sexta-feira, 3 de janeiro de 2020

29ª Sexta-feira Depois de Pentecostes

PRÉ-FESTA DA NATIVIDADE
03 de Janeiro de 2020 (CC) 21 de Dezembro de 2019 (CE)
S. Juliana de Nicomédia, mártir e com ela 500 homens e 150 mulheres  († 304);
Repouso de São Pedro, região metropolitana de Toda a Rússia (1326).
Novo Hieromartir Michael sacerdote (1918).
Novo Hieromartir Sérgio diácono (1937).
Novo Hieromartir Nicetas, bispo de Belevsk (1938).
Novo Hieromartir Leontius diácono (1940).
St. Juliana, princesa de Vyazma (1406).
Abençoado procópio de cesareia de Vyatka, enganar-de-Cristo (1677).
São Philaret (Teodósio, no esquema), metropolita de Kiev (1857).
Mártir Theomistocles de Mira, na Lícia (251).
São Macário, o mais Rápido, o Abade do Khakhuli Mosteiro (11º c.)Geórgia).
Santo Antônio II-Os Catholicos da Geórgia (1827) (Geórgia).
Descoberta das relíquias (1950) de Novo para o Monge mártir Efraim de Nea Makri (1426).
Jejum da Natividade
(Azeite é Permitido)  
Tom 3



Santa Juliana era natural de Nicomédia. Filha de pais abastados, viveu durante os anos de Maximiano. Seus pais eram pagãos e Juliana, por isso, mantinha em segredo sua fé cristã. Sem consultá-la, seus pais a prometeram em casamento a um idólatra membro do Senado de nome Eleusius. Juliana não pretendia casar-se e lhe disse então que não se casaria a menos que ele obtivesse uma alta posição no governo. 
E quando isto aconteceu, novamente lhe impôs uma condição: deveria renunciar a adorar os ídolos e converter-se à fé cristã. Eleusius comunicou então ao pai de Juliana, pedindo-lhe que intercedesse junto a filha. O pai tentou persuadi-la de abandonar sua fé. Eleusius, seu noivo, percebendo, porém que isto seria impossível, entregou-a ao governador para que fizesse valer o que ordenava as leis para esses casos. Este, diante de mais um fracasso, ordenou que Juliana fosse torturada. E, depois de lhe queimarem o rosto com um ferro quente, disseram-lhe:  
«Vá agora te olhar num espelho e orgulhar-te de tua formosura!» 
Juliana, com voz serena, respondeu: 
«No dia da ressurreição, já não existirão feridas nos rostos, tão pouco queimaduras. Nesse dia, existirão apenas as feridas nas almas, causadas pelos pecados. Por isso, prefiro estas feridas agora em meu rosto, que são provisórias, às da alma, que serão eternas».  
E depois de suportar muitos tormentos a jogaram num forno. Pela graça de Deus, porém, o fogo se apagou ao contato com seu corpo. Ao presenciar este milagre cerca de quinhentos homens e cento e cinqüenta mulheres creram em Cristo e, por sua fé, foram mortos por decapitação. Depois de suportar grandes sofrimentos impostos por múltiplas formas de torturas, Santa Juliana foi decapitada no ano 299. 
São Pedro, Metropolita de Moscou 
São Pedro, Metropolita de Moscou, nasceu em Volínia dos pais piedosos Feodor e Evpraksia. Mesmo antes do nascimento de seu filho, o Senhor revelou a Evpraksia a abençoada pré-chosenness de seu filho. Aos 12 anos de idade, o jovem Pedro entrou em um mosteiro. Ele estudou com sucesso as ciências dos livros daquela época e cumpriu ansiosamente suas obedências monásticas. O futuro santo dedicou muito tempo a um estudo atento das Sagradas Escrituras e aprendeu iconografia. Os ícones, escritos pelo monge Pedro, foram distribuídos aos irmãos e aos cristãos que visitavam o Mosteiro. Por causa de sua vida virtuosa e ascética, o hegúmeno do mosteiro tinha o monge Pedro ordenado à dignidade do sacerdócio. Depois de alguns anos de obras ascéticas no mosteiro, o priestmonk Pedro, tendo obtido a bênção do hegumen, deixou o mosteiro em busca de um lugar solitário. No Rio Rata, ele fez uma cela e começou a perseguir ascetismo em silêncio. Mais tarde, neste lugar de suas façanhas ascéticas foi formado um mosteiro, chamado de Novodvorsk. Uma igreja em nome do Salvador foi construída para os monges que chegaram. Escolhido como hegúmeno, São Pedro guiou seus filhos espirituais, nunca se irritando com um monge culpado, mas sim pela palavra e pelo exemplo ele instruiu os irmãos. O virtuoso hegúmeno e asceta tornou-se conhecido muito além dos limites do Mosteiro. O príncipe de Galich Yuri l'vovich vinha frequentemente ao mosteiro para ouvir a orientação espiritual do Santo asceta.   
Uma vez o Metropolita Vladimir Maxim visitou o mosteiro, em suas viagens pela terra russa com palavras de instrução e edificação. Tendo recebido a bênção de São Maxim, São Pedro ofereceu – lhe como presente em troca de uma imagem escrita por ele da Uspenie (Dormição) da mãe MostHoly de Deus-diante da qual são Maxim até o final de seus dias orou pela salvação da terra russa que lhe foi confiada por Deus. Quando o Metropolita Maxim morreu, a cátedra Vladimir permaneceu por um certo tempo desocupada. A grande ascensão de Vladimir – - nesta época era São Miguel de Tver (Comm. 22 de novembro), - despachado para o Patriarca de Constantinopla seu associado escolhido de mente semelhante ao hegúmeno Gerontii com uma petição para que ele fosse elevado a metropolita da Rússia.   
Por sugestão do Príncipe gálico Iuri, hegúmeno Pedro também partiu para o Patriarca de Constantinopla para considerar a Catedral de Hierarca. Deus escolheu São Pedro para alimentar a Igreja Russa. A mãe de Deus apareceu a Gerontii, navegando no meio do Mar Negro durante a noite durante uma tempestade, e disse: "em vão você se esforça, a dignidade hierárquica não é atribuído a você. Aquele que me escreveu sobre o ícone, O proporcional Hegúmeno Pedro, será elevado ao trono do Metropolita russo". As palavras da mãe de Deus foram plenamente cumpridas: o Patriarca de Constantinopla Atanasias (1289-1293) com um concílio elevou São Pedro ao Metropolita russo, concedendo-lhe as vestes hierárquicas, o bastão e o ícone, trazidos por Gerontii. Após o seu regresso à Rússia em 1308, o Metropolita Pedro, após o decorrer de um ano, chegou a Kiev e, em seguida, seguiu para Vladimir.  
O chefe Hierarca foi testado por muitos julgamentos durante os seus primeiros anos de condução do metropolitano russo. Em seu sofrimento sob o jugo tártaro (Mongol), a terra russa estava em tumulto, e São Pedro era muitas vezes obrigado a mudar o lugar de sua residência. Durante este período particularmente importantes foram os trabalhos e preocupações do Santo para afirmar a verdadeira fé e moralidade no Reino. Durante este tempo de constante viagem por toda a diocese, ele incessantemente instruiu o povo e o clero sobre a preservação estrita da piedade cristã. Os príncipes conflituosos que ele convocou para amar a paz e a unidade.  
No ano de 1312, o Santo fez uma viagem à Horda, onde recebeu do khan uzbeque um édito, guardando os direitos do clero russo. 
Em 1325 o Metropolita Pedro, a pedido de Ivan Kalita (1328-1340), transferiu a cátedra Metropolitana de Vladimir para Moscou. Este evento teve um grande significado para toda a terra russa. São Pedro previu profeticamente a libertação do jugo tártaro e o futuro surgimento de Moscou como o centro de toda a Rússia.  
Por sua bênção, em agosto de 1326, no Kremlin de Moscou, foi colocada a fundação da catedral em honra do Uspenie (Dormição) da mãe MostHoly de Deus. Foi uma bênção profundamente simbólica do chefe-Hierarca da terra russa. Em 21 de dezembro de 1326, São Pedro morreu para Deus. O Corpo Santo do Santo foi enterrado na Catedral de Uspensk em uma cripta de pedra, que ele mesmo havia preparado. Muitos milagres foram feitos através das orações do Santo. Muitas curas foram feitas secretamente, o que testemunha a profunda humildade do santo mesmo depois da morte. A profunda veneração do chefe-Hierarca da Igreja Russa foi afirmada e espalhada por toda a terra russa. Em 1339, 13 anos mais tarde sob o comando de Sainted Theognost (Comm. 14 de Março), São Pedro foi enumerado nas fileiras dos Santos. E no túmulo do Santo, os príncipes beijaram a cruz como um símbolo de fidelidade à grande cidade de Moscou. Como um protetor particularmente venerado de Moscou, São Pedro foi chamado como testemunha na elaboração de tratados governamentais. O povo Novgorod, que antes tinha o direito de escolher seu próprio bispo de Santa Sofia, após sua anexação a Moscou sob Ivan III, prometeu com um juramento estabelecer seus arcebispos apenas no túmulo do Santo Pedro, o prodígio. E foi na sepultura do Santo que os chefes-hierarcas russos foram nomeados e escolhidos.  
As crônicas russas fazem menção dele constantemente, e nenhum empreendimento significativo do Estado foi iniciado sem a oração no túmulo de São Pedro. Em 1472 e 1479 foi feita uma transferência das relíquias de São Pedro. Em memória destes eventos, as festas foram estabelecidas para 5 de outubro e 24 de agosto.


Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!
Leituras Bíblicas

Hebreus 1:1-2 Horas Reais - Hora Prima
Mateus 1:18-25 Horas Reais - Hora Prima
Gálatas 3:23-29 Horas Reais - Hora Tércia
Lucas 2:1-20 Horas Reais - Hora Tércia
Hebreus 1:10-2:3 Horas Reais - Hora Sexta
Mateus 2:1-12 Horas Reais - Hora Sexta
Hebreus 2:11-18 Horas Reais - Hora Nona
Mateus 2:13-23 Horas Reais - Hora Nona

LITURGIA

Hebreus 1:1-12 

Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo. O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à destra da majestade nas alturas; feito tanto mais excelente do que os anjos, quanto herdou mais excelente nome do que eles. Porque, a qual dos anjos disse jamais: Tu és meu Filho, Hoje te gerei? E outra vez: Eu lhe serei por Pai, E ele me será por Filho? E outra vez, quando introduz no mundo o primogênito, diz:E todos os anjos de Deus o adorem. E, quanto aos anjos, diz: Faz dos seus anjos espíritos, E de seus ministros labareda de fogo. Mas, do Filho, diz: Ó Deus, o teu trono subsiste pelos séculos dos séculos; Cetro de eqüidade é o cetro do teu reino. Amaste a justiça e odiaste a iniqüidade; por isso Deus, o teu Deus, te ungiuCom óleo de alegria mais do que a teus companheiros. E: Tu, Senhor, no princípio fundaste a terra, E os céus são obra de tuas mãos. Eles perecerão, mas tu permanecerás; E todos eles, como roupa, envelhecerão, E como um manto os enrolarás, e serão mudados. Mas tu és o mesmo, E os teus anos não acabarão.

Lucas 2:1-20

E aconteceu naqueles dias que saiu um decreto da parte de César Augusto, para que todo o mundo se alistasse (Este primeiro alistamento foi feito sendo Quirino presidente da Síria). E todos iam alistar-se, cada um à sua própria cidade. E subiu também José da Galiléia, da cidade de Nazaré, à Judéia, à cidade de Davi, chamada Belém (porque era da casa e família de Davi), a fim de alistar-se com Maria, sua esposa, que estava grávida. E aconteceu que, estando eles ali, se cumpriram os dias em que ela havia de dar à luz. E deu à luz a seu filho primogênito, e envolveu-o em panos, e deitou-o numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na estalagem. Ora, havia naquela mesma comarca pastores que estavam no campo, e guardavam, durante as vigílias da noite, o seu rebanho. E eis que o anjo do Senhor veio sobre eles, e a glória do Senhor os cercou de resplendor, e tiveram grande temor. E o anjo lhes disse: Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo: Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor. E isto vos será por sinal: Achareis o menino envolto em panos, e deitado numa manjedoura. E, no mesmo instante, apareceu com o anjo uma multidão dos exércitos celestiais, louvando a Deus, e dizendo: Glória a Deus nas alturas, Paz na terra, boa vontade para com os homens. E aconteceu que, ausentando-se deles os anjos para o céu, disseram os pastores uns aos outros: Vamos, pois, até Belém, e vejamos isso que aconteceu, e que o Senhor nos fez saber. E foram apressadamente, e acharam Maria, e José, e o menino deitado na manjedoura. E, vendo-o, divulgaram a palavra que acerca do menino lhes fora dita; e todos os que a ouviram se maravilharam do que os pastores lhes diziam. Mas Maria guardava todas estas coisas, conferindo-as em seu coração. E voltaram os pastores, glorificando e louvando a Deus por tudo o que tinham ouvido e visto, como lhes havia sido dito.

† † †

HOMILIA

“Ó Deus, Que Os Povos Te Louvem!”


"Que Deus resplandeça sua face sobre nós e tenha piedade de nós". Nós necessitamos a bênção de Deus para que Sua face nos ilumine, para que a luz de Seu conhecimento irradie-se sobre nossos corações obscurecidos, para que o espírito de Sua majestade dissipe a obscuridade de nosso entendimento, e assim possamos gloriar-nos dizendo:

"Brilhe sobre nós, Senhor, a luz de Tua face".

Esta iluminação de Sua face sobre nós é dom de Sua misericórdia, misericórdia esta que iniciou Sua obra em nós com a remissão dos pecados. As palavras que seguem depois nos esclarecem o porquê se pede a iluminação da face de Deus sobre nós.

"Para que conheçamos na terra os Teus caminhos e em todos os povos a Tua salvação". 

Segundo a correta versão grega, pedimos para ser iluminados pela face de Deus para que seja conhecido na terra o Seu caminho, que é o ensinamento da vida religiosa: por ela, de fato, caminha-se até Deus. E o ensinamento da vida religiosa É Cristo. Nos evangelhos Ele mesmo Se identifica com esse ensinamento ao dizer: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida". E novamente: "Ninguém vai ao Pai a não ser por mim".

Que Jesus seja o Salvador, basta analisar o significado do vocábulo para percebê-lo, pois em hebraico Jesus significa “Salvador”. A confirmação desta afirmação a temos no que diz o anjo ao falar com José sobre Maria:

"Dará à luz um Filho, e lhe porás por nome Jesus, porque ele salvará a seu povo de seus pecados".

Portanto, o anjo afirma que a razão pela qual se deve nomeá-lo de Jesus é porque ele está chamado a ser o Salvador do povo. Os apóstolos se confessam incapazes de pregar a mensagem evangélica se não são iluminados, se não irradiam um pouco do esplendor da Face do Senhor. Pois, segundo o Evangelho, também eles são luz do mundo.

Porém, o Senhor É a Luz verdadeira que ilumina a apóstolos e profetas para que também eles possam ser luz. A toda esta pregação profética e apostólica deve seguir o louvor dos povos e a alegria pela remissão dos pecados; e não somente pela remissão dos pecados, mas também pela certeza de que o mesmo que perdoou os pecados julgará aos povos com equidade, e conduzirá pelo caminho da vida a todas as nações da terra que, abandonando o erro da idolatria, são instruídas no conhecimento de Deus. Por isso acrescenta o salmista:

"Ó Deus, que te louvem as nações, que todos os povos te louvem, porque reges o mundo com justiça e governas as nações da terra."

A expressão “que os povos Te louvem” parece designar aos crentes ou aos que no futuro crerão procedentes das doze tribos de Israel, enquanto que as palavras “que todos os povos te louvem” não exclui povo algum. O texto “cantam de alegria as nações, porque rege o mundo com justiça e governa as nações da terra” indica como causa da alegria a esperança do juízo eterno e o ingresso das nações no caminho da vida.
Santo Hilário, Bispo de Poitiers (séc. IV)
Tratado sobre o Salmo 66,3-5

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