domingo, 10 de janeiro de 2016

Domingo Depois do Natal

10 de Janeiro de 2015 (CC) - 28 de Dezembro de 2014 (CE)
32º Domingo Depois de Pentecostes
Ss. 20.000 Mártires de Nicomédia († 303);
Venerável Simão, o Exalador de Mirra; Nicanor, Apóstolo dos 70
Modo 7




No século VI, quando governava Diocleciano e Máximos, havia muitos cristãos na cidade de Nicomédia. O bispo da cidade era Antimos, homem digno  que incansavelmente, noite e dia, rezava pelas almas dos fiéis. Este número expressivo de cristãos  fez aumentar a inveja dos idólatras que desejavam eliminar as igrejas cristãs, principalmente as maiores e as centrais da cidade.  
Planejaram então na festa da Natividade fazer uma matança de cristãos. Os cristãos como nada sabiam, reuniram-se para celebrar o Nascimento de Cristo, normalmente. O bispo Antimos, ao saber que estavam rodeados por  um exército e idólatras armados, ordenou que se celebrasse rapidamente o Sacramento da Eucaristia. Batizou os catecúmenos para lhes assegurar a salvação. Os idólatras atearam fogo na Igreja onde morreram cerca de 20.000 cristãos. Este trágico fato, no entanto, não diminuiu o número de membros da Igreja, pelo contrário, mais pessoas abraçaram a fé. Esta situação recorda as palavras de Jesus Cristo que disse: «edificarei a minha igrejas e as portas do inferno não prevalecerão contra ela» (Mt 16,18) 
Venerável Simão, o Exalador de Mirra 
Simão foi o fundador do Mosteiro Simonospetra na Montanha Sagrada. Ele foi glorificado por causa de seu ascetismo, visões e milagres, e entrou pacificamente no descanso de Cristo no ano 1257.





MATINAS (X)

João 21:1-14

Depois disto manifestou-se Jesus outra vez aos discípulos junto do mar de Tiberíades; e manifestou-se assim: Estavam juntos Simão Pedro, e Tomé, chamado Dídimo, e Natanael, que era de Caná da Galiléia, os filhos de Zebedeu, e outros dois dos seus discípulos. Disse-lhes Simão Pedro: Vou pescar. Dizem-lhe eles: Também nós vamos contigo. Foram, e subiram logo para o barco, e naquela noite nada apanharam. E, sendo já manhã, Jesus se apresentou na praia, mas os discípulos não conheceram que era Jesus. Disse-lhes, pois, Jesus: Filhos, tendes alguma coisa de comer? Responderam-lhe: Não. E ele lhes disse: Lançai a rede para o lado direito do barco, e achareis. Lançaram-na, pois, e já não a podiam tirar, pela multidão dos peixes. Então aquele discípulo, a quem Jesus amava, disse a Pedro: É o Senhor. E, quando Simão Pedro ouviu que era o Senhor, cingiu-se com a túnica (porque estava nu) e lançou-se ao mar. E os outros discípulos foram com o barco (porque não estavam distantes da terra senão quase duzentos côvados), levando a rede cheia de peixes. Logo que desceram para terra, viram ali brasas, e um peixe posto em cima, e pão. Disse-lhes Jesus: Trazei dos peixes que agora apanhastes. Simão Pedro subiu e puxou a rede para terra, cheia de cento e cinqüenta e três grandes peixes e, sendo tantos, não se rompeu a rede. Disse-lhes Jesus: Vinde, comei. E nenhum dos discípulos ousava perguntar-lhe: Quem és tu? sabendo que era o Senhor. Chegou, pois, Jesus, e tomou o pão, e deu-lhes e, semelhantemente o peixe. E já era a terceira vez que Jesus se manifestava aos seus discípulos, depois de ter ressuscitado dentre os mortos.

LITURGIA

Tropário da Ressurreição
Pela Cruz venceste a morte/ e abriste o Paraíso ao ladrão arrependido./ Converteste em alegria a lamentação das miróforas/ e ordenaste a Teus Apóstolos que anunciassem a Tua Ressurreição,/ ó Cristo nosso Deus,/ Tu Que concedes ao mundo// a Tua infinita misericórdia.

Kondákion da Ressurreição 
O poder da morte não é mais suficientemente forte para manter presos os homens mortais./ Pois Cristo desceu, despedaçando e destruindo esse poder. / O inferno agora está atado, / e os Profetas, em uma só voz, rejubilam grandemente, dizendo:// “O Salvador veio, ide todos vós fiéis para Sua Ressurreição”.

Tropárion da Natividade Modo 4
Teu Nascimento, ó Cristo Deus, / fez brilhar no mundo a luz do conhecimento. / Nela os adoradores dos astros / aprenderam de um astro a adorar-Te, Sol de Justiça, / e a reconhecer-Te como o Oriente vindo do alto. // Senhor, glória a Ti!

Hipakoi Modo 8
Ó Menino reclinado numa manjedoura, / o céu Te ofereceu as primícias dos gentios, / chamando os magos pela estrela. / E estes ficaram assombrados, / não por cetros e tronos, mas pela pobreza extrema. / Que há, na verdade, de mais humilde que a gruta, /
e de mais miserável que as faixas, / nas quais brilhou a riqueza de tua divindade? // Senhor, glória a Ti!

Topárion do 20.000 Mártires de Nicomédia Modo 2
Ó atletas do Senhor, / bendito é o chão que bebeu vosso sangue, / e santas as habitações que se beneficiaram de vossos corpos, / em vosso combate vencestes o inimigo e anunciaste Cristo com ousadia. // Suplicamos-vos, roga-Lhe, a Ele que É bom, que salve as nossas almas.

Kondáquion da Ressurreição
O poder da morte não é mais suficientemente forte para manter presos os homens mortais./ Pois Cristo desceu, despedaçando e destruindo esse poder. / O inferno agora está atado, / e os Profetas, em uma só voz, rejubilam grandemente, dizendo:// “O Salvador veio, ide todos vós fiéis para Sua Ressurreição”.

Kondáquion da Nativiadade Modo 3
Hoje a Virgem dá à luz o Eterno / e a terra é uma gruta ao Inacessível. / Os anjos e os pastores louvam-no / e os magos com a estrela avançam. / Tu nasceste para nós, ó Menino, // Deus antes de todo tempo.”

Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo...

Kondáquion dos Mártires, Modo 2
Feitos firmes na alma pela fé, / os vinte mil atletas santos acolheram o sofrimento pelo fogo, / e clamando à Aquele que nasceu da Virgem, gritaram: / "Ó Deus Eternal, aceita-nos como holocaustos a Ti, // assim como aceitaste o ouro, a mirra e incenso dos Reis Persas! "

Agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém

Theotokion
O mistério eternamente oculto e dos anjos desconhecido, / através de ti, ó Mãe de Deus, encarnando-Se, / apareceu na terra, voluntariamente aceitou a Cruz, / e com ela ressuscitou o primeiro criado, // e salvou da morte as nossas almas.

Prokímenon

O Senhor dará força ao seu povo;
o Senhor abençoará o seu povo com paz. (Sl. 28:11)

Tributai ao Senhor, ó filhos dos poderosos,
tributai ao Senhor glória e força. (Sl. 28:1)

Gálatas 1:11-19

11 Mas faço-vos saber, irmãos, que o evangelho que por mim foi anunciado não é segundo os homens; 12 porque não o recebi de homem algum, nem me foi ensinado; mas o recebi por revelação de Jesus Cristo. 13 Pois já ouvistes qual foi outrora o meu procedimento no judaísmo, como sobremaneira perseguia a igreja de Deus e a assolava, 14 e na minha nação excedia em judaísmo a muitos da minha idade, sendo extremamente zeloso das tradições de meus pais. 15 Mas, quando aprouve a Deus, que desde o ventre de minha mãe me separou, e me chamou pela sua graça, 16 revelar seu Filho em mim, para que eu o pregasse entre os gentios, não consultei carne e sangue, 17 nem subi a Jerusalém para estar com os que já antes de mim eram apóstolos, mas parti para a Arábia, e voltei outra vez a Damasco. 18 Depois, passados três anos, subi a Jerusalém para visitar a Cefas, e demorei com ele quinze dias. 19 Mas não vi a nenhum outro dos apóstolos, senão a Tiago, irmão do Senhor. 

Aleluia 

Aleluia, aleluia, aleluia!
É bom exaltar o Senhor
e cantar louvores ao Teu Nome, ó Altíssimo (Sl 91:1) 

Aleluia, aleluia, aleluia!
Proclamar pela manhã o Teu amor
e a Tua fidelidade pela noite (Sl 91:2).


Aleluia, aleluia, aleluia!

Mateus 2:13-23

13 E, havendo eles se retirado, eis que um anjo do Senhor apareceu a José em sonho, dizendo: Levanta-te, toma o menino e sua mãe, foge para o Egito, e ali fica até que eu te fale; porque Herodes há de procurar o menino para o matar. 14 Levantou-se, pois, tomou de noite o menino e sua mãe, e partiu para o Egito. 15 e lá ficou até a morte de Herodes, para que se cumprisse o que fora dito da parte do Senhor pelo profeta: Do Egito chamei o meu Filho. 16 Então Herodes, vendo que fora iludido pelos magos, irou-se grandemente e mandou matar todos os meninos de dois anos para baixo que havia em Belém, e em todos os seus arredores, segundo o tempo que com precisão inquirira dos magos. 17 Cumpriu-se então o que fora dito pelo profeta Jeremias: 18 Em Ramá se ouviu uma voz, lamentação e grande pranto: Raquel chorando os seus filhos, e não querendo ser consolada, porque eles já não existem. 19 Mas tendo morrido Herodes, eis que um anjo do Senhor apareceu em sonho a José no Egito, 20 dizendo: Levanta-te, toma o menino e sua mãe e vai para a terra de Israel; porque já morreram os que procuravam a morte do menino. 21 Então ele se levantou, tomou o menino e sua mãe e foi para a terra de Israel. 22 Ouvindo, porém, que Arquelau reinava na Judéia em lugar de seu pai Herodes, temeu ir para lá; mas avisado em sonho por divina revelação, retirou-se para as regiões da Galiléia, 23 e foi habitar numa cidade chamada Nazaré; para que se cumprisse o que fora dito pelos profetas: Ele será chamado nazareno. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário