segunda-feira, 16 de dezembro de 2019

27ª Segunda-feira Depois de Pentecostes

16 de Dezembro de 2019 (CC) / 03 de Dezembro (CE)
Ss. Sofonias, profeta (séc. VII a.C); 
Sabas de Zvenigorodsk e Ângelo, o Jovem
Jejum da Natividade
Tom 1



Durante o longo reinado do ímpio rei Manassés (698-643 a.C), quase todos os profetas de Judá foram aniquilados ou viveram na clandestinidade. É possível afirmar que Sofonias tenha sido o primeiro profeta que levantou sua voz após meio século de silêncio dos enviados divinos. Sofonias pregou durante o reinado do piedoso Josias, rei de Judá (640-609 a. C.), vinte anos antes da destruição de Jerusalém. Os antepassados de Sofonias eram de origem nobre. Supõem-se que, induzido pelo profeta, o rei iniciou, aos poucos, uma difícil reforma religiosa, cujas bases foram lançadas na época do rei Manassás. Sofonias observava com dor o crescente esmorecimento espiritual do povo e sua adesão às crenças pagãs. O profeta acusava severamente os dirigentes da vida pública (príncipes, juízes e sacerdotes) de serem maus exemplos: 
«Ai da cidade rebelde, contaminada e opressora! Não obedeceu à sua voz, não aceitou o castigo; não confiou no Senhor; nem se aproximou do seu Deus. Os seus príncipes são leões que rugem no meio dela; os seus juízes são lobos da tarde, que não deixam os ossos para a manhã. Os seus profetas são levianos, homens aleivosos; os seus sacerdotes profanaram o santuário, e fizeram violência à lei. O SENHOR é justo no meio dela; ele não comete iniqüidade; cada manhã traz o seu juízo à luz; nunca falta; mas o perverso não conhece a vergonha» (Sf, 3,1-5). 
Sem duvida, o objetivo destas severas censuras era prevenir das desgraças que ameaçavam o povo judeu. Sofonias predisse o castigo que Deus impetrou aos povos vizinhos, não para aniquilá-los, mas para que voltassem à fé no Deus único: aos moabitas e amonitas, ao leste e ao norte os assírios e ao sul os etíopes. Termina Sofonias seu livro com a descrição dos tempos messiânicos e a regeneração espiritual do mundo. 
"Naquele tempo então darei uma linguagem pura aos povos, para que todos invoquem o nome do SENHOR, para que o sirvam com um mesmo consenso" (sf 3,9). 
O conteúdo de seu livro se resume neste esquema: Juízo divino sobre Jerusalém (1, 2-3 e 3,1-8); Juízo sobre os povos vizinhos (2,4-15); o Messias e a salvação do mundo ( 3,9-20). 
O Monge Sabas de Storozhevsk e Zvenigorodsk em sua juventude, deixou o mundo, aceitando a tonsura sob o Monge Sergei de Radonezh, para o qual ele foi um dos primeiros discípulos e co-ascetas. 
Sabas de Zvenigorodsk  
O Monge Sabas adorava a vida tranquila, evitava conversar com as pessoas e vivia em constante labor, lamentando a pobreza da sua alma e lembrando-se do julgamento de Deus. Ele era um modelo de simplicidade e humildade, e alcançou uma profundidade de sabedoria espiritual tal que "no mosteiro do Monge Sergei ele o confessor espiritual de todos os irmãos, um venerável ancião e extremamente instruido". 
Quando o Grande Príncipe Dimitrii Donskoy, em gratidão pela vitória sobre Mamai, construiu o mosteiro da Dormição da Mãe de Deus, no Rio Dubenka, Sabas tornou-se seu hegúmeno, com a bênção do Monge Sergei. Preservando a maneira simples de seu estilo de vida ascético, se alimentava apenas de plantas, usava roupas grosseiras e dormia no chão. 
Em 1392, os irmãos da Lavra Sergiev, com a partida de sua hegúmen Nikon no deserto, rogaram ao monge Sabas que aceitasse ser hegúmeno do mosteiro. Aqui Ele "cuidou bem do rebanho que o confiou, como ele podia e como as orações de seu pai espiritual, o Beato Sérgio, o ajudou". A tradição atribui ao seu tempo como hegúmeno a descoberta de uma fonte de água para além das paredes de Lavra. 
Um afilhado do Monge Sergei, o Príncipe Yurii Dimitrievich Zvenigorodsky, considerava o monge Sabas com grande amor e estima. Ele escolheu o monge Sabas como seu pai espiritual e suplicou-lhe para vir e conceder a bênção sobre toda a sua casa. O monge tinha a esperança de voltar para o seu mosteiro, mas o príncipe prevaleceu sobre ele para permanecer e colocar no lugar um novo mosteiro, "em sua pátria, perto de Zvenigorod, onde o lugar era chamado Storozh". Lutando pela vida solitária e silenciosa, o Monge Sabas aceitou a oferta do Príncipe Zvenigorod Yurii Dimitrievich, e com lágrimas diante de um ícone da Mãe de Deus suplicou sua proteção para o lugar selvagem. Nas alturas de Storozhevsk, onde anteriormente estava acampado um sentinela, protegendo Moscou dos inimigos, ele montou uma pequena igreja de madeira da Natividade da mãe MostHoly de Deus, e não muito longe dela fez uma pequena cela para si mesmo. E aqui, no ano de 1399, o monge estabeleceu um mosteiro, aceitando com carinho tudo o que veio para a vida de solidão. O monge trabalhou muito no edifício de seu mosteiro. Ele mesmo escavou um poço abaixo da Colina, do qual sobre seus ombros carregava sua própria água; ele cercou o mosteiro com uma palisade de madeira, e acima dela, em um oco, cavou para si uma cela para uma vida de solidão. 
Em 1399, O Monge Sabas abençoou seu filho espiritual, o príncipe Yurii, para ir em uma campanha militar, e ele previu a vitória sobre o inimigo. Através das orações do santo ancião, as forças do Príncipe receberam uma vitória rápida. Através dos esforços do Monge Sabas, uma igreja de Pedra da Natividade da mãe MostHoly de Deus também foi construída. 
Santa Savva morreu em 3 de dezembro de 1406. 
A veneração do Monge pela população local começou imediatamente após a sua morte. O poder curativo milagroso, que saiu do túmulo do monge, e suas numerosas aparições, convenceram a todos que hegúmeno Sabas "é, na verdade, uma estrela-radiante da Luz Divina, iluminando todos os seus milagres". Em uma carta de 1539 O Monge Sabas é chamado de Miraculoso. O Tsar Alexei Mikhailovich tinha uma estima particular por ele, repetidamente indo a pé para venerar no mosteiro do Monge Sabas. A tradição preservou-nos um relato notável de como o monge Sabas o tinha salvo de um urso feroz. 
A Vida do Monge Savva, compilado no Século XVI, relata como, no final do Século XV (anos 1480-1490), o santo apareceu para o hegúmeno Dionysii do mosteiro Savvinsk e disse-lhe: 
"Dionysii! Acorda e escreve o meu rosto sobre um ícone". 
À pergunta de Dionísio, sobre quem era, veio a resposta: 
"Eu sou Sabas, o fundador deste lugar". 
Um velho ancião do mosteiro chamado Avvakum, tendo em sua juventude visto o monge Sabas, descreveu a aparência exterior do Santo. E foi precisamente como o Santo apareceu ao hegúmeno Dionísio, que cumpriu o comando e escreveu o ícone do Monge Sabas. 
Em 19 de janeiro de 1652, as relíquias incorruptas do santo foram descobertas.

 

Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!

1 Timóteo 5:1-10

NÃO repreendas asperamente o ancião, mas admoesta-o como a pai; aos moços como a irmãos; As mulheres idosas, como a mães, às moças, como a irmãs, em toda a pureza. Honra as viúvas que verdadeiramente são viúvas. Mas, se alguma viúva tiver filhos, ou netos, aprendam primeiro a exercer piedade para com a sua própria família, e a recompensar seus pais; porque isto é bom e agradável diante de Deus. Ora, a que é verdadeiramente viúva e desamparada espera em Deus, e persevera de noite e de dia em rogos e orações; Mas a que vive em deleites, vivendo está morta. Manda, pois, estas coisas, para que elas sejam irrepreensíveis. Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior do que o infiel. Nunca seja inscrita viúva com menos de sessenta anos, e só a que tenha sido mulher de um só marido; Tendo testemunho de boas obras: Se criou os filhos, se exercitou hospitalidade, se lavou os pés aos santos, se socorreu os aflitos, se praticou toda a boa obra.

Lucas 20:27-44

E, chegando-se alguns dos saduceus, que dizem não haver ressurreição, perguntaram-lhe, Dizendo: Mestre, Moisés nos deixou escrito que, se o irmão de algum falecer, tendo mulher, e não deixar filhos, o irmão dele tome a mulher, e suscite posteridade a seu irmão. Houve, pois, sete irmãos, e o primeiro tomou mulher, e morreu sem filhos; E tomou-a o segundo por mulher, e ele morreu sem filhos. E tomou-a o terceiro, e igualmente também os sete; e morreram, e nào deixaram filhos. E por último, depois de todos, morreu também a mulher. Portanto, na ressurreição, de qual deles será a mulher, pois que os sete por mulher a tiveram? E, respondendo Jesus, disse-lhes: Os filhos deste mundo casam-se, e dão-se em casamento; Mas os que forem havidos por dignos de alcançar o mundo vindouro, e a ressurreição dentre os mortos, nem hão de casar, nem ser dados em casamento; Porque já não podem mais morrer; pois são iguais aos anjos, e são filhos de Deus, sendo filhos da ressurreição. E que os mortos hão de ressuscitar também o mostrou Moisés junto da sarça, quando chama ao Senhor Deus de Abraão, e Deus de Isaque, e Deus de Jacó. Ora, Deus não é Deus de mortos, mas de vivos; porque para ele vivem todos. E, respondendo alguns dos escribas, disseram: Mestre, disseste bem. E não ousavam perguntar-lhe mais coisa alguma. E ele lhes disse: Como dizem que o Cristo é filho de Davi? Visto como o mesmo Davi diz no livro dos Salmos: Disse o SENHOR ao meu Senhor: Assenta-te à minha direita, Até que eu ponha os teus inimigos por escabelo de teus pés.Se Davi lhe chama Senhor, como é ele seu filho?

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