sexta-feira, 1 de abril de 2022

4ª Sexta-feira da Grande Quaresm

01 de Abril de 2022 (CC) / 19 de Março (CE)
São Crisanto e sua mulher Santa Daria, mártires de Atenas († 283)
Jejum (Pães, frutas e vegetais)
Tom 7



Os santos Crisanto e Daria (e, com eles, Claudia, Hilária, Jason e Mauro) foram martirizados em Roma, no ano de 283. Crisanto era filho de um ilustre senador. Teve uma brilhante educação e aprendeu a amar as letras desde sua juventude. Adquiriu o Evangelho e as Epístolas e as leu com muito interesse. Maravilhava-se com as mensagens profundas do Evangelho, porém não entendia muitas coisas. A Providência Divina fez com que Crisanto conhecesse um sacerdote que lhe explicou detalhadamente a fé cristã. Aprofundando-se nos estudos do Evangelho e se sentindo iluminado com as verdades cristãs, Crisanto deixou os equívocos pagãos de sua família e foi batizado. Desejando converter outros pagãos à fé cristã, começou destemidamente a pregar o Evangelho. 
Quando seu pai, pagão, soube do batismo de seu filho, pretendendo afastá-lo do cristianismo, colocou-o num cárcere, deixando que passasse frio e fome. Ao contrário, estas provações fortaleceram ainda mais a sua fé. Então seu pai o libertou e casou-o com Daria, uma sacerdotisa da deusa Vesta, esperando que ela pudesse persuadi-lo a voltar ao paganismo. Mas, ao contrário, Crisanto foi quem a converteu à fé cristã, e ela também foi batizada.  Quando faleceu o pai de Crisanto, a casa do jovem casal tornou-se um lugar de refúgio e abrigo aos cristãos. Mais tarde, Crisanto e Daria foram denunciados ao magistrado romano Claudio como seguidores do cristianismo.  Testemunhando como suportavam os cruéis suplícios, e os milagres que operavam, Claudio também converteu-se ao cristianismo com sua esposa Hilária e seus filhos Jason e Mauro. Por ordem do imperador, Claudio foi afogado com uma pedra atada ao pescoço e os filhos foram decapitados. A mãe, Hilária, viu suas tumbas antes de ser martirizada. Crisanto e Daria, depois de sofrerem horríveis suplícios, foram enterrados vivos. Mais tarde os cristãos de Roma reuniram-se em uma caverna próxima ao lugar do martírio para homenageá-los; os pagãos, ao saberem disso, obstruíram a entrada da caverna e todos os que estavam lá dentro morreram de fome. Dentre os que morreram nomeiam-se o presbítero Deodoro e o diácono Mariano.

Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém! 

HORA SEXTA

Isaías 29:13-23

13 Porém o Senhor disse: Este povo aproxima-se de mim com a sua boca, e me honra com os seus lábios, mas o seu coração está longe de mim. Em vão me adoram, ensinando os preceitos e as doutrinas dos homens. 14 Portanto, eis que continuarei a remover para longe este povo. Eu os removerei; destruirei a sabedoria dos sábios, e irei ocultar o entendimento dos entendidos. 15 Ai dos que aprofundam o seu propósito, mas não pelo Senhor. Ai daqueles que tomam conselho secreto, cujas obras são feitas nas trevas, e dizem: Quem nos viu? quem nos reconhecerá, ou aquilo que fazemos? 16 Porventura não sereis contados como o barro do oleiro? Dirá a coisa formada ao que a formou: Não me formaste; ou a obra para o que a fez: Não me fizeste sabiamente? 17 Não se passará ainda um pouco, e o Líbano deverá será feito como as montanhas do Carmelo, e o Carmelo tido como uma floresta? 18 Naquele dia os surdos ouvirão as palavras do livro, os que estão em trevas e os que estão na névoa. Os olhos dos cegos irão vê-lo, 19 o pobre exultará com alegria por causa do Senhor, e aquele que não tem nenhuma esperança entre os homens será preenchido com regozijo. 20 O homem sem lei tornou-se em nada, o orgulhoso pereceu, os que transgridem maliciosamente foram totalmente destruídos, 21 assim como aqueles que levam os homens a pecar pela sua palavra. Pois os homens fazem com que todos os reprovadores nas portas sejam uma ofensa, porquanto eles têm, injustamente, desviado os justos. 22 Portanto, assim diz o Senhor acerca da casa de Jacó, a quem ele separou de Abraão: Jacó não será mais envergonhado, nem mudará mais, ele, o seu semblante. 23 Porém, quando os seus filhos tiverem visto as minhas obras santificarão o meu nome, por minha causa; santificarão ao Santo de Jacó e temerão ao Deus de Israel.

VÉSPERAS

Gênesis 12:1-7

1 Disse o Senhor a Abrão: Sai da tua terra e da tua parentela, da casa de teu pai, e vem para a terra que eu te mostro. 2 Farei de ti uma grande nação, e te abençoarei e engrandecerei o teu nome; e serás bem-aventurado. 3 Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti todas as tribos da terra serão benditas. 4 Então, Abrão partiu, conforme o Senhor falara com ele; e Ló partiu com ele. Abrão tinha setenta e cinco anos de idade quando saiu de Harã. 5 Tomou Abrão a Sarai, sua esposa, e a Ló, filho de seu irmão, e a todos os seus bens, tantos quantos tinham adquirido, e a cada alma que tinham adquirido em Harã, e saíram para irem à terra de Canaã. E foram até Canaã. 6 Atravessou Abrão a terra, longitudinalmente, até o local chamado Siquém, até o carvalho alto. Os cananeus, então, habitavam a terra. 7 E o Senhor apareceu a Abrão, e disse-lhe: Eu darei esta terra à tua descendência. E Abrão construiu, ali, um altar ao Senhor que lhe aparecera.

Provérbios 14:15-26

15 O simples dá crédito a cada palavra, mas o homem prudente as analisa. 16 O sábio teme, e desvia-se do mal; o tolo, porém, confia em si mesmo, unindo-se com o transgressor. 17 Um homem passional age sem pensar, todavia um homem sensato suporta muitas coisas. 18 Os tolos receberão o mal como sua porção, mas o que for prudente apegar-se-á à compreensão. 19 Os homens maus cairão perante os bons, e os ímpios deverão comparecer às portas dos justos. 20 Amigos odiarão aos amigos pobres; dos ricos, entretanto, os amigos são muitos. 21 Aquele que desonra aos carentes peca, mas o que se compadece dos pobres é muito abençoado. 22 Os que se desviam concebem males; o bom, contudo, concebe misericórdia e verdade. Os que praticam o mal não entendem a misericórdia e a verdade, porém a compaixão e a fidelidade estão com os que fazem o bem. 23 Com todo aquele que é cuidadoso há abundância, mas o que busca o prazer e é indolente sentirá falta. 24 O homem prudente é a coroa dos sábios, todavia a ocupação dos tolos é o mal. 25 A testemunha fiel livrará uma alma do mal, porém o homem fraudulento acende falsidades. 26 No temor do Senhor há firme confiança, e ele dá aos seus filhos um apoio.

† † † 

Nenhum comentário:

Postar um comentário