segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

34º depois de Pentecostes – Modo 1


34º depois de Pentecostes – Modo 1
05 de Fevereiro de 2012 (CC) / 23 de Janeiro (CE)
DOMINGO DO PUBLICANO E DO FARISEU
Ss. Clemente, bispo de Ancira e Agatângelo, mártires († início do séc. IV).


MATINAS (I)

Mateus 28:16-20

     16 Partiram, pois, os onze discípulos para a Galiléia, para o monte onde Jesus lhes designara.    17 Quando o viram, o adoraram; mas alguns duvidaram.    18 E, aproximando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra.    19 Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;    20 ensinando-os a observar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos.   


LITURGIA

2 Timóteo 3:10-15

     10 Tu, porém, tens observado a minha doutrina, procedimento, intenção, fé, longanimidade, amor, perseverança,    11 as minhas perseguições e aflições, quais as que sofri em Antioquia, em Icônio, em Listra; quantas perseguições suportei! e de todas o Senhor me livrou.    12 E na verdade todos os que querem viver piamente em Cristo Jesus padecerão perseguições.    13 Mas os homens maus e impostores irão de mal a pior, enganando e sendo enganados.    14 Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido,    15 e que desde a infância sabes as sagradas letras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela que há em Cristo Jesus.   

Lucas 18:10-14

     10 Dois homens subiram ao templo para orar; um fariseu, e o outro publicano.    11 O fariseu, de pé, assim orava consigo mesmo: Ó Deus, graças te dou que não sou como os demais homens, roubadores, injustos, adúlteros, nem ainda com este publicano.    12 Jejuo duas vezes na semana, e dou o dízimo de tudo quanto ganho.    13 Mas o publicano, estando em pé de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, sê propício a mim, o pecador!    14 Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque todo o que a si mesmo se exaltar será humilhado; mas o que a si mesmo se humilhar será exaltado.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário