05 de Outubro de 2017 (CC) / 22 de Setembro (CE)
Santo Profeta Jonas (800 a.C.); S. Focas, mártir, bispo de Sinope († c. 110).
Modo 8
Santo Profeta Jonas (800 a.C.); S. Focas, mártir, bispo de Sinope († c. 110).
Modo 8
Jonas viveu cerca de 800 anos antes de Cristo. Crê-se que ele era aquele filho da viúva de Zarepta em Sidom, a quem o Profeta Elias havia ressuscitado dos mortos. Em sua permanência de três dias na barriga da baleia, ele prefigurava os três dias que Cristo repousaria no túmulo; e, pela libertação da barriga da baleia, prefigurava a Ressurreição do Senhor dentre os mortos. Todo o resto relacionado a este maravilhoso profeta pode ser lido no Livro de Jonas.
São Focas
O Santo Mártir Focas nasceu na cidade de Sinope. Desde a juventude levou uma vida cristã virtuosa e em sua vida adulta, foi elevado a bispo de Sinope. São Focas converteu muitos pagãos à fé em Cristo. No momento de uma perseguição contra os cristãos sob o imperador Trajano (98-117), o Governador exigiu que o Santo renunciasse a Cristo. Após tortura feroz, eles submeteram São Focas em um banho de água fervente, onde morreu uma morte de mártir no ano 117.
No ano 404 as relíquias do Santo foram transferidas para Constantinopla (Comemoração da Transferência de Relíquias é de 22 de Julho).São Focas é especialmente venerado como um defensor contra os incêndios, mas também como ajudador de pessoas que sofrem afogamento.
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!
Efésios 5:33-6:9
33 Todavia, também vós, cada um em particular, assim ame a sua própria mulher como a si mesmo, e a mulher reverencie a seu marido. 1 Vós, crianças, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo. 2 Honra a teu pai e a tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa), 3 para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra. 4 E vós, pais, não provoqueis à ira vossos filhos, mas criai-os no ensino e admoestação do Senhor. 5 Vós, servos, obedecei a vossos senhores segundo a carne, com temor e tremor, na sinceridade de vosso coração, como a Cristo, 6 não servindo somente à vista, como para agradar aos homens, mas como servos de Cristo, fazendo de coração a vontade de Deus, 7 servindo de boa vontade como ao Senhor, e não como aos homens. 8 Sabendo que cada um, seja escravo, seja livre, receberá do Senhor todo bem que fizer. 9 E vós, senhores, fazei o mesmo para com eles, deixando as ameaças, sabendo que o Senhor tanto deles como vosso está no céu, e que para com ele não há acepção de pessoas.
Lucas 4:16-22
18 «O Espírito do Senhor é sobre mim,
Pois que me ungiu para evangelizar os pobres.
Enviou-me a curar os quebrantados de coração,
A pregar liberdade aos cativos,
E restauração da vista aos cegos,
A pôr em liberdade os oprimidos,
19 A anunciar o ano aceitável do Senhor.»
20 E, cerrando o livro, e tornando-o a dar ao ministro, assentou-se; e os olhos de todos na sinagoga estavam fitos nele. 21 Então começou a dizer-lhes: «Hoje se cumpriu esta Escritura em vossos ouvidos.» 22 E todos lhe davam testemunho, e se maravilhavam das palavras de graça que saíam da sua boca; e diziam: «Não é este o filho de José?»
† † †
Nenhum comentário:
Postar um comentário