domingo, 24 de janeiro de 2016

Domingo Depois da Teofania


24 de Janeiro de 2016 (CC) 11 de Janeiro (CE)
34º Domingo Depois de Pentecostes
Pós-Festa da Teofania
S. Teodósio Cenobiarca († c. 529); S. Mikhail de Novgorod; 
S. Mikhail de Klops, o Milagroso;
Ss. Monjas Ethenia e Fidelmia; Ss. Mártires Nicolau, Teodoro e Vladimir 
Modo 1







São Teodósio nasceu em Gariso, na Capadócia, no ano 423. Já havia sido ordenado leitor quando, a exemplo do Patriarca Abraão, deixou sua pátria e família, iniciando uma viagem à Jerusalém. Na viagem, desviou um pouco a sua rota e visitou São Simeão, o Estilita, de quem ouviu muitas predições sobre sua vida futura e obteve dele alguns conselhos. Enquanto visitava os lugares santos, em Jerusalém, São Teodósio, refletia sobre a melhor forma de consagrar-se a Deus. Escolheu então a vida monástica, pois achava que viver sem um diretor espiritual era muito perigoso. Assim pôs-se sob a direção espiritual de Longino, um santo homem de Deus que nutriu um grande afeto por seu discípulo. Em Belém, uma senhora havia construído uma igreja e Longino encarregou Teodósio de seu cuidado pastoral. Teodósio não quis aceitar, mas por necessidade, Longino lhe impôs esta obrigação em nome da obediência. Teodósio não ficou muito tempo no cargo, retirando-se logo para uma cela em uma gruta no cume de uma montanha vizinha.

Logo começaram a reunir-se numerosos companheiros que queriam servir a Deus sob sua direção. A principio, Teodósio só admitiu sete ou oito, mas em pouco tempo teve que aumentar este número chegando a não recusar nenhum vocacionado que manifestasse disposições sinceras. A primeira lição que deu aos seus companheiros foi mostrar-lhes um grande fosso que havia escavado nos arredores, e que haveria de servir como sepultura comum, para recordar-lhes que deveriam aprender a morrer a si mesmos constantemente.

Por atrair inúmeros aspirantes a vida religiosa, por causa da santidade de Teodósio, o monastério tornou-se pequeno. Teodósio construiu outro monastério maior localizado em um sitio chamado Catismo, próximo de Belém. Construiu também três hospitais: um para os doentes, outro para os anciãos e outro para os deficientes mentais. Nestes lugares as pessoas encontravam socorro material e espiritual. Segundo narrativas, em alguns dias Teodósio recebia em seus albergues mais de 100 pessoas. Quando a alimentação era insuficiente para tantas pessoas, São Teodósio os fazia multiplicar por suas orações.

O monastério era uma espécie de cidade de santos em meio ao deserto. A ordem, o silêncio e a caridade reinavam nele. Quatro igrejas eram assistidas pelo monastério. Três eram dedicadas a cada um dos diferentes idiomas dos monges. A quarta era dedicada aos penitentes e aos que estavam em processo de cura. A comunidade estava dividida em três nacionalidades principais: aos gregos, que eram em maior número, e que vinham de todas as províncias do império; aos armênios entre os quais os árabes e os persas e, finalmente os monges de língua eslava e os originários das regiões vizinhas da Trácia.

Salustio, Patriarca de Jerusalém, nomeou São Savas, superior dos eremitas, e São Teodósio superior dos monges que viviam em comunidade em toda Palestina. Por isso São Teodósio é chamado de “o Cenobiarca”. Grande amizade unia estes dois santos e, posteriormente, os sofrimentos iria uni-los ainda mais à Igreja.

O imperador Anastácio apoiava a heresia de Eutiques e empreendeu vários esforços para que São Teodósio também a aderisse. No ano 513, depôs Elias, Patriarca de Jerusalém; antes, já havia desterrado Flaviano II de Antioquia, pondo em seu lugar Severo. São Teodósio e Savas defenderam veementemente os direitos de Elias e de seu sucessor João. Os agentes imperiais, conhecendo a fama de santidade de ambos, procuravam persuadi-los a defender sua causa. A ponto de o imperador enviar a Teodoro uma grande soma de dinheiro, com o pretexto se ajudar as obras de caridade. No entanto, esta doação envolvia outros interesses. São Teodósio aceitou o dinheiro e o distribuiu aos pobres. Anastásio, crendo que já tinha conquistado o apoio de Teodósio, enviou um documento (Profissão de fé onde as duas naturezas de Cristo se confundiam em uma só) para ser assinado). São Teodósio lhe respondeu com uma outra carta que aplacou o imperador por um tempo. Logo em seguido renovou os editos que perseguiam os cristãos ortodoxos e despachou tropas para executá-los. Ao saber disso, São Teodósio partiu por toda a Palestina exortando aos cristãos que permanecessem fieis aos ensinamentos dos quatro concílios ecumênicos. Em Jerusalém, gritou do púlpito: “quem não considera os ensinamentos dos quatro concílios ecumênicos como os quatro Evangelhos merece a morte eterna”. Estas palavras reanimaram os cristãos aterrorizados pelos editos imperiais.

Os sermões de Teodósio produziram efeitos maravilhosos e Deus confirmava seu zelo com milagres surpreendentes. Estre estes, conta-se que uma mulher que sofria de tumores, foi rapidamente curada ao tocar nas vestes de Teodósio. O Imperador então decidiu desterrar Teodósio. O imperador Anastásio morreu pouco depois e seu sucessor tirou Teodósio do exílio.

Nos últimos anos de vida, Teodósio foi tomado por uma grave enfermidade quando pode dar provas de sua paciência e submissão absoluta à vontade de Deus. Uma pessoa que assistia seus sofrimentos lhe rogara que orasse a Deus para aliviar suas dores, mas Teodósio negava-se a fazer, dizendo que se fizesse, constituiria falta de paciência. Quando Teodósio compreendeu que seu fim estava próximo, dirigiu a seus discípulos uma ultima exortação e predisse muitas coisas que iria acontecer após sua morte. O santo cenobiarca entregou sua alma a Deus em 529, aos 105 anos. O Patriarca Pedro de Jerusalém e toda a cidade assistiram seus funerais onde pode comprovar vários milagres. Foi sepultado dentro da primeira cela que havia ocupado, chamada “ gruta dos magos”, pois havia uma tradição que dizia que os Reis Magos haviam se abrigado ali, quando foram adorar o Senhor, em Belém




MATINAS (I)

Mateus 28:16-20

E os onze discípulos partiram para a Galiléia, para o monte que Jesus lhes tinha designado. E, quando o viram, o adoraram; mas, eles duvidaram. E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra. Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo; Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.

LITURGIA

Efésios 4:7-13


Mas a graça foi dada a cada um de nós segundo a medida do dom de Cristo. Por isso diz Deus: "Subindo ao alto, ele levou cativo o cativeiro, e deu dons aos homens"ª. Ora, isto —ele subiu— que é, senão que também antes tinha descido às partes mais baixas da terra? Aquele que desceu é também o mesmo que subiu acima de todos os céus, para cumprir todas as coisas. E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo...

ª Salmo 67 (68)

Mateus 4:7-13

Disse-lhe Jesus: Também está escrito: "Não tentarás o Senhor teu Deus"*. Novamente o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles. E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares. Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: "Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás"**. Então o diabo o deixou; e, eis que chegaram os anjos, e o serviam. Jesus, porém, ouvindo que João estava preso, voltou para a Galileia; e, deixando Nazaré, foi habitar em Cafarnaum, cidade marítima, nos confins de Zebulom e Natali; Para que se cumprisse o que foi dito pelo profeta Isaías, que diz: A terra de Zebulom, e a terra de Naftali, Junto ao caminho do mar, além do Jordão, A Galiléia das nações; O povo, que estava assentado em trevas, Viu uma grande luz; aos que estavam assentados na região e sombra da morte,A luz raiou. Desde então começou Jesus a pregar, e a dizer: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.

* Deuteronômio 6:13-16
** Deuteronômio 6:13



HOMILIA

“Os Cristãos Dispõem de Meios Para Superar as Tentações”


Se o tentador, o inimigo da luz, atacar-te depois do batismo – e certamente o fará, pois tentou até mesmo ao Verbo, meu Deus, oculto na carne, a saber, a própria Luz velada pela humanidade –, sabes como vencê-lo: não temas o combate. Opõe-lhe a água, opõe-lhe o Espírito contra o qual se despedaçarão todos os incandescentes dardos do maligno.

Se ele te apresenta tua própria pobreza – de fato, não deixou de fazê-lo com Cristo, recordando-lhe sua fome para incitá-lo a transformar as pedras em pães –, lembre-se de sua resposta. Ensina-lhe o que parece não ter aprendido; opõe-lhe aquela palavra de vida, que é o pão descido do céu e que dá a vida ao mundo. Se ele te tenta com a vanglória – como fez com Jesus quando o levou ao desfiladeiro do templo e lhe disse: Lança-te daqui abaixo para demonstrar tua divindade –, não se deixe levar pela soberba. Se ele te vencer nisto, não vai parar por aqui: ele é insaciável e te quer por inteiro; mostra-se complacente, de aspecto bondoso, porém acaba sempre confundindo o bem com o mal. É a sua estratégia.

Este ladrão é inclusive um perito conhecedor da Escritura. No texto o que está escrito se refere ao pão; mais abaixo, refere-se aos anjos. E, de fato, está escrito: dará ordens aos seus anjos a teu respeito, e eles te levarão nas mãos. Ó sofista da mentira! Por que te calas sobre o que segue? Porém, ainda que tu o silencie, eu o conheço perfeitamente. Segue o texto: sobre a serpente e a víbora andarás, calcarás aos pés o leão e o dragão; protegido e amparado – aqui se entende – pela Trindade.

Se ele te tenta com a avareza, mostrando-te em um instante todos os reinos como se te pertencessem e exigindo-te que o adores, despreza-o como a um mesquinho. Amparado pelo sinal da cruz, diga-lhe: Eu também sou imagem de Deus; contudo não fui, como tu, precipitado do céu por soberba; estou revestido de Cristo, pelo batismo. Cristo se tornou minha herança; és tu que deve adorar-me.

Creia-me, a estas palavras ele se retirará, vencido e envergonhado, de todos aqueles que foram iluminados, como se retirou de Cristo, a luz primordial. Estes são os benefícios que o batismo confere àqueles que reconhecem a força da graça; estes são os suntuosos banquetes que oferece a quem sofre uma fome digna de louvor.

São Gregório Nazianzeno (Séc. IV)















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