segunda-feira, 12 de maio de 2014

4ª Segunda-feira Após a Páscoa

12 de Maio de 2014 (CC) / 29 de Abril (CE) – Modo 3
Nove santos Mártires de Cizico († 322) 



Troparion Da Ressurreição (3º Modo)

Rejubilem-se os Céus e alegre-se a terra,
pois o Senhor manifestou a força de seu braço;
e com sua morte venceu a morte,
tornou-se o Primogênito dentre os mortos;
libertou-nos do seio dos infernos,
revelando ao mundo a grande misericórdia!

Atos 10:1-16

     1 Um homem em Cesaréia, por nome Cornélio, centurião da coorte chamada italiana,    2 piedoso e temente a Deus com toda a sua casa, e que fazia muitas esmolas ao povo e de contínuo orava a Deus,    3 cerca da hora nona do dia, viu claramente em visão um anjo de Deus, que se dirigia para ele e lhe dizia: Cornélio!    4 Este, fitando nele os olhos e atemorizado, perguntou: Que é, Senhor? O anjo respondeu-lhe: As tuas orações e as tuas esmolas têm subido para memória diante de Deus;    5 agora, pois, envia homens a Jope e manda chamar a Simão, que tem por sobrenome Pedro;    6 este se acha hospedado com um certo Simão, curtidor, cuja casa fica à beira-mar. [Ele te dirá o que deves fazer.]    7 Logo que se retirou o anjo que lhe falava, Cornélio chamou dois dos seus domésticos e um piedoso soldado dos que estavam a seu serviço;    8 e, havendo contado tudo, os enviou a Jope.    9 No dia seguinte, indo eles seu caminho e estando já perto da cidade, subiu Pedro ao eirado para orar, cerca de hora sexta.    10 E tendo fome, quis comer; mas enquanto lhe preparavam a comida, sobreveio-lhe um êxtase,    11 e via o céu aberto e um objeto descendo, como se fosse um grande lençol, sendo baixado pelas quatro pontas sobre a terra,    12 no qual havia de todos os quadrúpedes e répteis da terra e aves do céu.    13 E uma voz lhe disse: Levanta-te, Pedro, mata e come.    14 Mas Pedro respondeu: De modo nenhum, Senhor, porque nunca comi coisa alguma comum e imunda.    15 Pela segunda vez lhe falou a voz: Não chames tu comum ao que Deus purificou.    16 Sucedeu isto por três vezes; e logo foi o objeto recolhido ao céu.  

João 6:56-69

     56 Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele.    57 Assim como o Pai, que vive, me enviou, e eu vivo pelo Pai, assim, quem de mim se alimenta, também viverá por mim.    58 Este é o pão que desceu do céu; não é como o caso de vossos pais, que comeram o maná e morreram; quem comer este pão viverá para sempre.    59 Estas coisas falou Jesus quando ensinava na sinagoga em Cafarnaum.    60 Muitos, pois, dos seus discípulos, ouvindo isto, disseram: Duro é este discurso; quem o pode ouvir?    61 Mas, sabendo Jesus em si mesmo que murmuravam disto os seus discípulos, disse-lhes: Isto vos escandaliza?    62 Que seria, pois, se vísseis subir o Filho do homem para onde primeiro estava?    63 O espírito é o que vivifica, a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos tenho dito são espírito e são vida.    64 Mas há alguns de vós que não creem. Pois Jesus sabia, desde o princípio, quem eram os que não criam, e quem era o que o havia de entregar.    65 E continuou: Por isso vos disse que ninguém pode vir a mim, se pelo Pai lhe não for concedido.    66 Por causa disso muitos dos seus discípulos voltaram para trás e não andaram mais com ele.    67 Perguntou então Jesus aos doze: Quereis vós também retirar-vos?    68 Respondeu-lhe Simão Pedro: Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna.    69 E nós já temos crido e bem sabemos que tu és o Santo de Deus.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário