terça-feira, 23 de junho de 2020

3ª Terça-feira Depois de Pentecostes

23 de Junho de 2020 (CC) / 10 de Junho (CE) 
São Timóteo, Bispo da Prússia (Bithínia);
Santos Mártires Alexandre e Antonina, a Virgem; 
Monge Siloam, Megaloeschema, de Pechersk
Jejum dos Apóstolos (peixe, azeite e vinho permitidos)
Tom 1



O Padre Mártir Timóteo, bispo de Prússia (Bitínia), recebeu do Senhor o dom de maravilhas por causa de sua pureza e santidade de vida. Em Prússia, ele converteu muitos pagãos à fé em Cristo. O Imperador Juliano, o Apóstata (361-363), ao ouvir sobre São Timóteo, trancou-o na prisão, mas mesmo ali o santo continuou a pregar o Evangelho. Juliano o proibiu de ensinar mais sobre o Nome de Jesus Cristo, mas o santo continuou a espalhar a fé cristã. Finalmente, o Imperador deu ordens para decapitar o santo. As santas relíquias de São Ti foram posteriormente transferidas para Constantinopla. 
Santos Mártires Alexandre e Antonina, a Virgem
Esta virgem cristã, Santa Antonina, foi a estrela luminosa da cidade de cardamom. Toda a sua vida foi caracterizada por sua fé e por sua esperança posta em Deus, Nosso Senhor. Ocupava-se do cuidado aos órfãos, e isso chegou aos ouvidos do governador que ordenou sua prisão e que fosse submetida a interrogatório. Sem hesitações, Antonina admitiu ser cristã.

O Governador, vendo que não conseguia fazer com que mudasse sua posição, mandou que lhe tirassem as roupas e, nua, foi aprisionada num calabouço, cheio de mulheres corruptas. Antonina começou então imediatamente a rezar; houve um terrível terremoto e o pânico foi tal que as próprias mulheres prisioneiras a expulsaram de junto delas. Tendo sido informado do fato, o governador ordenou que fosse transferida para uma outra cela. Lá, um piedoso cristão, chamado Alexandros, entrando na cela e, compadecendo-se dela a revestiu com suas próprias roupas. O governador, sabendo disto, mandou que seus corpos fossem untados com óleo e queimados. Juntos, Alexandros e Antonina entregaram seus espíritos a Deus, tornando-se assim, exemplos de fé e pureza.  


Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém! 

Romanos 7:14-8:2

14 Porque bem sabemos que a lei é espiritual; mas eu sou carnal, vendido sob o pecado. 15 Pois o que faço, não o entendo; porque o que quero, isso não pratico; mas o que aborreço, isso faço. 16 E, se faço o que não quero, consinto com a lei, que é boa. 17 Agora, porém, não sou mais eu que faço isto, mas o pecado que habita em mim. 18 Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; com efeito o querer o bem está em mim, mas o efetuá-lo não está. 19 Pois não faço o bem que quero, mas o mal que não quero, esse pratico. 20 Ora, se eu faço o que não quero, já o não faço eu, mas o pecado que habita em mim. 21 Acho então esta lei em mim, que, mesmo querendo eu fazer o bem, o mal está comigo. 22 Porque, segundo o homem interior, tenho prazer na lei de Deus; 23 mas vejo nos meus membros outra lei guerreando contra a lei do meu entendimento, e me levando cativo à lei do pecado, que está nos meus membros. 24 Miserável homem que eu sou! quem me livrará do corpo desta morte? 25 Graças a Deus, por Jesus Cristo nosso Senhor! De modo que eu mesmo com o entendimento sirvo à lei de Deus, mas com a carne à lei do pecado. 1 Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus. 2 Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte.

7:14-17 - As paixões que nos levam ao pecado tornam-se ainda mais fortes quando contra elas lutamos por conta própria, e a clareza do certo e do errado que encontramos na Lei, aumenta ainda mais as paixões. Somente o poder de Cristo pode nos salvar nesta batalha. 
7:17 - O homem não é pecador por natureza. A Igreja Ortodoxa rejeita qualquer ensinamento de que o homem tenha uma "natureza pecaminosa" ou que a natureza do homem seja depravada até o âmago. Esta passagem mostra claramente que o pecado é algo distinto da nossa natureza. Porque somos criados à imagem de Deus (Gn 1:26), há uma bondade indelével em nossa natureza que nunca pode ser desfeita. Enquanto podemos nos tornar imersos no pecado, sabemos que ainda não faz parte de nossa natureza, mas uma força estrangeira que habita em nós. Assim, o pecado é o que fazemos, não o que somos. Leia o v. 20. 
7: 18-23 - Paulo esclarece a distinção entre a vontade da alma e a vontade da carne. 
7:24  - Porque a alma renasce no batismo, então, ela pode se esforçar para seguir a lei de Deus (v. 22). No entanto, nossa carne continua corrupta neste mundo, e muitas vezes luta contra a nossa vontade de fazer o bem. Esta questão é respondida em:
8: 1-2 O termo corpo da morte refere-se ao nosso estado corrompido neste mundo; isso não implica que o corpo é mau, pois o corpo é bom. Neste mundo, no entanto, continua a necessitar de redenção final. 

Mateus 10:9-15

9 Não vos provereis de ouro, nem de prata, nem de cobre, em vossos cintos; 10 nem de alforje para o caminho, nem de duas túnicas, nem de alparcas, nem de bordão; porque digno é o trabalhador do seu alimento. 11 Em qualquer cidade ou aldeia em que entrardes, procurai saber quem nela é digno, e hospedai-vos aí até que vos retireis. 12 E, ao entrardes na casa, saudai-a; 13 se a casa for digna, desça sobre ela a vossa paz; mas, se não for digna, torne para vós a vossa paz. 14 E, se ninguém vos receber, nem ouvir as vossas palavras, saindo daquela casa ou daquela cidade, sacudi o pó dos vossos pés. 15 Em verdade vos digo que, no dia do juízo, haverá menos rigor para a terra de Sodoma e Gomorra do que para aquela cidade. 

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