domingo, 19 de novembro de 2017

24º Domingo Depois de Pentecostes

7º DOMINGO DE SÃO LUCAS
19 de Novembro de 2017 (CC) / 06 de Novembro (CE)
São Paulo, o Confessor, Patriarca de Constantinopla († 351); Barlaam, o Milagroso de Khutyin; Venerável Lucas, do Mosteiro de Pechersk
Modo 7



Quando o Santíssimo Patriarca Alexandre jazia em seu leito de morte, os Fiéis entristecidos lhe perguntaram a quem eles deveriam ter como o principal pastor do rebanho espiritual de Cristo. Ele disse: 
«Se desejais um pastor que vos ensine e que seja ele mesmo um resplendor da virtude, escolhei a Paulo; mas se quiserdes um homem de conveniência, adornado externamente, escolhei Macedonius.» 
O povo escolheu Paulo. Infelizmente, isso não foi aceito pelos hereges arianos e pelo Imperador Constâncio II, que estava então em Antioquia. Paulo foi logo deposto e fugiu para Roma com Santo Atanásio, o Grande. 
Em Roma, o Papa Juliano e o Imperador Constante* os recebeu calorosamente, apoiando-os em sua Fé Ortodoxa. O Imperador Constante e o Papa Juliano fizeram com que o Trono Patriarcal de Paulo lhe fosse devolvido, mas quando o Imperador Constante morreu,  os arianos assumiram novamente o poder, e o Patriarca Paulo foi banido para o Cáucaso, na Armênia. Uma vez, quando Paulo estava comemorando a Divina Liturgia no exílio, ele foi atacado pelos arianos e estrangulado com o seu homophórion, no ano 351.  
Em 381, durante o reinado do Imperador Teodósio, as relíquias de Paulo foram transferidas para Constantinopla, e no ano 1236 elas foram levadas para Veneza, onde ainda repousam. Seus dois sacerdotes prediletos, Marciano e Martírio (25 de outubro), padeceram logo após o Patriarca.  
* Constante foi o terceiro e mais jovem filho de Constantino e Fausta, segunda esposa de Constantino. A partir de 337, ele foi co-imperador com seus irmãos Constâncio II e Constantino II. Na divisão administrativa do Império ocorrida após a morte de Constantino, coube a ele a Itália, Ilíria e a África.


Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!
MATINAS (II)

Marcos 16:1-8

E, passado o sábado, Maria Madalena, e Maria, mãe de Tiago, e Salomé, compraram aromas para irem ungi-lo. E, no primeiro dia da semana, foram ao sepulcro, de manhã cedo, ao nascer do sol. E diziam umas às outras: Quem nos revolverá a pedra da porta do sepulcro? E, olhando, viram que já a pedra estava revolvida; e era ela muito grande. E, entrando no sepulcro, viram um jovem assentado à direita, vestido de uma roupa comprida, branca; e ficaram espantadas. Ele, porém, disse-lhes: Não vos assusteis; buscais a Jesus Nazareno, que foi crucificado; já ressuscitou, não está aqui; eis aqui o lugar onde o puseram. Mas ide, dizei a seus discípulos, e a Pedro, que ele vai adiante de vós para a Galileia; ali o vereis, como ele vos disse. E, saindo elas apressadamente, fugiram do sepulcro, porque estavam possuídas de temor e assombro; e nada diziam a ninguém porque temiam.

LITURGIA

Troparion da Ressurreição
Pela Tua Cruz, destruíste a morte,  / abriste as portas do paraíso ao ladrão,  / converteste em alegria o pranto das Miróforas / e lhes disseste que aos apóstolos anunciassem que ressuscitaste dos mortos,  // ó Cristo Deus, revelando ao mundo a grande misericórdia. 

Kondakion da Ressurreição
O domínio da morte já não pode submeter o homem,  / pois Cristo, descendo, aboliu e destruiu o seu poder,  / o Hades está vencido,  / e os profetas se alegram, clamando em uníssono:  // «O Salvador apareceu àqueles que têm fé! Corram, fiéis, para a Ressurreição!» 

Theotokion
Como templo da nossa ressurreição, ó Toda-gloriosa 
retira do túmulo e da desolação aqueles que esperam em ti, 
tu nos salvaste da escravidão do pecado, 
gerando a nossa Salvação, permanecendo sempre virgem.


Tropárion de São Paulo, o Confessor, Arcebispo de Constantinopla Modo 3
Através da tua confissão da divina Fé, a Igreja mostrou ser tu outro Paulo, / um zelote entre os seus sacerdotes. / Abel clama ao Senhor contigo, / bem como o sangue justo de Zacarias. / Ó venerável Pai, implora a Cristo Deus, que nos conceda a grande misericórdia.

Glória ao Pai  e ao Filho e ao Espírito Santo...

Kondákion Modo 2
Ó Paulo, que resplandeceste sobre a terra como uma estrela de esplendor celestial, /  ilumina agora a Universal Igreja / pela qual padeceste, doando a tua vida. / E assim como Zacarias e Abel, / o teu sangue clama ao Senhor.

Agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém

Prokímenon

O Senhor dará poder a Seu povo 
O Senhor abençoará Seu povo com a paz.

Oferecei ao Senhor, ó filhos de Deus,
Oferecei ao Senhor tenros cordeiros.

Efésios 2:14-22

Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derrubando a parede de separação que estava no meio, na sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz, e pela cruz reconciliar ambos com Deus em um corpo, matando com ela as inimizades. E, vindo, ele evangelizou a paz, a vós que estáveis longe, e aos que estavam perto; porque por ele ambos temos acesso ao Pai em um mesmo Espírito. Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos, e da família de Deus; edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina; no qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para templo santo no Senhor. No qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus em Espírito.

Aleluia

Aleluia, aleluia, aleluia!
É bom exaltar o Senhor

E cantar louvores ao Teu Nome, ó Altíssimo (Sl 92:1) 

Aleluia, aleluia, aleluia!
Proclamar pela manhã o Teu amor

E a Tua fidelidade pela noite (Sl 91:2). 


Aleluia, aleluia, aleluia!

Lucas 8:41-56

E eis que chegou um homem de nome Jairo, que era príncipe da sinagoga; e, prostrando-se aos pés de Jesus, rogava-lhe que entrasse em sua casa; Porque tinha uma filha única, quase de doze anos, que estava à morte. E indo ele, apertava-o a multidão. E uma mulher, que tinha um fluxo de sangue, havia doze anos, e gastara com os médicos todos os seus haveres, e por nenhum pudera ser curada, Chegando por detrás dele, tocou na orla do seu vestido, e logo estancou o fluxo do seu sangue. E disse Jesus: Quem é que me tocou? E, negando todos, disse Pedro e os que estavam com ele: Mestre, a multidão te aperta e te oprime, e dizes: Quem é que me tocou? E disse Jesus: Alguém me tocou, porque bem conheci que de mim saiu virtude. Então, vendo a mulher que não podia ocultar-se, aproximou-se tremendo e, prostrando-se ante ele, declarou-lhe diante de todo o povo a causa por que lhe havia tocado, e como logo sarara. E ele lhe disse: Tem bom ânimo, filha, a tua fé te salvou; vai em paz. Estando ele ainda falando, chegou um dos do príncipe da sinagoga, dizendo: A tua filha já está morta, não incomodes o Mestre. Jesus, porém, ouvindo-o, respondeu-lhe, dizendo: Não temas; crê somente, e será salva. E, entrando em casa, a ninguém deixou entrar, senão a Pedro, e a Tiago, e a João, e ao pai e a mãe da menina. E todos choravam, e a pranteavam; e ele disse: Não choreis; não está morta, mas dorme. E riam-se dele, sabendo que estava morta. Mas ele, pondo-os todos fora, e pegando-lhe na mão, clamou, dizendo: Levanta-te, menina. E o seu espírito voltou, e ela logo se levantou; e Jesus mandou que lhe dessem de comer. E seus pais ficaram maravilhados; e ele lhes mandou que a ninguém dissessem o que havia sucedido.

† † †


Nenhum comentário:

Postar um comentário