domingo, 21 de maio de 2017

Domingo do Cego de Nascença



«Cristo ressuscitou dos mortos, 
Pisoteando a morte com Sua morte, 
E outorgando a vida 
Aos que jaziam nos sepulcros!»


6º DOMINGO DA PÁSCOA
21 de Maio de 2017 (CC) / 08 de Maio (CE)
Santo Apóstolo e Evangelista João, o Teólogo; Arsênio, o Grande; Arsênio, Trabalhador; Pímen, o Jejuador de Pechersk; Traslado das Santas Relíquias de Arsênio de Nóvgorod; Zósimas e Adriano de Volokolamsk; Milagre da Mãe De Deus em Casiopia; 
Comemoração da Emanação do Maná da Tumba de São João, o Teólogo.
Modo 5



São João, filho de Zebedeu e de Salomé, irmão de Tiago Maior, de profissão pescador, originário de Betsaida, como Pedro e André, ocupa um lugar de primeiro plano no elenco dos Apóstolos. O Autor do Quarto Evangelho e do Apocalipse, será classificado pelo Sinédrio como indouto e inculto. No entanto, o leitor, mesmo que leia superficialmente os seus escritos, percebe não só o arrojo do pensamento, mas também a capacidade de revestir com criativas imagens literárias os sublimes pensamentos de Deus. A voz do juiz divino é como o mugido de muitas águas. João é sempre o homem da elevação espiritual, mais inclinado à contemplação que à ação. É a águia que desde o primeiro bater das asas se eleva às vertiginosas alturas do Mistério Trinitário: 

“No princípio de tudo, aquele que é a Palavra já existia. Ele estava com Deus e ele mesmo era Deus.” 

Ele está entre os mais íntimos de Jesus e nas horas mais solenes de sua vida João está perto. Está a seu lado na hora da ceia, durante o processo, e único entre os Apóstolos, que assiste à Sua morte junto com Maria. 

Mas, contrariamente a tudo o que possam fazer pensar as representações da arte, João não era um homem fantasioso e delicado. Bastaria o apelido jocoso que o Mestre impôs a ele e a seu irmão Tiago: “Filhos do trovão” para nos indicar um temperamento vivaz e impulsivo, alheio a compromissos e hesitações, até aparecendo intolerante e cáustico. No seu Evangelho designa a si mesmo simplesmente como “o discípulo a quem Jesus amava.” Também se não nos é dado indagar sobre o segredo desta inefável amizade, podemos adivinhar uma certa analogia entre a alma do Filho do homem e a do filho do trovão, pois Jesus veio à terra não só trazer a paz, mas, também, o fogo. 

Após a ressurreição, João está quase constantemente ao lado de Pedro. Paulo, na Epístola aos Gálatas, fala de Pedro, Tiago e João como colunas da Igreja. No Apocalipse, João diz que foi perseguido e degredado para a Ilha de Patmos “por causa da palavra de Deus e do testemunho de Jesus Cristo”. 

Conforme uma tradição unânime, ele viveu em Éfeso em companhia de Maria, e sob o Imperador Domiciano foi colocado dentro de uma caldeira com óleo a ferver, mas, saiu ileso e com a glória de ter dado testemunho. Depois do exílio de Patmos voltou definitivamente para Éfeso, onde exortava continuamente os fiéis ao amor fraterno, resultando em três cartas, acolhidas entre os textos sagrados, assim como o Apocalipse e o Evangelho. Morreu carregado de anos em Éfeso durante o império de Trajano (98-117), onde foi sepultado.


Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém! 

MATINAS (VIII)

João 20:11-18

11 Maria, porém, estava em pé, diante do sepulcro, a chorar. Enquanto chorava, abaixou-se a olhar para dentro do sepulcro, 12 e viu dois anjos vestidos de branco sentados onde jazera o corpo de Jesus, um à cabeceira e outro aos pés. 13 E perguntaram-lhe eles: Mulher, por que choras? Respondeu- lhes: Porque tiraram o meu Senhor, e não sei onde o puseram. 14 Ao dizer isso, voltou-se para trás, e viu a Jesus ali em pé, mas não sabia que era Jesus. 15 Perguntou-lhe Jesus: Mulher, por que choras? A quem procuras? Ela, julgando que fosse o jardineiro, respondeu-lhe: Senhor, se tu o levaste, dize-me onde o puseste, e eu o levarei. 16 Disse-lhe Jesus: Maria! Ela, virando-se, disse-lhe em hebraico: Raboni! - que quer dizer, Mestre. 17 Disse-lhe Jesus: Deixa de me tocar, porque ainda não subi ao Pai; mas vai a meus irmãos e dize-lhes que eu subo para meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus. 18 E foi Maria Madalena anunciar aos discípulos: Vi o Senhor! - e que ele lhe dissera estas coisas.

LITURGIA

1ª Antífona


1. Aclama a Deus, terra inteira!
Pelas orações da Mãe de Deus, Salva-nos, Senhor!

2. Canta a glória do Seu Nome, dá glória ao Seu louvor.
Pelas orações da Mãe de Deus, Salva-nos, Senhor!

3 Diz a Deus: quão temível És Tu em Tuas obras; pela grandeza de Teu poder se submeterão a Ti os Teus inimigos!
Pelas orações da Mãe de Deus, Salva-nos, Senhor!

4. Diante de Ti toda a terra se prostre e Te cante louvores.

Glória ao Pai  e ao Filho e ao Espírito Santo...
Eternamente agora e sempre, pelos séculos dos séculos. Amém.

2ª Antífona

1. Que Deus tenha misericórdia de nós e nos abençoe, que faça brilhar sobre nós a Sua face.
Salva-nos ó Filho de Deus, que ressuscitaste dentre os mortos, a nós que a Ti cantamos: aleluia!

2. Para que se conheça na terra o Teu caminho, e em todas as nações a Tua salvação.
Salva-nos ó Filho de Deus...

3. Louvem-Te, ó Deus os povos, louvem-Te os povos todos!
Salva-nos ó Filho de Deus...

4. Que Deus nos abençoe e O temam todas as extremidades da terra!
Salva-nos ó Filho de Deus...

Glória aoPai e ao Filho e ao Espírito Santo, agora e sempre, pelos séculos dos séculos. Amém!

Ó Filho Unigênito e Verbo de Deus...

3ª Antífona

1. Que Deus se levante e Seus inimigos sejam vencidos, que Seus adversários fujam diante de Sua face.
Cristo ressuscitou dos mortos, e venceu a morte pela morte; e aos que estavam no túmulo, Cristo deu a vida!

2. Tal como o fumo se dissipa, assim eles sejam dispersos, à semelhança da cera que se derrete diante do fogo.
Cristo ressuscitou dos mortos...

3. Pereçam os ímpios em face de Deus, rejubilem os justos, em Sua Presença.
Cristo ressuscitou dos mortos...

4. Este é o dia que o Senhor fez, exultemos e alegremo-nos, n'Ele!
Cristo ressuscitou dos mortos...

Glória ao †Pai e ao Filho e ao Espírito Santo, agora e sempre, pelos séculos dos séculos. Amém!

Tropárion Da Ressurreição
Glorifiquemos fiéis, e adoremos o Verbo Divino, / Eterno com o Pai e o Espírito Santo, / nascido da Virgem para a nossa salvação; / pois, em Sua carne, deixou-Se suspender na cruz, // padecer a morte e ressuscitar dos mortos pela sua gloriosa ressurreição. 

Kondákion Da Ressurreição
Desceste ao Hades, ó Salvador meu, rompendo suas portas, / Tu que És Todo-poderoso, levantaste Contigo os mortos, ó Criador, / destruíste, ó Cristo, o aguilhão da morte e libertaste também Adão da maldição, Tu que amas a humanidade. // Por isso, clamamos, Senhor, salva-nos! 

Theotókion
Rejubila-te, ó Mãe de Deus, porta do Senhor! / Rejubila-te, amparo e proteção para os que te procuram! / Rejubila-te, ó noiva, que em teu ventre geraste teu Criador e Deus! / Roga, sem cessar, por aqueles que glorificam // O que nasceu de ti.

Cântico De Entrada
Bendizei a Deus nas vossas assembleias, / bendizei ao Senhor, filhos de Israel! (3x)

Salva-nos ó Filho de Deus...

Os anjos nos céus, ó Cristo Salvador, / cantam à Tua ressurreição. / Concede-nos, a nós que estamos na terra, // de Te glorificar com um coração puro.

Tropário do Apóstolo São João Modo 2
Apóstolo predileto do Cristo Deus, / apressa-te em ajudar um povo sem defesa. / Aquele que te concedeu reclinar a cabeça sobre o Seu peito, / te acolha aos seus pés a fim de interceder por nós. / O Teólogo, suplica-lhe para que dissipe a nuvem persistente do paganismo / e pede por nós a paz e uma misericórdia abundante».

Kondákion Do Cego
Privado dos olhos da alma, recorro a Ti, ó Cristo, / como o cego de nascimento, / clamando com arrependimento: // «Tu És a Luz Resplandecente para os que estão nas trevas.»

Kondákion Da Páscoa Modo 2
Tendo descido ao túmulo, ó Imortal / Tu destruíste o poderio do inferno / e levantaste-Te como Vencedor, ó Cristo Deus/ Tu que disseste às mulheres Miróforas: rejubilai! / E aos apóstolos dás a paz / Tu que ressuscitas àqueles que sucumbiram.

Kondákion do Apóstolo Modo 2
Quem pode relatar as tuas obras poderosas, ó virgem Apóstolo? / Pois tu operas milagres e fazes fluir curas, / e também oras por nossas almas, / pois, és teólogo e amigo de Cristo.

Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo...

Kondákion De São Mateus Modo 4
Deixando os laços com a Alfândega para adquirir o jugo da Justiça, / Tu te revelaste um excelente comerciante, rico da Sabedoria do Alto. / Proclamaste a Palavra da Verdade / e pela narrativa da hora do Juízo // despertaste as almas indolentes.

Agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém

Trisagion
Vós todos os que fostes batizados em Cristo...

Prokímenon

Tu, Senhor, nos guardarás e nos preservarás 
Desta geração e para sempre! 

Salva-me, Senhor, porque o justo desapareceu,
Pois, a verdade se extinguiu entre os filhos dos homens. 

Atos 16:16-34

16 Ora, aconteceu que quando íamos ao lugar de oração, nos veio ao encontro uma jovem que tinha um espírito adivinhador, e que, adivinhando, dava grande lucro a seus senhores. 17 Ela, seguindo a Paulo e a nós, clamava, dizendo: São servos do Deus Altíssimo estes homens que vos anunciam um caminho de salvação. 18 E fazia isto por muitos dias. Mas Paulo, perturbado, voltou- se e disse ao espírito: Eu te ordeno em nome de Jesus Cristo que saias dela. E na mesma hora saiu. 19 Ora, vendo seus senhores que a esperança do seu lucro havia desaparecido, prenderam a Paulo e Silas, e os arrastaram para uma praça à presença dos magistrados. 20 E, apresentando-os aos magistrados, disseram: Estes homens, sendo judeus, estão perturbando muito a nossa cidade. 21 e pregam costumes que não nos é lícito receber nem praticar, sendo nós romanos. 22 A multidão levantou-se à uma contra eles, e os magistrados, rasgando-lhes os vestidos, mandaram açoitá-los com varas. 23 E, havendo-lhes dado muitos açoites, os lançaram na prisão, mandando ao carcereiro que os guardasse com segurança. 24 Ele, tendo recebido tal ordem, os lançou na prisão interior e lhes segurou os pés no tronco. 25 Pela meia-noite Paulo e Silas oravam e cantavam hinos a Deus, enquanto os presos os escutavam. 26 De repente houve um tão grande terremoto que foram abalados os alicerces do cárcere, e logo se abriram todas as portas e foram soltos os grilhões de todos. 27 Ora, o carcereiro, tendo acordado e vendo abertas as portas da prisão, tirou a espada e ia suicidar-se, supondo que os presos tivessem fugido. 28 Mas Paulo bradou em alta voz, dizendo: Não te faças nenhum mal, porque todos aqui estamos. 29 Tendo ele pedido luz, saltou dentro e, todo trêmulo, se prostrou ante Paulo e Silas 30 e, tirando-os para fora, disse: Senhores, que me é necessário fazer para me salvar? 31 Responderam eles: Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa. 32 Então lhe pregaram a palavra de Deus, e a todos os que estavam em sua casa. 33 Tomando-os ele consigo naquela mesma hora da noite, lavou- lhes as feridas; e logo foi batizado, ele e todos os seus. 34 Então os fez subir para sua casa, pôs-lhes a mesa e alegrou- se muito com toda a sua casa, por ter crido em Deus.

Aleluia

Aleluia, aleluia, aleluia!
Avança vitoriosamente 
E reina por meio da verdade, da mansidão e da justiça,
E tua destra te conduzirá a coisas maravilhosas.

Aleluia, aleluia, aleluia!
Amaste a justiça e aborreceste a iniquidade;
Por isso o Senhor teu Deus te ungiu com óleo de alegria,
De preferência aos teus companheiros.

Aleluia, aleluia, aleluia!

João 9:1-38

1 E passando Jesus, viu um homem cego de nascença. 2 Perguntaram-lhe os seus discípulos: Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego? 3 Respondeu Jesus: Nem ele pecou nem seus pais; mas foi para que nele se manifestem as obras de Deus. 4 Importa que façamos as obras daquele que me enviou, enquanto é dia; vem a noite, quando ninguém pode trabalhar. 5 Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo. 6 Dito isto, cuspiu no chão e com a saliva fez lodo, e untou com lodo os olhos do cego, 7 e disse-lhe: Vai, lava-te no tanque de Siloé (que significa Enviado). E ele foi, lavou-se, e voltou vendo. 8 Então os vizinhos e aqueles que antes o tinham visto, quando mendigo, perguntavam: Não é este o mesmo que se sentava a mendigar? 9 Uns diziam: É ele. E outros: Não é, mas se parece com ele. Ele dizia: Sou eu. 10 Perguntaram-lhe, pois: Como se te abriram os olhos? 11 Respondeu ele: O homem que se chama Jesus fez lodo, untou-me os olhos, e disse-me: Vai a Siloé e lava-te. Fui, pois, lavei-me, e fiquei vendo. 12 E perguntaram-lhe: Onde está ele? Respondeu: Não sei. 13 Levaram aos fariseus o que fora cego. 14 Ora, era sábado o dia em que Jesus fez o lodo e lhe abriu os olhos. 15 Então os fariseus também se puseram a perguntar-lhe como recebera a vista. Respondeu-lhes ele: Pôs-me lodo sobre os olhos, lavei-me e vejo. 16 Por isso alguns dos fariseus diziam: Este homem não é de Deus; pois não guarda o sábado. Diziam outros: Como pode um homem pecador fazer tais sinais? E havia dissensão entre eles. 17 Tornaram, pois, a perguntar ao cego: Que dizes tu a respeito dele, visto que te abriu os olhos? E ele respondeu: É profeta. 18 Os judeus, porém, não acreditaram que ele tivesse sido cego e recebido a vista, enquanto não chamaram os pais do que fora curado, 19 e lhes perguntaram: É este o vosso filho, que dizeis ter nascido cego? Como, pois, vê agora? 20 Responderam seus pais: Sabemos que este é o nosso filho, e que nasceu cego; 21 mas como agora vê, não sabemos; ou quem lhe abriu os olhos, nós não sabemos; perguntai a ele mesmo; tem idade; ele falará por si mesmo. 22 Isso disseram seus pais, porque temiam os judeus, porquanto já tinham estes combinado que se alguém confessasse ser Jesus o Cristo, fosse expulso da sinagoga. 23 Por isso é que seus pais disseram: Tem idade, perguntai-lho a ele mesmo. 24 Então chamaram pela segunda vez o homem que fora cego, e lhe disseram: Dá glória a Deus; nós sabemos que esse homem é pecador. 25 Respondeu ele: Se é pecador, não sei; uma coisa sei: eu era cego, e agora vejo. 26 Perguntaram-lhe pois: Que foi que te fez? Como te abriu os olhos? 27 Respondeu-lhes: Já vo-lo disse, e não atendestes; para que o quereis tornar a ouvir? Acaso também vós quereis tornar-vos discípulos dele? 28 Então o injuriaram, e disseram: Discípulo dele és tu; nós porém, somos discípulos de Moisés. 29 Sabemos que Deus falou a Moisés; mas quanto a este, não sabemos donde é. 30 Respondeu-lhes o homem: Nisto, pois, está a maravilha: não sabeis donde ele é, e entretanto ele me abriu os olhos; 31 sabemos que Deus não ouve a pecadores; mas, se alguém for temente a Deus, e fizer a sua vontade, a esse ele ouve. 32 Desde o princípio do mundo nunca se ouviu que alguém abrisse os olhos a um cego de nascença. 33 Se este não fosse de Deus, nada poderia fazer. 34 Replicaram-lhe eles: Tu nasceste todo em pecados, e vens nos ensinar a nós? E expulsaram-no. 35 Soube Jesus que o haviam expulsado; e achando-o perguntou- lhe: Crês tu no Filho do homem? 36 Respondeu ele: Quem é, senhor, para que nele creia? 37 Disse-lhe Jesus: Já o viste, e é ele quem fala contigo. 38 Disse o homem: Creio, Senhor! E o adorou.

Hino À Virgem
O Anjo exclamou à Cheia de Graça: / “Virgem Pura, rejubila. / De novo digo, rejubila. / Teu Filho ressuscitou do Túmulo, ao terceiro dia". / Resplandece, resplandece, ó nova Jerusalém, / Pois a Glória do Senhor / Brilhou sobre Ti. / Exulta agora e alegra-Te Sião. / E Tu, ó Mãe de Deus Toda Pura, / Rejubila na Ressurreição de Teu Filho. 


† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário