Santos Sisoé, o Grande, (429)
Encontro das Santas Relíquias da Santa Virgem Juliana (1540)
Encontro das Santas Relíquias da Santa Virgem Juliana (1540)
Tom 5
São Sisoé, que viveu no século V, foi um monge no deserto do Egito onde brilhou por sua espiritualidade, suas qualidades intelectuais, humildade e filantropia. Seu nome se propagou rapidamente entre os fiéis, e recorriam a ele para pedir sua benção e buscar seus conselhos espirituais. Abaixo, alguns de seus ensinamentos:
Um irmão, ao ter sido maltratado, levantou-se e veio ao Pai Sisoé e disse:
«Meu irmão me maltratou e eu quero vingar-me». Então, o pai Sisoé lhe suplicou:
«Não, meu filho, isto não cabe a ti, mas a Deus!» Mas ele insistiu:
«Não descansarei até que me vingue dele». Então o pai Sisoé lhe disse:
«Vem, vamos rezar juntos!» E começou a dizer:
«Senhor, já não necessitamos mais de tua Providência, nem de teu cuidado para conosco; já não És o nosso auxílio, pois este nosso irmão quer depender de si próprio, seguir sua própria vontade e vingar-se de seu irmão». Ao ouvir isso, o irmão caiu aos pés do pai e lhe disse:
«Perdoe-me, pai, pois já não quero a vingança».
Algumas pessoas perguntaram ao pai Sisoé:
«Se um irmão cai, não deve ele arrepender-se por um ano inteiro?» Disse pai Sisoé: «Isso é muito duro”.
Disseram-lhe, então: “Seis meses, é suficiente?» E o Pai contestou:
«É muito!»
E, mais uma vez, disseram: «Quarenta dias, então?»
Ele disse: «É muita coisa». Replicaram então:
«Mas, como? Tendo caído em pecado, pode participar de imediato, com os irmãos, na Liturgia?»
O pai respondeu:
«Não. Mas pouco tempo é suficiente para se arrepender. Creio que, quando o homem se arrepende de todo o seu coração, Deus o aceita e o perdoa».
Um irmão perguntou ao pai Sisoé:
«Tendo caído, o que devo fazer, pai?» Disse o pai:
«Levanta-te, pois!»
O irmão disse:
«Eu tinha me levantado, mas voltei a cair de novo».
Disse o pai:
«Levante-te novamente!»
Disse então o irmão: «E até quando?»
O pai Sisoé respondeu:
«Até você morrer, porque o homem está exposto a queda, mas não têm que desesperar-se da misericórdia de Deus».
Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!
MATINAS (VI)
E falando eles destas coisas, o mesmo Jesus se apresentou no meio deles, e disse-lhes: Paz seja convosco. E eles, espantados e atemorizados, pensavam que viam algum espírito. E ele lhes disse: Por que estais perturbados, e por que sobem tais pensamentos aos vossos corações? Vede as minhas mãos e os meus pés, que sou eu mesmo; apalpai-me e vede, pois um espírito não tem carne nem ossos, como vedes que eu tenho. E, dizendo isto, mostrou-lhes as mãos e os pés. E, não o crendo eles ainda por causa da alegria, e estando maravilhados, disse-lhes: Tendes aqui alguma coisa que comer? Então eles apresentaram-lhe parte de um peixe assado, e um favo de mel; O que ele tomou, e comeu diante deles. E disse-lhes: São estas as palavras que vos disse estando ainda convosco: Que convinha que se cumprisse tudo o que de mim estava escrito na lei de Moisés, e nos profetas e nos Salmos. Então abriu-lhes o entendimento para compreenderem as Escrituras. E disse-lhes: Assim está escrito, e assim convinha que o Cristo padecesse, e ao terceiro dia ressuscitasse dentre os mortos, E em seu nome se pregasse o arrependimento e a remissão dos pecados, em todas as nações, começando por Jerusalém. E destas coisas sois vós testemunhas. E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder. E levou-os fora, até betânia; e, levantando as suas mãos, os abençoou. E aconteceu que, abençoando-os ele, se apartou deles e foi elevado ao céu. E, adorando-o eles, tornaram com grande júbilo para Jerusalém. E estavam sempre no templo, louvando e bendizendo a Deus. Amém.
LITURGIA
Tropárion da Ressurreição Tom 5
Fiéis, cantemos e adoremos o Verbo / Co-Eterno ao Pai e ao Espírito Santo, / nascido para nossa salvação, da sempre Virgem Maria, / pois Ele aceitou livremente / sofrer a morte na Cruz / para dar a vida a todos os mortos //, pela Sua gloriosa Ressurreição.
Glória ao †Pai e ao Filho e ao Espírito Santo...
Kondákion da Ressurreição Tom 5
Tu, ó meu Salvador, desceste ao Inferno, /e despedaçaste os portões, como Todo-Poderoso; / e como Criador, ressuscitaste os mortos, /e destruíste, ó Cristo, o aguilhão da morte, /e libertaste Adão da maldição, ó Tu Que amas a humanidade. /Por isso, nós todos clamamos: // Salva-nos, ó Senhor.
Agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!
Theotókion
Ó Admirável Protetora dos Cristãos...
Prokímenon
Tu nos guardas, Senhor, / E nos livras da vingança eterna. (Sl. 10: 8)
Salva-nos, Senhor, pois não há mais santos. (Sl. 10:1)
Romanos 12:6-14
De modo que, tendo diferentes dons, segundo a graça que nos é dada, se é profecia, seja ela segundo a medida da fé; Se é ministério, seja em ministrar; se é ensinar, haja dedicação ao ensino; Ou o que exorta, use esse dom em exortar; o que reparte, faça-o com liberalidade; o que preside, com cuidado; o que exercita misericórdia, com alegria. O amor seja não fingido. Aborrecei o mal e apegai-vos ao bem. Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros. Não sejais vagarosos no cuidado; sede fervorosos no espírito, servindo ao Senhor; Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração; Comunicai com os santos nas suas necessidades, segui a hospitalidade; Abençoai aos que vos perseguem, abençoai, e não amaldiçoeis.
Aleluia
Aleluia, aleluia, aleluia!
Eu cantarei eternamente as tuas misericórdias, Senhor;
Anunciarei a tua verdade de geração em geração.
Aleluia, aleluia, aleluia!
Pois disseste: «A misericórdia elevar-se-á como um edifício eterno
E nos céus a tua verdade será solidamente estabelecida».
Aleluia, aleluia, aleluia!
Mateus 9:1-8
E, entrando no barco, passou para o outro lado, e chegou à sua cidade. E eis que lhe trouxeram um paralítico, deitado numa cama. E Jesus, vendo a fé deles, disse ao paralítico: Filho, tem bom ânimo, perdoados te são os teus pecados. E eis que alguns dos escribas diziam entre si: Ele blasfema. Mas Jesus, conhecendo os seus pensamentos, disse: Por que pensais mal em vossos corações? Pois, qual é mais fácil? dizer: Perdoados te são os teus pecados; ou dizer: Levanta-te e anda? Ora, para que saibais que o Filho do homem tem na terra autoridade para perdoar pecados (disse então ao paralítico): Levanta-te, toma a tua cama, e vai para tua casa. E, levantando-se, foi para sua casa. E a multidão, vendo isto, maravilhou-se, e glorificou a Deus, que dera tal poder aos homens.
† † †
Nenhum comentário:
Postar um comentário