se tornou uma grande santa, ficando conhecida como Melânia, a Jovem (comemorada em 31 de dezembro). 
Tendo já secretamente a vocação Divina para a vida monástica, Melânia não hesitou em deixar seu filho com os tutores e foi prontamente para Alexandria, acompanhada de cinquenta jovens donzelas consagradas a Deus. Depois de vender seus bens, Melânia foi viver montanha de Nítria, se dedicando a peregrinar pelos desertos, visitando os santos eremitas que neles viviam e os ajudando em suas necessidades. 
Uma turbulência política em Alexandria atingiu doze bispos e outros santos que lhes eram amigos de Melânia, os quais foram perseguidos e banidos da cidade, e ela lhes prestou solidariedade e socorro. 
Melânia fundou um mosteiro em Jerusalém onde – com seus próprios recursos - abrigava os santos perseguidos e vítimas de infortúnio. Não somete isto, mas também com seu dinheiro ajudava igrejas, mosteiros e prisioneiros em toda a parte, na Pérsia, em Roma e por várias partes do mundo conhecido. Seu exemplo, inspirou seu filho e outros parentes que eram nobres, a serem ricos em generosidade, os quais, com os seus bens, a ajudavam em seu socorro aos pobres.




Romanos 1:1-7, 13-17

1 Paulo, servo de Jesus Cristo, chamado para ser apóstolo, separado para o evangelho de Deus, 2 que ele antes havia prometido pelos seus profetas nas santas Escrituras, 3 acerca de seu Filho, que nasceu da descendência de Davi segundo a carne, 4 e que com poder foi declarado Filho de Deus segundo o espírito de santidade, pela ressurreição dentre os mortos - Jesus Cristo nosso Senhor, 5 pelo qual recebemos a graça e o apostolado, por amor do seu nome, para a obediência da fé entre todos os gentios, 6 entre os quais sois também vós chamados para serdes de Jesus Cristo; 7 a todos os que estais em Roma, amados de Deus, chamados para serdes santos: Graça a vós, e paz da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo. 13 E não quero que ignoreis, irmãos, que muitas vezes propus visitar-vos (mas até agora tenho sido impedido), para conseguir algum fruto entre vós, como também entre os demais gentios. 14 Eu sou devedor, tanto a gregos como a bárbaros, tanto a sábios como a ignorantes. 15 De modo que, quanto está em mim, estou pronto para anunciar o evangelho também a vós que estais em Roma. 16 Porque não me envergonho do evangelho, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego. 17 Porque no evangelho é revelada, de fé em fé, a justiça de Deus, como está escrito: Mas o justo viverá da fé.   

Mateus 4:25-5:13

25 De sorte que o seguiam grandes multidões da Galiléia, de Decápolis, de Jerusalém, da Judéia, e dalém do Jordão. 1 Jesus, pois, vendo as multidões, subiu ao monte; e, tendo se assentado, aproximaram-se os seus discípulos, 2 e ele se pôs a ensiná-los, dizendo: 3 Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus. 4 Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados. 5 Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra. 6 Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça porque eles serão fartos. 7 Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia. 8 Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus. 9 Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus. 10 Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus. 11 Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguiram e, mentindo, disserem todo mal contra vós por minha causa. 12 Alegrai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram aos profetas que foram antes de vós. 13 Vós sois o sal da terra; mas se o sal se tornar insípido, com que se há de restaurar-lhe o sabor? para nada mais presta, senão para ser lançado fora, e ser pisado pelos homens.


† † †


ORAÇÃO AO ESPÍRITO SANTO

Ó Rei Celestial, Consolador, Espírito da Verdade, que estás presente em todo lugar e tudo preenches. Tesouro dos bens e Doador da Vida, vinde e habita em nós e purifica-nos de todas impurezas e salva, Ó Bondoso, as nossas almas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário