A humildade de Teodoro e a sua obediência incondicional a Pacômio o levou a estar sempre muito próximo deste e a ajudá-lo na direção dos monastérios por ele (Pacômio) fundados. Alguns monges o criticavam por isso, porque ele era mais jovem que os demais. Pacômio, porém, permaneceu dando todo o seu apoio, a ponto de, certa vez, dizer aos monges:
«Teodoro e eu cumprimos o mesmo serviço a Deus; e ele também tem autoridade para vos dirigir como pai».
São Pacômio desenvolveu um trabalho destacado como abade do monastério de São Orsiesius. No ano 346 , Teodoro foi nomeado como o novo abade deste monastério. São Teodoro morreu no mês de maio de 368. Os monges choraram amargamente a sua morte, tanto que o som de seus prantos ultrapassavam as muralhas do monastério por vários quilômetros.
Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!
Romanos 1:1-7, 13-17
Mateus 4:25-5:13
25 De sorte que o seguiam grandes multidões da Galileia, de Decápolis, de Jerusalém, da Judéia, e dalém do Jordão. 1 Jesus, pois, vendo as multidões, subiu ao monte; e, tendo se assentado, aproximaram-se os seus discípulos, 2 e ele se pôs a ensiná-los, dizendo: 3 Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus. 4 Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados. 5 Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra. 6 Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça porque eles serão fartos. 7 Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia. 8 Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus. 9 Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus. 10 Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus. 11 Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguiram e, mentindo, disserem todo mal contra vós por minha causa. 12 Alegrai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram aos profetas que foram antes de vós. 13 Vós sois o sal da terra; mas se o sal se tornar insípido, com que se há de restaurar-lhe o sabor? para nada mais presta, senão para ser lançado fora, e ser pisado pelos homens.
† † †
Nenhum comentário:
Postar um comentário