quinta-feira, 23 de janeiro de 2020

32ª Quinta-feira Depois de Pentecostes

23 de Janeiro de 2020 (CC) 10 de Janeiro (CE)
S. Gregório de Nissa, bispo († c. 394)
Modo 1




São Gregório nasceu em Nova Cesaréia, no Ponto, no ano 322. Era um dos irmãos de São Basílio, o Grande, educado nas mesmas bases que seu irmão maior, distinguindo-se igualmente por sua aguda inteligência. 
Gregório comprometeu-se com Theosebia (uma santa mulher) que faleceu precocemente. O santo manteve seu equilíbrio de caráter e sua esperança. Aos quarenta anos foi eleito e ordenado bispo de Nissa, uma cidade da Capadócia. Deus lhe outorgou a responsabilidade de exercer um importante papel no Segundo Concílio Ecumênico, realizado no ano 381, em Constantinopla. 
Gregório entregou em paz sua alma a Deus depois de realizar um grande e importante trabalho, as suas homilias dogmáticas, catequéticas, entre diversos outros temas que se referiam às festas e ofícios litúrgicos, como o que realizou para seu irmão São Basílio.


Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!

Tiago 1:19-27 

Portanto, meus amados irmãos, todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar. Porque a ira do homem não opera a justiça de Deus. Por isso, rejeitando toda a imundícia e superfluidade de malícia, recebei com mansidão a palavra em vós enxertada, a qual pode salvar as vossas almas. E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos. Porque, se alguém é ouvinte da palavra, e não cumpridor, é semelhante ao homem que contempla ao espelho o seu rosto natural; Porque se contempla a si mesmo, e vai-se, e logo se esquece de como era. Aquele, porém, que atenta bem para a lei perfeita da liberdade, e nisso persevera, não sendo ouvinte esquecediço, mas fazedor da obra, este tal será bem-aventurado no seu feito. Se alguém entre vós cuida ser religioso, e não refreia a sua língua, antes engana o seu coração, a religião desse é vã. A religião pura e imaculada para com Deus e Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo.

Marcos 10:17-27

17 Ora, ao sair para se pôr a caminho, correu para ele um homem, o qual se ajoelhou diante dele e lhe perguntou: Bom Mestre, que hei de fazer para herdar a vida eterna? 18 Respondeu-lhe Jesus: Por que me chamas bom? ninguém é bom, senão um que é Deus. 19 Sabes os mandamentos: Não matarás; não adulterarás; não furtarás; não dirás falso testemunho; a ninguém defraudarás; honra a teu pai e a tua mãe. 20 Ele, porém, lhe replicou: Mestre, tudo isso tenho guardado desde a minha juventude. 21 E Jesus, olhando para ele, o amou e lhe disse: Uma coisa te falta; vai vende tudo quanto tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, segue-me. 22 Mas ele, pesaroso desta palavra, retirou-se triste, porque possuía muitos bens. 23 Então Jesus, olhando em redor, disse aos seus discípulos: Quão dificilmente entrarão no reino de Deus os que têm riquezas! 24 E os discípulos se maravilharam destas suas palavras; mas Jesus, tornando a falar, disse-lhes: Filhos, quão difícil é [para os que confiam nas riquezas] entrar no reino de Deus! 25 É mais fácil um camelo passar pelo fundo de uma agulha, do que entrar um rico no reino de Deus. 26 Com isso eles ficaram sobremaneira maravilhados, dizendo entre si: Quem pode, então, ser salvo? 27 Jesus, fixando os olhos neles, respondeu: Para os homens é impossível, mas não para Deus; porque para Deus tudo é possível.

 † † †

ENSINO DOS SANTOS PADRES


“Se Queres Ser Perfeito”

Estas palavras pertencem ao Evangelho de Marcos, mas exatamente a mesma ideia aparece nos demais sinóticos onde, com palavras às vezes um tanto diferentes, recolhe-se idêntica doutrina. E devemos estar plenamente convencidos de que o Salvador nunca se expressou de forma puramente humana, mas que o seu ensinamento sempre esteve informado por uma divina e mística sabedoria; de que não devemos escutar suas palavras carnalmente, mas devemos indagar e aprofundar o sentido nelas oculto mediante uma adequada investigação e colocando em jogo todo o empenho e perspicácia de nossa inteligência.

Se queres ser perfeito: Portanto, ainda não era perfeito, já que não existe nada mais perfeito que o perfeito. Ademais, aquele se queres expressa de maneira divina e contundente a livre faculdade de escolha de seu colocutor. Efetivamente, no homem – em sua qualidade de ser livre – reside a livre escolha da vontade; em Deus – em sua qualidade de Senhor e juiz – reside a capacidade de dar. E dá aos que querem e rezam e com maior empenho se esforçam por alcançar a própria salvação. Pois Deus não coage – a coação é, de fato, inimiga de Deus –, mas dá aos que buscam, concede aos que pedem, abre aos que chamam. Por conseguinte, se queres, se verdadeiramente queres e não te enganas a ti mesmo, procura o que te falta.

Uma coisa te falta: o que te resta por fazer e que é bom, mas já à margem da lei, que a lei não o dá, que não se encaixa dentro da lei, é próprio dos possuidores da verdadeira vida. Em uma palavra, aquele que tinha cumprido toda a lei desde a infância, e que disse de si coisas tão grandes e soberbas, com todas elas não pode adquirir essa única coisa que é exclusiva do Salvador, para arrebatar a vida eterna, cujo desejo lhe tinha movido a dar aquele passo. Retirou-se triste, oprimido pelas exigências de uma vida a respeito da qual tinha vindo para suplicar ao Mestre. Na realidade, não ambicionava de verdade a vida, como parecia deduzir-se de suas palavras; o que somente buscava é adquirir reputação de boa vontade: certamente podia se esforçar por fazer muitas coisas, porém era incapaz de fazer aquela única coisa, aquela obra de salvação que devia guiá-lo para a perfeição. Para esta obra era fraco e indiferente.

O mesmo que o Senhor disse para Marta quando, cansada em muitas tarefas, andava inquieta e nervosa para dar conta do serviço, e censurava de negligente a sua irmã, que, deixando o serviço, sentada aos pés do Senhor, oferecia a atenção de uma discípula: Andas inquieta com tantas coisas; Maria escolheu a melhor parte, e não lhe será tirada; assim também a este (discípulo): manda-lhe que, pondo à parte toda enervante ocupação, centralize-se em uma só coisa e se sente aos pés da graça daquele que pessoalmente lhe propõe a vida eterna.

São Clemente, de Alexandria

† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário