Ss. Arquistrategos Miguel e Gabriel, arcanjos e todos os incorpóreos celestes, os Arcanjos: Rafael, Uriel, Selaphiel, Jehudiel, Baraquiel e Jeremiel.
Tom 5
A Celebração da Synaxe do Chefe das Hostes Celestes, Miguel e das demais milícias celestes dos Seres Incorpóreos, foi estabelecida no início do século IV por ocasião do Concílio de Laodiceia (local), ocorrido muitos anos antes do Primeiro Concílio Ecumênico (325 d.C). O Concilio de Laodiceia, através do seu Canon 35, rejeitou e condenou como herética a prática e a crença de adorar os anjos como criadores e governantes do mundo, e definiu a maneira correta de venerá-los.
A Festa foi criada em novembro (nono mês a partir de março, em conformidade aos 9 graus da Hierarquia Angélica). Março era o mês que na antiguidade se comemorava o início do ano novo. O Concílio também elegeu o oitavo dia do mês de novembro como o dia no qual devem ser comemoradas todas as Hostes Celestes conjuntamente com a lembrança do Dia do Juízo Final, ao qual os Santos Pais também chamam de "Oitavo Dia", - uma vez que após a era em que os sete dias [da Criação] tenham transcorrido virá o "Oitavo Dia", o dia que não conhece ocaso, no qual virá o Filho do Homem na sua glória e todos os Santos Anjos, juntamente com Ele" (Mt. 25: 31).
As fileiras angelicais são divididas em três hierarquias: Alta, Média e Menor.
Na mais alta hierarquia estão incluídos os três graus: Serafins, Querubins e Tronos.
1. Os Serafins (Seraphimy = flamejante, ardente), entre todos, são os que servem mais próximos à Santíssima Trindade, e são descritos pelo Profeta Isaías como sendo possuidores de seis asas (Is. 6:12). Eles ardem em amor por Deus e impelem os demais a este amor.
2. Querubins. Depois dos Serafins estão diante do Senhor os Querubins. O termo “Cheruvimy” (Gen. 3:24) significa "derramamento de iluminação", "sabedoria", pois através deles (dos Querubins), irradiam-se a luz do conhecimento divino e da compreensão dos mistérios de Deus, por eles são enviadas a sabedoria e o esclarecimento para o conhecimento da Divina Verdade.
3. Tronos. Depois dos Querubins, estão os Tronos (“Thronoi” – Col. 1:16),os quais são agraciados com a misteriosa e incompressível função de defender Deus. Eles servem à causa da retidão e da justiça Divina.
A Média Hierarquia Angélica também consiste em três graus: Dominações, Poderes e Soberanias.
1. As Dominações “Kiriotêtes” (Col. 1: 16) exerecem o domínio sobre as sucessivas fileiras dos Anjos. Eles instruem as autoridades terrenas, estabelecida a partir de Deus, ao sábio governo. Os Domínios, via de regra, influenciam os milagres ajudam a vencer os impulsos pecaminosos, subordinado a carne ao espírito, e fortalece a vontade de vencer a tentação.
2. Poderes “Dunameon” (1 Ped 3: 22). Cumprem a vontade de Deus. Eles operam milagres e transmitem esta graça aos santos agradáveis a Deus, aos quais também concede a perspicácia. Os Poderes assistem o povo na obediência, inspira-lhes a paciência, e nos concedem força e coragem espiritual.
3. Autoridades “Eksoussion” (1 Ped 3:. 22, Col. 1: 16) têm autoridade para dominar o poder do diabo. Eles repelem tentações demoníacas às pessoas, defendem ascetas e guarda-os, também ajudando as pessoas em seus combates contra as astúcias do Maligno.
Na Hierarquia Menor estão incluídos os três graus: Principados, Arcanjos e Anjos.
1. Principados (Col. 1, 16) têm o comando sobre os anjos inferiores, instruindo-os no cumprimento dos mandamentos divinos que lhes são confiados para dirigir o universo, e na proteção às terras, povos e nações. Os Principados instruem o povo a prestar homenagem a quem se deve honrar. Também ensinam ao que têm autoridade a cumprirem suas obrigações, não por glória e lucro pessoal, mas por respeito a Deus e benefício ao próximo.
2. Arcanjos (1 Tessalonicenses 4:. 16) anunciam o Altíssimo, revelam os mistérios da fé, profecias e concedem compreensão da vontade de Deus; eles aprofundam nossa fé, iluminando nossas mentes com a luz do Santo Evangelho.
3. Anjos (1 Ped 3: 22). São os que têm contatos mais próximos com os seres humanos. Eles proclamam a intenção de Deus, orientando as pessoas para a vida virtuosa e santa. Eles protegem os crentes, ajudando-os a se livrarem da queda, e a levantar, uma vez que tenham caído. Nunca nos abandonam e sempre estão preparados a nos ajudar, se assim o desejarmos.
Todas as Hierarquias das Hostes Celestes têm em comum o nome de Anjos em virtude de seu serviço. O Senhor revela Sua vontade para o mais alto dos anjos, e eles por sua vez informará os outros.
Tropário dos Anjos Modo 4
Supremos Chefes das Hostes Celestiais, indignos como somos, nós vos suplicamos que por vossas orações nos envolvais com a proteção das asas de vossa glória imaterial / e guardai-nos da queda, antes atentai para nossa ardente súplica: livrai-nos dos perigos, pois sois os comandantes dos poderes celestes.
Tropário dos Anjos Modo 1
Louvemos os Querubins, Serafins, Tronos, Potestades, Autoridades e Principados, Domínios, Arcanjos e Anjos, pois são os ministros incorpóreos da Indivisível Trindade / e reveladores dos mistérios incompreensíveis. / Glória Àquele que vos deu o ser; / glória Àquele que vos deu a luz; // glória Àquele que por vós é louvado com o hino três vezes santo.
* Saiba mais sobre o ensino Ortodoxo acerca dos anjos acessando o Observatório Ortodoxo
Afresco representando Cristo cercado pelas Hostes dos Anjos, os quais, curiosamente, são representados unidos aos corpos celestes que compõem as constelações. A inscrição à volta de Cristo é o trecho do Salmo 148, cantado durante o serviço das Matinas (Orthros):
"Que tudo o que respira louve o Senhor, Louvado seja o Senhor dos céus, louvai-o nas alturas, É apropriado cantar um hino a Ti, ó Deus, louvai-o, todos os seus anjos;... Louvá-io, todas as suas hostes . A Ti, ó Deus, convém cantar hinos”.
Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!
Leituras da Comemoração dos Arcanjos Miguel e Gabriel e de Todos Os Incorpóreos
Matinas: Mateus 13:24-30, 36-43; Epístola: Hebreus 2:2-10; Evangelho: Lucas 10:16-2
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1 Tessalonicenses 2:9-14
Porque bem vos lembrais, irmãos, do nosso trabalho e fadiga; pois, trabalhando noite e dia, para não sermos pesados a nenhum de vós, vos pregamos o evangelho de Deus. Vós e Deus sois testemunhas de quão santa, e justa, e irrepreensivelmente nos houvemos para convosco, os que crestes. Assim como bem sabeis de que modo vos exortávamos e consolávamos e testemunhávamos, a cada um de vós, como o pai a seus filhos; para que vos conduzísseis dignamente para com Deus, que vos chama para o seu reino e glória. Por isso também damos, sem cessar, graças a Deus, pois, havendo recebido de nós a palavra da pregação de Deus, a recebestes, não como palavra de homens, mas (segundo é, na verdade), como palavra de Deus, a qual também opera em vós, os que crestes. Porque vós, irmãos, haveis sido feitos imitadores das igrejas de Deus que na Judéia estão em Jesus Cristo; porquanto também padecestes de vossos próprios concidadãos o mesmo que os judeus lhes fizeram a eles.
Lucas 13:1-9
E, Naquele mesmo tempo, estavam presentes ali alguns que lhe falavam dos galileus, cujo sangue Pilatos misturara com os seus sacrifícios. E, respondendo Jesus, disse-lhes: Cuidais vós que esses galileus foram mais pecadores do que todos os galileus, por terem padecido tais coisas? Não, vos digo; antes, se não vos arrependerdes, todos de igual modo perecereis. E aqueles dezoito, sobre os quais caiu a torre de Siloé e os matou, cuidais que foram mais culpados do que todos quantos homens habitam em Jerusalém? Não, vos digo; antes, se não vos arrependerdes, todos de igual modo perecereis. E dizia esta parábola: Um certo homem tinha uma figueira plantada na sua vinha, e foi procurar nela fruto, não o achando; e disse ao vinhateiro: Eis que há três anos venho procurar fruto nesta figueira, e não o acho. Corta-a; por que ocupa ainda a terra inutilmente? E, respondendo ele, disse-lhe: Senhor, deixa-a este ano, até que eu a escave e a esterque; e, se der fruto, ficará e, se não, depois a mandarás cortar.
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