segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

29ª Segunda-feira Depois de Pentecostes

18 de Dezembro de 2017 (CC) 05 de Dezembro (CE)
Ss. Savas, o Santificado, mon. († 532);
Cosmas, o Protos e os Monges Mártires do Monte Athos
Jejum da Natividade  
Modo 3



A aldeia desconhecida de Mutalaska, na província da Capadócia, tornou-se famosa por este grande luminar da Igreja Ortodoxa. Savas nasceu lá de seus pais João e Sophia. Com a idade de oito anos, deixou a casa de seus pais e foi tonsurado monge em uma comunidade monástica nas proximidades chamadoa de Flaviano. Depois de dez anos, mudou-se para os mosteiros da Palestina e  o Mosteiro de São Eutímio o Grande (20 de janeiro) e Theoctistus, fora o lugar onde permanecera mais tempo.

 O clarividente Euthymius profetizou que Sava se tornaria um monge famoso e um professor de monges e que ele iria estabelecer uma lavra (caverna) maior que todas as lavras da época. Após a morte de Eutímio, Sava se retirou para o deserto, onde viveu por cinco anos como eremita numa caverna a ele mostrada  por um anjo de Deus. Depois, quando ele tinha sido aperfeiçoado na vida monástica,  começou pela providência divina a reunir em torno dele muitos que estavam desejosos da vida espiritual. Em breve, um número tão grande que se reunira, que Sava teve que construir uma igreja e muitas células. Alguns armênios também vieram até ele, e para os tais forneceu uma caverna onde eles seriam capazes de celebrar serviços na língua armênia.

Quando seu pai morreu, sua mãe idosa, Sophia, veio a ele, e ele a tonsurou, tornando-a uma monja. Ele deu-lhe uma célula localizada a uma distância de seu mosteiro, onde ela viveu uma vida de ascetismo até sua morte. 
Este santo padre sofreu muitas agressões de todos os lados: dos que estavam perto dele, dos hereges e dos demônios. Mas triunfou sobre todos: às pessoas próximas a ele, pela bondade e indulgência; aos hereges, por sua confissão inabalável da Fé Ortodoxa; aos demônios, pelo sinal da cruz e pedindo a Deus por ajuda. Ele tinha particularmente uma grande luta com os demônios no Monte Castellium, onde estabeleceu seu segundo mosteiro. Ao todo, Sava estabeleceu sete mosteiros.

Savas e Teodósio, o Grande, seu vizinho, são considerados os maiores luzeiros e pilares da Ortodoxia no Oriente. Eles corrigiram Imperadores e Patriarcas em matéria de Fé, e para todos serviram como um exemplo de humildade e do santo poder de Deus em operar milagres. Depois de uma vida penosa e muito proveitosa, São Sava entrou no descanso, no ano 532, com a idade de noventa e quatro anos. Entre suas muitas obras maravilhosas que deixou, está a compilação da ordem de serviços para uso em mosteiros, agora conhecido como o Typicon de Jerusalém.
 
Comemoração de São Savas 
Lucas 6:17-23 Matinas
Gálatas 5:22-6:2
Mateus 11:27-30 


Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!
Hebreus 3:5-11, 17- 19 

E, na verdade, Moisés foi fiel em toda a sua casa, como servo, para testemunho das coisas que se haviam de anunciar; mas Cristo, como Filho, sobre a sua própria casa; a qual casa somos nós, se tão somente conservarmos firme a confiança e a glória da esperança até ao fim. Portanto, como diz o Espírito Santo: Se ouvirdes hoje a sua voz, não endureçais os vossos corações,Como na provocação, no dia da tentação no deserto. Onde vossos pais me tentaram, me provaram,E viram por quarenta anos as minhas obras. Por isso me indignei contra esta geração, E disse: Estes sempre erram em seu coração, E não conheceram os meus caminhos. Assim jurei na minha ira Que não entrarão no meu repouso. Mas com quem se indignou por quarenta anos? Não foi porventura com os que pecaram, cujos corpos caíram no deserto? E a quem jurou que não entrariam no seu repouso, senão aos que foram desobedientes? E vemos que não puderam entrar por causa da sua incredulidade.

Lucas 19:37-44

E, quando já chegava perto da descida do Monte das Oliveiras, toda a multidão dos discípulos, regozijando-se, começou a dar louvores a Deus em alta voz, por todas as maravilhas que tinham visto, dizendo: Bendito o Rei que vem em nome do Senhor; paz no céu, e glória nas alturas. E disseram-lhe de entre a multidão alguns dos fariseus: Mestre, repreende os teus discípulos. E, respondendo ele, disse-lhes: Digo-vos que, se estes se calarem, as próprias pedras clamarão. E, quando ia chegando, vendo a cidade, chorou sobre ela, dizendo: Ah! se tu conhecesses também, ao menos neste teu dia, o que à tua paz pertence! Mas agora isto está encoberto aos teus olhos. Porque dias virão sobre ti, em que os teus inimigos te cercarão de trincheiras, e te sitiarão, e te estreitarão de todos os lados; e te derrubarão, a ti e aos teus filhos que dentro de ti estiverem, e não deixarão em ti pedra sobre pedra, pois que não conheceste o tempo da tua visitação. 

Lucas 20:27-44

E, chegando-se alguns dos saduceus, que dizem não haver ressurreição, perguntaram-lhe, dizendo: Mestre, Moisés nos deixou escrito que, se o irmão de algum falecer, tendo mulher, e não deixar filhos, o irmão dele tome a mulher, e suscite posteridade a seu irmão. Houve, pois, sete irmãos, e o primeiro tomou mulher, e morreu sem filhos; tomou-a o segundo por mulher, e ele morreu sem filhos. E tomou-a o terceiro, e igualmente também os sete; e morreram, e não deixaram filhos. E por último, depois de todos, morreu também a mulher. Portanto, na ressurreição, de qual deles será a mulher, pois que os sete por mulher a tiveram? E, respondendo Jesus, disse-lhes: Os filhos deste mundo casam-se, e dão-se em casamento; mas os que forem havidos por dignos de alcançar o mundo vindouro, e a ressurreição dentre os mortos, nem hão de casar, nem ser dados em casamento; porque já não podem mais morrer; pois são iguais aos anjos, e são filhos de Deus, sendo filhos da ressurreição. E que os mortos hão de ressuscitar também o mostrou Moisés junto da sarça, quando chama ao Senhor Deus de Abraão, e Deus de Isaque, e Deus de Jacó. Ora, Deus não é Deus de mortos, mas de vivos; porque para ele vivem todos. E, respondendo alguns dos escribas, disseram: Mestre, disseste bem. E não ousavam perguntar-lhe mais coisa alguma. E ele lhes disse: Como dizem que o Cristo é filho de Davi? Visto como o mesmo Davi diz no livro dos Salmos: Disse o SENHOR ao meu Senhor: Assenta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos por escabelo de teus pés. Se Davi lhe chama Senhor, como é ele seu filho?

† † †

REFLEXÕES



Santo Irineu de Lião (séc. II)
Tratado Contra as Heresias: “Eu Sou a Ressurreição e a Vida”


Nosso Senhor e mestre, na resposta que deu aos saduceus que negam a ressurreição, e que ainda afrontam a Deus violando a lei, confirma a realidade da ressurreição e depõe em favor de Deus, dizendo-lhes: Estais muito equivocados por não compreender as Escrituras nem o poder de Deus. E a respeito da ressurreição – diz – dos mortos, não lestes o que Deus disse: Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacó? E acrescentou: Não é Deus de mortos, mas de vivos: porque para ele estão todos vivos. Com estas palavras manifestou que aquele que falou com Moisés na sarça e declarou ser o Deus dos pais é o Deus dos vivos.

E quem é o Deus dos vivos a não ser o único Deus, acima do qual não existe outro Deus? É o mesmo Deus anunciado pelo Profeta Daniel, quando ao dizer-lhe Ciro, o persa: Por que não adoras a Bel?, respondeu-lhe: eu adoro o Senhor, meu Deus, que é o Deus vivo. Assim o Deus vivo adorado pelos profetas é o Deus dos vivos, e o é também a sua Palavra, que falou a Moisés, que refutou aos saduceus, que nos concedeu o dom da ressurreição, mostrando aos que estavam cegos estas duas verdades fundamentais: a ressurreição e Deus. Se Deus não é Deus de mortos, mas de vivos, e, contudo, é chamado Deus dos pais que já morreram, é incontestável que estão vivos para Deus e não pereceram: são filhos de Deus, porque participam da ressurreição.

E a ressurreição é nosso Senhor em pessoa, como ele mesmo afirmou: Eu sou a ressurreição e a vida. E os pais são seus filhos; já o disse o profeta: em lugar de teus pais, são teus filhos. Portanto, o próprio Cristo é juntamente com o Pai o Deus dos vivos, que falou a Moisés e se manifestou aos pais.

Isto é o que, ensinando, dizia aos judeus: Abraão, vosso pai, pulava de alegria pensando em ver meu dia: o viu e se encheu de alegria. Como assim? Abraão creu em Deus e lhe foi creditado como justiça. Creu, em primeiro lugar, que ele é o Criador do céu e da terra, o único Deus, e em segundo lugar, que multiplicaria sua descendência como as estrelas do céu. É o mesmo vocabulário de Paulo: Como luzeiros do mundo. Com razão, pois, abandonando todos os seus parentes terrenos, seguia o Verbo de Deus, peregrinando com o Verbo, para morar com o Verbo. Com razão os apóstolos, descendentes de Abraão, deixando a barca e o pai, seguiam ao Verbo de Deus. Com razão também nós, abraçando a mesma fé que Abraão, carregando a cruz – como Isaac com a lenha – o seguimos.

Na verdade, em Abraão o homem aprendeu e se acostumou a seguir o Verbo de Deus. De fato, Abraão, favorecendo, em conformidade com a sua fé, o mandato do Verbo de Deus, consentiu oferecer em sacrifício a Deus seu unigênito e amado filho, para que também Deus concordasse no sacrifício de seu Filho unigênito em favor de toda a sua posteridade, ou seja, por nossa redenção. Por isso Abraão, profeta como era, vendo em espírito o dia da vinda do Senhor e a economia da paixão, pela qual ele mesmo e todos os que cressem como ele começariam a inaugurar a salvação, encheu-se de intensa alegria. 



São João Crisóstomo, (séc. V)
Sermão Sobre a Consolação da Morte
“Cristo Garante a Ressurreição Futura,
E Com Ele, os Apóstolos, os Mártires e a Mãe dos Macaréus”


Comprova somente isto: se Cristo prometeu a ressurreição; e quando sob o peso de uma nuvem de testemunhos tenhas comprovado a existência de tal promessa, ainda mais, quando tenhas em teu poder a certíssima garantia do próprio Cristo, o Senhor, confirmado na fé, deixa imediatamente de temer a morte. Pois quem ainda teme é aquele que não crê; e aquele que não crê contrai um pecado incurável, já que, com sua incredulidade, atreve-se a imputar a Deus ou de impotência ou de mentira.

Não é esta a opinião dos bem-aventurados apóstolos, não é esta a maneira de pensar dos santos mártires. Os apóstolos, em virtude desta pregação da ressurreição, pregam que Cristo ressuscitou e anunciam que, nele, os mortos ressuscitarão, não evitando nem a morte, nem os tormentos, nem as cruzes. Portanto, se todo o assunto fica confirmado pela boca de duas ou três testemunhas, como pode colocar-se em dúvida a ressurreição dos mortos, avalizada por tantas e tão qualificadas testemunhas, que apoiam o seu testemunho com o derramamento de seu sangue?

E os santos mártires, o quê? Tiveram ou não tiveram uma firme esperança na ressurreição? Se não a tivessem, certamente não teriam aceitado como o maior lucro uma morte envolta em tantas torturas e sofrimentos: não pensavam nos suplícios presentes, mas nos prêmios futuros. Conheciam o ditado: O que se vê é passageiro, o que não se vê é eterno.

Escutai, irmãos, um exemplo de fortaleza. Uma mãe exortava os seus sete filhos: não chorava, antes se alegrava. Via os seus filhos lacerados pelas unhas, mutilados pelo ferro, fritos na caldeira. E não derramava lágrimas, não prorrompia em lamentos, mas com solicitude materna exortava aos seus filhos a manterem-se firmes. Aquela mãe certamente não era cruel, mas fiel: amava os seus filhos, porém não de forma delicada, mas virilmente. Exortava os seus filhos para a paixão, paixão que ela mesma aceitou alegremente. Estava segura de sua ressurreição e da ressurreição dos seus filhos.

O que direi de tantos homens, mulheres, jovens, moças? Como brincaram com a morte! Com que enorme rapidez passaram a engrossar a milícia celeste! E isso de querer, podiam ter continuado vivendo, visto que lhes apresentaram a alternativa: viver, negando a Cristo, ou morrer, confessando a Cristo. Mas preferiram desprezar esta vida corporal e aceitar a eterna, serem excluídos da terra para converterem-se em cidadãos do céu.

Depois disto, irmãos, existe lugar para a dúvida? Onde ainda pode abrigar-se o medo da morte? Se somos filhos dos mártires, se queremos um dia ser seus companheiros, que a morte não nos entristeça, não choremos aos nossos entes queridos que nos precederam no Senhor. Se, contudo, precisássemos chorar, serão os próprios santos mártires que zombarão de nós e nos dirão: “Ó fiéis, ó vós que ansiais o Reino de Deus! Ó vós os que, angustiados, chorais e vos lamentais por vossos entes queridos que morreram suavemente em seus leitos e sobre colchão de penas!” O que você faria se os tivesse visto serem torturados e assassinados pelo pagãos por causa do nome do Senhor? 


Santo Atanásio de Alexandria
“Cristo Transformará o Nosso Humilde Corpo”


Para isto Cristo morreu e ressuscitou: para ser Senhor dos vivos e dos mortos. Mas, contudo, Deus não é Deus de mortos, mas de vivos. Os mortos, portanto, que têm como Senhor ao que voltou à vida, já não estão mortos, mas vivem, e a vida os penetra de tal forma que vivem sem temer a morte.

Como Cristo que, uma vez ressuscitado dentre os mortos já não morre mais, assim também eles, libertos da corrupção, já não conhecerão a morte e participarão da ressurreição de Cristo, como Cristo participou de nossa morte.

Cristo, de fato, somente desceu à terra para destruir as portas de bronze e quebrar os ferrolhos de ferro, que desde a Antiguidade aprisionavam o homem, e para libertar nossas vidas da corrupção e atrair-nos a si, transladando-nos da escravidão para a liberdade.

Se ainda não contemplamos este plano de salvação totalmente realizado – pois os homens continuam morrendo e seus corpos continuam corrompendo-se nas sepulturas –, que ninguém veja nisso um obstáculo para a fé. Que pense antes como já recebemos as primícias dos bens que mencionamos e como já possuímos o penhor de nossa ascensão ao mais alto dos céus, porque já estamos sentados no trono de Deus, junto àquele que, como afirma São Paulo, nos levou consigo às alturas; escutai o que afirma o apóstolo: Nos ressuscitou com Cristo Jesus e nos sentou no céu juntamente com ele.

Chegaremos à consumação quando chegar o tempo prefixado pelo Pai, quando, deixando de sermos crianças, alcancemos a medida do homem perfeito. Assim aprouve ao Pai dos séculos, que o determinou desta forma para que não voltássemos a recair na insensatez infantil, e não se perdessem novamente os seus dons.

Sendo que o corpo do Senhor ressuscitou de uma forma espiritual, será necessário insistir que, como afirma São Paulo, dos outros corpos se semeia um corpo animal, mas ressuscita um corpo espiritual, ou seja, transfigurado como o de Jesus Cristo, que nos precedeu com a sua gloriosa transfiguração?

Realmente o apóstolo, bem inteirado desta matéria, nos ensina qual seja o futuro de toda a humanidade, graças a Cristo, o qual transformará nosso corpo humilde, conforme o modelo de seu corpo glorioso.

Se, portanto, esta transformação consiste em que o corpo se torna espiritual, e este corpo é semelhante ao corpo glorioso de Cristo, que ressuscitou com um corpo espiritual, tudo isso não significa senão que o corpo, que foi semeado em condição humilde, será transformado em corpo glorioso.

Por esta razão, quando Cristo elevou até o Pai as primícias de nossa natureza, elevou às alturas a todo o universo, como ele mesmo o havia prometido ao dizer: Quando eu for elevado da terra, atrairei a mim todo ser. 

† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário