quinta-feira, 27 de outubro de 2011

20ª Quinta-feira depois de Pentecostes – Modo 2

20ª Quinta-feira depois de Pentecostes – Modo 2
27 de Outubro (CC) / 14 de Outubro (CE)
Ss. Nazário, Gervásio, Protásio e Celso, mártires († c. 66) S. Cosme, bispo de Maiúma
 († 760).


Filipenses 3:1-8

1 Quanto ao mais, irmãos meus, regozijai-vos no Senhor. Não me é penoso a mim escrever-vos as mesmas coisas, e a vós vos dá segurança. 2 Acautelai-vos dos cães; acautelai-vos dos maus obreiros; acautelai-vos da falsa circuncisão. 3 Porque a circuncisão somos nós, que servimos a Deus em espírito, e nos gloriamos em Cristo Jesus, e não confiamos na carne. 4 Se bem que eu poderia até confiar na carne. Se algum outro julga poder confiar na carne, ainda mais eu: 5 circuncidado ao oitavo dia, da linhagem de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu de hebreus; quanto à lei fui fariseu;  6 quanto ao zelo, persegui a igreja; quanto à justiça que há na lei, fui irrepreensível. 7 Mas o que para mim era lucro passei a considerá-lo como perda por amor de Cristo; 8 sim, na verdade, tenho também como perda todas as coisas pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas, e as considero como refugo, para que possa ganhar a Cristo,   

Lucas 9:7-11

7 Ora, o tetrarca Herodes soube de tudo o que se passava, e ficou muito perplexo, porque diziam uns: João ressuscitou dos mortos;  8 outros: Elias apareceu; e outros: Um dos antigos profetas se levantou. 9 Herodes, porém, disse: A João eu mandei degolar; quem é, pois, este a respeito de quem ouço tais coisas? E procurava vê-lo. 10 Quando os apóstolos voltaram, contaram-lhe tudo o que havia feito. E ele, levando-os consigo, retirou-se à parte para uma cidade chamada Betsaida. 11 Mas as multidões, percebendo isto, seguiram-no; e ele as recebeu, e falava-lhes do reino de Deus, e sarava os que necessitavam de cura.

Os santos Mártires Nazarius, Gervásio e Protásio


Nazarius nasceu em Roma, filho de um pai judeu e mãe cristã. Sua mãe, Perpétua, foi batizada pelo próprio Apóstolo Pedro. Confessando a fé de sua mãe, Nazarius cumpriu todos os preceitos da Igreja, e pregava destemidamente o Evangelho. Assim, Nazarius dirigiu-se para Milan. Lá, visitou a Gervásio e Protásio, que achavam-se presos por causa do testemunho de Cristo, e ministrou-lhes com grande amor. Por causa disto, Nazarius foi detido, espancado e expulso da cidade. Sua mãe apareceu-lhe em uma visão e lhe disse para ir à Gália, onde deveria também pregar o Evangelho. Depois de vários anos, Nazarius retornou a Milão, desta vez com um discípulo, o jovem Celso, a quem ele havia batizado na Gália. Lá encontrou os irmãos Gervásio Protásio ainda na prisão. Anulinus, o governador, ordenou a prisão de Nazarius. Estes mártires de Cristo muito se alegraram por Deus os reunirem novamente. O Imperador Nero ordenou que Nazarius e Celso fossem mortos por decapitação. O general Astazius, passando por Milão em caminho para a batalha contra os Morávios, também decapitou a Gervásio e Protásio, pois ouvira falar que estes dois irmãos não iriam sacrificar aos ídolos. O General, temendo que a ira dos deuses o fizesse perder a batalha, ordenou que eles fossem executados imediatamente. Gervásio e Protásio eram gêmeos, nascidos dos bem-aventurados Vitalius e Valéria, que também foram martirizados pela fé. As relíquias de São Nazarius foram, por meio de uma visão, reveladas a Santo Ambrósio, o qual as levou para um jardim fora da cidade, para a Igreja dos Santos Apóstolos.

Tropário - Modo 4 
Louvemos o labor dos mártires Nazarius, Protásio, Gervásio e Celso, os quais, anunciando a Santa Trindade, dissiparam a adoração aos ídolos. Por suas orações, ó Cristo Deus, tem misericórdia de todos nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário