Este grande arcanjo de Deus é celebrado em 26 de março. Neste dia, porém, ele é celebrado e homenageado por suas aparições e milagres em toda a história da salvação do homem. Acredita-se que esta celebração foi estabelecida pela primeira vez no Monte Athos, no século IX, durante o reinado do Imperador e da Imperatriz Basílio Constantino Porphyrogenitus e do Patriarca Nicholas Chrysoverges, por ocasião do aparecimento do arcanjo Gabriel em uma célula perto de Karyes, onde ele escreveu em uma tabuleta de pedra com o dedo, o hino à Parturiente de Deus: "Digno é justo," (Jest Dostojno Axion Estin). Como resultado disso, ainda hoje, esta célula é chamado a célula do "Axion Estin".
Tal como essa, outras aparições do Arcanjo Gabriel também são comemoradas:
1. O aparecimento a Moisés enquanto estava cuidando do rebanho de Jetro,
2. Intermediando as relações de Moisés com Deus, como por exemplo no relato da Criação que Moisés registrou no Gênesis;
3. Sua aparição ao profeta Daniel revelando-lhe o mistério dos reinos futuros e da vinda do Salvador;
4. Sua aparição a Santa Ana e a promessa de que ela vai dar à luz uma filha, a Bem-aventurada e Toda Pura e Santa Virgem Maria;
5. A aparição muito breve à Virgem Santa, enquanto esta vivia no Templo de Jerusalém;
6. Sua aparição a Zacarias, o Sumo Sacerdote e as notícias sobre o nascimento de João, o Precursor, e da severa punição de Zacarias tornando-o surdo-mudo, porque não creu nas suas palavras;
7. O aparecimento à Virgem Santa de Nazaré anunciando-a da boa notícia da concepção e do nascimento do Senhor Jesus Cristo;
8. A aparição ao Justo José;
9. A aparição aos pastores perto de Belém;
10. A aparição ao próprio Senhor no Jardim do Getsêmane, fortalecendo a natureza humana de nosso Senhor antes de sua paixão;
11. A aparição às mulheres portadoras de mirra e assim por diante.
Os Anjos são superiores ao homem em sua força espiritual, sendo, porém, limitados em sua sabedoria – só Deus é onipotente e onisciente. Nosso Senhor Jesus Cristo falou muitas vezes sobre dos Anjos. Segundo ele, os Anjos levaram a alma do mendigo Lázaro ao seio de Abraão (Lc 16,22).
Nas Escrituras Sagradas alguns Anjos possuem nomes próprios:
O nome Gabriel significa «Força de Deus». É mencionado pelo Profeta Daniel e também pelo Evangelista São Lucas (Dn 8,16; 9,21 e Lc 1,19-26). O nome do Arcanjo Miguel é mencionado pelo profeta Daniel, pelo apóstolo Judas e pelo Apocalipse (Js 5,13; 12,1, Jd 7-8).
O nome Miguel, em hebraico, significa «Quem, senão Deus?» Nas Escrituras ele é chamado de «Chefe do Exército do Senhor» e é representado como o principal guerreiro contra o diabo e seus servidores, portando, normalmente, uma espada de fogo na mão.
O Arcanjo Gabriel é representado nas Sagradas Escrituras como o Mensageiro do mistério divino, portando um ramo do paraíso em sua mão.
São nomeados ainda, nas Sagradas Escrituras, três Anjos: Rafael, que significa “Ajuda de Deus” (Tb 3,16; 12,12-15); Uriel – “Fogo de Deus” (3Esd 4,1; 5,20); Selafiel – “O que ora a Deus” (3 Esd 5,16).
Tropárion - Modo 4
Gabriel, comandante das Hostes Celestes,
nós que somos indignos te pedimos
que por tuas orações encontremos proteção sob as asas de tua glória imaterial,
e preserva-nos na fé, a nós que clamamos:
"Livra-nos de todo mal, pois tu és o Comandante das Forças do Alto!"
Kondákion - Modo 2
Tu contemplas a glória de Deus no céu,
e trazes a graça do alto para terra,
ó sábio Gabriel, Líder dos Anjos,
Ministro da Glória de Deus, e Defensor Divino do mundo,
salva e protege aqueles que a ti clamam:
"Defende-nos, para que nada se levante contra nós!
Santo Estêvão, Comemorado em 13 de julho e 28 de outubro
O Monge Estêvão Sabates, sobrinho de São João de Damasco (4 de Dezembro), nasceu no ano de 725. Com apenas 10 anos de idade ingressou na Lavra de São Savas e passou toda a sua vida neste mosteiro, por vezes, saía para o deserto para para praticar a ascese em solidão. Ao monge Estêvão foi concedido os dons de operar maravilhas e da perspicácia: curava os expelia os demônios dos doentes, e discernia os pensamentos daqueles que vinha até ele em busca de conselho. Estêvão morreu no ano 724, prevendo antecipadamente o dia da sua morte. A vida do monge foi compilada por seu aluno Leôncio.
Comemoração de São Juliano
Juliano também batizou o Príncipe Defenson, o qual se converteu de tal modo, que tratava todos os negócios do seu reino à luz da verdadeira fé.
Tropárion
São Juliano, tu que operaste maravilhas,
Intercede junto ao Deus Misericordioso
Para que Ele nos conceda o perdão
E a salvação de nossas almas.
Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!
1 Coríntios 10:12-22
12. Portanto, quem pensa estar de pé veja que não caia. 13. Não vos sobreveio tentação alguma que ultrapassasse as forças humanas. Deus é fiel: não permitirá que sejais tentados além das vossas forças, mas com a tentação ele vos dará os meios de suportá-la e sairdes dela. 14. Portanto, caríssimos meus, fugi da idolatria. 15. Falo como a pessoas sensatas; julgai vós mesmos o que digo. 16. O cálice de bênção, que benzemos, não é a comunhão do sangue de Cristo? E o pão, que partimos, não é a comunhão do corpo de Cristo? 17. Uma vez que há um único pão, nós, embora sendo muitos, formamos um só corpo, porque todos nós comungamos do mesmo pão. 18. Considerai Israel segundo a carne: não entram em comunhão com o altar os que comem as vítimas? 19. Que quero afirmar com isto? Que a carne sacrificada aos ídolos ou o próprio ídolo são alguma coisa? 20. Não! As coisas que os pagãos sacrificam, sacrificam-nas a demônios e não a Deus. E eu não quero que tenhais comunhão com os demônios. 21. Não podeis beber ao mesmo tempo o cálice do Senhor e o cálice dos demônios. Não podeis participar ao mesmo tempo da mesa do Senhor e da mesa dos demônios. 22. Ou queremos provocar a ira do Senhor? Acaso somos mais fortes do que ele?
Mateus 16:20-24
20. Depois, ordenou aos seus discípulos que não dissessem a ninguém que ele era o Cristo. 21. Desde então, Jesus começou a manifestar a seus discípulos que precisava ir a Jerusalém e sofrer muito da parte dos anciãos, dos príncipes dos sacerdotes e dos escribas; seria morto e ressuscitaria ao terceiro dia. 22. Pedro então começou a interpelá-lo e protestar nestes termos: Que Deus não permita isto, Senhor! Isto não te acontecerá! 23. Mas Jesus, voltando-se para ele, disse-lhe: Afasta-te, Satanás! Tu és para mim um escândalo; teus pensamentos não são de Deus, mas dos homens! 24. Em seguida, Jesus disse a seus discípulos: Se alguém quiser vir comigo, renuncie-se a si mesmo, tome sua cruz e siga-me.
† † †
Nenhum comentário:
Postar um comentário