quinta-feira, 28 de novembro de 2019

24ª Quinta-feira Depois de Pentecostes

INÍCIO DA QUARESMA DE NATAL
28 de Novembro de 2019 (CC) / 15 de Novembro (CE)
Ss. Gorias (Esl.: Gurij), Samonas e Habib, mártires (início do séc. IV)
Tom 6


Diretrizes Para a Quaresma de Natal (Jejum da Natividade)
 15 de novembro (28/11)* a 24 de dezembro (06/01) 
O jejum da Natividade (Quaresma de Natal) é um dos quatro períodos canônicos de jejum do calendário eclesiástico Ortodoxo. Este é um jejum jubiloso em preparação para o Natal de Cristo. Esta é a razão pela qual é menos rigoroso do que outros períodos de jejum.  
O jejum da Natividade é dividido em dois períodos:  
O 1º período é de 28 de novembro do calendário Civil (15/11 Eclesiástico) a 01 de janeiro (19/12 C.E.), quando a disciplina do jejum tradicional (abstinência total de carne, laticínios, peixe, vinho e óleo) é observada. É permitido o consumo de vinho e óleo às terças e quintas-feiras. Da mesma forma, peixe, vinho e óleo são permitidos aos sábados e domingos. 
O 2º período é o de 2 de janeiro a 6 de janeiro do calendário civil (20 a 24 de dezembro C.E), quando a disciplina do jejum tradicional (abstinência total de carne, laticínios, peixe, vinho e óleo) é observada. O consumo de vinho e óleo é permitido apenas aos sábados e domingos durante este período.  
Estas são as diretrizes:
 CARNES 
Abstenção total de: Carne de vaca, frango, carne de porco, peru, alce, vitela, cordeiro, cervo, coelho, búfalo e assim por diante 
 LACTICÍNIOS
Abstenção Total de: Leite, ovos, queijo, manteiga, iogurte, creme, e assim por diante. 
PEIXE
É Permitido: A Ingestão de peixe com espinha dorsal apenas aos sábados e domingos antes de 20 de dezembro (02/01). Em algumas terças e quintas-feiras, o peixe também é permitido. 
Não é permitido em tempo algum: Camarão, polvo, marisco, lula, ou outros frutos do mar. 
VINHO
(Alguns incluem todos os tipos de álcool nesta categoria) 
É Permitido: Apenas às terças-feiras, quintas-feiras, sábados e domingos antes de 20 de dezembro (02/01). 
ÓLEO
(Alguns incluem todos os tipos de óleo nesta categoria) 
É Permitido: Apenas às terças-feiras, quintas-feiras, sábados, domingos e antes de 20 de dezembro (02/01). 
† † †
No Jejum da Natividade, além das abstinências dos alimentos e bebidas acima mencionados, como de fumar. No jejum eucarístico pratica-se uma abstinência total, a partir da meia-noite anterior para comungar na Liturgia da manhã. 
O Propósito do Jejum 
O propósito do jejum é focar nas coisas do Alto, ou seja, o Reino de Deus. É um meio para se praticar as verdadeiras virtudes, aqui e agora. Pelo jejum, nos libertamos da dependência das coisas mundanas. Devemos jejuar fielmente e em segredo, não julgando os outros, e não nos pondo como exemplo. 
Jejuar em si não é um meio de agradar a Deus. O jejum não é um castigo pelos nossos pecados, e nem tão pouco um uso do sofrimento e da dor como uma espécie de expiação. Cristo já nos redimiu em Sua Cruz. A salvação é um dom de Deus que não é comprado pela nossa fome ou sede. 
Nós jejuamos para sermos libertados das paixões carnais, para que o dom de salvação de Deus possa dar fruto em nós. 
Nós jejuamos e voltamos nossos olhos para Deus em Sua Santa Igreja. Jejum e oração vão juntos.  
O jejum não é irrelevante. O jejum não é obsoleto, e não é usado em benefício de outrem. O jejum é de Deus, para nós, aqui e agora.   
Acima de tudo, não devemos nos devorar uns aos outros. Pedimos a Deus que "ponha uma sentinela que guarde a porta de nossos lábios".

Não se Deve Jejuar 
  • Entre 25 de dezembro e 5 de janeiro (mesmo às quartas e sextas-feiras); 
  • Se estiver grávida ou a amamentando um recém-nascido; 
  • Durante grave doença; 
  • Sem oração; 
  • Sem esmola; 
  • De acordo com sua própria vontade sem a orientação de seu pai espiritual. 
Fonte: 
Patriarcado de  Antioquia 
Arquidiocese da América do Norte 

Comemoração dos Santos Gorias, Samonas e Habib 
Os santos Gorias e Samonas foram presos durante a perseguição de Diocleciano. Como eles se recusaram a render sacrifícios aos deuses pagãos, foram pendurados pelas mãos com pesos amarrados aos pés. Depois, passaram três dias no interior de um horrível calabouço, sem comer ou beber. Quando foram retirados de lá, Gorias estava agonizante. Samonas foi cruelmente torturado mais uma vez, mas permaneceu firme na fé. Ambos morreram decapitados. 
Mais tarde, um diácono de Edessa de nome Habib, escondeu-se durante a perseguição de Licínio, mas finalmente se entregou para também ganhar a coroa do martírio. O magistrado perante o qual compareceu, fez a tentativa de convencê-lo a abjurar a fé e, em troca, escapar com vida, mas Habib se recusou a isso, sendo por isso condenado à fogueira. Sua mãe e outros parentes acompanharam até o local da execução. Os carrascos deram permissão para que se desse o beijo da paz entre eles, antes de serem atirados às chamas. Os cristãos recolheram depois o corpo do mártir, que o fogo não havia consumido, e sepultaram-no num local próximo de seus companheiros e amigos Gorias e Samonas.  As relíquias desses mártires estão conservadas num dos dois principais santuários de Edessa, na Síria.


Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!

1 Tessalonicenses 5:1-8

Mas, irmãos, acerca dos tempos e das estações, não necessitais de que se vos escreva; porque vós mesmos sabeis muito bem que o dia do Senhor virá como o ladrão de noite; pois que, quando disserem: Há paz e segurança, então lhes sobrevirá repentina destruição, como as dores de parto àquela que está grávida, e de modo nenhum escaparão. Mas vós, irmãos, já não estais em trevas, para que aquele dia vos surpreenda como um ladrão; porque todos vós sois filhos da luz e filhos do dia; nós não somos da noite nem das trevas. Não durmamos, pois, como os demais, mas vigiemos, e sejamos sóbrios; porque os que dormem, dormem de noite, e os que se embebedam, embebedam-se de noite. Mas nós, que somos do dia, sejamos sóbrios, vestindo-nos da couraça da fé e do amor, e tendo por capacete a esperança da salvação.

Lucas 16:1-9

E dizia também aos seus discípulos: Havia um certo homem rico, o qual tinha um mordomo; e este foi acusado perante ele de dissipar os seus bens. E ele, chamando-o, disse-lhe: Que é isto que ouço de ti? Dá contas da tua mordomia, porque já não poderás ser mais meu mordomo. E o mordomo disse consigo: Que farei, pois que o meu senhor me tira a mordomia? Cavar, não posso; de mendigar, tenho vergonha. Eu sei o que hei de fazer, para que, quando for desapossado da mordomia, me recebam em suas casas. E, chamando a si cada um dos devedores do seu senhor, disse ao primeiro: Quanto deves ao meu senhor? E ele respondeu: Cem medidas de azeite. E disse-lhe: Toma a tua obrigação, e assentando-te já, escreve cinquenta. Disse depois a outro: E tu, quanto deves? E ele respondeu: Cem alqueires de trigo. E disse-lhe: Toma a tua obrigação, e escreve oitenta. E louvou aquele senhor o injusto mordomo por haver procedido prudentemente, porque os filhos deste mundo são mais prudentes na sua geração do que os filhos da luz. E eu vos digo: Granjeai amigos com as riquezas da injustiça; para que, quando estas vos faltarem, vos recebam eles nos tabernáculos eternos.
† † †

REFLEXÃO

São Autênticas Riquezas Aquelas Que, Uma Vez Possuídas, Não Podemos Perder.

Usai o dinheiro injusto para fazer amigos. Acaso Zaqueu possuía suas riquezas de forma justa? Leiam e vejam. Era o chefe dos publicanos, ou seja, aquele a quem eram entregues os tributos públicos. Dali tirou as suas riquezas. Tinha oprimido a muitos; tinha roubado a muitos, tinha armazenado muito. Cristo entrou em sua casa e a salvação chegou a ele, pois o Senhor afirma: Hoje entrou a salvação nesta casa.

Contemplai agora em que consiste a salvação. Inicialmente desejava ver ao Senhor, pois tinha baixa estatura. Como a multidão o impedia, subiu num sicômoro e o viu quando passava. Jesus o viu e disse: Zaqueu, desce. Convém que hoje eu fique em tua casa. Estás suspenso, mas não te mantenho no ar, ou seja, não dou tempo ao tempo. Querias ver-me ao passar; hoje me encontrarás habitando em tua casa. O Senhor entrou nela. Zaqueu, cheio de alegria, disse: Darei aos pobres a metade dos meus bens.

Veja como corre quem se apressa a usar o dinheiro injusto para fazer o bem com aquilo, que tu não permaneças sendo mau. As tuas moedas se convertem em bem e tu vais continuar sendo mau?

Pode-se entender também de outra maneira; não a calarei. O dinheiro injusto são as riquezas do mundo, procedam de onde procedam. De qualquer forma que se acumulem, são riquezas injustas. O que significa “são riquezas injustas”? É ao dinheiro que a injustiça chama com o nome de riquezas. Se tu buscas as verdadeiras riquezas, são outras. Nelas abundava Jó, ainda que estivesse nu, quando tinha o coração cheio de Deus e, tendo perdido tudo, proferia louvores a Deus, qual pedras preciosas. De que tesouro se nada possuía?

Essas são as verdadeiras riquezas. As outras somente a injustiça as denomina assim. Se as tens, não te reprovo: recebeu uma herança, teu pai ficou rico e as legou para ti. As adquiriste honestamente. Tu tens a casa cheia como fruto dos teus trabalhos, não te reprovo. Contudo, não as chames riquezas, porque, se fazes isto, as amarás e, se as amares, perecerás com elas. Perde-as, para que tu não pereças; doa-as, para adquiri-las; semeia-as, para colhê-las.

Não as chames riquezas, porque não são as verdadeiras. Estão cheias de pobreza e sempre sujeitas a infortúnios. Como chamar riquezas ao que te faz ter medo do ladrão, te leva a sentir medo do teu criado, medo de que te mate, que as pegue e fuja? Se fossem verdadeiras riquezas, te dariam segurança.

Portanto, são autênticas riquezas aquelas que, uma vez possuídas, não podemos perder. E para não ter medo do ladrão por causa delas, estejam ali onde ninguém as arrebata. Escuta ao Senhor: Acumulai vossos tesouros no céu, onde o ladrão não entra. Então serão autênticas riquezas: quando as mudes de lugar. Enquanto estão na terra, não são riquezas. Porém, o mundo, a injustiça, as denominam riquezas. Por isso Deus as chama dinheiro da injustiça, porque é a injustiça quem as denomina riquezas.
Bendito Agostinho, bispo de Hipona (séc. V)

† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário