quinta-feira, 30 de julho de 2015

9ª Quinta-feira Depois de Pentecostes

30 de Julho 2012 (CC) / 17 de Julho (CE)
S. Megalomártir Marina (Séc. IV)
Modo 7





Marina nasceu em Antioquia da Psídia, e era filha de pais pagãos. Aos doze anos Marina aprendeu sobre o Senhor Jesus Cristo: como Ele Se encarnou da Puríssima Virgem, como operou muitos milagres, como sofreu a morte na Cruz e gloriosamente ressuscitou. Seu jovem coração ficou inflamado de amor para com o Senhor e, por esta causa, fez o voto de que nunca casaria. Sua alma anelava por padecer por Cristo e em ser batizada no sangue do martírio. Seu pai a odiava or causa de sua fé e não a considerava como sua filha. 
O deputado imperial Olimbrius, sabendo de Marina que ela era uma cristã, primeiro desejou que ela se tornasse sua esposa. Quando Marina rejeitou isto, ordenou que ela se prostrasse perante os ídolos ao qual Santa Marina replicou: 
“Eu não irei me prostrar nem oferecer sacrifício para os ídolos sem respiração e mortos, que não reconhecem a si mesmos e nem sabem se nós os honramos ou não. Eu não darei a eles aquela honra que pertence somente a meu Criador”. 
Então Olimbrius submeteu Marina a uma tortura severa e a lançou na prisão completamente coberta de feridas e sangue. Enquanto na prisão, Marina orou a Deus e, após orar, o demônio lhe aparecera sob o disfarce de uma horrível serpente que se enlaçava em torno de sua cabeça. Quando Marina fez o sinal da cruz a serpente estourou e desapareceu. Então ela foi engolfada com uma luz celestial e lhe pareceu que as paredes da prisão desapareceram junto com o telhado, dando lugar à visão de uma radiante e alta cruz, e sobre a cruz uma pomba branca, da qual uma voz veio dizendo: 
“Alegra-te Marina, racional [discernente] pomba de Cristo, filha da Sião Celeste, porque teu dia de alegria chegou”. 
Marina ficou curada de todas as suas feridas e dores pelo poder de Deus. No dia seguinte, o demente juiz a submeteu a diversas torturas, tanto no fogo como na água, mas Marina tudo suportou, como se estivesse em um outro corpo. Finalmente, ele a condenou para ser decapitada. Antes de sua morte, o Senhor Jesus Cristo lhe apareceu com anjos. 
Marina foi decapitada durante o reinado de Diocleciano, mas em sua alma e poder, permaneceu viva nos céus e na terra. Uma mão de Santa Marina repousa no Mosteiro Vatopedi no Monte Athos. Entretanto, sobre o Monte Langa na Albânia olhando além do Lago Ohrid, existe um mosteiro dedicado à Santa Marina com uma porção de suas relíquias milagrosas. Milagres sem conta aconteceram e ainda acontecem neste mosteiro, cujas testemunhas são não apenas cristãs, mas muitos muçulmanos também. Tantos os turcos respeitaram este santo lugar que eles nunca ousaram perturbar, nem este santo local, e nem a propriedade deste mosteiro.

***


1 Coríntios 14:6-19

6 E agora, irmãos, se eu for ter convosco falando em línguas, de que vos aproveitarei, se vos não falar ou por meio de revelação, ou de ciência, ou de profecia, ou de doutrina? 7 Ora, até as coisas inanimadas, que emitem som, seja flauta, seja cítara, se não formarem sons distintos, como se conhecerá o que se toca na flauta ou na cítara?  8 Porque, se a trombeta der sonido incerto, quem se preparará para a batalha? 9 Assim também vós, se com a língua não pronunciardes palavras bem inteligíveis, como se entenderá o que se diz? porque estareis como que falando ao ar. 10 Há, por exemplo, tantas espécies de vozes no mundo, e nenhuma delas sem significação. 11 Se, pois, eu não souber o sentido da voz, serei estrangeiro para aquele que fala, e o que fala será estrangeiro para mim. 12 Assim também vós, já que estais desejosos de dons espirituais, procurai abundar neles para a edificação da igreja. 13 Por isso, o que fala em língua, ore para que a possa interpretar. 14 Porque se eu orar em língua, o meu espírito ora, sim, mas o meu entendimento fica infrutífero. 15 Que fazer, pois? Orarei com o espírito, mas também orarei com o entendimento; cantarei com o espírito, mas também cantarei com o entendimento. 16 De outra maneira, se tu bendisseres com o espírito, como dirá o amém sobre a tua ação de graças aquele que ocupa o lugar de indouto, visto que não sabe o que dizes? 17 Porque realmente tu dás bem as graças, mas o outro não é edificado. 18 Dou graças a Deus, que falo em línguas mais do que vós todos. 19 Todavia na igreja eu antes quero falar cinco palavras com o meu entendimento, para que possa também instruir os outros, do que dez mil palavras em língua.   

Mateus 20:17-28

17 Estando Jesus para subir a Jerusalém, chamou à parte os doze e no caminho lhes disse: 18 Eis que subimos a Jerusalém, e o Filho do homem será entregue aos principais sacerdotes e aos escribas, e eles o condenarão à morte, 19 e o entregarão aos gentios para que dele escarneçam, e o açoitem e crucifiquem; e ao terceiro dia ressuscitará. 20 Aproximou-se dele, então, a mãe dos filhos de Zebedeu, com seus filhos, ajoelhando-se e fazendo-lhe um pedido. 21 Perguntou-lhe Jesus: Que queres? Ela lhe respondeu: Concede que estes meus dois filhos se sentem, um à tua direita e outro à tua esquerda, no teu reino. 22 Jesus, porém, replicou: Não sabeis o que pedis; podeis beber o cálice que eu estou para beber? Responderam-lhe: Podemos. 23 Então lhes disse: O meu cálice certamente haveis de beber; mas o sentar-se à minha direita e à minha esquerda, não me pertence concedê-lo; mas isso é para aqueles para quem está preparado por meu Pai. 24 E ouvindo isso os dez, indignaram-se contra os dois irmãos. 25 Jesus, pois, chamou-os para junto de si e lhes disse: Sabeis que os governadores dos gentios os dominam, e os seus grandes exercem autoridades sobre eles. 26 Não será assim entre vós; antes, qualquer que entre vós quiser tornar-se grande, será esse o que vos sirva;  27 e qualquer que entre vós quiser ser o primeiro, será vosso servo; 28 assim como o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário