CONCLUSÃO DA FESTA DA ASCENÇÃO
05 de Junho de 2020 (CC) / 23 de Maio (CE)
Ss. Miguel, Confessor, bispo de Sanada; María de Cleopas, Mirófora;
Eufrosina, Princesa de Polotsk, Higúmena do Mosteiro de São Salvador
Eufrosina, Princesa de Polotsk, Higúmena do Mosteiro de São Salvador
Tom 6
São Miguel, o confessor, desde sua juventude desejou entrar para a vida monástica e foi enviado pelo Patriarca Tarásio de Constantinopla (784-806) para um mosteiro na costa do Mar Negro. O Patriarca Tarásio mais tarde o consagrou bispo da cidade de Sinaída, na Ásia Menor. São Miguel esteve presente no Sétimo Concílio Ecumênico em Nicéia, em 787. A pedido do Imperador, visitou o Califa Harun al-Rashid para conduzir as negociações de paz. Ele também realizou missões diplomáticas para Bizâncio na corte de Carlos Magno. Miguel entrou em choque com o Imperador Leão, o armênio, por causa de sua política iconoclasta, e foi exilado para a cidade de Eudokiada, onde morreu em 23 de maio, 826, na pobreza, porém fiel à Ortodoxia até o fim.
Venerável Eufrosina, Princesa de Polotsk, Bielorussia.
Eufrosina era filha do Príncipe Vseslav, de Polotsk. Quando seus pais a queriam entregar em casamento, ela fugiu para um convento e foi tonsurada monja. Um anjo do Senhor lhe apareceu três vezes e lhe revelou onde ela deveria estabelecer um novo convento para as virgens. Eufrosina ainda atraiu sua irmã Eudóxia para a vida monástica, juntamente com muitas outras donzelas das fileiras da aristocracia. Sua prima, Zvenislava, por nascimento Princesa de Borisov, trouxe todas as suas riquezas, roupas e pedras preciosas e disse:
"Toda a beleza deste mundo considero vaidade, e estes adornos preparado para o meu casamento, eu os dou à Igreja do Salvador; e a Ele me dou em matrimônio espiritual, pondo minha cabeça sob Seu suave jugo e fardo leve".
Eufrosina, então, a tonsurou monja e deu-lhe o nome de Eupráxia.
Em sua velhice, Eufrosina desejando morrer em Jerusalém, orou a Deus por isto. Deus ouviu suas orações e, de fato, quando ela visitou Jerusalém, lá adormeceu. Eufrosina foi sepultada no Mosteiro de São Teodósio, em 23 de maio de 1173 dC.
Atos 21:26-32
Então Paulo, tomando consigo aqueles homens, entrou no dia seguinte no templo, já santificado com eles, anunciando serem já cumpridos os dias da purificação; e ficou ali até se oferecer por cada um deles a oferta. E quando os sete dias estavam quase a terminar, os judeus da Ásia, vendo-o no templo, alvoroçaram todo o povo e lançaram mão dele, Clamando: Homens israelitas, acudi; este é o homem que por todas as partes ensina a todos contra o povo e contra a lei, e contra este lugar; e, demais disto, introduziu também no templo os gregos, e profanou este santo lugar. Porque tinham visto com ele na cidade a Trófimo de Éfeso, o qual pensavam que Paulo introduzira no templo. E alvoroçou-se toda a cidade, e houve grande concurso de povo; e, pegando Paulo, o arrastaram para fora do templo, e logo as portas se fecharam. E, procurando eles matá-lo, chegou ao tribuno da coorte o aviso de que Jerusalém estava toda em confusão;O qual, tomando logo consigo soldados e centuriões, correu para eles. E, quando viram o tribuno e os soldados, cessaram de ferir a Paulo.
João 16:2-13
Expulsar-vos-ão das sinagogas; vem mesmo a hora em que qualquer que vos matar cuidará fazer um serviço a Deus. E isto vos farão, porque não conheceram ao Pai nem a mim. Mas tenho-vos dito isto, a fim de que, quando chegar aquela hora, vos lembreis de que já vo-lo tinha dito. E eu não vos disse isto desde o princípio, porque estava convosco. E agora vou para aquele que me enviou; e nenhum de vós me pergunta: Para onde vais? Antes, porque isto vos tenho dito, o vosso coração se encheu de tristeza. Todavia digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá; porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, quando eu for, vo-lo enviarei. E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo. Do pecado, porque não crêem em mim; Da justiça, porque vou para meu Pai, e não me vereis mais; E do juízo, porque já o príncipe deste mundo está julgado. Ainda tenho muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora. Mas, quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir.
João 16:2-13
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O Dom do Pai em Cristo
O Senhor mandou batizar em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, quer dizer, professando a fé no Criador, no Filho e no que é chamado Dom de Deus.
Um só é o Criador de todas as coisas. Pois um só é Deus Pai, de quem tudo procede; um só é o Filho Unigênito, nosso Senhor Jesus Cristo, por quem tudo foi feito; e um só é o Espírito, que foi dado a todos nós.
Todas as coisas são ordenadas segundo suas capacidades e méritos: um só é o Poder, do qual tudo procede; um só é o Filho, por quem tudo começa; e um só é o Dom, que é penhor da esperança perfeita. Nada falta a tão grande perfeição. Tudo é perfeitíssimo na Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo: a infinidade no Eterno, o esplendor na Imagem, a atividade no Dom.
Escutemos o que diz a palavra do Senhor sobre a ação do Espírito em nós: Tenho ainda muitas coisas a dizer-vos, mas não sois capazes de compreendê-las agora (Jo 16,12), É bom para vós que eu parta: se eu me for, vos mandarei o Defensor (cf. Jo 16,7).
Em outro lugar: Eu rogarei ao Pai, e ele vos dará uni outro Defensor, para que permaneça sempre convosco: o Espírito da Verdade (Jo 14,16-17). Ele vos conduzirá à plena verdade. Pois ele não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido; e até as coisas futuras vos anunciará. Ele me glorificará porque receberá do que é meu (Jo 16,13-14).
Estas palavras, entre muitas outras, foram ditas para nos dar a conhecer a vontade daquele que confere o Dom e a natureza e a perfeição do mesmo Dom. Por conseguinte, já que a nossa fraqueza não nos permite compreender nem o Pai nem o Filho, o Dom que é o Espírito Santo estabelece um certo contato entre nós e Deus, para iluminar a nossa fé nas dificuldades relativas à encarnação de Deus.
Assim, o Espírito Santo é recebido para nos tornar capazes de compreender. Como o corpo natural do homem permaneceria inativo se lhe faltassem os estímulos necessários para as suas funções - os olhos, se não há luz ou não é dia, nada podem fazer; os ouvidos, caso não haja vozes ou sons, não cumprem seu ofício; o olfato, se não sente nenhum odor, para nada serve; não porque percam a sua capacidade natural por falta de estímulo para agir - assim é a alma humana: se não recebe pela fé o Dom que é o Espírito, tem certamente uma natureza capaz de conhecer a Deus, mas falta-lhe a luz para chegar a esse conhecimento.
Este Dom de Cristo está inteiramente à disposição de todos e encontra-se em toda parte; mas é dado na medida do desejo e dos méritos de cada um. Ele está conosco até o fim do mundo; ele é o Consolador no tempo da nossa espera; ele, pela atividade dos seus dons, é o penhor da nossa esperança futura; ele é a luz do nosso espírito; ele é o esplendor das nossas almas.
Santo Hilário, Bispo de Poitier (Sé. IV)
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