domingo, 27 de junho de 2021

O Domingo de Todos os Santos

1º Domingo Depois de Pentecostes 
27 de Junho de 2021 (CC) / 14 de Junho (CE)
Véspera do Jejum dos Apóstolos
Santo Profeta Eliseo; São Metódio, Patriarca de Constantinopla
Tom 8



Eliseu viveu novecentos anos antes de Cristo. Quando o Senhor quis tomar o Profeta Elias (Elias) para Si, Ele revelou a Elias que tinha designado Eliseu, filho de Safate, da tribo de Rúben da cidade de Abel-Meolá, como seu sucessor no serviço profético. Elias informou Eliseu da vontade de Deus e depôs sobre ele o seu manto, implorando a Deus por uma porção dupla da graça do espírito para Eliseu. E este, imediatamente deixou sua casa e família e seguiu Elias. 
Quando o Senhor levou Elias em uma carruagem de fogo, Eliseu permaneceu no serviço profético ainda com maior poder do que Elias. Por sua pureza e zelo, Eliseu igualou-se aos maiores profetas, e pelo poder milagroso que lhe foi dado por Deus, ultrapassou todos eles: Ele separou as águas do Jordão como Moisés uma vez dividira o Mar Vermelho; tornou potável as águas amargas em Jericó; tirou água para as trincheiras escavadas durante a guerra com os moabitas; multiplicou o óleo nos vasos da pobre viúva; ressuscitou o filho morto da mulher sunamita; alimentou uma centena de pessoas com vinte pequenos pães; curou o comandante Naamã da lepra; e fez a lepra do General vir sobre o seu servo Geazi por causa da ganância deste; cegou todo o exército sírio e também forçou outro exército a fugir; predisse muitos eventos para o país, bem como para os indivíduos. Eliseu morreu em uma idade muito avançada.  
São Metódio, Patriarca de Constantinopla
A Igreja possui uma grande devoção a São Metódio, Patriarca de Constantinopla, devido ao importante papel que desempenhou na luta contra os iconoclastas, por sua decisiva contribuição para a sua derrota final, bem como pela sua resistência heróica diante das perseguições que sofreu e, portanto, é honrado com os títulos do “Confessor” e “o Grande”. 
Metódio, que era natural de Sicília, em Siracusa, sua cidade natal, recebeu uma excelente educação e transferiu-se para Constantinopla com objetivo de obter um posto na corte. Lá, porém, ele conheceu um monge por quem passou a ter um grande afeto e, movido por seu aconselhamento espiritual, decidiu deixar o mundo e entrar para a vida religiosa. Construiu, mais tarde, um monastério na ilha de Kios, e quando apenas começava a formar a sua comunidade, foi chamado à Constantinopla pelo então Patriarca Nicéforo. Em 815, durante a segunda fase das perseguições iconoclastas, sob o reinado de Leão o Armênio, adotou uma atitude bastante firme e corajosa em defesa da veneração às imagens sagradas. Imediatamente após a deposição e exílio de São Nicéforo, Metódio partiu para Roma, provavelmente com a missão de informar ao Papa São Pascoal I, sobre a situação em Constantinopla, permanecendo por lá até a morte do Rei Leão V de Constantinopla. Acalentava-se grande esperança de que o seu sucessor, Miguel, o Tartamudo, fosse ficar favorável aos cristãos e, em 821, São Metódio retornou à Constantinopla com uma carta do Papa São Pascoal ao imperador, na qual solicitava a reposição de São Nicéforo ao trono de Constantinopla. Entretanto, logo que Miguel Tartamudo leu a carta, encheu-se de cólera, acusando Metódio de agitador profissional e de tentar criar sedição, ordenando que fosse banido, após receber uma grande surra. Alega-se que, em vez de baní-lo, foi aprisionado por sete anos numa espécie de túmulo ou mausoléu, juntamente com outros dois ladrões. Um deles morreu logo, mas o santo e seu outro companheiro de infortúnio foram abandonados em sua estreita prisão até que se cumprisse toda a sentença. 
Metódio, ao ser libertado, estava como um esqueleto, mantendo apenas um sopro de vida e, mesmo assim, conservava íntegro o seu espírito. Num curto espaço de tempo, já se encontrava plenamente restabelecido. Teve início, então, uma nova perseguição, patrocinada, desta vez, pelo imperador Teófilo. Metódio foi levado à sua presença e frontalmente acusado de novo de ter se envolvido em atividades subversivas no passado e de ter incitado o papa a escrever a famosa carta. O santo respondeu firmemente que tudo era falso, aproveitando a oportunidade para expressar as suas opiniões sobre o culto às imagens com estas palavras:  
“Se uma imagem tem tão pouco valor aos vossos olhos, e se renegais e condenais as imagens de Cristo, por que, do mesmo modo, não condenais também a veneração às vossas próprias representações? Ao contrário, longe de condenar o culto às vossas imagens, multiplicais continuamente!” 
Com a morte do imperador, em 842, sucedeu-o no trono a sua viúva, Theodora como regente de seu pequeno filho Miguel III. A Imperatriz se declarou favorável à veneração das imagens sagradas, tornando-se sua protetora. Durante um período de 30 anos, portanto, cessaram as perseguições, e os clérigos exilados puderam retornar, as imagens sagradas foram restituídas às igrejas de Constantinopla, e grande foi a alegria entre todos. João, o Gramático, iconoclasta declarado, foi deposto do trono, e São Metódio foi restabelecido em sua cátedra de Constantinopla. 
Entre os principais acontecimentos que marcaram o Patriarcado de São Metódio, destaca-se a realização de um Sínodo em Constantinopla, que ratificou os cânones promulgados pelo Concílio de Nicéia sobre os ícones; a instituição de uma festa da Ortodoxia denominada o “Triunfo da Ortodoxia”, que até os dias atuais é celebrada no primeiro domingo da Grande Quaresma; e o traslado das relíquias de seu predecessor, São Nicéforo, para Constantinopla. Além disso, este período de reconciliação ficou marcado por uma forte disputa entre os monges estuditas, que antes haviam sido os mais fervorosos apoiadores de São Metódio. Ao que parece, a causa destas desavenças teria sido a condenação de certos escritos de São Teodoro, o Estudita, pelo Patriarca. 
Após quatro anos no Trono Patriarcal de Constantinopla, São Metódio morreu, vítima de hidropesía, em 14 de junho de 847. O santo foi um escritor bastante profícuo. Mas, lamentavelmente, das muitas obras de poesia, teologia e controvérsias que lhe são atribuídas, restaram apenas alguns fragmentos que, ainda assim, podem não ser autênticos. No entanto, nos tempos modernos, graças a certas provas manuscritas recentemente descobertas, as autoridades no assunto estão inclinadas a crer que São Metódio seja, de fato, autor de alguns escritos hagiográficos que ainda estão conservados, especialmente “A Vida de São Teófanes”. 

 




Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!

MATINAS (I)

Mateus 28:16-20


16 Partiram, pois, os onze discípulos para a Galileia, para o monte onde Jesus lhes designara. 17 Quando o viram, o adoraram; mas alguns duvidaram. 18 E, aproximando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra. 19 Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; 20 ensinando-os a observar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos.

LITURGIA

Tropárion da Ressurreição
Tu desceste do alto dos Céus, ó Deus misericordioso, / e aceitaste estar sepultado durante três dias, / afim de nos libertares de nossas paixões. // Glória à Ti, Senhor, nossa vida e nossa Ressurreição!

Tropárion da Festa Tom 4
Revestida, como de púrpura e de linho fino, / do sangue de todos aqueles que, no mundo inteiro, foram Tuas testemunhas, / Tua Igreja, por eles, Te clama: / mostra ao Teu povo a Tua compaixão; / concede a paz à nossa pátria // e tem misericórdia das nossas almas”.

Kondákion da Ressurreição
Ressuscitando do túmulo, Tu acordaste os mortos / e levantaste Adão, e Eva dançou de alegria na Tua Ressurreição, / e os confins da terra mantiveram festas triunfais // na Tua Ressurreição dentre os mortos, ó Tu Que És misericordiosíssimo.

Glória ao Pai e ao 
Filho e ao Espírito Santo,
Agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!

Kondákion da Festa de Todos os Santos Tom 8
A Ti, ó Senhor e Autor da Criação, / o universo Te oferta os Teóforos Mártires como primícias da natureza. / E por suas súplicas e intercessão da Theotókos, // guarda a Tua Igreja sempre em paz, ó Bondoso!

Prokímenon

Fazei votos, e pagai-os
ao Senhor vosso Deus. (Sl. 75:11)


Conhecido É Deus em Judá,
Grande É o Seu Nome em Israel. (Sl. 75:1)

Hebreus 11:33-12:2

33 os quais por meio da fé venceram reinos, praticaram a justiça, alcançaram promessas, fecharam a boca dos leões, 34 apagaram a força do fogo, escaparam ao fio da espada, da fraqueza tiraram forças, tornaram-se poderosos na guerra, puseram em fuga exércitos estrangeiros. 35 As mulheres receberam pela ressurreição os seus mortos; uns foram torturados, não aceitando o seu livramento, para alcançarem uma melhor ressurreição; 36 e outros experimentaram escárnios e açoites, e ainda cadeias e prisões. 37 Foram apedrejados e tentados; foram serrados ao meio; morreram ao fio da espada; andaram vestidos de peles de ovelhas e de cabras, necessitados, aflitos e maltratados 38 (dos quais o mundo não era digno), errantes pelos desertos e montes, e pelas covas e cavernas da terra. 39 E todos estes, embora tendo recebido bom testemunho pela fé, contudo não alcançaram a promessa; 40 visto que Deus provera alguma coisa melhor a nosso respeito, para que eles, sem nós, não fossem aperfeiçoados. 1 Portanto, nós também, pois estamos rodeados de tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com perseverança a carreira que nos está proposta, 2 fitando os olhos em Jesus, autor e consumador da nossa fé, o qual, pelo gozo que lhe está proposto, suportou a cruz, desprezando a ignomínia, e está assentado à direita do trono de Deus.

Aleluia

Aleluia, aleluia, aleluia!
Vinde, regozijemo-nos no Senhor,
cantemos as glórias de Deus, nosso Salvador!

Aleluia, aleluia, aleluia!
Apresentemo-nos diante d'Ele com louvor,
e celebremo-lo com salmos!

Aleluia, aleluia, aleluia!

Mateus 10:32-33, 37-38; 19:27-30

32 Portanto, todo aquele que me confessar diante dos homens, também eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus. 33 Mas qualquer que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante de meu Pai, que está nos céus. 37 Quem ama o pai ou a mãe mais do que a mim não é digno de mim; e quem ama o filho ou a filha mais do que a mim não é digno de mim. 38 E quem não toma a sua cruz, e não segue após mim, não é digno de mim. 27 Então Pedro, tomando a palavra, disse-lhe: Eis que nós deixamos tudo, e te seguimos; que recompensa, pois, teremos nós? 28 Ao que lhe disse Jesus: Em verdade vos digo a vós que me seguistes, que na regeneração, quando o Filho do homem se assentar no trono da sua glória, sentar-vos-eis também vós sobre doze tronos, para julgar as doze tribos de Israel. 29 E todo o que tiver deixado casas, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou filhos, ou terras, por amor do meu nome, receberá cem vezes tanto, e herdará a vida eterna. 30 Entretanto, muitos que são primeiros serão últimos; e muitos que são últimos serão primeiros.

Canto da Comunhão
Louvai ao Senhor, vós, cidadãos dos céus,
Louvai-O no mais alto dos Céus! (Sl. 148:1)

Exultai no Senhor, ó vós que sois Justos;
Pois, aos Retos convém o louvor! (Sl 32:1)

Aleluia, Aleluia, Aleluia!

† † †

O DOMINGO DE TODOS OS SANTOS


O primeiro domingo após a Festa do Santo Pentecostes é observado pela Igreja Ortodoxa como o Domingo de Todos os Santos. Este dia foi designado como uma comemoração de todos os santos, todos os justos: Profetas, Apóstolos, Mártires, Confessores, Pastores, Professores e Santos Monásticos; igualmente a homens e mulheres – quer conhecidos ou desconhecidos – que foram adicionados aos coros dos santos, desde o tempo de Adão até o fim do mundo; que foram aperfeiçoados em piedade e glorificavam a Deus por suas vidas santas.

Origem da Festa 

Honrando os amigos de Deus com muita reverência, o Profeta e Rei Davi diz: "Mas, para mim, extremamente admiráveis são os Teus amigos, ó Senhor" (Sl 138:17 - Bíblia Septuaginta). E o apóstolo Paulo, contando as conquistas dos Santos, e estabelecendo o seu memorial como um exemplo para que possamos nos afastar das coisas terrenas e do pecado, e imitar suas paciência e coragem nas lutas pela virtude, diz: 

"Portanto vendo nós também que estamos rodeados por uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo fardo e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com perseverança a carreira que nos está proposta" (Heb. 12: 1). 

Esta comemoração começou como o Domingo (Synaxis) de Todos os Mártires (palavra grega que quer dizer “testemunhas”); foram-lhes adicionados todos os escalões de santos que deram testemunho de Cristo em múltiplas formas, mesmo se a ocasião não exigia o derramamento de sangue. 

Portanto, guiados pelo ensino das Divinas Escrituras e da Tradição Apostólica, honramos todos os Santos, os amigos de Deus, pois eles são os detentores dos mandamentos de Deus, resplandecentes exemplos de virtude, e benfeitores da humanidade. Claro, que nós honramos os santos conhecidos - especialmente em seu próprio dia do ano - como é evidente no Menologion (Livro Litúrgico que contém a vida dos Santos e as datas de suas comemorações). Mas, uma vez que muitos santos são desconhecidos, e seu número tem aumentado com o tempo, e continuará a aumentar até o fim dos tempos, a Igreja designou que uma vez por ano uma comemoração comum de todos os Santos deve ser feita. E esta é a festa que hoje celebramos. É a colheita da vinda do Espírito Santo no mundo; é o "muito fruto" produzido pelo "Grão de trigo que caiu na terra e morreu"(João 12:24); é a glorificação dos Santos como "o fundamento da Igreja, a perfeição do Evangelho, eles que cumpriram em ação as palavras do Salvador"  (Doxastikon das Vésperas do Domingo de Todos os Santos,). 

Nesta celebração, então, nós reverentemente honramos e suplicamos as bênçãos de todos os justos: Profetas, Apóstolos, Mártires, Confessores, Pastores, Professores e Santos Monásticos; igualmente a homens e mulheres – quer conhecidos ou desconhecidos – que foram adicionados aos coros dos santos, desde o tempo de Adão até o fim do mundo; que foram aperfeiçoados em piedade e glorificavam a Deus por suas vidas santas. Todos estes, bem como às ordens dos Anjos, e especialmente a nossa santíssima Senhora e Rainha, Theotókos e sempre Virgem Maria, honramos neste dia, pondo a sua vida diante de nós como exemplo de virtude, e pedindo-lhes para intercederem junto a Deus em nosso favor, para que Sua graça e infinita misericórdia estejam sempre conosco. Amém. 

O Ícone Do Domingo De Todos Os Santos 

O Ícone do Domingo de Todos os Santos descreve nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo sentado sobre o trono do céu cercado pelos santos. As linhas dos Santos incluiu o Arcanjo Miguel e outros anjos, a Theotókos e João Batista, os Apóstolos, os Bispos, os grandes mártires, ascetas e monges. Ao lado do trono estão Adão e Eva, curvando-se em reverência a Cristo. Eles são unidos pelos santos, que estão levantando suas mãos em adoração ao Rei da Glória. Na parte inferior esquerda do ícone está o Patriarca Abraão, que tem uma alma justa no seu seio, como é dito pelo Evangelho na história de Lázaro e o homem rico. No centro mais abaixo está o Ladrão Arrependido (São Dimas) que foi crucificado com Cristo. No canto inferior direito está o Patriarca Jacó.

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