sábado, 11 de julho de 2020

5º Sábado Depois de Pentecostes

11 de Julho de 2020 (CC) / 28 de Junho (CE)
Ss. Ciro de Alexandria e João de Edessa († 292)
Jejum dos Apóstolos (peixe, azeite e vinho permitidos)
Tom 3


A transferência das relíquias dos Santos Mártires, filantropos e milagrosos, Ciro e João, da cidade de Konopa, perto de Alexandria (onde estes Santos padeceram no ano de 311) para a aldeia vizinha de Manuphin, se deu no ano 412. Esta aldeia egípcia era tida por todos como mal-assombrada, já que antigamente havia ali um templo pagão que era residência de espíritos malignos. O Patriarca Theophilos (385-412) quisera purificar aquele lugar de demônios, mas ele morreu. Seu desejo foi cumprido por seu sucessor na Cátedra Alexandrina, o Santo Patriarca Cirilo (412-444). São Cirilo orou fervorosamente pela realização deste projeto. Um Anjo do Senhor lhe apareceu em uma visão e ordenou que as relíquias veneráveis ​​dos Santos Ciro e João fossem transferidas para Manuphin. Sua Santidade, o Patriarca Cirilo, fez o Anjo lhe dissera e construiu em Manuphin uma igreja em nome dos Santos Mártires. Desde, então, o lugar fora purificado dos poderes do inimigo, e pelas orações dos santos mártires Ciro e João começaram a ocorrer muitos milagres, curas de males e enfermidades.
O Santo Imperador Ciro era um notável médico na cidade de Alexandria, onde nasceu e cresceu. Ele era um cristão, e tratava todos os doentes de graça, não apenas oferecendo ajuda para doenças corporais, mas curando também enfermidades da alma, tais como causas de doenças corporais. Pregando o ensinamento do Evangelho, o santo médico converteu muitos pagãos a Cristo. Durante o tempo da perseguição por Diocleciano (284-305), São Ciro se retirou para o deserto da Arábia, onde assumiu a vida monástica, e continuou lá também para medicar as pessoas por sua oração, tendo recebido de Deus o dom para curar cada doença. 
Na cidade de Edessa nessa época vivia o soldado João, um cristão piedoso. Quando a perseguição teve início, João foi a Jerusalém e lá, ouvindo falar de São Ciro, começou a procurá-lo, indo primeiro a Alexandria e depois à Arábia. Tendo finalmente encontrado São Ciro, João de todo o coração se apegou a ele e tornou-se seu fiel seguidor. Eles tomaram conhecimento que no Egito, na cidade de Canopis, Atanásia Cristã e suas três filhas jovens haviam sido presas: Theoktista - 15 anos, Theodotia - 13 anos e Eudoxia - 11 anos. Os Santos Ciro e João apressaram-se em ajudá-las, temendo que o medo diante da tortura pudesse impeli-las a renunciar a Cristo. Eles as visitaram na prisão e as encorajaram a suportar o que estava diante delas. Sabendo disso, o Governador da cidade prendeu os santos Ciro e João e, convencendo-se de sua firme e destemida confissão de fé em Cristo, entregou-os a terríveis torturas diante dos olhos de Atanásia e suas filhas, que por sua vez bravamente suportaram todas as torturas e foram decapitadas. Depois deles, no mesmo lugar, foram executados os santos filantropos, Ciro e João (†311). 
Cristãos enterraram seus corpos na Igreja do Santo Discípulo e Evangelista MarkMarcos. No século V, as relíquias dos santos Ciro e João foram transferidas de Canopis para Manuphin. Mais tarde, suas relíquias foram transferidas para Roma, e de lá para Munchen (Munique).



Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém! 

Romanos 8:14-21

Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus esses são filhos de Deus. Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes em temor, mas recebestes o Espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai. O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus. E, se nós somos filhos, somos logo herdeiros também, herdeiros de Deus, e co-herdeiros de Cristo: se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados. Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada. Porque a ardente expectação da criatura espera a manifestação dos filhos de Deus. Porque a criação ficou sujeita à vaidade, não por sua vontade, mas por causa do que a sujeitou, Na esperança de que também a mesma criatura será libertada da servidão da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus.

Mateus 9:9-13

E Jesus, passando adiante dali, viu assentado na alfândega um homem, chamado Mateus, e disse-lhe: Segue-me. E ele, levantando-se, o seguiu. E aconteceu que, estando ele em casa sentado à mesa, chegaram muitos publicanos e pecadores, e sentaram-se juntamente com Jesus e seus discípulos. E os fariseus, vendo isto, disseram aos seus discípulos: Por que come o vosso Mestre com os publicanos e pecadores? Jesus, porém, ouvindo, disse-lhes: Não necessitam de médico os sãos, mas, sim, os doentes. Ide, porém, e aprendei o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifício. Porque eu não vim a chamar os justos, mas os pecadores, ao arrependimento.

† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário