«Cristo ressuscitou dos mortos,
Pisoteando a morte com Sua morte,
E outorgando a vida
Aos que jaziam nos sepulcros!»
06 de Maio de 2017 (CC) / 23 de Abril (CE)
Santo Megalomártir, Glorioso e Vitorioso Jorge
Modo 2
Este santo, glorioso e vitorioso, nasceu na Capadócia, filho de pais ricos e virtuosos. Seu pai padeceu por Cristo e sua mãe, em seguida, mudou-se para a Palestina.
Quando Jorge cresceu, entrou para o exército, onde alcançou, em seu vigésimo ano, o posto de tribuno, e como tal, ele estava a serviço do Imperador Diocleciano. Quando Diocleciano começou sua terrível perseguição aos cristãos, Jorge se apresentou perante o Imperador e corajosamente confessou que era um cristão. O imperador o lançou na prisão e ordenou que amarassem seus pés e que uma pedra pesada fosse colocada sobre seu peito. Depois disso, o Imperador ordenou que Jorge fosse amarrado a uma roda cheia de grandes cravos, para que sua carne ficasse tomada de ferimentos. Logo aptos esta tortura, o santo foi enterrado em um buraco, tendo a cabeça exposta acima do chão, e ali ficou por três dias e três noites. Então a Jorge foi dado a beber um veneno mortal preparado por um mago. Porém, em meio a todos estes sofrimentos, Jorge continuamente orava a Deus, e Deus o curou imediatamente e o salvou da morte, para grande espanto do povo.
Jorge também ressuscitou um homem morto através de suas orações, e muitos aceitaram a fé cristã. Entre estes estavam Alexandra, a esposa do Imperador Diocleciano, o sacerdote-chefe pagão, o agricultor Glycerius e Valerius, Donatus e Therinus. Finalmente, o Imperador ordenou que Jorge e sua própria esposa, Alexandra, fossem decapitados. a bendita Alexandra morreu no cadafalso antes de ser decapitada, e São Jorge foi decapitado no ano 303 dC.
Os milagres que ocorreram sobre a sepultura de São Jorge são incontáveis. Numerosas são suas aparições, tanto em sonhos e abertamente, para aqueles que, desde aquela época até hoje, o tem invocado e implorado sua ajuda.
Inflamados no amor de Cristo, o Senhor, por causa desse amor, não foi difícil para Jorge, deixar tudo: posição, riqueza, honra imperial, seus amigos e o mundo inteiro. Por este amor, o Senhor recompensou com uma riqueza de glória imperecível no céu e na terra, e com a vida eterna em Seu reino. Além disso, o Senhor concedeu-lhe o poder e autoridade para ajudar todos aqueles que nas aflições e dificuldades o honram e invocam o seu nome.
Tropárion de São Jorge Modo 4
Libertador dos cativos, providência dos pobres, / médico dos doentes, aliado dos reis, /ó grande e glorioso mártir São Jorge, // roga a Cristo Deus pela salvação de nossas almas!
Leituras Comemorativas
Lucas 12:2-12 (Matinas)
Atos 12:1-11
João15:17-16:2
Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!
Atos 9:19-31
19 E, tendo tomado alimento, ficou fortalecido. Depois demorou- se alguns dias com os discípulos que estavam em Damasco; 20 e logo nas sinagogas pregava a Jesus, que este era o filho de Deus. 21 Todos os seus ouvintes pasmavam e diziam: Não é este o que em Jerusalém perseguia os que invocavam esse nome, e para isso veio aqui, para os levar presos aos principais sacerdotes? 22 Saulo, porém, se fortalecia cada vez mais e confundia os judeus que habitavam em Damasco, provando que Jesus era o Cristo. 23 Decorridos muitos dias, os judeus deliberaram entre si matá-lo. 24 Mas as suas ciladas vieram ao conhecimento de Saulo. E como eles guardavam as portas de dia e de noite para tirar-lhe a vida, 25 os discípulos, tomando-o de noite, desceram-no pelo muro, dentro de um cesto. 26 Tendo Saulo chegado a Jerusalém, procurava juntar-se aos discípulos; mas todos o temiam, não crendo que fosse discípulo. 27 Então Barnabé, tomando-o consigo, o levou aos apóstolos, e lhes contou como no caminho ele vira o Senhor e que este lhe falara, e como em Damasco pregara ousadamente em nome de Jesus. 28 Assim andava com eles em Jerusalém, entrando e saindo 29 e pregando ousadamente em nome do Senhor. Falava e disputava também com os helenistas; mas procuravam matá-lo. 30 Os irmãos, porém, quando o souberam, acompanharam-no até Cesaréia e o enviaram a Tarso. 31 Assim, pois, a igreja em toda a Judéia, Galileia e Samaria, tinha paz, sendo edificada, e andando no temor do Senhor; e, pelo auxílio do Espírito Santo, se multiplicava.
João 15:17-16:2
17 Isto vos mando: que vos ameis uns aos outros. 18 Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós, me odiou a mim. 19 Se fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu; mas, porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos odeia. 20 Lembrai-vos da palavra que eu vos disse: Não é o servo maior do que o seu senhor. Se a mim me perseguiram, também vos perseguirão a vós; se guardaram a minha palavra, guardarão também a vossa. 21 Mas tudo isto vos farão por causa do meu nome, porque não conhecem aquele que me enviou. 22 Se eu não viera e não lhes falara, não teriam pecado; agora, porém, não têm desculpa do seu pecado. 23 Aquele que me odeia a mim, odeia também a meu Pai. 24 Se eu entre eles não tivesse feito tais obras, quais nenhum outro fez, não teriam pecado; mas agora, não somente viram, mas também odiaram tanto a mim como a meu Pai. 25 Mas isto é para que se cumpra a palavra que está escrita na sua lei: Odiaram-me sem causa. 26 Quando vier o Ajudador, que eu vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da verdade, que do Pai procede, esse dará testemunho de mim; 27 e também vós dareis testemunho, porque estais comigo desde o princípio. 1 Tenho-vos dito estas coisas para que não vos escandalizeis. 2 Expulsar-vos-ão das sinagogas; ainda mais, vem a hora em que qualquer que vos matar julgará prestar um serviço a Deus.
† † †
COMENTÁRIO
“Pelo Caminho do Amor, Também Nós Podemos Ascender Até Cristo”
Exultemos, amadíssimos, com júbilo espiritual e, alegrando-nos diante de Deus com uma digna ação de graças, elevemos livremente os olhos do coração para aquelas alturas onde se encontra Cristo. Que os desejos terrenos não consigam deprimir a quem tem vocação de sublimidade, nem as coisas perecedoras atraiam àqueles que estão predestinados às eternas; que os incentivos enganadores não atrasem aos que têm empreendido o caminho da verdade. Pois de tal maneira os fiéis hão de passar por estas coisas temporais que se considerem como peregrinos no vale deste mundo, no qual, ainda que certas comodidades os adulem, não se entregarão a elas de forma incontrolável, mas superá-las com valentia.
A tal devoção realmente nos estimula o Apóstolo Pedro. Ele, situado na linha daquela dileção que sentiu renascer em seu coração a sombra da trina profissão de amor ao Senhor, que lhe capacita para apascentar o rebanho de Cristo, nos faz esta recomendação: Queridos irmãos, vos recomendo que vos aparteis dos desejos carnais, que combatem em vós. Pelas ordens de quem, senão as do diabo, vos combatem os desejos carnais? Ele se empenha em submeter aos deleites dos bens corruptíveis as almas que tendem aos bens do céu, tratando de afastá-las das sedes das quais ele foi precipitado. Contra suas insídias deve todo fiel vigiar com sabedoria, para que consiga repelir ao seu inimigo servindo-se de sua própria tentação.
Queridos irmãos, nada há de mais eficaz contra os enganos do diabo do que a benignidade da misericórdia e a generosidade da caridade, pela qual se evita ou vence qualquer pecado. Porém, a sublimidade desta virtude não se consegue sem antes eliminar o que lhe é contrário. E existe algo mais contrário à misericórdia e às obras de caridade do que a avareza, de cuja raiz procede o germe de todos os males? Pelo que, se não se contém a avareza em seus próprios incentivos, é inevitável que no campo do coração – daquele em quem a planta deste mal cresce com toda pujança – nasçam mais os espinhos e abrolhos dos vícios do que alguma semente de uma autêntica virtude.
Resistamos, pois, amadíssimos, a este pestífero mal e cultivemos a caridade, sem a qual nenhuma virtude pode resplandecer. De maneira que por este caminho do amor, que Cristo percorreu para descer até nós, possamos também nós subir até ele. A ele a honra e a glória, juntamente com o Pai e o Espírito Santo, pelos séculos dos séculos. Amém.
São Leão, o Grande, Papa de Roma (séc. V)
† † †
Nenhum comentário:
Postar um comentário