21 de Novembro de 2025 (CC) / 08 de Novembro (CE)
Ss. Arquistrategos Miguel e Gabriel, e todos os outros Arcanjos: Rafael, Uriel, Selaphiel, Jehudiel, Baraquiel e Jeremiel.
Jejum (Azeite é permitido)
Tom 6
A Celebração da Synaxe do Chefe das Hostes Celestes, Miguel e das demais milícias celestes dos Seres Incorpóreos, foi estabelecida no início do século IV por ocasião do Concílio de Laodiceia (local), ocorrido muitos anos antes do Primeiro Concílio Ecumênico (325 d.C). O Concilio de Laodiceia, através do seu Canon 35, rejeitou e condenou como herética a prática e a crença de adorar os anjos como criadores e governantes do mundo, e definiu a maneira correta de venerá-los.
A Festa foi criada em novembro (nono mês a partir de março, em conformidade aos 9 graus da Hierarquia Angélica). Março era o mês que na antiguidade se comemorava o início do ano novo. O Concílio também elegeu o oitavo dia do mês de novembro como o dia no qual devem ser comemoradas todas as Hostes Celestes conjuntamente com a lembrança do Dia do Juízo Final, ao qual os Santos Pais também chamam de "Oitavo Dia", - uma vez que após a era em que os sete dias [da Criação] tenham transcorrido virá o "Oitavo Dia", o dia que não conhece ocaso, no qual virá o Filho do Homem na sua glória e todos os Santos Anjos, juntamente com Ele" (Mt. 25: 31).
As fileiras angelicais são divididas em três hierarquias: Alta, Média e Menor.Na mais alta hierarquia estão incluídos os três graus: Serafins, Querubins e Tronos.
1. Os Serafins (Seraphimy = flamejante, ardente), entre todos, são os que servem mais próximos à Santíssima Trindade, e são descritos pelo Profeta Isaías como sendo possuidores de seis asas (Is. 6:12). Eles ardem em amor por Deus e impelem os demais a este amor.
2. Querubins. Depois dos Serafins estão diante do Senhor os Querubins. O termo “Cheruvimy” (Gen. 3:24) significa "derramamento de iluminação", "sabedoria", pois através deles (dos Querubins), irradiam-se a luz do conhecimento divino e da compreensão dos mistérios de Deus, por eles são enviadas a sabedoria e o esclarecimento para o conhecimento da Divina Verdade.
3. Tronos. Depois dos Querubins, estão os Tronos (“Thronoi” – Col. 1:16), os quais são agraciados com a misteriosa e incompressível função de defender Deus. Eles servem à causa da retidão e da justiça Divina.
A Média Hierarquia Angélica também consiste em três graus: Dominações, Poderes e Soberanias.
1. As Dominações “Kiriotêtes” (Col. 1: 16), exerecem o domínio sobre as sucessivas fileiras dos Anjos. Eles instruem as autoridades terrenas, estabelecida a partir de Deus, ao sábio governo. Os Domínios, via de regra, influenciam os milagres ajudam a vencer os impulsos pecaminosos, subordinado a carne ao espírito, e fortalece a vontade de vencer a tentação.
2. Poderes “Dunameon” (1 Ped 3: 22). Cumprem a vontade de Deus. Eles operam milagres e transmitem esta graça aos santos agradáveis a Deus, aos quais também concede a perspicácia. Os Poderes assistem o povo na obediência, inspira-lhes a paciência, e nos concedem força e coragem espiritual.
3. Autoridades “Eksoussion” (1 Ped 3:. 22, Col. 1: 16), têm autoridade para dominar o poder do diabo. Eles repelem tentações demoníacas às pessoas, defendem ascetas e guarda-os, também ajudando as pessoas em seus combates contra as astúcias do Maligno.
Na Hierarquia Menor estão incluídos os três graus: Principados, Arcanjos e Anjos.
1. Principados (Col. 1, 16), têm o comando sobre os anjos inferiores, instruindo-os no cumprimento dos mandamentos divinos que lhes são confiados para dirigir o universo, e na proteção às terras, povos e nações. Os Principados instruem o povo a prestar homenagem a quem se deve honrar. Também ensinam ao que têm autoridade a cumprirem suas obrigações, não por glória e lucro pessoal, mas por respeito a Deus e benefício ao próximo.
2. Arcanjos (1 Tessalonicenses 4:. 16), anunciam o Altíssimo, revelam os mistérios da fé, profecias e concedem compreensão da vontade de Deus; eles aprofundam nossa fé, iluminando nossas mentes com a luz do Santo Evangelho.
3. Anjos (1 Ped 3: 22), são os que têm contatos mais próximos com os seres humanos. Eles proclamam a intenção de Deus, orientando as pessoas para a vida virtuosa e santa. Eles protegem os crentes, ajudando-os a se livrarem da queda, e a levantar, uma vez que tenham caído. Nunca nos abandonam e sempre estão preparados a nos ajudar, se assim o desejarmos.
Todas as Hierarquias das Hostes Celestes têm em comum o nome de Anjos em virtude de seu serviço. O Senhor revela Sua vontade para o mais alto dos anjos, e eles por sua vez informará os outros.
* Saiba mais sobre o ensino Ortodoxo acerca dos anjos acessando o Observatório Ortodoxo
Afresco representando Cristo cercado pelas Hostes dos Anjos, os quais, curiosamente, são representados unidos aos corpos celestes que compõem as constelações. A inscrição à volta de Cristo é o trecho do Salmo 148, cantado durante o serviço das Matinas (Orthros):
"Que tudo o que respira louve o Senhor, Louvado seja o Senhor dos céus, louvai-o nas alturas, É apropriado cantar um hino a Ti, ó Deus, louvai-o, todos os seus anjos;... Louvá-io, todas as suas hostes . A Ti, ó Deus, convém cantar hinos”.
Tropárion do Arcanjo Miguel, Tom 4: Ó Supremo Comandante das Hostes Celestiais, / nós te rogamos, indignos como somos, / que por tuas orações, nos envolvas / com a proteção das asas de tua glória imaterial; / e proteja-nos, a nós que prostrados, clamamos com fervor: / livra-nos de todos os infortúnios, // Tu que és o Chefe Supremo das Hostes nas Alturas.Kondákion do Arcanjo, Tom 2: Ó Supremo Comandante de Deus, Ministro da Glória Divina, / Capitão dos Anjos e Instrutor de Toda a Humanidade: / implora grande misericórdia e tudo que nos é proveitoso, / pois, és o Chefe Supremo // das Hostes Incorpóreas.
Leituras ComemorativasMateus 13:24-30, 36-43 MatinasHebreus 2:2-10 EpístolaLucas 10:16-21 Liturgia
Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!
1 Tessalonicenses 5:9-13, 24-28
Fragmento 272 - Irmãos, Deus não nos destinou para a ira, mas para alcançarmos a salvação por nosso Senhor Jesus Cristo, que morreu por nós, para que, quer vigiemos, quer durmamos, vivamos juntamente com Ele. Pelo que exortai-vos uns aos outros e edificai-vos uns aos outros, como na verdade o estais fazendo. Ora, nós vos rogamos, irmãos, que reconheçais os que trabalham entre vós, presidem sobre vós no Senhor e vos admoestam; e que os tenhais em grande estima e amor, por causa da obra que realizam. Tende paz entre vós. Fiel é O que vos chama, e Ele também o fará. Irmãos, orai por nós. Saudai a todos os irmãos com ósculo santo. Pelo Senhor vos conjuro que esta epístola seja lida a todos os irmãos. A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja convosco.
Lucas 13:31-35
Naquele mesmo dia chegaram uns fariseus, dizendo-lhe: Sai, e retira-te daqui, porque Herodes quer matar-te. E respondeu-lhes: Ide, e dizei àquela raposa: Eis que eu expulso demônios, e efetuo curas, hoje e amanhã, e no terceiro dia sou consumado. Importa, porém, caminhar hoje, amanhã, e no dia seguinte, para que não suceda que morra um profeta fora de Jerusalém. Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas, e apedrejas os que te são enviados! Quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos, como a galinha os seus pintos debaixo das asas, e não quiseste? Eis que a vossa casa se vos deixará deserta. E em verdade vos digo que não me vereis até que venha o tempo em que digais: Bendito aquele que vem em nome do Senhor.
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ENSINO DOS SANTOS PADRES
"Eis que a vossa casa vos ficará deserta", disse o Senhor acerca de Jerusalém. Isso significa que há uma medida para a longanimidade de Deus. A misericórdia de Deus está pronta para ser eternamente paciente, esperando o bem; mas o que Ele deve fazer quando chegamos a tal desordem que nos ajudar é inútil? É por isso que estamos abandonados.
Assim será na eternidade também. Todos dizem: “A misericórdia de Deus não permitirá que as pessoas sejam eternamente rejeitadas”. Não quer isso; mas o que se pode fazer com aqueles que estão cheios de maldade e não querem se corrigir? Eles se colocam além dos limites da misericórdia de Deus e são deixados lá porque não querem sair. Os espíritas inventaram um grande número de reencarnações como meio de purificar os pecadores. Mas aquele que é contaminado pelos pecados em uma encarnação pode ser o mesmo em dez outras, e depois sem fim. Assim como há progresso no bem, também há progresso no mal. Na terra, vemos pessoas amarguradas no mal - elas podem permanecer assim além da terra e, então, para sempre. Quando o fim de tudo chegar, e inevitavelmente chegará, onde colocar os que estão amargurados no mal? Claro, em algum lugar fora da região brilhante determinada para aqueles que trabalharam em si mesmos, para a limpeza de suas impurezas. Isso é o inferno! Aqueles que não melhoraram nas melhores circunstâncias realmente melhorariam nas piores? E se não, este é o inferno eterno! Não é Deus quem é culpado do inferno e dos tormentos eternos nele, mas os próprios pecadores. Se não houvesse pecadores impenitentes, não haveria inferno.
O Senhor deseja muito que não haja pecadores; é para isso que Ele veio à terra. Se Ele deseja a impecabilidade, isso significa que Ele deseja que ninguém caia em tormentos eternos. Tudo depende de nós. Vamos concordar e destruir o inferno com a impecabilidade. O Senhor ficará contente com isso; Ele revelou o inferno para que todos tomassem cuidado para não acabar lá.
São teófano, o Recluso
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