São Sisoé, que viveu no século V, foi um monge no deserto do Egito onde brilhou por sua espiritualidade, suas qualidades intelectuais, humildade e filantropia. Seu nome se propagou rapidamente entre os fiéis, e recorriam a ele para pedir sua benção e buscar seus conselhos espirituais. Abaixo, alguns de seus ensinamentos:
Um irmão, ao ter sido maltratado, levantou-se e veio ao Pai Sisoé e disse:
«Meu irmão me maltratou e eu quero vingar-me». Então, o pai Sisoé lhe suplicou:
«Não, meu filho, isto não cabe a ti, mas a Deus!» Mas ele insistiu:
«Não descansarei até que me vingue dele». Então o pai Sisoé lhe disse:
«Vem, vamos rezar juntos!» E começou a dizer:
«Senhor, já não necessitamos mais de tua Providência, nem de teu cuidado para conosco; já não És o nosso auxílio, pois este nosso irmão quer depender de si próprio, seguir sua própria vontade e vingar-se de seu irmão». Ao ouvir isso, o irmão caiu aos pés do pai e lhe disse:
«Perdoe-me, pai, pois já não quero a vingança».
Algumas pessoas perguntaram ao pai Sisoé:
«Se um irmão cai, não deve ele arrepender-se por um ano inteiro?» Disse pai Sisoé: «Isso é muito duro”.
Disseram-lhe, então: “Seis meses, é suficiente?» E o Pai contestou:
«É muito!»
E, mais uma vez, disseram: «Quarenta dias, então?»
Ele disse: «É muita coisa». Replicaram então:
«Mas, como? Tendo caído em pecado, pode participar de imediato, com os irmãos, na Liturgia?»
O pai respondeu:
«Não. Mas pouco tempo é suficiente para se arrepender. Creio que, quando o homem se arrepende de todo o seu coração, Deus o aceita e o perdoa».
Um irmão perguntou ao pai Sisoé:
«Tendo caído, o que devo fazer, pai?» Disse o pai:
«Levanta-te, pois!»
O irmão disse:
«Eu tinha me levantado, mas voltei a cair de novo».
Disse o pai:
«Levante-te novamente!»
Disse então o irmão: «E até quando?»
O pai Sisoé respondeu:
«Até você morrer, porque o homem está exposto a queda, mas não têm que desesperar-se da misericórdia de Deus».
Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!
Mateus 14:35-15:11
E, quando os homens daquele lugar o conheceram, mandaram por todas aquelas terras em redor e trouxeram-lhe todos os que estavam enfermos. E rogavam-lhe que ao menos eles pudessem tocar a orla da sua roupa; e todos os que a tocavam ficavam sãos. Então chegaram ao pé de Jesus uns escribas e fariseus de Jerusalém, dizendo: Por que transgridem os teus discípulos a tradição dos anciãos? pois não lavam as mãos quando comem pão. Ele, porém, respondendo, disse-lhes: Por que transgredis vós, também, o mandamento de Deus pela vossa tradição? Porque Deus ordenou, dizendo: Honra a teu pai e a tua mãe; e: Quem maldisser ao pai ou à mãe, certamente morrerá. Mas vós dizeis: Qualquer que disser ao pai ou à mãe: É oferta ao Senhor o que poderias aproveitar de mim; esse não precisa honrar nem a seu pai nem a sua mãe, E assim invalidastes, pela vossa tradição, o mandamento de Deus. Hipócritas, bem profetizou Isaías a vosso respeito, dizendo: Este povo se aproxima de mim com a sua boca e me honra com os seus lábios, mas o seu coração está longe de mim. Mas, em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos dos homens. E, chamando a si a multidão, disse-lhes: Ouvi, e entendei: O que contamina o homem não é o que entra na boca, mas o que sai da boca, isso é o que contamina o homem.
† † †
Nenhum comentário:
Postar um comentário