02 de Outubro de 2017 (CC) / 19 de Setembro (CE)
Pós-festa da Exaltação da Cruz
Ss.Trófimo, Sabácio e Dorimedonte, mártires († 277)
Modo 8
Pós-festa da Exaltação da Cruz
Ss.Trófimo, Sabácio e Dorimedonte, mártires († 277)
Modo 8
Estes mártires viveram por volta do ano 278, na época do Governador de Antioquia, Heliodoro. Quando Trófimo e Sabácio se encontravam em Antioquia, vendo que aquela gente levava uma vida de licensiosidade e pecado, prestando culto a Apolo, de pronto passaram a mostrar o quanto aquilo tudo era pecaminoso. Por causa disso foram presos e logo conduzidos ao tribunal para serem julgados. Lá professaram corajosamente a sua fé cristã. O Governador, tendo ouvido tais declarações de fé, ordenou que os santos fossem açoitados.
Tal execução se deu com tamanha crueldade que os carnífices chegavam a cortar em pedaços os corpos dos santos. Sabácio não resisitiu aos muitos ferimentos e entregou seu espírito a Deus. Piores sofrimentos esperavam por Trófimo que, tendo suportado todos os martírios, foi depois jogado na prisão, onde recebeu a visita de Dorimedon, um homem público que, presenciando os seus sofrimentos, acabou por converter-se também à Fé Cristã. Quando o Governador tomou conhecimento do fato, ordenou que as torturas fossem aplicadas ainda com maior rigor. Mais tarde, os dois foram jogados aos animais famintos que se encontravam no anfiteatro. No entanto, os animais permaneceram tranquilos como cordeiros, cumprindo-se assim o que dizem as Escrituras:
«Pela fé conquistaram reinos, fizeram justiça e alcançaram o prometido; fecharam a boca de leões» (Hb 11,33).
Os carnífices, vendo que as feras não se moviam, decidiram decapitar Trófimo e Dorimedonte.
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!
Efésios 4:25-32
25 Pelo que deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo, pois somos membros uns dos outros. 26 Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira; 27 nem deis lugar ao Diabo. 28 Aquele que furtava, não furte mais; antes trabalhe, fazendo com as mãos o que é bom, para que tenha o que repartir com o que tem necessidade. 29 Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que seja boa para a necessária edificação, a fim de que ministre graça aos que a ouvem. 30 E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção. 31 Toda a amargura, e cólera, e ira, e gritaria, e blasfêmia sejam tiradas dentre vós, bem como toda a malícia. 32 Antes sede bondosos uns para com os outros, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.
Lucas 3:19-22
19 Herodes, o tetrarca, admoestado a seu respeito por Herodíades, mulher de Filipe, seu irmão, a todo o mal que havia feito 20 acrescentou também este, de encerrar João no cárcere. 21 Aconteceu, pois, quando ele estava batizando todo o povo que, aproximando-se Jesus para ser também batizado, abriram-se os céus 22 e o Espírito Santo desceu sobre ele, sendo visto em forma corpórea como uma pomba; e uma voz veio do céu, dizendo: «Tu és o meu filho amado. Em ti me comprazo.»
† † †
Nenhum comentário:
Postar um comentário