sábado, 30 de dezembro de 2017

30º Sábado Depois de Pentecostes

30 de Dezembro de 2017 (CC) 17 de Dezembro (CE)
Ss. Daniel, profeta e os três jovens: Ananias, Azarias e Misael († séc. a.C. VI).
Santo Profeta Daniel e os três Jovens: Ananias, Azarias e Mizael

Jejum da Natividade  
Modo 4



Nos anos posteriores a 600 aC, Jerusalém foi conquistada pelos babilônios e o templo construído por Salomão foi destruído; e muitos dentre o povo israelita foram levados para o cativeiro babilônico. Entre os cativos estavam também os ilustres jovens Daniel, Ananias, Azarias e Misael. O Imperador da Babilônia, Nabucodonosor, deu ordens para instruí-los na sabedoria dos caldeus, e os vestiu com elegância na sua corte. Mas, apegando-se aos mandamentos da sua fé, recusaram o luxo e levaram uma vida de continência,  sustentando-se apenas com vegetais e água. O Senhor lhes concedeu sabedoria, e a Daniel - o dom da perspicácia e da interpretação dos sonhos. O santo Profeta Daniel, tendo preservado a fé sagrada no Único Deus e confiando em Sua ajuda onipotente, em ultrapassou em sabedoria a todos os astrólogos e feiticeiros caldeus, e tornou-se confidente do Imperador Nabucodonosor. 
De fato, Daniel, desde sua juventude fora completamente dedicado a Deus, e ainda em sua adolescência recebeu de Deus o dom de grande discernimento. Sua fama entre os judeus na Babilônia começou quando ele denunciou dois anciãos lascivos e injustos juízes judeus, e salvou a casta Susanna de uma morte injusta. Mas, sua fama entre os babilônios começou a partir do dia em que decifrou e interpretou o sonho do rei Nabucodonosor. Por isso, o rei fez dele um príncipe de sua corte. Uma vez, Nabucodonosor teve um sonho estranho, que o aterrorizou, mas, ao despertar esqueceu os detalhes da visão. Os sábios babilônios pareciam impotentes para saber o que o Imperador tinha sonhado. Então, o santo Profeta Daniel deu glória diante de todos ao poder do Verdadeiro Deus, revelando não só o conteúdo do sonho, como, também, seu significado profético. Depois disso Daniel foi elevado pelo Imperador à condição de príncipe no reino da Babilônia.
Ananias, Azarias e Misael
Durante estes tempos, o Imperador Nabucodonosor deu ordens para erigir uma enorme estátua de si mesmo, decretando que todos à concedessem as honras dignas de um deus. Por sua recusa em fazer isto, os três santos rapazes - Ananias, Azarias e Misael - foram lançados para dentro de uma fornalha de fogo ardente. As chamas cresceram sobre a fornalha de 49 côvados, consumindo os caldeus que próximos à ela estavam postados em pé, no entanto, os santos jovens caminharam entre as chamas, oferecendo oração e salmodia ao Senhor (Daniel 3: 26-90). O Anjo do Senhor ao apareceu e resfriou as chamas, e os jovens permaneceram ilesos. O Imperador, ao ver isto, ordenou-lhes que saíssem, e se converteu ao Verdadeiro Deus. 
No tempo do Imperador Balthasar, o Santo Profeta Daniel interpretou uma inscrição misteriosa que aparecera na parede do palácio feita por uma mão invisível, enquanto o Imperador e seus convidados se banqueteavam, comendo e bebendo com seus convidados com os vasos consagrados retirados do Templo em Jerusalém,  (Dan.5: 1-31). Esta fora, pois, a inscrição aparecida: 
«MENE, MENE, TEQUEL, UFARSIM».
«MENE: Contou Deus o teu reino, e o acabou.TEQUEL: Pesado foste na balança, e foste achado em falta.PERES: Dividido foi o teu reino, e dado aos medos e aos persas. 
Então mandou Belsazar que vestissem a Daniel de púrpura, e que lhe pusessem uma cadeia de ouro ao pescoço, e proclamassem a respeito dele que havia de ser o terceiro no governo do seu reino. Naquela noite foi morto Balthasar, rei dos caldeus. E Dario, o medo, ocupou o reino, sendo da idade de sessenta e dois anos» (Daniel 5:25-31). 
Sob o Imperador Persa Dario, Daniel foi caluniado por seus inimigos, e foi jogado em uma cova com leões famintos, mas eles não tocaram nele, e ele permaneceu ileso. O Imperador Dario, então, ao regozijar-se com Daniel, deu ordens em todo o seu reino de adorar o Deus de Daniel, "visto que Ele É o Deus Vivo e Sempiterno, e Seu Reino é ilimitado e Sua soberania é sem fim". 6: 1-29). 
O santo Profeta Daniel sofria profundamente por seu povo, que então estava padecendo um castigo justo por uma multidão de pecados e ofensas, por transgredir as leis de Deus, resultando no grave Cativeiro Babilônico e na destruição de Jerusalém. Daniel orava: 
«Inclina, ó Deus meu, os teus ouvidos, e ouve; abre os teus olhos, e olha para a nossa desolação, e para a cidade que é chamada pelo teu nome, porque não lançamos as nossas súplicas perante a tua face fiados em nossas justiças, mas em tuas muitas misericórdias» (Daniel 9:18).  
Por sua vida justa e por causa da oração por redenção da iniquidade de seu Povo, fora revelado ao Santo Profeta o destino da nação de Israel e o destino de todo o mundo.  
Durante a interpretação do sonho do Imperador Nabucodonosor, o Profeta Daniel declarou sobre os reinos substituindo uns aos outros e sobre o grande reino final - o Reino de nosso Senhor Jesus Cristo (Dan.2: 44). A visão profética sobre as setenta semanas (Dn 9: 24-27) conta o mundo sobre os sinais da Primeira e Segunda Vinda do Senhor Jesus Cristo e está relacionado com esses eventos (Daniel 12: 1-12). 
São Daniel intercedeu por seu povo perante o sucessor de Dario, o Imperador Ciro, que o estimou muito e decretou a liberdade para o povo israelita. Daniel e seus companheiros Ananias, Azarias e Misael, sobreviveram até a velhice, mas morreram em cativeiro.
Segundo a São Cirilo de Alexandria (com. 9 de junho), Daniel e os três jovens viveram até a velhice na Babilônia e foram decapitados por causa da verdadeira fé, sob o Imperador persa Chambyses. Quando Ananias foi decapitado, Azarias estendeu seu manto e pegou sua cabeça, após isso, Misael pegou cabeça Azarias e Daniel pegou a cabeça de Misael. Um anjo de Deus trouxe seus corpos para a Judéia, para o Monte Gebal, e colocou-os sob uma rocha. Segundo a tradição, estes quatro servos agradáveis a Deus ressurgiram na época da morte do Senhor Jesus Cristo, e apareceram a muitos e novamente adormeceram. Daniel é contado entre os quatro grandes profetas (Isaías, Jeremias, Ezequiel e Daniel). Ele viveu e profetizou 500 anos antes de Cristo. 
Tropário - Modo 2
Grandes são os prodígios da fé:
Os Três Santos Jovens alegraram-se nas chamas
como se estando em águas refrescantes;
E ante o profeta Daniel,
Os leões se tornam como ovelhas ante seu pastor.
Por suas orações, ó Cristo Deus, salve as nossas almas!   
Kondakion - Modo 6 
Não adorastes a imagem de escultura, 
Ó Jovens três vezes abençoados, 
Mas armados com a essência imaterial de Deus, 
Fostes glorificados em uma prova de fogo. 
Em meio a chamas insuportáveis ​​clamastes a Deus, dizendo: 
Apressa-te, ó compassivo! Vem depressa em nosso auxílio, 
Pois Tu És misericordioso, 
E tudo podes fazer conforme Teu querer!   


Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!

Efésios 5:1-8

1 Sede pois imitadores de Deus, como filhos amados; 2 e andai em amor, como Cristo também vos amou, e se entregou a si mesmo por nós, como oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave. 3 Mas a prostituição, e toda sorte de impureza ou cobiça, nem sequer se nomeie entre vós, como convém a santos, 4 nem baixeza, nem conversa tola, nem gracejos indecentes, coisas essas que não convêm; mas antes ações de graças. 5 Porque bem sabeis isto: que nenhum devasso, ou impuro, ou avarento, o qual é idólatra, tem herança no reino de Cristo e de Deus. 6 Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por estas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência. 7 Portanto não sejais participantes com eles; 8 pois outrora éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor; andai como filhos da luz.  

Marcos 9:33-41

E chegou a Cafarnaum e, entrando em casa, perguntou-lhes: Que estáveis vós discutindo pelo caminho? Mas eles calaram-se; porque pelo caminho tinham disputado entre si qual era o maior. E ele, assentando-se, chamou os doze, e disse-lhes: Se alguém quiser ser o primeiro, será o derradeiro de todos e o servo de todos. E, lançando mão de um menino, pô-lo no meio deles e, tomando-o nos seus braços, disse-lhes: Qualquer que receber um destes meninos em meu nome, a mim me recebe; e qualquer que a mim me receber, recebe, não a mim, mas ao que me enviou. E João lhe respondeu, dizendo: Mestre, vimos um que em teu nome expulsava demônios, o qual não nos segue; e nós lho proibimos, porque não nos segue. Jesus, porém, disse: Não lho proibais; porque ninguém há que faça milagre em meu nome e possa logo falar mal de mim. Porque quem não é contra nós, é por nós. Porquanto, qualquer que vos der a beber um copo de água em meu nome, porque sois discípulos de Cristo, em verdade vos digo que não perderá o seu galardão.

Lucas 14:1-11


Aconteceu num sábado que, entrando ele em casa de um dos principais dos fariseus para comer pão, eles o estavam observando. E eis que estava ali diante dele um certo homem hidrópico. E Jesus, tomando a palavra, falou aos doutores da lei, e aos fariseus, dizendo: É lícito curar no sábado? Eles, porém, calaram-se. E, tomando-o, o curou e despediu. E respondendo-lhes disse: Qual será de vós o que, caindo-lhe num poço, em dia de sábado, o jumento ou o boi, o não tire logo? E nada lhe podiam replicar sobre isto. E disse aos convidados uma parábola, reparando como escolhiam os primeiros assentos, dizendo-lhes: Quando por alguém fores convidado às bodas, não te assentes no primeiro lugar; não aconteça que esteja convidado outro mais digno do que tu; e, vindo o que te convidou a ti e a ele, te diga: Dá o lugar a este; e então, com vergonha, tenhas de tomar o derradeiro lugar. Mas, quando fores convidado, vai, e assenta-te no derradeiro lugar, para que, quando vier o que te convidou, te diga: Amigo, sobe mais para cima. Então terás honra diante dos que estiverem contigo à mesa. Porquanto qualquer que a si mesmo se exaltar será humilhado, e aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado.

† † †

REFLEXÃO

São Doroteu de Gaza (séc. VI)

Existem duas classes de humildade, assim como existem duas classes de orgulho: a primeira classe de orgulho consiste em desprezar ao seu irmão, não o levando em consideração, como se não fosse nada, e em crer-se superior a ele. Se não tratamos imediatamente de vigiar-nos com rigor, cairemos pouco a pouco na segunda espécie que consiste em exaltar-se diante do próprio Deus e atribuir suas boas obras a si mesmo e não a Deus... Devemos lutar contra a primeira classe de orgulho, para não cair lentamente no orgulho total.

Existe também um orgulho mundano e um orgulho monástico. O mundano consiste em crer-se mais do que seu irmão por ser mais rico, mais belo, melhor vestido ou mais nobre do que ele. Quando percebemos que nos gloriamos nestas coisas, ou que nosso monastério seja maior ou mais rico ou mais numeroso, saibamos que ainda estamos no orgulho mundano. O mesmo acontece quando nos vangloriamos de qualidades naturais, por exemplo: ter uma bela voz ou salmodiar bem, ou ser hábil ou de trabalhar e servir corretamente. Estes motivos são mais elevados que os primeiros, embora ainda se trate de orgulho mundano.

O orgulho monástico consiste em gloriar-se de suas vigílias, de seus jejuns, de sua piedade, de suas observações, de seu zelo, assim como em humilhar-se por vaidade. Tudo isso é orgulho monástico. Se não podemos evitar de orgulhar-nos, convém que este orgulho recaia sobre coisas monásticas e não mundanas. Explicamos, então, qual é a primeira espécie de orgulho e qual a segunda; também temos definido o orgulho mundano e o orgulho monástico. Mostremos agora quais são as espécies de humildade.

A primeira consiste em considerar ao seu irmão como mais inteligente que a si mesmo e superior em tudo; a saber, como dizia um santo: “Colocar-se abaixo de todos”.

A segunda espécie de humildade consiste em atribuir a Deus as boas obras. Essa é a perfeita humildade dos santos. Ela nasce naturalmente na alma como consequência da prática dos mandamentos. De fato, olhemos, irmãos, às árvores carregadas de frutos: São os frutos que fazem curvar e baixar os galhos. Ao contrário, o galho que não tem frutos se ergue no espaço e cresce direito. Inclusive há certas árvores cujos galhos não dão frutos enquanto se mantêm erguidos para o céu, porém, se lhes coloca uma pedra para orientá-los para baixo, então dão fruto. O mesmo acontece com a alma: quando se humilha dá fruto, e quanto mais produz, mais se humilha. Porque quanto mais se aproxima de Deus, mais pecadora se vê.

ORAÇÃO

Ó Senhor e Mestre da minha vida, afasta de mim o espírito de preguiça, o espírito de desânimo, o desejo de poder e a vâ loquacidade.

Mas concede a mim, Teu servo, o espírito da castidade, da humildade, da paciência e do amor.

Sim, Senhor e Rei, concede-me que eu veja as minhas faltas e não julgue meus irmãos. Pois tu és bendito pelos séculos dos séculos.

Amém.

Santo Efrem, o Sírio


† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário