domingo, 22 de outubro de 2017

20º Domingo Depois De Pentecostes

3º DOMINGO DE SÃO LUCAS
22 de Outubro de 2017 (CC) / 09 de Outubro (CE)
Santo Apóstolo Tiago, Filho de Alfeu; 
Andrônico e sua esposa Atanásia; Pai e Patriarca Abraão e seu sobrinho Ló; 
Mártires Juventino e Máximo; Poplia, Confessora da Fé e Diaconisa de Antioquia;
Santo Ícone da Mãe de Deus de Korsun.
Modo 3



Tiago, filho de Alfeu, era um dos Doze Apóstolos e irmão do Apóstolo e Evangelista Mateus. Testemunha das verdadeiras palavras e milagres de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, bem como da Sua Paixão, Ressurreição; após a descida do Espírito Santo no Pentecostes, na distribuição dos territórios de missão, lhe coube pregar o Evangelho de Cristo em Eleutherópolis e nas áreas circundantes, e depois no Egito, onde padeceu por seu Salvador.
 
Com grande poder em palavras e ações, Tiago divulgou a notícia salvadora da Palavra de Deus Encarnada, destruindo idolatrias, expulsando os demônios dos homens e curando todas as enfermidades e doenças em Nome do Senhor Jesus Cristo. Seu trabalho e zelo foram coroados de grande sucesso. Muitos pagãos passaram a crer em Cristo, igrejas foram construídas e organizadas, e sacerdotes e bispos foram ordenados.
 
Tiago sofreu martírio na cidade egípcia de Ostracina, sendo crucificado pelos pagãos. Assim, este grande e maravilhoso Apóstolo de Cristo tomou sua morada no Reino Celestial, para reinar eternamente com o Rei da Glória.

Oração Antes de Ler as Escrituras 
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!

MATINAS (IX)

João 20:19-31

19 Então, ao entardecer daquele dia, o primeiro da semana, os discípulos estavam reunidos a portas trancadas, por medo das autoridades judaicas. Jesus apareceu, pôs-se no meio deles e disse: “A paz seja convosco!” 20 Enquanto falava aos discípulos, mostrou-lhes as mãos e o lado. Então os discípulos ficaram muito alegres ao verem o Senhor. 21 E Jesus lhes disse mais uma vez: “A paz seja convosco! Assim como o Pai me enviou, Eu também vos envio.” 22 E, tendo dito isso, soprou sobre eles e disse-lhes: “Recebei o Espírito Santo. 23 Aqueles a quem perdoardes os pecados ser-lhes-ão perdoados; aqueles aos quais mantiverdes ser-lhes-ão mantidos". 24 Contudo, Tomé, um dos doze, chamado Dídimo, não estava com eles quando Jesus apareceu. 25 Os outros discípulos, no entanto, anunciaram-lhe: “Nós vimos o Senhor!” Mas ele respondeu-lhes: “Se eu não vir as marcas dos pregos nas suas mãos, não colocar o meu dedo onde estavam os pregos e não puser a minha mão no seu lado, não acreditarei.” 26 Após oito dias, os discípulos estavam reunidos ali outra vez, e Tomé estava com eles. As portas estavam trancadas; quando Jesus apareceu, pôs-se no meio deles e disse: “A paz seja convosco!” 27 Então dirigiu-se a Tomé, dizendo: “Coloca o teu dedo aqui; vê as minhas mãos. Estende tua mão e coloca-a no meu lado. Agora não sejas um incrédulo, mas crente.” 28 E Tomé confessou a Jesus: “Meu Senhor e meu Deus!” 29 Ao que Jesus lhe afirmou: “Tomé, porque me viste, acreditaste? Bem-aventurados os que não viram e creram!” 30 Verdadeiramente Jesus realizou, na presença dos seus discípulos, muitos outros milagres, que não estão escritos neste livro. 31 Estes, entretanto, foram escritos para que possais acreditar que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em Seu Nome.

LITURGIA


Tropárion da Ressurreição
Rejubilem-se os céus e alegre-se a terra, / pois o Senhor manifestou a força de Seu braço; / com Sua morte venceu a morte, / tornou-Se o Primogênito dos mortos; / libertou-nos das entranhas dos infernos // revelando ao mundo a grande misericórdia!

Kondákion da Ressurreição
Hoje Te levantaste da tumba, ó Compassivo, / e nos conduziste para fora das portas da morte, / Hoje Adão dança e Eva se regozija e com eles os Profetas / e os Patriarcas louvam sem cessar // o divino poder de Tua autoridade.

Theotókion
Tu, que te preocupavas com a salvação do gênero humano / a ti cantamos, Virgem Mãe de Deus! / Teu Filho e nosso Deus, com o puríssimo corpo recebido de ti, / padecendo os sofrimentos da cruz / livrou-nos da iniquidade, // Ele, o Amigo dos seres humanos.

Tropárion do Santo Apóstolo Tiago, Filho de Alfeu Modo 3
Santo Apóstolo Tiago, interceda / junto ao Bondoso Deus / que Ele nos conceda o perdão, / e às nossas almas salvação..

Tropárion de São Mateus
Ó Santo Apóstolo Mateus, / Interceda por nós / Junto ao Bondoso Deus: / Que Ele nos conceda o perdão / E às nossas almas salvação.

Kondákion Modo 2
Bendigamos a Tiago, louvando-o como o mensageiro de Deus, / porque ele encheu as almas dos piedosos com sábios dogmas. / Em pé no trono da glória diante do Mestre, / ele se alegra com todos os anjos incessantemente orando por todos nós.

Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo...

Kondákion De São Mateus Modo 4
Deixando os laços com a Alfândega para adquirir o jugo da Justiça, / Tu te revelaste um excelente comerciante, rico da Sabedoria do Alto. / Proclamaste a Palavra da Verdade / E pela narrativa da hora do Juízo / Despertaste as almas indolentes.

Agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.

Prokímenon

Cantai salmos ao nosso Deus, cantai!
Cantai salmos ao nosso Rei, cantai!

Nações, aplaudi todas com as mãos,
Aclamai a Deus com vozes alegres!

Gálatas 1:11-19

11 Caros irmãos, quero que saibais que o Evangelho por mim ensinado não é de origem humana. 12 Porquanto, não o recebi de pessoa alguma nem me foi doutrinado; ao contrário, eu o recebi diretamente de Jesus Cristo por revelação; 13 pois já ouvistes como fora o meu procedimento no judaísmo, como persegui violentamente a Igreja de Deus, procurando destrui-la. 14 E, no judaísmo, eu superava a maioria dos judeus da minha idade, e agia com extremo zelo em relação às tradições dos meus antepassados. 15 Todavia, Deus me separou desde o ventre de minha mãe e me chamou por sua graça. Quando, então, foi do seu agrado, 16 revelar o seu Filho em mim, para que eu o proclamasse entre os não-judeus, parti imediatamente e não pedi orientação a pessoa alguma. 17 Nem mesmo subi a Jerusalém para me aconselhar com os que já eram apóstolos antes de mim, mas sem me deter, segui rapidamente para a Arábia e depois retornei a Damasco. 18 Passados três anos, subi a Jerusalém a fim de conhecer Pedro pessoalmente, e estive com ele durante quinze dias. 19 Não vi nenhum dos outros apóstolos, a não ser Tiago, irmão do Senhor.

Aleluia

Aleluia, aleluia, aleluia!
Junto de Ti, Senhor, me refugiei;
Não seja eu confundido para sempre,
Por Tua justiça, livra-me!

Aleluia, aleluia, aleluia!
Sê para mim um Deus protetor
E uma casa de refúgio que me abrigue.

Aleluia, aleluia, aleluia!

Lucas 7:11-16

E aconteceu que, no dia seguinte, ele foi à cidade chamada Naim, e com ele iam muitos dos seus discípulos, e uma grande multidão; E, quando chegou perto da porta da cidade, eis que levavam um defunto, filho único de sua mãe, que era viúva; e com ela ia uma grande multidão da cidade. E, vendo-a, o Senhor moveu-se de íntima compaixão por ela, e disse-lhe: Não chores. E, chegando-se, tocou o esquife (e os que o levavam pararam), e disse: Jovem, a ti te digo: Levanta-te. E o que fora defunto assentou-se, e começou a falar. E entregou-o à sua mãe. E de todos se apoderou o temor, e glorificavam a Deus, dizendo: Um grande profeta se levantou entre nós, e Deus visitou o seu povo.

† † †


Nenhum comentário:

Postar um comentário