25 de Setembro de 2019 (CC) / 12 de Setembro (CE)
Conclusão (Apodosis) da Festa da Natividade da Santíssima Mãe de Deus
S. Hieromártir Autonomus, Bispo na Itália († 313).
Conclusão (Apodosis) da Festa da Natividade da Santíssima Mãe de Deus
S. Hieromártir Autonomus, Bispo na Itália († 313).
Tom 5
Santo Autônomo era bispo da Itália. Foi forçado a abandonar seu país por ter promovido a conversão de muitos pagãos à fé cristã. Chegando a Soreus, em Bithynia, hospedou-se na casa de Cornélio, um cristão piedoso a quem, após prepará-lo, o ordenou diácono. Em pouco tempo edificou naquele lugar uma Igreja que dedicou ao Arcanjo Miguel. Logo partiu para Lakonia e Isabria para pregar o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo. Retornando depois para Soreus ordenou Cornélio sacerdote.
Quando teve início, em Bithynia, a perseguição aos cristãos por Diocleciano, o santo foi novamente obrigado a partir, desta vez, dirigindo-se a uma cidade do Ponto. Depois de viajar por muitos lugares da Ásia Menor, levando a palavra de Deus àqueles povos, foi a uma cidade próxima a Soreus, chamada Los Lagos, onde os cristãos estavam sendo forçados a prestarem culto de adoração aos ídolos. Os idólatras, deparando-se estão com a resistência dos cristãos a tal prática, vendo em Santo Autônomo o seu líder máximo, entraram na Igreja enquanto o Santo celebrava a Divina Liturgia, e o mataram.
Oração Antes de Ler as EscriturasFaz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!
Gálatas 3:15-22
15 Irmãos, como homem falo. Um testamento, embora de homem, uma vez confirmado, ninguém o anula, nem lhe acrescenta coisa alguma. 16 Ora, a Abraão e a seu descendente foram feitas as promessas; não diz: E a seus descendentes, como falando de muitos, mas como de um só: E a teu descendente, que é Cristo. 17 E digo isto: Ao testamento anteriormente confirmado por Deus, a lei, que veio quatrocentos e trinta anos depois, não invalida, de forma a tornar inoperante a promessa. 18 Pois se da lei provém a herança, já não provém mais da promessa; mas Deus, pela promessa, a deu gratuitamente a Abraão. 19 Logo, para que é a lei? Foi acrescentada por causa das transgressões, até que viesse o descendente a quem a promessa tinha sido feita; e foi ordenada por meio de anjos, pela mão de um mediador. 20 Ora, o mediador não o é de um só, mas Deus é um só. 21 É a lei, então, contra as promessas de Deus? De modo nenhum; porque, se fosse dada uma lei que pudesse vivificar, a justiça, na verdade, teria sido pela lei. 22 Mas a Escritura encerrou tudo debaixo do pecado, para que a promessa pela fé em Jesus Cristo fosse dada aos que creem.
7 E chamou a si os doze, e começou a enviá-los a dois e dois, e dava-lhes poder sobre os espíritos imundos; 8 ordenou-lhes que nada levassem para o caminho, senão apenas um bordão; nem pão, nem alforje, nem dinheiro no cinto; 9 mas que fossem calçados de sandálias, e que não vestissem duas túnicas. 10 Dizia-lhes mais: Onde quer que entrardes numa casa, ficai nela até sairdes daquele lugar. 11 E se qualquer lugar não vos receber, nem os homens vos ouvirem, saindo dali, sacudi o pó que estiver debaixo dos vossos pés, em testemunho contra eles. 12 Então saíram e pregaram que todos se arrependessem; 13 e expulsavam muitos demônios, e ungiam muitos enfermos com óleo, e os curavam.
† † †
Nenhum comentário:
Postar um comentário