domingo, 3 de março de 2013

Domingo do Filho Pródigo



2º Domingo do Triodion
03 de Março de 2013 (CC) 18 de Fevereiro (CE)
S. Leão, o Grande, papa de Roma († 461).


MATINAS (VI)

Lucas 24:36-53

     36 Enquanto ainda falavam nisso, o próprio Jesus se apresentou no meio deles, e disse-lhes: Paz seja convosco.    37 Mas eles, espantados e atemorizados, pensavam que viam algum espírito.    38 Ele, porém, lhes disse: Por que estais perturbados? e por que surgem dúvidas em vossos corações?    39 Olhai as minhas mãos e os meus pés, que sou eu mesmo; apalpai-me e vede; porque um espírito não tem carne nem ossos, como percebeis que eu tenho.    40 E, dizendo isso, mostrou-lhes as mãos e os pés.    41 Não acreditando eles ainda por causa da alegria, e estando admirados, perguntou-lhes Jesus: Tendes aqui alguma coisa que comer?    42 Então lhe deram um pedaço de peixe assado,    43 o qual ele tomou e comeu diante deles.    44 Depois lhe disse: São estas as palavras que vos falei, estando ainda convosco, que importava que se cumprisse tudo o que de mim estava escrito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos.    45 Então lhes abriu o entendimento para compreenderem as Escrituras;    46 e disse-lhes: Assim está escrito que o Cristo padecesse, e ao terceiro dia ressurgisse dentre os mortos;    47 e que em seu nome se pregasse o arrependimento para remissão dos pecados, a todas as nações, começando por Jerusalém.    48 Vós sois testemunhas destas coisas.    49 E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai porém, na cidade, até que do alto sejais revestidos de poder.    50 Então os levou fora, até Betânia; e levantando as mãos, os abençoou.    51 E aconteceu que, enquanto os abençoava, apartou-se deles; e foi elevado ao céu.    52 E, depois de o adorarem, voltaram com grande júbilo para Jerusalém;    53 e estavam continuamente no templo, bendizendo a Deus.  


LITURGIA

1 Coríntios 6:12-20

     12 Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas; mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas.    13 Os alimentos são para o estômago e o estômago para os alimentos; Deus, porém aniquilará, tanto um como os outros. Mas o corpo não é para a prostituição, mas para o Senhor, e o Senhor para o corpo.    14 Ora, Deus não somente ressuscitou ao Senhor, mas também nos ressuscitará a nós pelo seu poder.    15 Não sabeis vós que os vossos corpos são membros de Cristo? Tomarei pois os membros de Cristo, e os farei membros de uma meretriz? De modo nenhum.    16 Ou não sabeis que o que se une à meretriz, faz-se um corpo com ela? Porque, como foi dito, os dois serão uma só carne.    17 Mas, o que se une ao Senhor é um só espírito com ele.    18 Fugi da prostituição. Qualquer outro pecado que o homem comete, é fora do corpo; mas o que se prostitui peca contra o seu próprio corpo.    19 Ou não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que habita em vós, o qual possuís da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos?    20 Porque fostes comprados por preço; glorificai pois a Deus no vosso corpo.  

Lucas 15:11-32

     11 Disse-lhe mais: Certo homem tinha dois filhos.    12 O mais moço deles disse ao pai: Pai, dá-me a parte dos bens que me toca. Repartiu-lhes, pois, os seus haveres.    13 Poucos dias depois, o filho mais moço ajuntando tudo, partiu para um país distante, e ali desperdiçou os seus bens, vivendo dissolutamente.    14 E, havendo ele dissipado tudo, houve naquela terra uma grande fome, e começou a passar necessidades.    15 Então foi encontrar-se a um dos cidadãos daquele país, o qual o mandou para os seus campos a apascentar porcos.    16 E desejava encher o estômago com as alfarrobas que os porcos comiam; e ninguém lhe dava nada.    17 Caindo, porém, em si, disse: Quantos empregados de meu pai têm abundância de pão, e eu aqui pereço de fome!    18 Levantar-me-ei, irei ter com meu pai e dir-lhe-ei: Pai, pequei contra o céu e diante de ti;    19 já não sou digno de ser chamado teu filho; trata-me como um dos teus empregados.    20 Levantou-se, pois, e foi para seu pai. Estando ele ainda longe, seu pai o viu, encheu-se de compaixão e, correndo, lançou-se-lhe ao pescoço e o beijou.    21 Disse-lhe o filho: Pai, pequei conta o céu e diante de ti; já não sou digno de ser chamado teu filho.    22 Mas o pai disse aos seus servos: Trazei depressa a melhor roupa, e vesti-lha, e ponde-lhe um anel no dedo e alparcas nos pés;    23 trazei também o bezerro, cevado e matai-o; comamos, e regozijemo-nos,    24 porque este meu filho estava morto, e reviveu; tinha-se perdido, e foi achado. E começaram a regozijar-se.    25 Ora, o seu filho mais velho estava no campo; e quando voltava, ao aproximar-se de casa, ouviu a música e as danças;    26 e chegando um dos servos, perguntou-lhe que era aquilo.    27 Respondeu-lhe este: Chegou teu irmão; e teu pai matou o bezerro cevado, porque o recebeu são e salvo.    28 Mas ele se indignou e não queria entrar. Saiu então o pai e instava com ele.    29 Ele, porém, respondeu ao pai: Eis que há tantos anos te sirvo, e nunca transgredi um mandamento teu; contudo nunca me deste um cabrito para eu me regozijar com os meus amigos;    30 vindo, porém, este teu filho, que desperdiçou os teus bens com as meretrizes, mataste-lhe o bezerro cevado.    31 Replicou-lhe o pai: Filho, tu sempre estás comigo, e tudo o que é meu é teu;    32 era justo, porém, regozijarmo-nos e alegramo-nos, porque este teu irmão estava morto, e reviveu; tinha-se perdido, e foi achado.  


COMENTÁRIO DO METROPOLITA CHRYSÓSTOMOS




COMEMORAÇÃO DE SÃO LEÃO, O GRANDE, PAPA DE ROMA


São Leão I, o Grande, Papa de Roma (440-461), recebeu uma boa e diversificada educação, que se abriu para ele a possibilidade de uma excelente carreira mundana. Leão, no entanto, ansiava pela vida espiritual, e por isso ele escolheu o caminho de se tornar um arquidiácono sob o santo Papa Sisto III (432-440), depois de cuja morte São Leão foi escolhido como Bispo de Roma, em Setembro de 440.

Eram tempos difíceis para a Igreja, quando os hereges agrediam a Ortodoxia com seus falsos ensinamentos. São Leão, combinado solicitude pastoral e de bondade com uma firmeza inabalável na confissão da fé. Ele era especialmente um dos defensores básicos da ortodoxia contra as heresias de Eutiques e Dioscorus, que ensinavam que não havia uma só natureza no Senhor Jesus Cristo. Ele também foi um defensor contra a heresia de Nestório.

Leão exerceu toda a sua influência para pôr fim à agitação pelos hereges na Igreja, e por suas cartas ao santo imperadores Teodósio II (408-450) e Marciano (450-457), promoveu ativamente a convocação do Quarta Concílio Ecumênico, em Calcedônia, em 451, para condenar a heresia dos monofisitas.

No Concílio de Calcedônia, em que 630 bispos estavam presentes, uma carta de São Leão ao falecido São Flaviano, Patriarca de Constantinopla (447-449) foi lida. São Flaviano tinha padecido pelaz Ortodoxia no âmbito do " Concílio de Ladrões" (como ficou conhecido o Concílio de Éfeso realizado no ano de 449). Na carta São Leão defendia o ensino ortodoxo sobre as duas naturezas [a divina e a humana] presentes na Pessoa do Senhor Jesus Cristo. Todos os bispos presentes no Concílio ficaram de acordo com esta doutrina, e por isso os hereges Eutiques e Dióscoro foram excomungados da Igreja.

São Leão também foi um defensor de seu país contra as incursões dos bárbaros. Em 452, pelo poder de persuasão de suas palavras, ele impediu Átila, o Huno de saquear a Itália. Mais uma vez, no ano 455, quando o líder dos vândalos [a tribo germânica], Henzerich, virou-se para Roma, ele persuadiu a não pilhar a cidade, queimar edifícios, nem derramar sangue.

A Leão fora revelado antecipadamente o tempo de sua morte, e, assim, 40 dias antes de sua passagem deste mundo para a eternidade, permaneceu todo este tempo em jejum e oração.

São Leão morreu no ano de 461 e foi sepultado em Roma. Seu legado literário e teológico é composta de 96 sermões e 143 cartas, das quais a mais conhecida é a sua Epístola a São Flaviano.


Troparion - Modo 8

Guia da Ortodoxia, mestre de piedade e de santidade,
luminar do Universo, ornamento dos Pontífices, inspirado de Deus,
sapiente Leão, pelos teus ensinamentos
iluminaste o mundo inteiro,  ó Lira do Espírito.
Roga a Cristo nosso Deus que salve as nossas almas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário