quinta-feira, 28 de abril de 2022

Quinta-feira Luminosa

28 de Abril de 2022 (CC) / 15 de Abril (CE)
Santos Apóstolos Aristarco, Pudens e Trófimo [Apóstolos dos 70] († Séc. I)







«Cristo ressuscitou dos mortos,
Pisoteando a morte com Sua morte,
E outorgando a vida
Aos que jaziam nos sepulcros!»


Comemoração dos Santos Aristarco, Pudens e Trófimo. 

Os Santos Discípulos Aristarco, Pudens e Trófimo estão entre os Setenta Discípulos, que o Senhor Jesus Cristo enviara adiante d’Ele, às cidades de Israel, para anunciar as boas novas do Evangelho (Lc. 10: 1-24).
O santo discípulo Aristarco, colaborador do Santo Apóstolo Paulo, tornou-se bispo da cidade síria de Apameia. Aristarco é, por diversas vezes, citado no livro dos Atos dos Santos Apóstolos (Atos 19: 29, 20: 4, 27: 2) e nas Epístolas do Apóstolo Paulo (Col. 4: 10, Filemom 1: 24).
O Santo discípulo Pudens (também conhecido como Pudente ou Prudente), é mencionado na 2ª Epístola do Apóstolo Paulo a Timóteo (2 Tm. 4: 21). Ele ocupou alta posição como membro do Senado Romano. Em sua casa, o santo acolheu os Apóstolos de primeiro escalão Pedro e Paulo. Sua casa foi convertida em igreja, recebendo o nome de "Pastorum". Nela, segundo a tradição, o próprio Santo Apóstolo Pedro serviu como sacerdote.
O Santo Discípulo Trófimo veio da cidade de Edessa. Seu nome é mencionado no livro dos Atos dos Santos Apóstolos (Atos 20:4) e na 2ª Epístola do Apóstolo Paulo a Timóteo (2Tm 4:20). Foi discípulo e companheiro do Santo Apóstolo Paulo em suas missões, compartilhando com ele todas as dores e perseguições. 
Todos esses três santos discípulos acolheram o martírio em Roma sob o imperador Nero (54-68), ao mesmo tempo que o Apóstolo Paulo (c. 67).


Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!

Atos 2:38-45

E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo; Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe, a tantos quantos Deus nosso Senhor chamar. E com muitas outras palavras isto testificava, e os exortava, dizendo: Salvai-vos desta geração perversa. De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas, E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações. E em toda a alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos.

João 3:1-15

E havia entre os fariseus um homem, chamado Nicodemos, príncipe dos judeus. Este foi ter de noite com Jesus, e disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és Mestre, vindo de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele. Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer? Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus. O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito. Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo. O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai; assim étodo aquele que é nascido do Espírito. Nicodemos respondeu, e disse-lhe: Como pode ser isso? Jesus respondeu, e disse-lhe: Tu és mestre de Israel, e não sabes isto? Na verdade, na verdade te digo que nós dizemos o que sabemos, e testificamos o que vimos; e não aceitais o nosso testemunho. Se vos falei de coisas terrestres, e não crestes, como crereis, se vos falar das celestiais? Ora, ninguém subiu ao céu, senão o que desceu do céu, o Filho do homem, que está no céu. E, como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado; Para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

† † 

Nenhum comentário:

Postar um comentário