domingo, 29 de setembro de 2019

Domingo Após a Exaltação da Cruz

29 de Setembro de 2019 (CC) / 16 de Setembro (CE)
Santa Eufêmia, megalomártir († 304)
Tom 6


Eufêmia nasceu na Calcedônia, uma cidade perto de Constantinopla, numa família nobre e respeitável; e foi criada nos ideais cristãos, que faziam dela um exemplo de virtude e beleza junto aos habitantes. 
Durante o reinado do Imperador Diocleciano, que proibia batizados, Eufêmia foi acusada de ser cristã, e tendo se recusado a casar com um herói da cidade, foi presa com outros cristãos. Torturada de maneira cruel, onde era usada uma roda de moinho, sempre se manteve fiel à sua fé e manteve intacta a sua decisão de nunca trair a Deus. Entregaram-na aos leões que acabaram por matá-la, mas não danificaram o seu corpo, deitando-se a seu lado como que a protegê-la de mais sofrimentos. Era o dia 16 de Setembro do ano 304, e a santa  tinha tão somente 15 anos de idade. Os cristãos ficaram com o seu corpo, sendo depois sepultado em Calcedônia, onde construíram uma igreja. Em 620, quando a cidade foi invadida e conquistada pelos Persas, o seu corpo foi trasladado para Constantinopla e depositado numa Igreja que fora construída em sua honra por ordem do Imperador Constantino. 
Com a subida ao poder do Imperador Nicéforo, que era contra símbolos religiosos, os cristãos temiam que ele pudesse ordenar a remoção do corpo de Santa. Eufêmia. Conta-se que numa noite de violenta tempestade, o sarcófago de mármore desapareceu da cidade. Possivelmente, pescadores cristãos carregaram-no em seus barcos, com a esperança de o transportar para um lugar seguro. Em 13 de Julho do ano 800, as pessoas de Rovinj, viram à costa, ondulando gentilmente nas águas, um sarcófago. Os sinos repicaram, as pessoas que se juntaram na praia tentaram retirá-lo da água, mas em vão, todos os esforços eram inúteis, até que apareceu uma criança com dois fracos bezerros - e que para espanto de todos - conseguiu remover o pesado sarcófago da água e o levou até a igreja local. Quando abriram o sarcófago, viram o corpo de uma jovem muito bonita e que vestia um luxuoso vestido e junto dela, um pergaminho que dizia: 
«Este é o corpo de Santa Eufêmia, virgem mártir da Calcedônia, filha de um nobre senador, nascida para o céu em 16 de Setembro do ano 304 AD…». 
O seu corpo continua preservado numa igreja na cidade de Rovinj, na atual Croácia, onde pode ser visitado.

Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém! 
MATINAS (VI)

Lucas 24:12-35

Pedro, porém, levantando-se, correu ao sepulcro e, abaixando-se, viu só os lençóis ali postos; e retirou-se, admirando consigo aquele caso. E eis que no mesmo dia iam dois deles para uma aldeia, que distava de Jerusalém sessenta estádios, cujo nome era Emaús. E iam falando entre si de tudo aquilo que havia sucedido. E aconteceu que, indo eles falando entre si, e fazendo perguntas um ao outro, o mesmo Jesus se aproximou, e ia com eles. Mas os olhos deles estavam como que fechados, para que o não conhecessem. E ele lhes disse: Que palavras são essas que, caminhando, trocais entre vós, e por que estais tristes? E, respondendo um, cujo nome era Cléopas, disse-lhe: És tu só peregrino em Jerusalém, e não sabes as coisas que nela têm sucedido nestes dias? E ele lhes perguntou: Quais? E eles lhe disseram: As que dizem respeito a Jesus Nazareno, que foi homem profeta, poderoso em obras e palavras diante de Deus e de todo o povo; E como os principais dos sacerdotes e os nossos príncipes o entregaram à condenação de morte, e o crucificaram. E nós esperávamos que fosse ele o que remisse Israel; mas agora, sobre tudo isso, é já hoje o terceiro dia desde que essas coisas aconteceram. É verdade que também algumas mulheres dentre nós nos maravilharam, as quais de madrugada foram ao sepulcro; E, não achando o seu corpo, voltaram, dizendo que também tinham visto uma visão de anjos, que dizem que ele vive. E alguns dos que estavam conosco foram ao sepulcro, e acharam ser assim como as mulheres haviam dito; porém, a ele não o viram. E ele lhes disse: Ó néscios, e tardos de coração para crer tudo o que os profetas disseram! Porventura não convinha que o Cristo padecesse estas coisas e entrasse na sua glória? E, começando por Moisés, e por todos os profetas, explicava-lhes o que dele se achava em todas as Escrituras. E chegaram à aldeia para onde iam, e ele fez como quem ia para mais longe. E eles o constrangeram, dizendo: Fica conosco, porque já é tarde, e já declinou o dia. E entrou para ficar com eles. E aconteceu que, estando com eles à mesa, tomando o pão, o abençoou e partiu-o, e lho deu. Abriram-se-lhes então os olhos, e o conheceram, e ele desapareceu-lhes. E disseram um para o outro: Porventura não ardia em nós o nosso coração quando, pelo caminho, nos falava, e quando nos abria as Escrituras? E na mesma hora, levantando-se, tornaram para Jerusalém, e acharam congregados os onze, e os que estavam com eles, Os quais diziam: Ressuscitou verdadeiramente o Senhor, e já apareceu a Simão. E eles lhes contaram o que lhes acontecera no caminho, e como deles fora conhecido no partir do pão.


LITURGIA

Primeira Antífona

Refrão: Pelas orações da Mãe de Deus, salva-nos Senhor.

Ó Deus, Deus meu, atenta para mim; por que me desamparaste?

Longe de minha salvação estão as palavras de minha transgressão.

Meu Deus clamo a Ti de dia e de noite, mas Tu não queres ouvir? Isto não pode ser loucura minha.

Mas, Tu habitas no santuário, entre os louvores de Israel.

Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo, 
Agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!

Segunda Antífona

Refrão: Salva-nos, ó Filho de Deus, que em Tua Carne suportaste a Cruz, nós que a Ti cantamos: Aleluia!

Ó Deus, por que Tu nos rejeitaste até o fim?

Lembre-Te do Teu povo, que adquiriste para Ti desde o princípio.

Recorda-Te do Monte de Sião, lugar da Tua habitação!

Deus É o nosso Rei antes dos séculos; Ele tem realizado a salvação no meio da terra.

Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo, 
Agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!

Ó Filho Unigênito...

Terceira Antífona

Refrão (Tropárion Tom 1)
Salva, Senhor, o Teu Povo e abençoa a Tua Herança.
Concede aos Teus Fiéis a vitória sobre seus inimigos,
E, salva o Teu Povo por Tua Santa Cruz

O Senhor reina, estremeçam os habitantes do mundo.

O Senhor reina, estremeçam os habitantes do mundo. Ele se senta entre os Querubins, estremeçam os povos.

O Senhor É grande em Sião, Seja exaltado por todos os povos.

Prostrai-vos ante o estrado dos Seus pés!

Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo,
Agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!

Canto de Entrada
Exaltai ao Senhor, nosso Deus / e prostrai-vos ante o escabelo de seus pés / porque Ele É Santo.

Salva-nos, ó Filho de Deus, / que em Tua Carne suportaste a Cruz, / nós que a Ti cantamos: // Aleluia!

Tropárion da Ressurreição Tom 6
Vendo os poderes angélicos diante do Teu venerável túmulo, / os guardas ficaram como mortos / e Maria, em pé, junto do sepulcro, / pediu o Teu puríssimo Corpo. / Despojaste o Inferno, sem ser por ele atingido, / e foste ao encontro da Virgem, dando-lhe a vida. / Ó Senhor, ressuscitado dentre os mortos, // glória a Ti!

Tropárion da Cruz Tom 1
Salva, Senhor, o Teu Povo e abençoa a Tua Herança. / Concede aos Teus Fiéis a vitória sobre seus inimigos, / E, salva o Teu Povo // por Tua Santa Cruz.

Kondákion da Ressurreição Tom 6
Ressuscitando todos os mortos do vale de trevas / lá embaixo com uma mão sustentadora de vida, / Cristo nosso Deus, o Doador de vida / decidiu conceder a Ressurreição a essa nossa massa mortal. / Pois Ele é o Salvador de todos, //a Ressurreição, a vida e o Deus do mundo todo.

Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo...

Kondákion Modo 4
Ó Tu que voluntariamente sobre a Cruz Foste levantado,
Tem compaixão do Povo que é chamado por Teu Nome.
Alegra com Teu Poder os que creem, ó Cristo Deus,
Concedendo-lhes vitória.

Agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém

Hino à Virgem
Ó Admirável Protetora dos cristãos ...

Triságion
Diante da Tua Cruz, ó Mestre, nos prostramos / e glorificamos a Tua santa Ressurreição. (3x)

Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo,
Agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!

E glorificamos a Tua santa Ressurreição.

Diante da Tua Cruz, ó Mestre, nos prostramos
e glorificamos a Tua santa Ressurreição.

Prokímenon Tom 6

Exaltai ao Senhor, nosso Deus /e prostrai-vos ante o escabelo de Seus pés porque Ele É Santo.

O Senhor reina, alegrem-se os povos; / Seu trono está sobre os Querubins, vacila a terra (Sl 98:5).

Tom 7
Salva, Senhor, o Teu povo, / e abençoa a Tua herança. (Sl. 27:9)

A Ti, Senhor, ergo a minha voz, meu Deus, Tu que És o meu Rochedo, escuta a minha súplica! (Sl. 27:1)

1 Coríntios 6:16-7:1

16 Ou não sabeis que o que se une à meretriz, faz-se um corpo com ela? Porque, como foi dito, os dois serão uma só carne. 17 Mas, o que se une ao Senhor é um só espírito com ele. 18 Fugi da prostituição. Qualquer outro pecado que o homem comete, é fora do corpo; mas o que se prostitui peca contra o seu próprio corpo. 19 Ou não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que habita em vós, o qual possuís da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? 20 Porque fostes comprados por preço; glorificai pois a Deus no vosso corpo. 1 Ora, quanto às coisas de que me escrevestes, bom seria que o homem não tocasse em mulher;    

Aleluia

Aleluia, aleluia, aleluia!
Lembra-te do Teu povo que elegeste há tanto tempo; 
Recuperaste o cetro de Tua herança.

Aleluia, aleluia, aleluia!
Deus, que É nosso Rei antes dos séculos, 
Operou a salvação no meio da terra.

Aleluia, aleluia, aleluia!


Mateus 15:21-28


21 Saindo Jesus daquele lugar, foi para os lados de Tiro e Sidom. 22 E eis uma mulher cananeia daquelas regiões que, seguindo-o, gritava para ele, dizendo: "Tem misericórdia de mim, senhor, filho de Davi! Minha filha está terrivelmente endemoninhada!" 23 Mas ele nada lhe respondia. Então, aproximando-se os seus discípulos disseram-lhe: "Despede-a, porque vem gritando atrás de nós!" 24 Mas ele, respondendo, disse: "Não fui enviado senão para as ovelhas perdidas da casa de Israel!" 25 Ela, porém, vindo adorou-o, dizendo: "Senhor, socorre-me!" 26 Respondendo ele, disse: "Não é bom tomar o pão dos filhos e jogar aos cachorrinhos!" 27 Ela, porém, disse: "Sim, senhor! Também os cachorrinhos comem das migalhas que caem das mesas dos seus senhores!" 28 Então, respondendo Jesus, disse-lhe: "Ó mulher! Grande é a tua fé! Seja contigo como queres." E ficou curada a filha dela, desde aquele momento.


Hirmos

Refrão (Coro): Magnifica, ó minha alma / a preciosíssima Cruz do Senhor

Ó Mãe de Deus, tu és o paraíso místico, / pois sem ser cultivada, produziste Cristo, / que plantou a árvore da Cruz. / Por isso, agora O adoramos crucificado //e a ti exaltamos.

Canto da Comunhão

Louvai ao Senhor vós que sois cidadãos dos Céus / Louvai-O no mais alto dos céus! / Aleluia, aleluia, aleluia!

Gravada está sobre nós, Senhor, / a luz da Tua Face. 
Aleluia, aleluia, aleluia!

† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário