quinta-feira, 4 de junho de 2020

7ª Quinta-feira da Páscoa

04 de Junho de 2020 (CC) / 22 de Maio (CE)
Santo Mártir Basilisco († 308);
Santos Padres do 2º Concílio Ecumênico (381 dC)
Tom 6




São Basiliscos era natural da cidade de Amasia, no Mar Negro, sobrinho de São Teodoro (17 de fevereiro). O Governador da Capadócia, Agrippas, ao tomar conhecimento de que Basiliscos era cristão, ordenou que fosse preso, submetendo-o a todo tipo de tortura para forçá-lo a abandonar sua fé. 
Os soldados o obrigaram a andar com sapatos de ferro e com pregos. Mas, Basiliscos manteve-se firme e inabalável, lembrando-se das palavras do Apóstolo Paulo: “Vigiai, estai firmes na fé; portai-vos varonilmente, e fortalecei-vos”  (1 Coríntios 16:13). 
Já na prisão, começou a rezar ao Senhor, dizendo que ele mesmo não era digno de que sua vida tivesse o mesmo fim que a dos santos mártires. Em Comana, foi decapitado, tendo o seu corpo jogado no rio. 
À noite, os fiéis cristãos levaram seu corpo do rio e o sepultaram com devoção e dignidade. Isto se deu durante o reinado de Diocleciano (284-308). Celebra-se em 22 de maio. 
Pelas intercessões do santo de Deus, Basilisco, ó Senhor nosso Deus, tem piedade de nós e salva-nós. Amém. 
O Segundo Concílio Ecumênico 
Este Concílio foi convocado durante o reinado do Imperador Teodósio, o Grande, em Constantinopla, no ano 381 dC. O seu objetivo era confirmar o ensinamento Ortodoxo a respeito do Espírito Santo. 
Macedonius, Patriarca de Constantinopla, tinha erroneamente ensinado que o Espírito Santo era uma criatura de Deus e não uma Pessoa divina [hipóstase], e, portanto, não é igual ao Pai ou ao Filho, ou um em essência com eles na Santíssima Trindade. 
Macedonius foi condenado por este Concílio, e o ensino sobre o Espírito Santo foi adicionado ao Credo de Nicéia [Símbolo da Fé].  
Justo Melquisedeque, rei de Salém
Melquisedeque era um "sacerdote do Deus Altíssimo" (Gênesis 14: 18-20), que abençoou nosso antepassado Abraão e "lhe trouxe pão e vinho", prefigurando a Santa Eucaristia, séculos antes da Lei ser dada a Moisés ou Cristo Se encarnar. 
A Epístola aos Hebreus (cap. 7) revela Melquisedeque, como Sacerdote-Rei, sendo ele uma prefiguração de Cristo. 
"Porque este Melquisedeque, que era rei de Salém, sacerdote do Deus Altíssimo, e que saiu ao encontro de Abraão quando ele regressava da matança dos reis, e o abençoou; a quem também Abraão deu o dízimo de tudo, e primeiramente é, por interpretação, rei de justiça, e depois também rei de Salém, que é rei de paz; sem pai, sem mãe, sem genealogia, não tendo princípio de dias nem fim de vida, mas sendo feito semelhante ao Filho de Deus, permanece sacerdote para sempre. Considerai, pois, quão grande era este, a quem até o patriarca Abraão deu os dízimos dos despojos". Hebreus 7:1-4 

Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém! 

Atos 25:13-19

13 Passados alguns dias, o rei Agripa e Berenice vieram a Cesaréia em visita de saudação a Festo. 14 E, como se demorassem ali muitos dias, Festo expôs ao rei o caso de Paulo, dizendo: Há aqui certo homem que foi deixado preso por Félix, 15 a respeito do qual, quando estive em Jerusalém, os principais sacerdotes e os anciãos dos judeus me fizeram queixas, pedindo sentença contra ele; 16 aos quais respondi que não é costume dos romanos condenar homem algum sem que o acusado tenha presentes os seus acusadores e possa defender-se da acusação. 17 Quando então eles se haviam reunido aqui, sem me demorar, no dia seguinte sentei-me no tribunal e mandei trazer o homem; 18 contra o qual os acusadores, levantando-se, não apresentaram acusação alguma das coisas perversas que eu suspeitava; 19 tinham, porém, contra ele algumas questões acerca da sua religião e de um tal Jesus defunto, que Paulo afirmava estar vivo.

João 16:23-33

23 Naquele dia nada me perguntareis. Em verdade, em verdade vos digo que tudo quanto pedirdes ao Pai, ele vo-lo concederá em meu nome. 24 Até agora nada pedistes em meu nome; pedi, e recebereis, para que o vosso gozo seja completo. 25 Disse-vos estas coisas por figuras; chega, porém, a hora em que vos não falarei mais por figuras, mas abertamente vos falarei acerca do Pai. 26 Naquele dia pedireis em meu nome, e não vos digo que eu rogarei por vós ao Pai; 27 pois o Pai mesmo vos ama; visto que vós me amastes e crestes que eu saí de Deus. 28 Saí do Pai, e vim ao mundo; outra vez deixo o mundo, e vou para o Pai. 29 Disseram os seus discípulos: Eis que agora falas abertamente, e não por figura alguma. 30 Agora conhecemos que sabes todas as coisas, e não necessitas de que alguém te interrogue. Por isso cremos que saíste de Deus. 31 Respondeu-lhes Jesus: Credes agora? 32 Eis que vem a hora, e já é chegada, em que vós sereis dispersos cada um para o seu lado, e me deixareis só; mas não estou só, porque o Pai está comigo. 33 Tenho-vos dito estas coisas, para que em mim tenhais paz. No mundo tereis tribulações; mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.  

† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário