segunda-feira, 6 de julho de 2020

5ª Segunda-feira Depois de Pentecostes

06 de Julho de 2020 (CC) / 23 de Junho (CE)
O Encontro do Ícone da Santíssima Theotókos de  Vladimir Ícone da Santíssima Theotokos, em memória do Livramento de Moscou da Invasão de Khan Achmed.
Sinaxe de Todos os Santos de Vladimir.
Mártir , Agripina de Roma († 253-260).
Jejum dos Apóstolos (peixe, azeite e vinho permitidos)
Tom 3
A Festa da Mãe de Deus em honra de seu Santo Ícone de Vladimir é celebrada em ação de graças pela libertação de Moscou de uma invasão do khan Akhmat. Em 1480, durante o tempo do Grande Príncipe Ivan III Vasilevich (1462-1505), o Khan Akhmat da Horda de Ouro, aproximou-se com uma vasta tropa até o Rio Ugra, que aqueles que guardavam o domínio de Moscou chamavam de "Cinturão" (Poyas) da Mãe de Deus". Durante um dia inteiro, o exército do cã e o do príncipe de Moscou estiveram frente a frente, cada um em uma das margens do Ugra, no entanto não se atacaram. Toda Moscou rezava à sua Patrona, a Santíssima Mãe de Deus, pela segurança da capital Ortodoxa. 
O Metropolita Gerontii (1473-1489) e o Padre-Confessor do príncipe, o Arcebispo Vassion de Rostov, orando, fortaleceram o exército russo com bênçãos e conselhos. O Metropolita escreveu ao príncipe uma missiva da catedral, na qual ele pedia que ele resistisse bravamente contra o inimigo, confiando na ajuda da Mãe de Deus. 
A Santíssima Mãe de Deus intercedeu pela terra russa. O príncipe ordenou a seu exército que recuasse do Ugra, para aguardar a passagem dos tártaros. Oinimigo decidiu, no entanto, que os russos estavam atraindo-os para uma armadilha, e assim começaram a recuar, a princípio devagar, mas à noite eles fugiram, movidos pelo medo. Em ação de graças pela libertação da Rússia dos tártaros, esta festa foi estabelecida em honra da Mãe de Deus. (A Antologia sobre o ícone de Vladimir é narrada em sua Festa em 26 de agosto). 
Comemoração de Santa Agripina 
Santa Agripina, virgem e mártir, é muito venerada na Sicília e, em menor medida, na Grécia. Sabe-se que era uma jovem de nascimento nobre e que, por causa de sua fé cristã teria morrido, ou por decapitação ou depois de duros açoites, durante o reinado de Valeriano, ou na perseguição de Diocleciano. Após o martírio, três mulheres cristãs de nomes, Bassa, Paula e Agatônice recolheram o corpo da jovem Agripina e levaram-no para Mineo, na Sicília, para ali sepultá-lo. 
Parece que, em seu túmulo, muitos milagres foram operados, incluindo curas de males irremediáveis e de pessoas possessas. Sabe-se que as relíquias da santa foram trasladadas de Sicília para Constantinopla, presumivelmente, para evitar a profanação pelos infiéis. 


Romanos 12:4-5, 15-21

4 Pois assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma função, 5 assim nós, embora muitos, somos um só corpo em Cristo, e individualmente uns dos outros. 15 alegrai-vos com os que se alegram; chorai com os que choram; 16 sede unânimes entre vós; não ambicioneis coisas altivas mas acomodai-vos às humildes; não sejais sábios aos vossos olhos; 17 a ninguém torneis mal por mal; procurai as coisas dignas, perante todos os homens. 18 Se for possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens. 19 Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira de Deus, porque está escrito: Minha é a vingança, eu retribuirei, diz o Senhor. 20 Antes, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto amontoarás brasas de fogo sobre a sua cabeça. 21 Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem.

Mateus 12:9-13

9 Partindo dali, entrou Jesus na sinagoga deles. 10 E eis que estava ali um homem que tinha uma das mãos atrofiadas; e eles, para poderem acusar a Jesus, o interrogaram, dizendo: É lícito curar nos sábados? 11 E ele lhes disse: Qual dentre vós será o homem que, tendo uma só ovelha, se num sábado ela cair numa cova, não há de lançar mão dela, e tirá-la? 12 Ora, quanto mais vale um homem do que uma ovelha! Portanto, é lícito fazer bem nos sábados. 13 Então disse àquele homem: estende a tua mão. E ele a estendeu, e lhe foi restituída sã como a outra.    

† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário