domingo, 24 de março de 2013

1º Domingo da Grande Quaresma


24 de Março de 2013 (CC) 11 de Março (CE)
S. Sofrônio, patriarca de Jerusalém († 638).



Os Domingos da Quaresma  
Cada um dos domingos da Grande Quaresma tem seu próprio tema especial:
 
O primeiro domingo é chamado o Domingo do Triunfo da Ortodoxia. É a festividade histórica que comemora o triunfo da verdadeira fé sobre a heresia iconoclasta, em 843 dC, na qual os ícones voltaram a ocupar o seu lugar na Igreja. "E esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé" (I João 5:4). Além disso, os ícones dos santos atestam que o homem," criado à imagem e semelhança de Deus "(Gênesis 1:26) torna-se santo e semelhante a Deus por meio de sua purificação como imagem viva de Deus.

MATINAS (IX)

João 20:19-31

     19 Chegada, pois, a tarde, naquele dia, o primeiro da semana, e estando os discípulos reunidos com as portas cerradas por medo dos judeus, chegou Jesus, pôs-se no meio e disse-lhes: Paz seja convosco.    20 Dito isto, mostrou-lhes as mãos e o lado. Alegraram-se, pois, os discípulos ao verem o Senhor.    21 Disse-lhes, então, Jesus segunda vez: Paz seja convosco; assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós.    22 E havendo dito isso, assoprou sobre eles, e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo.    23 Âqueles a quem perdoardes os pecados, são-lhes perdoados; e àqueles a quem os retiverdes, são-lhes retidos.    24 Ora, Tomé, um dos doze, chamado Dídimo, não estava com eles quando veio Jesus.    25 Diziam-lhe, pois, ou outros discípulos: Vimos o Senhor. Ele, porém, lhes respondeu: Se eu não vir o sinal dos cravos nas mãos, e não meter a mão no seu lado, de maneira nenhuma crerei.    26 Oito dias depois estavam os discípulos outra vez ali reunidos, e Tomé com eles. Chegou Jesus, estando as portas fechadas, pôs-se no meio deles e disse: Paz seja convosco.    27 Depois disse a Tomé: Chega aqui o teu dedo, e vê as minhas mãos; chega a tua mão, e mete-a no meu lado; e não mais sejas incrédulo, mas crente.    28 Respondeu-lhe Tomé: Senhor meu, e Deus meu!    29 Disse-lhe Jesus: Porque me viste, creste? Bem-aventurados os que não viram e creram.    30 Jesus, na verdade, operou na presença de seus discípulos ainda muitos outros sinais que não estão escritos neste livro;    31 estes, porém, estão escritos para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome.   



LITURGIA DE SÃO BASÍLIO


Hebreus 11:24-26, 32-12:2

     24 Pela fé Moisés, sendo já homem, recusou ser chamado filho da filha de Faraó,    25 escolhendo antes ser maltratado com o povo de Deus do que ter por algum tempo o gozo do pecado,    26 tendo por maiores riquezas o opróbrio de Cristo do que os tesouros do Egito; porque tinha em vista a recompensa.    32 E que mais direi? Pois me faltará o tempo, se eu contar de Gideão, de Baraque, de Sansão, de Jefté, de Davi, de Samuel e dos profetas;    33 os quais por meio da fé venceram reinos, praticaram a justiça, alcançaram promessas, fecharam a boca dos leões,    34 apagaram a força do fogo, escaparam ao fio da espada, da fraqueza tiraram forças, tornaram-se poderosos na guerra, puseram em fuga exércitos estrangeiros.    35 As mulheres receberam pela ressurreição os seus mortos; uns foram torturados, não aceitando o seu livramento, para alcançarem uma melhor ressurreição;    36 e outros experimentaram escárnios e açoites, e ainda cadeias e prisões.    37 Foram apedrejados e tentados; foram serrados ao meio; morreram ao fio da espada; andaram vestidos de peles de ovelhas e de cabras, necessitados, aflitos e maltratados    38 (dos quais o mundo não era digno), errantes pelos desertos e montes, e pelas covas e cavernas da terra.    39 E todos estes, embora tendo recebido bom testemunho pela fé, contudo não alcançaram a promessa;    40 visto que Deus provera alguma coisa melhor a nosso respeito, para que eles, sem nós, não fossem aperfeiçoados.    1 Portanto, nós também, pois estamos rodeados de tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com perseverança a carreira que nos está proposta,    2 fitando os olhos em Jesus, autor e consumador da nossa fé, o qual, pelo gozo que lhe está proposto, suportou a cruz, desprezando a ignomínia, e está assentado à direita do trono de Deus.   

João 1:43-51

     43 No dia seguinte Jesus resolveu partir para a Galileia, e achando a Felipe disse-lhe: Segue-me.    44 Ora, Felipe era de Betsaida, cidade de André e de Pedro.    45 Felipe achou a Natanael, e disse-lhe: Acabamos de achar aquele de quem escreveram Moisés na lei, e os profetas: Jesus de Nazaré, filho de José.    46 Perguntou-lhe Natanael: Pode haver coisa bem vinda de Nazaré? Disse-lhe Felipe: Vem e vê.    47 Jesus, vendo Natanael aproximar-se dele, disse a seu respeito: Eis um verdadeiro israelita, em quem não há dolo!    48 Perguntou-lhe Natanael: Donde me conheces? Respondeu-lhe Jesus: Antes que Felipe te chamasse, eu te vi, quando estavas debaixo da figueira.    49 Respondeu-lhe Natanael: Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és rei de Israel.    50 Ao que lhe disse Jesus: Porque te disse: Vi-te debaixo da figueira, crês? coisas maiores do que estas verás.    51 E acrescentou: Em verdade, em verdade vos digo que vereis o céu aberto, e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do homem.



COMENTÁRIO DO METROPOLITA CHRYSÓSTOMOS






Nenhum comentário:

Postar um comentário