domingo, 20 de junho de 2021

Domingo de Pentecostes

DOMINGO DA SANTÍSSIMA TRINDADE
20 de Junho de 2020 (CC) / 07 de Junho (CE)
Santos Mártires Theodotos, Bispo de Ancyra e Zenaido



O Santo Mártir Theodotos viveu em Ancyra da Galácia no século III. Ele foi distinguido por uma gentileza e preocupação especiais. No auge da perseguição sob Diocleciano (284-305), ele forneceu aos cristãos todas as necessidades e deu-lhes abrigo em sua casa, onde secretamente eles celebravam os Ofícios Litúrgicos. São Teodotos visitou os prisioneiros cristãos na prisão, pagou sua fiança e reverentemente enterrou os corpos de mártires jogados para serem devorados por feras. Uma vez ele arrastou para fora da água e enterrou os corpos de sete santos martirizados, afogados no mar (Comm. 18 de maio). 
Eles relataram sobre isso ao Governador. Recusando-se a oferecer sacrifícios a ídolos e denunciando a loucura pagã, São Teodotos confessou a verdadeira fé em Cristo, pela qual o sujeitaram a terríveis torturas e decapitaram-no com a espada (+ 303). Eles queriam queimar o corpo do santo mártir, mas uma tempestade tornou inútil o intento, e eles o entregaram a um cristão para o enterro.



Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!

MATINAS

João 20:19-23

19 Chegada, pois, a tarde, naquele dia, o primeiro da semana, e estando os discípulos reunidos com as portas cerradas por medo dos judeus, chegou Jesus, pôs-se no meio e disse-lhes: Paz seja convosco. 20 Dito isto, mostrou-lhes as mãos e o lado. Alegraram-se, pois, os discípulos ao verem o Senhor. 21 Disse-lhes, então, Jesus segunda vez: Paz seja convosco; assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós 22 E havendo dito isso, assoprou sobre eles, e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo. 23 Àqueles a quem perdoardes os pecados, são-lhes perdoados; e àqueles a quem os retiverdes, são-lhes retidos.

LITURGIA


I Antífona
R. Pelas orações da Mãe de Deus, salva-nos, Senhor.
V.1. Os Céus narram a glória de Deus,
e o firmamento anuncia a obra de Suas mãos.
V.2. Não são palavras nem são discursos
cujo sentido não se perceba.
V.3. Por toda a terra ressoa a Sua mensagem,
a Sua Palavra transmite-se até aos confins do universo.

Glória ao †Pai e ao Filho e ao Espírito Santo, 
Agora e sempre e pelos séculos dos séculos 

II Antífona
R. Salva-nos, ó Consolador, Tu que repousaste sobre os Apóstolos, a nós que a Ti cantamos: Aleluia!
V.1. Que o Senhor te escute no dia da provação,
que te proteja o Nome do Deus de Jacob!
V.2. Que do Seu Santuário Ele te socorra,
que de Sião Ele te sustente.
V.3. Que Ele Se lembre de tuas ofertas,
que teu holocausto Lhe seja agradável.

Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo, 
Agora e sempre e pelos séculos dos séculos 

Ó Filho Unigênito E Verbo De Deus…

III Antífona
V.1. Senhor, em Teu poder alegra-se o rei, em Teu auxílio exulta de alegria.
R. Tropárion da Festa, : “Tu És Bendito, ó Cristo nosso Deus…”
V.2 Satisfizeste os anseios de seu coração, não rejeitaste a prece de seus lábios.
V.3. Tu o tens cumulado com as bênçãos da Tua graça, colocaste-lhe na fronte uma coroa de finas joias.

Canto de Entrada
Que o Teu poder, Senhor, seja exaltado,
Nós cantamos os teus atos portentosos.

Salva-nos, ó Consolador, Tu que repousaste sobre os Apóstolos, a nós que a Ti cantamos: Aleluia!

Tropárion da Festa Tom 8
Tu És Bendito, ó Cristo nosso Deus, / Que tornaste os pescadores cheios de sabedoria, / enviando-lhes o Espírito Santo,  ∕ e por eles conquistando o Universo. ∕∕  Ó Tu que amas a humanidade, glória a Ti! 

Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo, Agora e sempre e pelos séculos dos séculos 

Kondákion da Festa
Quando, outrora, desceu à terra, ∕ o Altíssimo confundiu as línguas e dispersou as nações. ∕ Agora que Ele distribui as línguas de fogo, ∕ chama todas as nações à unidade. / Numa só voz, // glorifiquemos o Espírito Santo..

Triságion

Vós todos que fostes batizados em Cristo, 
De Cristo vos revestistes. Aleluia! (3x)

Glória ao Pai...

... De Cristo vos revestistes. Aleluia!

Vós todos que fostes batizados em Cristo, 
De Cristo vos revestistes. Aleluia!

Prokímenon Tom 8

R. Por toda a terra ressoa a Sua mensagem,
a Sua Palavra transmite-se até aos confins do universo

V. Os Céus narram a glória de Deus,
e o firmamento anuncia a obra de Suas mãos.

Atos 2:1-11

1 Ao cumprir-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar.2 De repente veio do céu um ruído, como que de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam sentados. 3 E lhes apareceram umas línguas como que de fogo, que se distribuíam, e sobre cada um deles pousou uma. 4 E todos ficaram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito lhes concedia que falassem. 5 Habitavam então em Jerusalém judeus, homens piedosos, de todas as nações que há debaixo do céu. 6 Ouvindo-se, pois, aquele ruído, ajuntou-se a multidão; e estava confusa, porque cada um os ouvia falar na sua própria língua.7 E todos pasmavam e se admiravam, dizendo uns aos outros: Pois quê! não são galileus todos esses que estão falando? 8 Como é, pois, que os ouvimos falar cada um na própria língua em que nascemos? 9 Nós, partos, medos, e elamitas; e os que habitamos a Mesopotâmia, a Judéia e a Capadócia, o Ponto e a Ásia, 10 a Frígia e a Panfília, o Egito e as partes da Líbia próximas a Cirene, e forasteiros romanos, tanto judeus como prosélitos, 11 cretenses e árabes - ouvímo-los em nossas línguas, falar das grandezas de Deus.


Aleluia

Aleluia, aleluia, aleluia!

Pela Palavra do Senhor foram feitos os Céus,
e pelo Sopro de Sua boca todo o Seu exército.

Aleluia, aleluia, aleluia!

O Senhor olha do alto dos Céus
e vê todos os filhos dos homens.

Aleluia, aleluia, aleluia!

João 7:37-52; 8:12

37 Ora, no seu último dia, o grande dia da festa, Jesus pôs-se em pé e clamou, dizendo: Se alguém tem sede, venha a mim e beba. 38 Quem crê em mim, como diz a Escritura, do seu interior correrão rios de água viva. 39 Ora, isto ele disse a respeito do Espírito que haviam de receber os que nele cressem; pois o Espírito ainda não fora dado, porque Jesus ainda não tinha sido glorificado. 40 Então alguns dentre o povo, ouvindo essas palavras, diziam: Verdadeiramente este é o profeta. 41 Outros diziam: Este é o Cristo; mas outros replicavam: Vem, pois, o Cristo da Galileia? 42 Não diz a Escritura que o Cristo vem da descendência de Davi, e de Belém, a aldeia donde era Davi? 43 Assim houve uma dissensão entre o povo por causa dele. 44 Alguns deles queriam prendê-lo; mas ninguém lhe pôs as mãos. 45 Os guardas, pois, foram ter com os principais dos sacerdotes e fariseus, e estes lhes perguntaram: Por que não o trouxestes? 46 Responderam os guardas: Nunca homem algum falou assim como este homem. 47 Replicaram-lhes, pois, os fariseus: Também vós fostes enganados? 48 Creu nele porventura alguma das autoridades, ou alguém dentre os fariseus? 49 Mas esta multidão, que não sabe a lei, é maldita. 50 Nicodemos, um deles, que antes fora ter com Jesus, perguntou-lhes: 51 A nossa lei, porventura, julga um homem sem primeiro ouvi-lo e ter conhecimento do que ele faz? 52 Responderam-lhe eles: És tu também da Galiléia? Examina e vê que da Galiléia não surge profeta. 12 Então Jesus tornou a falar-lhes, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue de modo algum andará em trevas, mas terá a luz da vida.

Megalinárion

Refrão: Os Apóstolos viram maravilhados a descida do Consolador. O Espírito Santo veio em forma de línguas de fogo.

Irmos: Rejubila-te, ó, Rainha e glória das mães e das virgens. / Pois, não existem lábios, mesmo os dos hábeis oradores, / que sejam capazes de te decantarem dignamente; /e não há inteligência que possa entender teu Parto-Virginal. / Por isto, a uma só voz, te magnificamos.

Cântico da Comunhão
O Teu Espírito, em Sua bondade,
Me guiará pelo caminho da retidão.
Aleluia, aleluia, aleluia!

* Em vez de “Vimos a Luz Verdadeira”: Tropárion da Festa,: “Tu És Bendito, ó Cristo nosso Deus…”

† † †

Veja: O Espírito Santo na Tradição Ortodoxa (Introdução) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário