segunda-feira, 7 de maio de 2018

5ª Segunda-feira da Páscoa

07 de Maio de 2018 (CC) / 24 de Abril (CE)
São Sabas, o General de Roma, mártir († 372);
Santa Higúmena Elizabeth, a milagrosa de Constantinopla,  
 Tomás, Louco por Cristo; Sabas, Taumaturgo de Pechersk; Alexei, Eremita de Pechersk; Mártires Pasicratus e Valentina; Eusebio, Neón, Lencio, Longino e outros 40; 
Nicolau, o Novo Mártir da Magnésia; Melitus. Arcebispo da Cantuária; 
Santo Ícone da Mãe de Deus de Molchensk.
Modo 4




«Cristo ressuscitou dos mortos, 
Pisoteando a morte com Sua morte, 
E outorgando a vida 
Aos que jaziam nos sepulcros!»



O Mártir Sávas veio de uma tribo gótica. Por sua bravura alcançou o alto posto de comandante militar, e serviu sob o Imperador Romano Aureliano (270-275).

Desde a sua juventude, Sávas era cristão e seguia fervorosamente os mandamentos de Cristo; ajudava os necessitados e visitava os cristãos encerrados na prisão. Por sua vida pura e virtuosa, o Santo recebeu do Senhor o dom do milagre e no Nome de Cristo curou os enfermos e expulsou os demônios.

Quando o Imperador soube que São Sávas era um cristão, exigiu que ele apostasse. O mártir jogou sua faixa militar e declarou que não abandonaria sua fé. Golpeavam-no, queimavam-no com tochas, o jogavam num caldeirão com alcatrão, mas o mártir permanecia ileso.

Olhando para os seus tormentos, 70 soldados vieram a crer em Cristo, os quais depois foram decapitados pela espada. A São Sávas eles jogaram na prisão. 

À meia-noite, durante o tempo da oração, Cristo apareceu ao mártir e fez resplandecer sobre ele a Luz de Sua Glória. O Salvador pediu-lhe para não temer, mas, sim, permanecer firme. Encorajado, o mártir Sávas padeceu nova tortura pela manhã e foi afogado em um rio  no ano de 272 dC.


Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém! 

Atos 12:12-17

12 Depois de assim refletir foi à casa de Maria, mãe de João, que tem por sobrenome Marcos, onde muitas pessoas estavam reunidas e oravam. 13 Quando ele bateu ao portão do pátio, uma criada chamada Rode saiu a escutar; 14 e, reconhecendo a voz de Pedro, de gozo não abriu o portão, mas, correndo para dentro, anunciou que Pedro estava lá fora. 15 Eles lhe disseram: Estás louca. Ela, porém, assegurava que assim era. Eles então diziam: É o seu anjo. 16 Mas Pedro continuava a bater, e, quando abriram, viram-no e pasmaram. 17 Mas ele, acenando-lhes com a mão para que se calassem, contou-lhes como o Senhor o tirara da prisão, e disse: Anunciai isto a Tiago e aos irmãos. E, saindo, partiu para outro lugar. 

João 8:42-51

42 Respondeu-lhes Jesus: Se Deus fosse o vosso Pai, vós me amaríeis, porque eu saí e vim de Deus; pois não vim de mim mesmo, mas ele me enviou. 43 Por que não compreendeis a minha linguagem? É porque não podeis ouvir a minha palavra. 44 Vós tendes por pai o Diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai; ele é homicida desde o princípio, e nunca se firmou na verdade, porque nele não há verdade; quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio; porque é mentiroso, e pai da mentira. 45 Mas porque eu digo a verdade, não me credes. 46 Quem dentre vós me convence de pecado? Se digo a verdade, por que não me credes? 47 Quem é de Deus ouve as palavras de Deus; por isso vós não as ouvis, porque não sois de Deus. 48 Responderam-lhe os judeus: Não dizemos com razão que és samaritano, e que tens demônio? 49 Jesus respondeu: Eu não tenho demônio; antes honro a meu Pai, e vós me desonrais. 50 Eu não busco a minha glória; há quem a busque, e julgue. 51 Em verdade, em verdade vos digo que, se alguém guardar a minha palavra, nunca verá a morte. 

† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário