sexta-feira, 3 de julho de 2015

5ª Sexta-feira Depois de Pentecostes

03 de Julho de 2015 (CC) / 20 de Junho (CE)
São Metódio, Patriarca de Constantinopla († 311 d.C)
Jejum dos Apóstolos (peixe, azeite e vinho permitidos)
Modo 3




São Metódio viveu no século VI d.C.. Homem de uma grande sabedoria e filantropia, Metódio foi rapidamente elevado ao topo da hierarquia da Igreja. Ele foi um eminente teólogo e o primeiro a negar os escritos hereges de Orígenes, de acordo com Jerônimo e Sócrates, historiador que foi bispo de Olimpo, em Lycia e, mais tarde, em Nefmático, na Fenícia, embora tenha sido mais conhecido como Bispo de Patáron, por seu famoso escrito no qual refletia sobre a ressurreição realizada naquela cidade. O santo foi martirizado na cidade grega de Jalkis no ano 311, sob o imperador Máximos. Entre os seus escritos destaca-se «Simpósio das dez Virgens».




  

Tropário da Ressurreição
Alegrem-se os Céus/ e exulte a terra,/ pois o Senhor mostrou a força de Seu braço,/ vencendo a morte pela morte./ Ele Que é o Primogênito dentre os mortos/ arrancou-nos das profundezas do Inferno,/ e concedeu ao mundo// a Sua infinita misericórdia.

Kondákion da Ressurreição
Hoje, Tu, ó Compassivo, ressuscitaste do túmulo,/ e nos conduziste para fora dos portões da morte./ Hoje Adão dança de alegria e Eva rejubila,/ e com eles os Profetas e os Patriarcas louvam sem cessar// o divino poder de Tua autoridade.

Prokímenon

Cantai louvores ao nosso Deus, cantai louvores!
Cantai louvores ao nosso Rei, cantai louvores! (Sl. 46:6)

Aplaudi com as mãos, todos os povos; 
cantai a Deus com voz de triunfo (Sl. 46:1)

Romanos 16:1-16

1 Recomendo-vos a nossa irmã Febe, que é serva da igreja que está em Cencréia; 2 para que a recebais no Senhor, de um modo digno dos santos, e a ajudeis em qualquer coisa que de vós necessitar; porque ela tem sido o amparo de muitos, e de mim em particular. 3 Saudai a Prisca e a Áquila, meus cooperadores em Cristo Jesus, 4 os quais pela minha vida expuseram as suas cabeças; o que não só eu lhes agradeço, mas também todas as igrejas dos gentios. 5 Saudai também a igreja que está na casa deles. Saudai a Epêneto, meu amado, que é as primícias da Ásia para Cristo. 6 Saudai a Maria, que muito trabalhou por vós. 7 Saudai a Andrônico e a Júnias, meus parentes e meus companheiros de prisão, os quais são bem conceituados entre os apóstolos, e que estavam em Cristo antes de mim. 8 Saudai a Ampliato, meu amado no Senhor. 9 Saudai a Urbano, nosso cooperador em Cristo, e a Estáquis, meu amado. 10 Saudai a Apeles, aprovado em Cristo. Saudai aos da casa de Aristóbulo. 11 Saudai a Herodião, meu parente. Saudai aos da casa de Narciso que estão no Senhor. 12 Saudai a Trifena e a Trifosa, que trabalham no Senhor. Saudai a amada Pérside, que muito trabalhou no Senhor. 13 Saudai a Rufo, eleito no Senhor, e a sua mãe e minha. 14 Saudai a Asíncrito, a Flegonte, a Hermes, a Pátrobas, a Hermes, e aos irmãos que estão com eles. 15 Saudai a Filólogo e a Júlia, a Nereu e a sua irmã, e a Olimpas, e a todos os santos que com eles estão. 16 Saudai-vos uns aos outros com ósculo santo. Todas as igrejas de Cristo vos saúdam.  

ALELUIA

Aleluia, aleluia, aleluia!
Junto de Ti, Senhor, me refugiei; 

não seja eu confundido para sempre, por tua justiça, livra-me!

Aleluia, aleluia, aleluia!
Sê para mim um Deus protetor 

e uma casa de refúgio que me abrigue. 


Aleluia, aleluia, aleluia!

Mateus 13:4-9

4 e quando semeava, uma parte da semente caiu à beira do caminho, e vieram as aves e comeram. 5 E outra parte caiu em lugares pedregosos, onde não havia muita terra: e logo nasceu, porque não tinha terra profunda; 6 mas, saindo o sol, queimou-se e, por não ter raiz, secou-se. 7 E outra caiu entre espinhos; e os espinhos cresceram e a sufocaram. 8 Mas outra caiu em boa terra, e dava fruto, um a cem, outro a sessenta e outro a trinta por um. 9 Quem tem ouvidos, ouça.


Nenhum comentário:

Postar um comentário