sábado, 23 de dezembro de 2017

29ª Sexta-feira Depois de Pentecostes

22 de Dezembro de 2017 (CC) 09 de Dezembro (CE)
Festa da Concepção de Santa Anna, Mãe da Theotokos,
e da Santa Profetisa Ana, mãe do Profeta Samuel;
Santo Ícone da Mãe de Deus de Súbita Alegria 
Jejum da Natividade  
Modo 3



Não se faz referências sobre a mãe da Santíssima Virgem Maria, nem nos Evangelhos, nem nos outros escritos do Novo Testamento. O que se sabe a respeito de Santa Anna nos vem dos escritos apócrifos. Segundo estas narrativas, que coincidem com a Tradição da Santa Igreja, o sacerdote Matthan, que residia em Belém, teve três filhas: Maria, Sobi e Ana. Maria, após casar-se em Belém, deu à luz Isabel, mãe de João Batista. Ana se casou com Joaquim da Galiléia; após muitos anos de casados, geraram a Santíssima Virgem Maria. A Tradição nos relata que seus pais a consagraram ao serviço do Templo de Jerusalém. Quando Maria Santíssima contava com apenas três anos de idade, seus pais faleceram. Santa Anna era uma mulher honrada desde muito cedo, como se conclui pelos escritos dos Santos Padres da Igreja, hinos sacros e antigos escritos em honra à mãe da Virgem Maria. Também existem referências apontando que no ano de 550, o Imperador Justiniano consagrou um templo em Constantinopla em seu nome. Peçamos, pois, a intercessão de Santa Anna pela salvação de nossas almas. 
Tropárion
Hoje se desatam os laços da esterilidade,
Deus ouve as preces de Joaquim e Ana
e lhes promete claramente que, contra toda esperança,
darão à luz a filha de Deus,
da qual nasceu Ele próprio, o Onipotente,
quando se fez homem, ordenando ao Anjo saudá-la:
«Salve, cheia de graça, o Senhor é contigo!»

Kondákion

Hoje o universo festeja
a concepção de Sant’Ana, permitida por Deus;
pois ela concebeu aquela que gerou o Verbo,
de um modo que não pode se expressar por palavras.
Os Anjos de Deus a louvam, clamando:
«Esta é o tabernáculo celeste!»

Leituras da Festa

Gl 4:22-27; Lc 8:16-21

Santa Anna, Mãe do Profeta Samuel 


Anna era a esposa de Elcana de Ramataim Zofim ou Arimatéia (1 Samuel 1:1-2). Anna não tinha dado à luz filhos, porque era estéril, e isso a levou a chorar e clamar amargamente. Mas o Deus Misericordioso mostrou piedade dela e retirou sua esterilidade por causa de seus suspiros e orações incessantes. Anna deu à luz um filho, Samuel, e dedicou-o a Deus desde a sua infância. Samuel foi um grande líder da nação de Israel e um profeta, que ungiu dois reis, Saul e Davi. Anna cantou um hino de ação de graças a Deus, um hino maravilhoso - tanto por sua sabedoria como por sua beleza - o qual, até hoje, é nos serviços da Igreja (1 Samuel 2:1).


O Santo Ícone "Mãe de Deus de Súbita Alegria". 


O Ícone da Mãe de Deus, chamado "Alegria Súbita" (Nechayannaya Radost '), assim está escrito*: No alto de uma sala, está um ícone da Mãe de Deus, e um jovem chamado Beneathe, ajoelhado em oração. A Tradição relata a cura de alguns jovens de seus males físicos através deste ícone sagrado, conforme está registrado no livro de São Dimitrii de Rostov, "O Velo de Oração" ("Runo Oroshennoe"). O jovem - como de costume - estava rezando diante da imagem da Virgem Toda-Pura, quando de repente viu que a imagem estava viva, e as feridas do Senhor Jesus expostas e sangrando. Em pânico, o Jovem exclamou: "Ó Senhora, quem é que fez isso?" Ao que lhe respondera a Mãe de Deus respondeu: "Tu e outros pecadores com vossos pecados estão crucificando meu filho de novo". Então, o abismo da sua pecaminosidade de repente se lhe torna consciente, e por um longo tempo em lágrimas orou à Mãe de Deus e ao Salvador implorando por misericórdia. Ao final de sua oração, foi tomado de uma súbita alegria como resposta à sua súplica e o perdão dos pecados lhe fora dado. 

* Os Santos Ícones reproduzem em tela os texto das Sagradas Escrituras, por isto a arte de os desenhar e pintar, é chamada de "escrever em imagem (ícone)".


Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!
Hebreus 7:18-25

Porque o precedente mandamento é abrogado por causa da sua fraqueza e inutilidade (Pois a lei nenhuma coisa aperfeiçoou) e desta sorte é introduzida uma melhor esperança, pela qual chegamos a Deus. E visto como não é sem prestar juramento (porque certamente aqueles, sem juramento, foram feitos sacerdotes, mas este com juramento por aquele que lhe disse: Jurou o Senhor, e não se arrependerá; Tu és sacerdote eternamente, Segundo a ordem de Melquisedeque, de tanto melhor aliança Jesus foi feito fiador. E, na verdade, aqueles foram feitos sacerdotes em grande número, porque pela morte foram impedidos de permanecer, Mas este, porque permanece eternamente, tem um sacerdócio perpétuo. Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles.

Lucas 21:37-22:8

37 Ora, de dia ensinava no templo, e à noite, saindo, pousava no monte chamado das Oliveiras. 38 E todo o povo ia ter com ele no templo, de manhã cedo, para o ouvir. 1 Aproximava-se a festa dos pães ázimos, que se chama a páscoa. 2 E os principais sacerdotes e os escribas andavam procurando um modo de o matar; pois temiam o povo. 3 Entrou então Satanás em Judas, que tinha por sobrenome Iscariotes, que era um dos doze; 4 e foi ele tratar com os principais sacerdotes e com os capitães de como lho entregaria. 5 Eles se alegraram com isso, e convieram em lhe dar dinheiro. 6 E ele concordou, e buscava ocasião para lho entregar sem alvoroço. 7 Ora, chegou o dia dos pães ázimos, em que se devia imolar a páscoa; 8 e Jesus enviou a Pedro e a João, dizendo: Ide, preparai-nos a páscoa, para que a comamos. 

† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário