domingo, 3 de abril de 2022

Domingo de São João Clímaco

4º Domingo da Grande Quaresma
03 de Abril de 2022 (CC) / 21 de Março (CE)
São Tiago, o Confessor († Séc. VIII); 
Serapião, bispo de Thmuis, no baixo Egito e amigo se S. Antão (358);
Cirilo, bispos de Catânia (Séc II);
São Thomás, Patriarca de Constantinopla (610)
Jejum (Azeite é permitido)
Tom 8

São João Clímaco nasceu por volta de 579 e morreu no Egito, no ano 649. Aos 60 anos foi eleito abade do Mosteiro do Sinai. Seu nome "Clímaco" é um codinome derivado da obra escrita em grego, intitulada "Klimax tou Paradeisou". Sua obra ficou tão afamada que rapidamente o Autor era referido como "João da Escada" ou, "João Clímaco". 
Escreveu esta obra quando ainda era abade. Em 30 capítulos ou 30 degraus, como preferia chamar, explicava quais os vícios perigosos para os monges e quais as grandes virtudes que os distinguiam. O próprio João Clímaco comparava sua obra à escada de Jacó ou também aos 30 anos da vida de Jesus.
 
A obra encontrou aceitação e rápida divulgação: atesta-se a existência de 33 manuscritos gregos, muitas traduções latinas, siríacas, armênias, eslavas e árabes. Junto à obra, como apêndice, está um importante documento que orienta os abades a exercer santamente sua autoridade dentro do monastério.
 
Para São João Clímaco, o ideal monástico é uma vida hesycasta onde trava-se uma guerra invisível e constante contra os maus pensamentos, para que eles não atrapalhem a vida de oração do monge. Ele era um bom conhecedor dos Antigos Padres - dos solitários do deserto egípcio aos Padres da Palestina. Considerava a vida monástica como necessária para a vida da Igreja, não só como um apostolado, mas como exemplo de vida a ser seguida.
 
Para João Clímaco, os monges devem influenciar a Igreja por viverem uma vida angelical, embora ainda possuíssem um corpo material e corruptível. Dizia que o chamado à vida monástica é para poucos e não para todos. 
Comemoração de São Tiago
Desde muito jovem, Tiago (Jacó) levava uma vida piedosa, trilhando os caminhos da santidade, devotando-se de todo o coração à fé e à doutrina da Igreja. Foi eleito bispo na época da Iconoclastia ou iconoclasmo. Pouco tempo depois, passou a viver recluso, e tal era a austeridade que se impunha que chegou até mesmo a privar-se do pão. Apesar de tantas privações sua fé nunca esmaeceu. Perseverou com firmeza até o ultimo momento de sua vida, recordando-nos assim as palavras do Apóstolo São Paulo em sua segunda Carta à Timóteo: «Sofre, pois, comigo, as aflições, como bom soldado de Jesus Cristo» (2Tm. 2,3). Assim padeceu como um bravo soldado do SENHOR. 
Comemoração do Venerável Serapião 
Serapião foi companheiro de Santo Antônio, o Grande. Ele era o Abade do Mosteiro de Arsina, no deserto de Nitria, onde havia mais de onze mil monges. Palladius e Sozomenes o chamavam de "o Grande". Serapião repousou por volta do ano 366 dC. 
Assim escreveu São Serapião: 
"Não pense que a doença é grave, só o pecado é grave, a doença acompanha-nos apenas para o túmulo, mas o pecado segue o pecador, mesmo após o túmulo". 

 

Comemoração do Venerável Cirilo, Bispo de Catânia, na Sicília 
Nascido em Antioquia, Cirilo era um discípulo de São Pedro. Ele governou bem o rebanho de Cristo. Com a ajuda da oração, obteve o dom de operar muitos milagres. 
Uma vez, em um lugar onde durante o verão se tinha apenas água amarga, que era imprópria para beber, ele, por meio da oração,  transformou as águas amargas em águas doces e potável. 
Cirilo repousou pacificamente.

 

Comemoração de São Thomás, Patriarca de Constantinopla 
Thomas viveu durante os reinados dos Imperadores Maurício e Phocas, e dos Patriarcas São João,  o Jejuador e de Cyriacus. Por causa de sua grande piedade e zelo, Thomas atraiu a atenção de São João e foi designado para o posto de Deputado Patriarcal por aquele santo. Após a morte de Cyriacus, Thomas foi eleito patriarca. Neste momento, ocorreu um evento extraordinário. 
Uma vez, quando havia uma procissão com cruzes, as cruzes começaram a balançar sozinhas e passaram a golpear umas às outras. Todas as pessoas ficaram maravilhadas com isso. Quando o Patriarca Tomás soube disso, convocou Teodoro Siquete, eremita de renome, que possuía o dom da clarividência (discernimento). O Patriarca implorou a Theodore para lhe explicar o que esse incidente predizia. Teodoro orou a Deus e revelou ao Patriarca que esta ocorrência apresentava grandes desgraças, tanto para a Igreja quanto para o Império Grego. Isso aconteceria como resultado das dissensões religiosas e políticas internas. Os cristãos lutariam e se aniquilariam. Tudo isso foi cumprido em breve. 
Thomas implorou a Teodoro que orasse por ele para que Deus o levasse antes que essas tragédias começassem. 
"Tu ordenaste que vieste a estar contigo, contudo, nos encontraremos no outro mundo diante de Deus." 
Foi assim que Theodore respondeu ao Patriarca, indicando que o Patriarca morreria em breve. Nesse mesmo dia o Patriarca adoeceu e morreu. Pouco depois dele, São Theodore também repousou. São Tomás morreu e tomou sua habitação com o Senhor em 610 dC .

Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!

MATINAS (8)

João 20:11-18

Mas Maria ficou parada e chorando do lado de fora da sepultura, e, enquanto ela chorava, curvou-se, e olhou dentro do sepulcro, e viu dois anjos de branco, assentados onde jazera o corpo de Jesus, um à cabeceira e outro aos pés. E disseram-lhe eles: Mulher, por que tu choras? Ela lhes disse: eles levaram o meu Senhor, e eu não sei onde o puseram. E ela, tendo dito isso, voltou-se para trás, e vê Jesus em pé, mas não reconheceu que era Jesus. Disse-lhe Jesus: Mulher, por que tu choras? A quem procuras? Ela, supondo que fosse o jardineiro, disse-lhe: Senhor, se tu o levaste, dize-me onde tu o puseste, e eu o levarei. Disse-lhe Jesus: Maria. Ela, voltando-se, disse-lhe: Raboni, que quer dizer, Mestre. Disse-lhe Jesus: Não me detenhas porque eu ainda não subi para meu Pai, mas vai ter com meus irmãos, e dize-lhes: Eu subo para meu Pai, e vosso Pai; e para meu Deus, e vosso Deus. Maria Madalena foi e contou aos discípulos que ela vira o Senhor, e que ele lhe falara essas coisas.

LITURGIA

Tropárion da Ressurreição
Tu desceste do alto dos Céus, Ó Deus misericordioso, / e aceitaste estar sepultado durante três dias, / a fim de nos libertares de nossas paixões. // Senhor, nossa via e ressurreição, glória a Ti!

Tropárion de São Mateus, Tom 3
Com zelo seguiste a Cristo, o Mestre, / Que em Sua bondade apareceu aos homens na Terra, / E da alfândega te chamou para Apóstolo / e Pregador do Evangelho ao universo, /por isto honramos tua preciosa memória. / Ó divinamente eloquente, Mateus. /Roga ao Deus misericordioso // que nos conceda a remissão das transgressões e a salvação das nossas almas!

Tropárion do Triódion, Tom 1
Ó João, nosso pai e santo de Deus, / foste revelado um cidadão do deserto, / um anjo em corpo operando milagres. / Com jejuns, orações e vigílias recebeste os dons celestiais da graça, / para curar os doentes e as almas dos que te buscam com fé. / Glória Àquele que te fortaleceu; / glória Àquele que te coroou; // glória Àquele que por ti concede a cura a todos os homens.

Kondákion da Ressurreição
Ressuscitando do túmulo, Tu despertaste os mortos / e ergueste Adão, e Eva dançou de alegria na Tua Ressurreição, / e os confins da terra mantiveram festas triunfais // na Tua Ressurreição dentre os mortos, Ó Tu Que És muito misericordioso.

Kondákion de São Mateus, Tom 4
Deixando os laços da alfândega para adquirir o jugo da Justiça, / tu te revelaste um sábio comerciante, rico da sabedoria do Alto. / Proclamaste a Palavra da Verdade, /e pela narrativa da hora do Juízo // despertaste as almas indolentes.

Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo

Kondákion do Triódion Tom 4
Verdadeiramente o Senhor te firmou como uma estrela no firmamento da abstinência, / iluminando aos confins da terra, // Ó pai João, nosso mestre.

Agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!

Hino à Virgem
Ó Admirável Protetora dos Cristãos e nossa Medianeira ante o Criador / não desprezes as súplicaS de nenhum de nós pecadores; / mas, apressa-te a auxiliar-nos como Mãe bondosa que és, / pois, te invocamos com fé. / Roga por nós junto de Deus, // tu que defendes sempre àqueles que te veneram.

Prokímenon

R. Fazei votos, e pagai-os
ao Senhor vosso Deus. (Sl. 75:12)

V. Conhecido É Deus em Judá, 
Grande É o Seu Nome em Israel. (Sl. 75:2)

No 7º Tom

R. Os santos se alegrarão em sua glória
Eles exultarão em seus aposentos. (Sl. 75:2)

Hebreus 6:13-20

Porque, quando Deus fez a promessa a Abraão, como não tinha outro maior por quem jurasse, jurou por si mesmo, Dizendo: Certamente, abençoando te abençoarei, e multiplicando te multiplicarei. E assim, esperando com paciência, alcançou a promessa. Porque os homens certamente juram por alguém superior a eles, e o juramento para confirmação é, para eles, o fim de toda a contenda. Por isso, querendo Deus mostrar mais abundantemente a imutabilidade do seu conselho aos herdeiros da promessa, se interpôs com juramento; Para que por duas coisas imutáveis, nas quais é impossível que Deus minta, tenhamos a firme consolação, nós, os que pomos o nosso refúgio em reter a esperança proposta; A qual temos como âncora da alma, segura e firme, e que penetra até ao interior do véu, Onde Jesus, nosso precursor, entrou por nós, feito eternamente sumo sacerdote, segundo a ordem de Melquisedeque.

Aleluia, no 8º Tom

Aleluia, aleluia, aleluia! (3x)

Vinde, regozijemo-nos no Senhor,
cantemos as glórias de Deus, nosso Salvador! (Sl 94:1)

Apresentemo-nos diante d'Ele com ações de graças,
e exultantes O celebremos com salmos. (Sl 94:2)

No 2º Tom:

Os Justos estão plantados na casa do Senhor,
Eles florescerão nos átrios do nosso Deus. (Sl 91:14)

Marcos 9:17-31

E um da multidão, respondendo, disse: Mestre, trouxe-te o meu filho, que tem um espírito mudo; E este, onde quer que o apanhe, despedaça-o, e ele espuma, e range os dentes, e vai definhando; e eu disse aos teus discípulos que o expulsassem, e não puderam. E ele, respondendo-lhes, disse: Ó geração incrédula! até quando estarei convosco? até quando vos sofrerei ainda? Trazei-mo. E trouxeram-lho; e quando ele o viu, logo o espírito o agitou com violência, e, caindo o endemoninhado por terra, revolvia-se, escumando. E perguntou ao pai dele: Quanto tempo há que lhe sucede isto? E ele disse-lhe: Desde a infância. E muitas vezes o tem lançado no fogo, e na água, para o destruir; mas, se tu podes fazer alguma coisa, tem compaixão de nós, e ajuda-nos. E Jesus disse-lhe: Se tu podes crer, tudo é possível ao que crê. E logo o pai do menino, clamando, com lágrimas, disse: Eu creio, Senhor! ajuda a minha incredulidade. E Jesus, vendo que a multidão concorria, repreendeu o espírito imundo, dizendo-lhe: Espírito mudo e surdo, eu te ordeno: Sai dele, e não entres mais nele. E ele, clamando, e agitando-o com violência, saiu; e ficou o menino como morto, de tal maneira que muitos diziam que estava morto. Mas Jesus, tomando-o pela mão, o ergueu, e ele se levantou. E, quando entrou em casa, os seus discípulos lhe perguntaram à parte: Por que o não pudemos nós expulsar? E disse-lhes: Esta casta não pode sair com coisa alguma, a não ser com oração e jejum. E, tendo partido dali, caminharam pela Galiléia, e não queria que alguém o soubesse; Porque ensinava os seus discípulos, e lhes dizia: O Filho do homem será entregue nas mãos dos homens, e matá-lo-ão; e, morto ele, ressuscitará ao terceiro dia.

Zadostoinik
Toda a criação, a assembleia dos Anjos e a Raça Humana se regozijam em Ti, ó Tu que és cheia de Graça. Ó Templo Sagrado e Paraíso Espiritual, Orgulho das Virgens, em quem o Deus Eterno encarnou e Se tornou criança. Ele fez do teu corpo um trono e o teu ventre mais vasto que o Céu. Toda a criação regozija-se em Ti, ó Tu que és cheia de Graça, glória a Ti

Canto da Comunhão

Louvai ao Senhor nos Céus,
Louvai-O no mais alto dos Céus.

A memória do justo é eterna
E ele não teme más notícias.

Aleluia, Aleluia, Aleluia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário